Vale tudo para se tornar a besta mais ameaçador de todos os tempos.
Rampage é um jogo desenvolvido pela Midway (então Bally Midway) lançado originalmente nos fliperamas em outubro de 1986 onde monstros gigantes tem que espalhar a fúria e a destruição por várias cidades, enquanto tentam sobreviver as ataques dos militares humanos.
O game é inspirado em filmes antigos B de terror, mas também tem semelhança com aquelas produções japonesas de ficção científica, tokusatsu, até por que suas criaturas são belos kaijus. A fórmula deu certo, pois o Rampage foi um enorme sucesso de mercado e de crítica e é realmente muito bom. Não foi à toa que rendeu vários ports, deu início a uma série e ganhou filme de mesmo nome em 2018.
Lembro que fiquei com vontade de jogar este game por causa do King of the Monsters do fliperama, pois nem sempre dava pra ir, e dava pra alugar o Rampage e mandar no Master System, em casa. Acabou que este substituto era até melhor.
Acima, temos o gameplay comentado do Rampage feito pelo canal Defenestrando Jogos como parte da sua série Fliperama Nostálgico.
Já o vídeo anterior mostra a versão de Master, a que mais joguei, sendo jogada até o fim numa playthrough do canal World of Longplays.
Três homens comuns ganham o poder de três monstros mutantes: George, o macaco gigante que foi transformado por uma vitamina experimental; Lizzie, o lagarto gigante que foi transformado por um lago radioativo; e Ralph, o lobo gigante que foi transformado por aditivos alimentícios. Com isso, começam a espalhar sua fúria pelas grandes cidades americanas uma a uma, destruindo arranha-céus e veículos e devorando ou matando qualquer pessoa que cruzar os seus caminhos… E tudo para se tornar a besta mais ameaçadora de todos os tempos!
Em Rampage, os jogadores controlam George, Lizzie ou Ralph (pode ser jogado por até três pessoas ao mesmo tempo na versão do fliperama) e devem tocar o terror em cidades americanas uma por vez, avançando para a próxima quando a atual for completamente reduzida a escombros. Veículos como helicópteros, tanques de guerra e táxis também podem ser detonados, e quem destruir mais fará mais pontos, enquanto devorar soldados e transeuntes poderá recuperar energia dos monstros.
Rampage se passa o longo de 128 dias em cidades, começando em Peoria (Illinois) e terminando no mesmo estado, em Plano, onde os jogadores recebem um “mega vitamin bonus” que cura todos os monstros e garante muitos pontos. Depois disso, o ciclo das cidades se repete cinco vezes. Após 768 dias, o jogo volta ao dia 1.
Os protagonistas podem escalar os edifícios, socando seus andares até que eles colapsarem, mas devem tomar cuidado com os militares que vão atacá-los de variadas formas, o que irá lhes custar energia. Levar socos de outros monstros, afogar, ser eletrocutado ou comer itens ruins, como dinamite, também causam dano ao jogador. Se um monstro perder totalmente a energia, vai se reverter ao seu estado humano, podendo ser devorado também. Lembrando que dá pra usar continue antes do sujeito pelado sair da tela.
Dar porrada nas janelas pode revelar itens ou personagens que podem ser úteis ou atrapalhar os monstros. Por exemplo, comida ou dinheiro são bons, mas bombas ou cigarros podem ser perigosos. Alguns destes itens podem ser ambos: por exemplo, uma torradeira é perigosa até a torrada aparecer e um fotógrafo deve ser devorado antes que o flash da câmera deixe o monstro desorientado por um tempo.
Exemplos de bônus e perigos que podem ser encontrados nos edifícios:
Exemplos de bônus e perigos que podem ser encontrados fora dos edifícios:
Se algum civil fica acenando com as mãos em alguma janela, pedindo por ajuda, ele pode ser agarrado, o que fará a pontuação do jogador aumentar e evitar que os membros da SWAT ataquem o jogador por estar segurando um refém. Cada monstro pode agarrar apenas um tipo de pessoa: George pode segurar mulheres, Lizzie pode segurar homens de meia-idade e Ralph pode segurar empresários.
Algumas das versões caseiras de Rampage começam em San Jose, Califórnia e terminam em Los Angeles, Califórnia, depois de percorrer duas províncias canadenses e quarenta e três estados americanos. Apenas Connecticut, Delaware, Mississippi, New Hampshire, Rhode Island, Carolina do Sul e Vermont são poupados.
Se você estiver procurando manhas e detonados do Rampage, siga este link!
Além dos fliperamas, o Rampage saiu posteriormente também para Amiga, Amstrad CPC, Apple II, Atari 2600, Atari 7800, Atari 8-bit, Atari ST, Shockwave, Commodore 64, MS-DOS, Lynx, NES, Master System, TRS-80 CoCo, ZX Spectrum, PlayStation, Xbox, GameCube, PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360, Game Boy Advance, Dreamcast, PSP, Tandy, Windows e iOS. Para algumas destas plataformas, o jogo foi lançado como parte de coletâneas.
Além destes ports, o Rampage deu início a uma série, sendo sucedido por pelo menos cinco jogos Rampage World Tour (1997), Rampage 2: Universal Tour (1999), Rampage Through Time (2000), Rampage Puzzle Attack (2001) e Rampage: Total Destruction (2006).
Existem manchetes aleatórias que podem ser encontradas durante o jogo:
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!