O jogo de luta competitiva que lançou as bases para as grandes franquias do gênero.
Karate Champ, conhecido no Japão como Karate Dō, é um clássico e seminal jogo de luta desenvolvido pela Technōs Japan lançado originalmente em setembro de 1984 aos fliperamas.
O Karate Champ é tido como o game que estabeleceu e popularizou o gênero de luta 1 contra 1 e, embora tenha um esquema de controles bem heterodoxo, lançou as bases para nomes como Street Fighter, Art of Fighting, Mortal Kombat [1] etc.
Publicado pela Data East, este jogo ganhou eventualmente versões para outros sistemas, como Tandy (1985, Karate), Commodore 64 (1985), Apple II (1985), NES (1986), iOS (2010), Wii (2010), PlayStation 4 (2015, Arcade Archives), Antstream (2019) e Switch (2019). Tais ports e relançamentos certamente são justificados pelo grande sucesso de crítica e de vendas deste game. De fato, embora não me arriscasse a experimentar o Karate Champ (eu era muito pequeno e achava confuso esse lance de duas manetes pra jogar), era muito comum ver sua máquina por aí, tanto nos fliperamas, quanto em bares e outros estabelecimentos, e sempre tinha alguém jogando.
Acima, temos o gameplay do Karate Champ de fliperama. Ele foi feito pelo canal Defenestrando Jogos e é legal e informativo.
Já o vídeo anterior, do canal World of Longplays, mostra o jogo sendo zerado de cabo a rabo e sem narração.
O Karate Champ é um jogo de luta para um ou dois jogadores que irão competir em nove diferentes localidades para ver quem tem as melhores habilidades no karatê, disputando combates onde o vencedor é determinado no melhor de três rounds. Uma variedade de golpes pode ser executada usando e combinando os controles com duplas manetes, algo bem característico deste jogo que ainda acho confuso até hoje.
O jogo não possui barras de energia, sendo as vitórias determinadas por pontos que são conferidos por acertar golpes ou derrubar o oponente. O jogador que ganhar dois pontos primeiro vence o round, que dura 30 segundos. Se este limite de tempo acaba, existe um critério de desempate: quem tiver mais pontos ganha ou, se mesmo assim estiver empatado, o lutador que tiver acertado um golpe vence. No final de cada round, tem uma rodada de bônus onde se pode pode ganhar pontos extras acertando objetos que são lançados contra o personagem. Desnecessário dizer que se o jogador perder um combate, é game over.
Karate Champ apresenta falas digitalizada para o juiz, que pode dizer “Lutem!” ou “Vencedor!”, em inglês ou japonês.
Existem os seguintes golpes e defesas no Karate Champ, com os pontos pela metade ou inteiros descritos entre parênteses:
Ao que parece, existe também uma versão do jogo Karate Champ – Player vs Player que adiciona um modo PvP. É muito semelhante ao original no sentido de que eles tem o mesmo hardware, sprites e tela de título, além de contar com essencialmente a mesma mecânica de jogo, embora a qualidade de IA e fala do computador sejam bastante aprimoradas junto com o controle e os hitscans (detecção de acertos dos golpes).
Esta versão coloca os personagens lutando por garotas em doze locais diferentes ao redor do mundo, com cada batalha resolvida no tradicional esquema melhor de três rounds. A rodada de bônus pode consistir em evitar uma série de vasos de plantas voando em direção ao jogador, chutar através de uma série de pranchas e segurar um touro. Os locais são: um porto, um jardim com vista para o Monte Fuji, uma floresta de bambu, em um tronco de árvore sobre um abismo, na popa de um navio japonês, ao lado de uma estrada ou pista, Holanda com moinhos de vento, uma cidade grande, um deserto norte-americano com tendas indígenas, um jardim japonês, um dojo e, finalmente, um caminho pela floresta à noite. Depois, o jogo retorna à primeira cena.
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