Mortal Kombat (Prototype B) é um protótipo do port de Mega Drive do Mortal Kombat que é bem jogável, mas apresenta vários detalhes observáveis durante uma partida que diferenciam-no da versão final.
20 de julho de 2022
Mortal Kombat (Prototype B) é um protótipo relativamente tardio do port de Mega Drive/Genesis do clássico jogo de luta 2D da Midway. O ROM foi descoberto por David Sauer e publicado pelo Hidden Palace em outubro de 2020.
Em relação ao lançamento final do game, o Mortal Kombat (Prototype B) apresenta, dentre outras diferenças, a falta de polimento, os uniformes e peles do Scorpion/Sub-Zero sendo totalmente amarelos/azuis, o sangue na parede do Goro’s Lair, os efeitos dos FIGHT, FINISH HIM/HER sendo meio lentos e o título “disléxico” do game no cartucho.
A primeira vista, pode parecer que o ROM é uma revisão não lançada da versão final do Mortal Kombat de Mega, pois é bem jogável e tudo mais, mas existem vários detalhes observáveis durante uma partida que deixam claro que é realmente um protótipo. Assim, este protótipo é certamente uma curiosidade, mas dá pra se divertir com ele também.
No vídeo acima, o Master Linkuei, do Mortal Kombat Arcade Edition, explora bastante o Prototype B e mostra quase 25 minutos de sua gameplay em um playthrough bem completo. Ele inclusive fez o esquema para lutar embaixo da ponte e mostrou todos os finais. Destrinchou o bagulho mesmo.
Já o segundo vídeo é mais curtinho.
Detalhes
Abaixo, estão listados os detalhes e diferenças em relação à build final mais importantes observados do Mortal Kombat (Prototype B):
Trata-se de um protótipo relativamente tardio (não é um trabalho inicial).
O ROM Header é de T2: The Arcade Game neste protótipo. As únicas diferenças nesta versão do cabeçalho do T2 é que o mês foi alterado de OCT (outubro) para DEC (dezembro), e um “-” foi adicionado entre o código de série do produto e o número de revisão.
Símbolos e vários outros tipos de lixo são usados para preenchimento em certas seções do ROM. Isso foi limpo para o build final do jogo.
O cenário Goro’s Lair usa uma paleta diferente e está faltando um pilar no fundo.
A tela “Code” não aparece antes da tela “Midway Presents” como na versão final.
Só se pode ter até 5 créditos neste protótipo. Isso foi alterado para 6 na build final.
A dificuldade padrão neste protótipo é Medium. A configuração Easy é padrão na build final.
A tela avança para o jogo automaticamente ao ficar inativa no Battle Plan no protótipo. Na final, isso congela até se pressionar um botão.
As vozes do “Finish Him” e “Fight” não são reproduzidas.
O caractere “0” tem uma linha neste protótipo que foi removida na build final. Isso provavelmente foi feito devido às televisões na época borrarem a linha com o resto do caractere, dificultando o processo de enxergá-la. A linha foi mantida nos ports de Master System, Game Gear e Game Boy, mas não para Mega-CD.
Falta de crédito a “Eric” na parte de agradecimentos especiais da lista de funcionários.
Na tela “Code”, a palavra torneio está escrita incorretamente como “tournement”.
Na tela Battle Plan, o nome de Johnny Cage está escrito na íntegra. Na versão final, apenas diz “CAGE”.
A mensagem “NOW ENTERING KOMBAT” está faltando.
High Score está presente no Cheat Menu neste protótipo. Isso foi removido da versão final.
Curiosidades
A etiqueta do cartucho especifica que o item deveria ser devolvido à Flying Edge, uma divisão da Acclaim Entertainment que publicou jogos especificamente para os sistemas da Sega de 1992 a 1994, já que a Acclaim não podia devido a obrigações contratuais com a Nintendo. No entanto, a Arena Entertainment cuidou da publicação enquanto a Probe Software cuidou do desenvolvimento do port final. A Flying Edge nunca recebeu crédito por qualquer trabalho na versão final pela construção do protótipo em si. Por que a Flying Edge recebe crédito apenas neste protótipo de cartucho é um mistério, mas pode ser possível que a empresa estivesse lidando com alguns dos aspectos de produção ocidentais do port, já que a Probe estava sediada no Reino Unido, enquanto a Flying Edge era uma subsidiária direta da Acclaim.
O modo de trapaça que forneceria uma maneira alternativa de ativar o sangue não parece existir nesta versão, no entanto, o menu parece existir no código.
Os gráficos Fight/Finish Him/Her utilizam uma técnica simples de dimensionamento de sprite que não é usada na versão final do Mega Drive, mas foi estranhamente trazida de volta para o lançamento do Sega CD/Mega-CD.
O Mortal Kombat (Prototype B) é um ROM com extensão .MD que pode ser jogado com qualquer emulador compatível com este formato. No primeiro vídeo, o Master Linkuei zerou o game usando o Kega Fusion, então este é garantido que roda o bagulho perfeitamente.
Atenção: nosso download está compactado no formato 7z. Se tiver dificuldades para descompactar, use o 7-Zip ou baixe o arquivo zipado e maior no Hidden Palace.
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