Golden Axe

Golden Axe é um beat 'em up da Sega de 1989 e um dos maiores sucessos de todos os tempos da firma. Se passa num mundo de fantasia onde três guerreiros unem forças para enfrentar o estatista chamado Death Adder.


19 de dezembro de 2017

Golden Axe (ゴールデンアックス: 戦斧) é um jogo de luta estilo beat ’em up de rolagem lateral desenvolvido e lançado pela Sega em maio de 1989.

O game é ambientado num mundo de fantasia medieval, aonde três guerreiros unem suas forças para resgatar o Rei e a Princesa sequestrados pelo estatista (vilão tirânico) Death Adder.

Um dos maiores sucessos de todos os tempos da firma, o Golden Axe surgiu originalmente para os fliperamas (System 16-B), sendo logo portado para vários outros sistemas e deu início a uma antológica série de oito games oficiais.

Alguns consideram o Golden Axe um hack and slash, mas este termo era usado antigamente para definir alguns RPGs de mesa que eram focados no combate. Por alguma razão, começaram a distorcer este conceito nos videogames, o que pode ser até ignorância de jornalista bobalhão metido a gamer. De qualquer maneira, hack and slash ou não, Golden Axe envolve protagonistas encarando uma grande quantidade de inimigos com foco na pancadaria, o que se encaixa na definição de beat ’em up, sem sombra de dúvidas.

Vídeos

Acima, temos o gameplay do Golden Axe do fliperama num vídeo produzido e narrado pelo canal Defenestrando Jogos. O vídeo é meio curto, só tem cerca de 15 minutos de duração, mas é bem informativo e descontraído. Muitas das informações que usamos para montar este post foram retiradas daí.

Já o vídeo anterior foi feito por nós e mostra um pouco da versão de PC do Golden Axe.

Enredo

Um terrível flagelo assola a terra de Yuria (seria uma referência a Hokuto no Ken?). A criatura reptiliana maligna mal Death Adder invadiu as aldeias pacíficas e as estradas dessa antiga terra, colocando a população à mercê da espada ou ainda pior. Seus exércitos de bandidos, esqueletos, fantasmas e outras criaturas assassinas agora assombram Yuria, aterrorizando os cidadãos inocentes e exigindo impostos cada vez mais incapacitantes ao povo, assim como os estados fazem na vida real. A comida está escassa, e há pouca esperança de liberdade.

A própria existência de Yuria agora está ameaçada: Death Adder seqüestrou o Rei e a sua filha, a bela Princesa, os mantendo cativos em seu próprio castelo. Death Adder também encontrou o Golden Axe, o emblema mágico da terra de Yuria, e planeja destruí-lo e matar a família real, a menos que todo o povo incline-se contra sua vontade, jurando juramento de fidelidade ao seu regime malvado, aceitando-o como seu mestre.

Parece haver poucas chances de derrotar Death Adder e livrar Yuria de suas hordas malignas – os exércitos do rei foram esmagados há muito tempo em batalhas brutais e sangrentas. Mas uma aliança de três guerreiros dos cantos mais distantes da terra, pode conseguir o impossível: Ax Battler, um bárbaro que teve sua mãe assassinada pelo Death Adder; Tyris Flare, uma amazona que teve seus pais assassinados pelo vilão e Gilius Thunderhead, um anão das minas de Wolud que teve seu irmão gêmeo assassinado pelo tirano maníaco.

Gameplay

Como dissemos, o Golden Axe é um beat ’em up com rolagem lateral (como já dissemos) que conta com movimentação nas oito direções. Ele pode ser jogado por uma ou duas pessoas ao mesmo tempo (na maioria das versões), onde cada jogador escolhe um dos três protagonistas, Ax Battler, o bárbaro que usa espada e tem o poder da terra, Tyris Flare, a amazona que também usa espada e tem o poder do fogo e Gilius Thunderhead, o anão que usa machado e tem o poder do raio. Os poderes são ativados de posse dos potes mágicos azuis que, quanto mais acumulados, mais força garantem para a magia.

Cada personagem tem um movimento para atacar inimigos que vem por trás que pode ser executado apertando os botões de ataque e pulo simultaneamente. Além disso, pressionar duas vezes para direita ou esquerda vai fazer o personagem correr. Quando assim, o herói pode incrementar seus ataques, tanto no solo como saltando. Correndo, o jogador pode usar o “encontrão” que derruba os adversários, além de pular mais alto ou, se apertado o botão de ataque durante este salto, cravar a arma, algo que costuma matar a maioria dos inimigos de primeira.

Em determinados pontos durante o jogo, os jogadores vão se deparar com inimigos que montam criaturas. Se o jogador derrubar o adversário, ele poderá tomar o lugar dele e usar a montaria contra a oposição.

Em determinados pontos durante uma fase, bem como sobre os níveis intermitentes entre estágios, pequenas criaturas (tipo uns goblins) aparecem carregando um saco e roubam até dois potes de magia dos heróis. Estes podem acertar o goblins, fazendo-os derrubar alimentos (goblin azul) ou poções mágicas (o verde).

Golden Axe originalmente tem 5 fases mais 4 que são aquelas partes intermitentes, caracterizadas apenas pelos goblins tentando roubar os potes dos jogadores. Isso pode variar em alguns ports.

Curiosidades

  • Makoto Uchida, designer do Golden Axe, queria fazer um jogo semelhante ao Dragon Quest mas, vendo como a Sega não estava gostando da ideia, ele e sua equipe acabaram pensando em personagens selecionáveis e magias chamativas que fariam um grande sucesso, e daí surgiu uma das grandes franquias da firma.
  • O kanji na tela de título se lê como “Senpu”, que significa “combate com machado”. Este é um exemplo de “gikun”, aonde os artistas japoneses usam o valor fonético de uma palavra para determinar o nome do jogo ao invés do significado da própria palavra.
  • No começo do jogo, os personagens encontram um personagem chamado Alex que morre pelos seus ferimentos. Será que era mais uma “profecia” sobre o então mascote da Sega, o Alex Kidd, que seria substituído em breve?
  • A versão japonesa é um pouco mais sangrenta em relação às versões ocidentais. Na sua demonstração, existe uma cena aonde Ax Battler surge na entrada de Turtle Village e arranca a cabeça de um inimigo, lançando-a para fora da tela. E, durante a escolha de personagens, a palavra “PLAYER SELECT” fica pingando sangue constantemente.
  • O jogo tenta punir o jogador que fica parado na tela, fazendo com que surja duas caveiras pretas muito rápidas, mas bem fracas, para atacá-lo, mesmo se houver inimigos com ele e o mesmo ficar fugindo deles sem atacar por muito tempo.
  • Muitas dos efeitos sonoros como as vozes em Golden Axe no arcade retirados dos filmes Rambo – First Blood e Conan, o Bárbaro.
  • Temos mais curiosidades sobre a franquia Golden Axe aqui!

Macete para restaurar vida no Golden Axe do fliperama

Jogando com duas pessoas, se a energia de um dos jogadores estiver igual a um, durante a tela dos goblins, ignore-os e desçam até a parte inferior da tela. O jogador “quase” morrendo deve ficar imóvel enquanto seu companheiro dá dois golpes em sequência sem finalizar com um terceiro ataque, aguardando o personagem se recuperar e começar o processo até a única energia desaparecer. Feito isso, e só aguardar a mudança de fase e você verá que, no início do novo estágio, a energia do personagem estará completamente restaurada.

Mais detalhes sobre o macete, inclusive com vídeo demonstrando o procedimento, aqui!

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de fliperama do game e foram ampliadas. A resolução original é raster, 336 x 240.

Ports e série

Como dissemos acima, o Golden Axe foi portado para vários outros sistemas: Mega Drive/Genesis, Master System, Sega CD, MS-DOS, Amiga, Atari ST, Amstrad, Commodore 64, iOS, PC Engine CD, WonderSwan Color e ZX Spectrum. Além destas versões, o Golden Axe também deu início a uma série composta dos beat ’em ups e seus spin offs, alguns muito bons e outros nem tanto:

  1. Golden Axe (1989)
  2. Golden Axe Warrior (1990, Master System)
  3. Ax Battler – A Legend of Golden Axe (Game Gear)
  4. Golden Axe II (1991)
  5. Golden Axe – The Revenge of Death Adder (1992)
  6. Golden Axe III (1993, Mega Drive)
  7. Golden Axe – The Duel (1994)
  8. Golden Axe – Beast Rider (2008, PS3 / Xbox 360)
  9. Golden Axed – Windows (2020)

Como não poderia faltar, o Golden Axe também ganhou vários fan games e clones, um deles sendo o Golden Axe: The Curse of Death Adder, desenvolvido no OpenBOR.

Mais Golden Axe e assuntos relacionados

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!