Growl, conhecido no Japão como Runark (ルナーク), é um beat ’em up desenvolvido pela Taito e originalmente lançado por esta firma para os fliperamas, em janeiro de 1991. Este game se passa no Século XX, quando quatro patrulheiros florestais que tem que proteger a vida silvestre de um grupo de caçadores malvados que estão levando os animais à extinção. O jogo foi portado posteriormente para o Mega Drive/Genesis, em 1991, e, em 2005, ganhou também uma versão para o PlayStation 2, na coletânea Taito Memories Joukan.
Além de apresentar muito boa jogabilidade, algumas inovações no gênero, muitas armas e personagens e temática muito parecidos com os do Indiana Jones, eu também notei alguma similaridade do Growl com o clássico Cadillacs and Dinosaurs, da Capcom. Você concorda?
Acima, você pode conferir o gameplay do Growl, neste vídeo feito e narrado pelo canal Defenestrando Jogos que compartilha muitas informações e curiosidades conosco e é a principal fonte desta nossa publicação.
Em algum momento do século passado, um grupo anda a praticar a caça predatória, matando de forma imprudente animais silvestres e os levando à beira da extinção. Quatro jovens guardas da reserva florestal desafiam estes malvados caçadores, colocando suas vidas em risco no lugar dos animais. Porém, os vilões fazem para eles a seguinte proposta: permita a caça com lucros vantajosos para todos ou morram!
Como foi dito no início da publicação, o Growl é um beat ’em up onde os jogadores enfrentam uma grande quantidade de inimigos na porrada, combinando golpes ou usando armas que podem ser recolhidas no decorrer da partida. Os controles se movimentam nas oito direções e contam com dois botões de ação: ataque e salto. Ao pressionar ambos os botões enquanto está rodeado por inimigos, o jogador pode realizar um ataque especial que atinge todos os inimigos ao seu redor. Um salto mais longo pode ser conseguido ao pressionar ambos os botões enquanto se mantém pressionado o joystick pra cima.
O game pode ser jogado por até quatro pessoas simultaneamente que podem escolher um dos quatro diferentes guardas florestais, cada um com características (saúde, ataque e salto) únicas. Os personagens podem adquirir armas destruindo barris e caixotes de madeira ou desarmando certos inimigos. Há um total de oito: três armas corpo a corpo (um cano, uma espada e um chicote), duas de arremesso (facas e granadas de mão) e três de fogo (uma pistola, uma metralhadora e um lança-foguetes). Os barris e caixotes também podem ser carregados e arremessados nos inimigos. Quando a metralhadora ou o lança-foguetes ficam sem munição, podem ainda ser empunhados pelo jogador como armas de combate corpo a corpo. A pistola, por outro lado, pode ser atirada pelo jogador depois que todas as balas são usadas. O jogador pode descartar o armamento atual pressionando os dois botões simultaneamente. Se uma arma fica no chão após um determinado período, ela desaparecerá totalmente.
Existem sete fases comuns, chamadas de rounds, e uma de bônus, somando um total de oito estágios em Growl. As fases se passam numa cidade, um trem em movimento, um barco, uma selva, uma caverna e no esconderijo dos caçadores. Existem seis tipos de inimigos ao longo do jogo, excluindo o chefe final (que tem duas formas). Há também ajudantes de animais que ajudarão o jogador depois de serem resgatados de um caçador, como uma águia, um rebanho de veados e um elefante.
Existem também quatro variações de jogo que podem ser determinadas pelas configurações de dipswitch:
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