King of the Monsters é um jogo de luta da SNK de 1991 que apresenta uns monstros gigantescos, no melhor estilo kaiju ou tokusatsu, se enfrentando num monstruoso torneio de prowrestling (ou luta livre).
King of the Monsters é um jogo de luta desenvolvido pela SNK e lançado para os arcades, em 1991, que apresenta uns monstros gigantescos, no melhor estilo kaiju ou tokusatsu, se enfrentando num monstruoso torneio de prowrestling (ou luta livre, telecatch etc). E fazem isso, claro, enquanto destroem as cidades japonesas.
O game apresenta belos gráficos pra época, um cenário bem interativo (o que inclui os esforços inúteis dos humanos ao tentar destruir os monstros nos detalhes) e personagens interessantes, porém a jogabilidade não ajuda. Este ponto fraco é o que, provavelmente, impediu o King of the Monsters de ter sido um grande sucesso, levando em conta a qualidade dos recursos do game.
Apesar disso, ele rendeu uma sequência, o King of the Monsters 2 – The Next Thing, e uma boa quantidade de ports, ganhando versões para Neo Geo, Super Nintendo, Mega Drive, PlayStation 2, PSP, PC e Nintendo Wii.
Particularmente, eu me lembro que esse jogo era massa, mas era papa ficha. Eu alugava o Rampage pra jogar no Master System só porque eu me empolguei com o King of the Monsters e não tinha como ir toda hora no fliperama ao meu bel prazer. Na época, eu era novo, não tinha dinheiro e ainda não existiam emuladores e a gente se virava com jogos similares, só pra ficar relembrando e esperando a hora de voltar pro fliper e matar a saudade.
O vídeo com o gameplay acima foi feito e narrado pelo Celso Affini, do canal Defenestrando Jogos, quem, embora não goste muito deste título, nos forneceu algumas informações interessantes e curiosidades sobre o game, que foi uma das fontes para este nosso post.
Os jogadores escolhem um dos seis monstros (4 nos ports para sistemas 16-bit) para lutar, com dois jogadores podendo se unir para lutar contra os monstros juntos. Os combates terminam quando um dos monstros é subjugado no solo (como na luta livre) por três segundos ou o tempo acabe. No segundo caso, o jogador perde também.
O game apresenta 12 fases no total (8 nos ports para 16-bit) onde o jogador tem que derrotar todos os seis monstros, com o último sendo ele mesmo mas com uma cor diferente (palette swap). Daí, o jogador tem que enfrentar todos os monstros de novo, na mesma ordem, mas em cidades diferentes.
Temos para download a versão para PCs do King of Fighters no GOG, pronta para rodar nos sistemas operacionais modernos: Windows 7/8/10, Mac OS X (10.9+) e Linux (Ubuntu 14.04, Ubuntu 16.04) .
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!