À primeira vista, um clone safado de Street Fighter II. Na verdade, tem méritos próprios.
Fighter’s History (ファイターズヒストリー) é um jogo de luta competitiva 2D que segue a linha do clássico Street Fighter II, mas traz um esquema singular onde atingir repetidamente o ponto fraco do inimigo o faz tontear. Foi desenvolvido pela Data East e lançado originalmente aos arcades, o que se deu em março de 1993.
Publicado pela própria Data East e disponível também para Super Nintendo (1994), Antstream (2019) e Switch (2019), o Fighter’s History foi recebido de forma mista pela crítica, muito bem por algumas publicações e nem tanto por outras. Ao que parece, muitos acreditaram que o game não passava de uma cópia barata da obra-prima da Capcom.
Todavia, o jogo tem seu próprio charme e obteve sucesso suficiente para duas sequências oficiais, até o momento: Karnov’s Revenge (1994) e Fighter’s History: Mizoguchi Kiki Ippatsu!! (1995).
Nesta edição do programa Fliperama Nostálgico, do canal Defenestrando Jogos, é explorado o Fighter’s History, com informações, curiosidades e cenas do título. Correções do vídeo: aos 6:58, a lutadora é de judô, e, aos 7:25, é o Capitólio ao fundo.
Temos também a versão de SNES sendo zerada num detonado do canal World of Longplays.
O Fighter’s History é um jogo de luta 2D tradicional onde se pode escolher entre 9 personagens diferentes: Ray, Feilin, Ryoko, Matlok, Samchay, Lee, Mizoguchi, Jean e Marstorius. Os chefões Clown e Karnov, são jogáveis, com a ajuda de um código nas versões caseiras. Cada um dos lutadores tem uma série de movimentos exclusivos.
O game usa uma configuração de controle de seis botões semelhante ao Street Fighter II e suas iterações, com três botões de soco e três botões de chute, cada um para diferentes níveis de força (leve, médio e pesado).
A característica única do Fighter’s History é o seu “sistema de pontos fracos”. Ao atingir repetidamente o ponto fraco de um oponente, ele fica tonteado temporariamente uma vez por rodada, ficando aberto para um ataque. A localização do ponto fraco de um oponente varia com cada um. Depois que o ponto fraco de um oponente é exposto, acertá-lo repetidamente infligirá mais dano também.
Existem três modos de jogo diferentes: CPU Battle é o modo arcade tradicional, onde o jogador seleciona um personagem e tenta completar o jogo vencendo todos os outros lutadores; no survival, se seleciona uma equipe de cinco personagens para enfrentar outra; e o versus, onde o jogador pode enfrentar os seus amigos no x1.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!