Cyborg Hunter

Este game tem muito a ver com Zillion, tanto o game quanto o anime.


1 de outubro de 2024

Cyborg Hunter, também conhecido como Borgman ou 超音戦士ボーグマン, é um action-adventure metroidvania de rolagem lateral baseado no anime Sonic Soldier Borgman (ou Chōon Senshi Borgman) onde você assume o papel de um caçador de recompensas que enfrenta ciborgues numa enorme fortaleza. Foi desenvolvido pela Sega e lançado originalmente em 1º de dezembro de 1989.

O jogo tem foco em exploração e dá ao jogador acesso a uma visão lateral de combate e uma interface de painel que simula a tela de um capacete, onde se verifica o status e gerencia os itens. Essa característica trouxe uma sensação de imersão inovadora para a época, embora acabasse deixando a tela meio poluída, ao meu ver.

Publicado internacionalmente pela própria Sega e na América do Norte pela Activision e disponibilizado para o Master System, Cyborg Hunter recebeu críticas mistas, algumas apontando a falta de originalidade e a dificuldade do jogo. No entanto, além de ser uma adaptação do Sonic Soldier Borgman, considerado um sucessor espiritual do grande anime oitentista Zillion, o jogo também apresenta controles muito precisos e agradáveis.

Vídeos

O vídeo acima, do canal Jogos e Filmes Antigos, promete ser uma breve análise do Cyborg Hunter.

Temos também uma speedrun feita com TAS do game.

Apresentação

O ano: 2242. Você é o caçador de recompensas mais durão da galáxia. Você acumulou uma fortuna derrotando as criaturas mais cruéis conhecidas pela humanidade. E agora, bem no coração da fortaleza inimiga, você quase pode saborear seu próximo pagamento. Mas há um pouco de trabalho a ser feito antes de receber o contracheque, como exterminar enxames de ciborgues mortais com sua arma psíquica. E um confronto de vida ou morte contra Vipron, o vilão líder dos ciborgues. Prepare-se para um dia de pagamento explosivo!

Armas incríveis incluem:

  • Arma Psíquica
  • Escudo de Laser
  • Pistola de Luz
  • Mochila a Jato
  • Pistola de Raios
  • Bombas e muito mais!

A tecnologia de tela dividida oferece múltiplas visões de toda a ação.

  • Túnel 3D-Scope: permite que você veja os inimigos mortais à espreita à sua frente.
  • Mapa de Radar Infravermelho: rastreia sua posição em cada nível o tempo todo.
  • Tela de Batalha: inimigos sem parar! Combate explosivo sem fim!

Elevadores de alta velocidade o transportarão por 7 níveis cheios de ação, com mais de 200 telas de desafios e perigos.

Você precisará de sua Arma Psíquica para derrotar Cytra em sua Câmara da Morte.

Gameplay

Em Cyborg Hunter, os jogadores controlam Paladin, um caçador de recompensas enviado para infiltrar uma enorme fortaleza de ciborgues e impedir uma revolta liderada pelo vilão Vipron. A trama se desenrola em sete áreas distintas, cada uma cheia de ciborgues de nível inferior e chefiada por um ciborgue principal. Sua missão é derrotar esses chefes e, por fim, parar Vipron.

A interface do game é dividida em três seções. A primeira apresenta uma visão em primeira pessoa do mapa, permitindo detectar inimigos e obstáculos. Ícones vermelhos representam ciborgues de nível inferior, enquanto ícones brancos indicam a presença dos chefes ciborgues mais poderosos. A segunda seção exibe um mini-mapa da área atual, além dos níveis de vida e de poder psíquico. A terceira e principal seção da tela apresenta uma visão de ação em rolagem lateral, onde se controla Paladin enquanto ele navega pelo ambiente, enfrenta inimigos e procura por itens úteis.

No início do jogo, as únicas armas de Paladin são os punhos, mas é possível encontrar uma variedade de atualizações e itens ao longo dos níveis, incluindo um soco psíquico, uma pistola de raios, uma arma de luz e bombas. Essas armas aumentam o arsenal de Paladin, embora o uso do soco psíquico ou da pistola de raios esgote o poder psíquico, que precisa ser reabastecido conforme se esgota. Outros itens úteis incluem escudos para se proteger de lasers, motores a jato para atravessar obstáculos e power-ups para restaurar vida e poder psíquico.

Cada área é composta por vários andares conectados por elevadores, e navegar por esses espaços requer derrotar ciborgues de nível inferior, coletar cartões de acesso de chefes derrotados e avançar pela fortaleza. À medida em que se avança, certos chefes deixam cair cartões de identificação, sendo estes essenciais para desbloquear novas áreas da fortaleza e prosseguir.

O Cyborg Hunter também apresenta interações com Adina (Miki, na versão japonesa), uma personagem de apoio que se comunica por meio de breves cenas de corte. Ela fornece orientações e dicas em momentos predeterminados, ajudando os jogadores a entender seus próximos objetivos e as mecânicas do game. O menu de equipamentos, acessado pelo segundo controle, permite a rápida gestão de itens e armas durante a ação.

O desafio de Cyborg Hunter reside em dominar quais armas funcionam melhor contra os diversos chefes ciborgues, já que alguns são mais difíceis de derrotar do que outros. Será necessário criar estratégias e descobrir as abordagens mais eficazes para cada encontro para sobreviver à fortaleza e impedir a tomada dos ciborgues.

Curiosidades

  • O Cyborg Hunter foi publicado no Brasil pela Tec Toy. Quem mais?
  • O desenvolvimento de Cyborg Hunter contou com uma talentosa equipe de programadores, incluindo Hiroyasu Lee (quem iria trabalhar mais tarde em Shenmue e foi aqui creditado como Lee Ho-Gang) e Mako Nitta. Entre os designers, destacam-se Yonesan, MVX 203, Koki Sadamori (Sad), Yasushi Yamaguchi (quem iria trabalhar no design de Sonic the Hedgehog 2, recebendo créditos aqui como Judy Totoya), e Ichiemon (creditado como Ichiemon) Kamereon Aki. A trilha sonora do jogo foi composta por Keisuke Tsukahara (Key) e Kazuhiko Nagai (Nav). O diretor do projeto foi Kazuoh, enquanto a produção ficou a cargo de Tom Sloper. A equipe também recebeu agradecimentos especiais de Musekinin Yamada, e a gestão foi realizada por John Crompton. Nos testes, Kelly Zmak desempenhou um papel importante, e o manual foi elaborado por Liz Armstrong, com edição de Laura Singer. A produção gráfica foi responsabilidade da GlennHills Graphics Company.
  • O jogo foi originalmente desenvolvido com o título Chōon Senshi Borgman (超音戦士ボーグマン) e, como dito, era baseado em uma série de TV animada de mesmo nome. Para os territórios fora do Japão, foi comercializado como Cyborg Hunter. A versão japonesa do game possui uma história mais semelhante à do anime.
  • Segundo Smoking_Simon muitos fãs consideram Sonic Soldier Borgman uma espécie de sucessor espiritual de Zillion, após a Sega ter mudado de estúdio (deve ter brigado com a Tatsunoko). Ambos apresentam equipes de protagonistas que utilizam armas futuristas, e Cyborg Hunter até inclui um item que é um Zillion no jogo, reforçando essa conexão.
  • É interessante também que este game compartilha várias semelhanças com o Zillion, de Master System, tanto em termos de jogabilidade quanto de ambientação futurista.

Capinha da Tec Toy

A capinha da versão BR do game publicada/distribuída pela Tec Toy contém os seguintes dizeres:

Paladin é o seu nome ? Quer dizer que você é o mais valente caçador de recompensas de toda a Galáxia, que não tem medo de nada ? Isto é o que veremos, meu amigo…Com certeza você já ouviu falar de Vipron, o líder dos ciborgues, a abominável criatura metade homem, metade robô. Pois esta é a sua missão : entrar na perigosa fortaleza de Vipron e acabar com o seu terrível exército de ciborgues.

Que tal ? Disposto a encarar este emocionante desafio ? Pense bem. A fortaleza é um verdadeiro labirinto, e os ciborgues não estão brincando…

Vamos lá, caçador, a recompensa é tentadora !!

Screenshots

As screenshots acima são de ambas as versões do game, foram kibadas do MobyGames e estão aqui ampliadas.

Mais informações e jogos de anime

Link pra jogar online e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!