XCOM 2 (2016)

XCOM 2 é um jogo de estratégia de 2016 e sequência do XCOM: Enemy Unknown (2012) onde você é líder de uma guerrilha que deve iniciar uma resistência global para eliminar a ameaça alienígena e salvar a raça humana.


14 de abril de 2022

XCOM 2 é um game de estratégia e tática por turnos que segue os eventos do reboot do XCOM: Enemy Unknown (2012) e coloca o jogador no comando de uma guerrilha para libertar a Terra das garras dos aliens. Foi desenvolvido pela Firaxis Games e lançado originalmente em 5 de fevereiro de 2016.

Publicado pela 2K Games e disponibilizado para Windows, Mac OS X, Linux, PlayStation 4, Xbox One, Switch, iOS e Android, o XCOM 2 foi aclamado pela crítica dita especializada. Além disso, conta com dezenas de milhares de análises muito positivas no Steam e 3,8/5 no GOG.

Em 2017, a Fireaxis lançou a primeira expansão do game, XCOM 2: War of the Chosen.

Vídeos

O vídeo acima é um trailer oficial de lançamento do XCOM2.

Já o vídeo anterior mostra a gameplay “Welcome to the Avenger” do XCOM2.

Apresentação

XCOM 2 é a sequência do jogo XCOM: Enemy Unknown de 2012, vencedor do prêmio de jogo de estratégia do ano.

Os alienígenas dominam a Terra, mas escondem um plano secreto sinistro. Como líder de uma força de guerrilha, você deve iniciar uma resistência global para eliminar a ameaça alienígena e salvar a raça humana.

Sinopse

A Terra mudou. Vinte anos se passaram desde que os líderes do mundo se renderam incondicionalmente às forças alienígenas, e a XCOM, a última linha de defesa do planeta, acabou dizimada e isolada. Agora, os aliens dominam a Terra, construindo cidades brilhantes que, por fora, prometem um futuro brilhante para a humanidade, mas escondem um plano sinistro, enquanto eliminam todos os que discordam desta Nova Ordem Mundial.

Apenas aqueles que vivem nos confins do planeta tem uma chance de liberdade. Aqui, uma força se reúne mais uma vez para defender a humanidade. Sempre em ação, e com poucas chances de sucesso, as forças restantes da XCOM devem encontrar uma forma de acender a fagulha de uma resistência global e eliminar a ameaça alienígena de uma vez por todas.

Gameplay

Como dito acima, o XCOM 2 é um jogo de estratégia tática baseada em turnos e a sequência de XCOM: Enemy Unknown. se passando 20 anos depois de seus eventos, quando se supõe que o jogador perdeu a batalha para salvar a Terra. Os alienígenas assumiram o controle e o objetivo é liderar uma pequena força de guerrilha para retomar o planeta. Comparado ao seu antecessor, XCOM 2 tem mais ênfase na narrativa.

Na camada de estratégia, o jogador deve pilotar o Avenger, uma base móvel, ao redor do planeta, reforçando a resistência e atualizando sua nave. Na camada tática, um esquadrão de soldados deve navegar por vários ambientes, despachando alienígenas e completando objetivos primários e secundários. Ou seja, no core, não foge muito do esquema tradicional da série, até mesmo antes do reboot.

Assim como em seu predecessor, há suporte para jogos multiplayer online (exceto pra Windows, que perdeu suporte em março de 2022), onde um joga contra outros no combate tático, contando com um número limitado de pontos para montarem seus esquadrões ADVENT (agentes do regime alienígena) e XCOM. O game também conta com suporte a modding, oferecendo ferramentas para criar campanhas, cosméticos e tipos de inimigos, que podem ser compartilhados através do Steam Workshop.

Ao contrário de Enemy Unknown, que usa níveis fixos, os mapas de XCOM 2 têm partes geradas aleatoriamente, como objetos e edifícios, mas os designs em geral dos níveis é sempre o mesmo, feitos pela Fireaxis manualmente. A geração aleatória também é aplicada a missões secundárias, posicionamento de inimigos e reforços. Todos os edifícios são destrutíveis.

O suporte de controles (joysticks) para PC e um modo que permite explorar a sede Avenger na perspectiva em primeira pessoa foram lançados em novembro de 2016.

Combate baseado em turnos

As missões táticas são jogadas em perspectiva top-down e muitas são cronometradas, exigindo que sejam completadas dentro de um limite de turnos. O jogo oferece quatro níveis de dificuldade: Rookie, Veteran, Commander e Legend. Além disso, depois da campanha ser concluída, pode-se iniciar uma nova partida no modo “Ironman” ativado, onde o save é sobrescrito sempre que o jogador executa uma ação, impossibilitando carregar o save depois de tomar uma decisão que deu ruim.

No início da maioria das missões, o esquadrão do jogador está escondido e não será detectado pelos inimigos, a menos que ataquem ou se movam para uma posição próxima. Isso permite emboscadas, o que fornece bônus de combate. Existe também a famigerada fog of war que esconde alienígenas e suas ações até que os soldados tenham linha de visão sobre eles. Os membros do esquadrão podem se esconder atrás de objetos, o que reduz a chance de serem atingidos, mas os inimigos tentarão flanquear e infligir ferimentos graves aos soldados que ficarem dando bobeira.

Cada membro do esquadrão pode realizar um número limitado de ações antes que o inimigo faça seu turno, e há a opção de encerrar seu turno mais cedo. Os soldados podem ser instruídos a se mover, atacar ou ambos, dependendo de seus pontos de ação disponíveis. O jogo informará a possibilidade de acertar um tiro bem-sucedido e a quantidade de saúde que o inimigo perderá. Pode-se recarregar, permanecer em vigilância para atirar em qualquer inimigo em movimento em sua linha de visão, agachar e hackear armas mecânicas dos inimigos, como torres, e desligá-los temporariamente ou assumir o controle.

O XCOM 2 tem cinco classes de soldado, cada uma com sua própria habilidade: Ranger empunha uma arma corpo a corpo que corta os inimigos, Grenadier tem um lançador de granadas e explosivos que podem destruir a cobertura inimiga, Specialist tem um drone que melhora a defesa e a saúde do time, Sharpshooter é o sniper da equipe, e o Psi Operative que é desbloqueado no final da campanha e usa poderes telepáticos e psiônicos. Inimigos do primeiro jogo da série, incluindo os Sectoids, retornaram, enquanto a Firaxis introduziu novos aliens, incluindo os Vipers, um inimigo parecido com uma cobra que pode arrastar soldados para fora de sua cobertura.

Quando um soldado está ferido ou prestes a sangrar, medkits podem ser usados ​​para estabilizar sua condição, mas eles também podem ser mortos permanentemente pelos inimigos. Se for considerado necessário abandonar a missão, um soldado pode transportar feridos para extração, onde são revividos ao sair do mapa. Os corpos dos soldados mortos no esquadrão também podem ser carregados de volta para extrair seus equipamentos. Os sobreviventes que completam a missão ganham experiência e podem ser promovidos, o que efetivamente desbloqueia novas opções nas árvores de habilidades e itens de personalização

Gerenciamento

Na parte manager de uma partida, os jogadores assumem o controle da Avenger, uma nave alienígena que é a nova base móvel para XCOM, comandando os departamentos de engenharia e pesquisa da base entre as missões. O departamento de pesquisa pode realizar autópsias em cadáveres alienígenas e estudar a tecnologia encontrada durante as missões, que desbloqueiam novos equipamentos, armas e tecnologias para ajudar os jogadores na batalha. O departamento de engenharia pode ser instruído a criar novos tipos de munição, armaduras e armas.

O Arsenal permite recrutar soldados e personalizar suas personalidades, nomes, trajes, gêneros, nacionalidades e armas. Soldados feridos irão convalescer lentamente na base. Para permitir uma ligação maior com os personagens, as customizações são mais extensas em comparação com as de Enemy Unknown. À medida que uma partida avança, novas instalações — que permitem aumentar o tamanho do esquadrão, melhorar o desempenho de combate e criar armas experimentais — são desbloqueadas.

Os jogadores também precisam construir Resistance Comms para estabelecer contato com células de resistência em todo o mundo, permitindo expandir para novos territórios e manter sua influência. As instalações podem também receber upgrades e devem ser dotadas de engenheiros para garantir que estejam totalmente funcionais.

Na ponte do Avenger, os jogadores podem acessar o Geoscape, avançar no tempo, mover o Avenger, acessar missões de varredura e missões de combate, visitar o QG da Resistência para comprar novos engenheiros, armas e soldados, negociar com o mercado negro e descobrir suprimentos caches e equipamentos bônus.

A construção de instalações requer suprimentos que podem ser coletados através da escavação de detritos alienígenas na nave pelos engenheiros. A inteligência é obtida através do contato com células de resistência, que podem ser usadas no comércio. Outros recursos, como Elerium, são materiais necessários para criar novos dispositivos. Enquanto o jogador administra a base móvel, os alienígenas também iniciam uma iniciativa de pesquisa conhecida como Avatar Program, que lentamente e, se concluído, é game over. O progresso pode ser retardado sabotando instalações de pesquisa alienígenas e outros eventos semialeatórios.

Enredo

O jogo começa com Bradford liderando um ataque a um banco de genes do ADVENT e resgatando o Commander, que havia sido capturado e colocado eme estase. O Commander é levado para a sede móvel da XCOM, no Avenger, onde encontram a equipe de suporte, Dr. Richard Tygan e Lily Shen. Tygan diz ao Commander que enquanto ele estava em estase, a ADVENT conectou seus cérebros diretamente à sua rede global de comunicação psiônica para atuar como um computador de simulação de batalha

O Commander é contatado pelo Spokesman, o último membro leal remanescente do Council. O porta-voz ordena ao Commander que una os grupos de resistência espalhados pelo mundo e descubra a verdadeira natureza do ultrassecreto Avatar Project da ADVENT.

Enquanto o Commander lidera o XCOM na luta contra o ADVENT, eles invadem as instalações secretas de pesquisa dos inimigos e lentamente começam a perceber a natureza do Projeto Avatar. Através de sua pesquisa, Tygan e Shen descobrem que os líderes do ADVENT, conhecidos como Elders, estão morrendo de uma degeneração física irreversível de seus corpos. Para escapar de sua morte iminente, os Elders iniciaram o Projeto Avatar, que envolve o processamento de humanos sequestrados e transformá-los em matéria-prima, com a qual novos corpos, chamados “Avatars”, são construídos para si mesmos.

O XCOM rastreia a sede dos Elders até uma base submarina acessível por um portal psiônico especial. Em risco, ADVENT decide acelerar o projeto e processar todos os humanos “não essenciais” no projeto sob o falso pretexto de e curar todas as doenças em suas clínicas de genes. O Spokesman é presumido morto quando se sacrifica para avisar o XCOM sobre o plano, ordenando que sequestrem a rede de comunicação global da ADVENT antes façam esse anúncio. XCOM hackeia a rede e transmite provas dos crimes do ADVENT para o mundo, causando uma revolução global em massa contra a ocupação alienígena.

Com ADVENT ocupado tentando manter a ordem, o Commander assume o controle psiônico de um avatar desabitado roubado de uma das instalações da ADVENT, e o XCOM invade a sede dos Elders, que imploram ao Commander que pare a luta e se junte a eles, alegando que estão apenas tentando fortalecer a si mesmos e à humanidade contra uma ameaça maior. O Commander ignora os apelos dos Elders e destrói todos os seus avatares, provocando a destruição da base. O Avatar do Commander fica para trás para combater os espíritos enfurecidos dos Elders enquanto o resto do esquadrão escapa.

Depois, o Commander acorda em seu próprio corpo e descobre que sem a direção dos Elders, o domínio do ADVENT sobre a humanidade desmorona. As fileiras da Resistance aumentam à medida que as pessoas abandonam as cidades controladas pelo ADVENT. A Resistance começa a dominar os remanescentes das forças do ADVENT. No oceano, sob as ruínas da sede dos Elders, no entanto, uma estranha energia começa a brilhar.

Destaques

  • XCOM na ativa – Tome o controle da Avenger, uma nave alienígena de carga convertida em quartel-general móvel da XCOM. Nova jogabilidade com múltiplas possibilidades permite direcionar sua equipe de ataque, como aumentar o apoio popular e quando combater as forças inimigas.
  • Recrute guerreiros da resistência – Cinco classes de soldados, cada uma com sua própria árvore de talentos, permitem criar soldados específicos para seu plano tático.
  • Combate tático de guerrilha – Novos sistemas de jogabilidade oferecem mais flexibilidade tática em combate. Use a furtividade para emboscar patrulhas inimigas. Reviste inimigos em busca de equipamentos e artefatos. Resgate pessoal VIP e salve companheiros caídos carregando-os para os pontos de extração.
  • Uma nova espécie de inimigos – Um elenco diverso, desde novas espécies poderosas de alienígenas até o ADVENT, trazem um desafio tático diferenciado.
  • Pesquise, desenvolva e evolua – Configure e construa novas salas na Avenger para dar à XCOM novas possibilidades no campo de batalha. Use cientistas e engenheiros para pesquisar, desenvolver e evoluir armas e armaduras de acordo com suas táticas favoritas.
  • Cada missão é um desafio único – Entre em missões por todo o planeta, de áreas selvagens ao coração das megacidades controladas pelos alienígenas, até as profundezas das instalações alienígenas. Você terá infinitas combinações de mapas, missões e objetivos.
  • Modding – Ferramentas focadas na comunidade permitem que criar sua própria campanha, jogabilidade tática, alienígenas, classes e funções de jogo de estratégia, e compartilhar dentro da Steam Workshop.

Expansões e DLCs

Como dito acima, o game tem uma expansão completa e oficial chamada XCOM 2: War of the Chosen, lançada originalmente em 29 de agosto de 2017. Esta faz faz alterações na estrutura da campanha do XCOM 2 e adiciona novos inimigos, facções elementos da história, novos heróis, modificadores e mais comportamentos para os personagens. War of the Chosen foi posteriormente empacotado com o jogo principal e outros DLCs na XCOM 2 Collection, lançada originalmente em 3 de fevereiro de 2018.

Em 9 de outubro de 2018, a empresa lançou o Tactical Legacy Pack, que adiciona um editor de níveis, mapas novos e remasterizados e Legacy Ops, uma série de missões que conecta os eventos de Enemy Unknown e XCOM 2.

Já o Reinforcement Pack é o passe de temporada de XCOM 2 que incluiu todo o seu DLC. Os jogadores responderam às notícias negativamente porque suspeitavam que o conteúdo havia sido cortado. Os pacotes são Anarchy’s Children, que adiciona novos itens de personalização de soldados e foi lançado em 17 de março de 2016; Alien Hunters, um pacote que adiciona uma nova missão, equipamentos mais poderosos, personalização adicional de soldados e nova jogabilidade, e foi lançado em 12 de maio de 2016; e Shen’s Last Gift, que foi nomeado em homenagem ao engenheiro-chefe do Enemy Unknown, incluiu uma sexta classe de soldados, uma nova missão de história e mapa, e foi lançado em 30 de junho de 2016.

Curiosidades

  • O XCOM 2 foi desenvolvido sobre o Unreal Engine 3.5.
  • Em 2016, o jogo foi indicado para “Best Science Fiction or Fantasy PC/Console Game” dos The Dragon Awards e para “Game of the Year” e “PC Game of the Year” nos Golden Joystick Awards.
  • Em 2017, o XCOM 2 foi indicado para “Strategy/Simulation Game of the Year” no 20th Annual D.I.C.E. Awards e para “Game Design, Franchise” e “Game, Strategy” no 16th Annual NAVGTR Awards.
  • XCOM 2 vendeu mais de 500.000 cópias digitais no Steam em sua primeira semana de lançamento, superando as vendas do jogo original, lançado simultaneamente em várias plataformas. A 2K Games ficou satisfeita com o desempenho, dizendo que contribuiu para os resultados financeiros da empresa acima do esperado para o ano fiscal de 2016.
  • Como dito acima, o game foi lançado em fevereiro de 2016, originalmente aos PCs. As versões de PlayStation 4 e Xbox One foram liberadas em setembro daquele ano.
  • O port do Switch foi lançado em 29 de maio de 2020, enquanto a versão para iOS, XCOM 2 Collection, foi lançada pela Feral Interactive em 5 de novembro de 2020. A versão para Android saiu em 13 de julho de 2021.
  • A XCOM 2 Collection foi lançada ao Switch em 29 de maio de 2020 (saiba mais).
  • Em 18 de maio de 2015, a Take-Two Interactive anunciou um novo jogo AAA sem título em seus relatórios anuais de ganhos. Vários dias depois, em 25 de maio, um site teaser chamado “Advent Future” foi lançado. O vídeo apresentava um anúncio da “Advent Administration”, cujo objetivo era “criar um mundo livre de fome, dor, doença e guerra”, mas mais tarde revelou que seus planos eram bem mais sinistros.
  • O jogo foi revelado oficialmente em 1º de junho de 2015, pela IGN, quando seu primeiro trailer cinematográfico foi lançado.
  • Consta que a estética do jogo foi inspirada em filmes de ficção científica, incluindo They Live, Elysium, Oblivion e Blade Runner. Ao projetar as armas, personagens e ambiente, os artistas eles analisaram também outros games, como Dust: An Elysian Tail, mas criaram principalmente designs originais.
  • Os Sectoids, inimigos clássicos da XCOM, receberam um novo design, que parece “mais feroz, mais imponente” depois que a espécie se misturou ao DNA humano. Já os Vipers foram inspirado nos “Snake Men” do jogo original e nos “Thin Men” de Enemy Unknown, e foram criados depois que a equipe de jogo queria um inimigo que pudesse tirar um soldado da cobertura.
  • A jogabilidade foi inicialmente projetada ser de boa, mas depois de receber feedback de testadores, que notaram que a mesma era muito simples e que muitos sistemas falhavam em envolvê-los, a ideia foi descartada durante o estágio final de desenvolvimento. A equipe buscou balancear a dificuldade para que os jogadores que já tinham as manhas do Enemy Unknown ainda enfrentassem um desafio na sequência. A partir daí, eles quiseram que o XCOM 2 fosse “brutalmente desafiador”, embora nada desencorajador, e com alto valor de replay.
  • A implementação da geração procedural nos mapas criou muitas dificuldades e levou muito tempo para ser aprimorada.
  • XCOM 2 foi originalmente programado para ser lançado em novembro de 2015, mas foi adiado para 5 de fevereiro de 2016, para refinar o jogo.
  • Quem encomendou o título antes do lançamento recebeu um novo recruta e o Resistance Warrior Pack, que tem opções extras de personalização.
  • A 2K colaborou com o fabricante de videogames colecionáveis Project TriForce para criar uma réplica da Beam Pistol para os jogadores comprarem, e fez parceria com o romancista Gregory Keyes, que escreveu uma prequela em forma de romance chamada XCOM 2: Resurrection, que saiu a 10 de novembro de 2015.
  • Inicialmente, a Fireaxis queria lançar o game apenas pra PC, acreditando que ia ser melhor até por causa da sua expertise nessa plataforma e por ser mais fácil de adicionar novas funcionalidades, mas acabaram mudando de ideia.
  • A falta oficial de suporte a mods no Enemy Unknown foi retificada no XCOM 2, com a Fireaxis lançando Unreal Development Kit, permitindo que os jogadores criem seu próprio conteúdo. A firma percebeu o o potencial benéficio do modding para a série quando descobriu um mod para Enemy Unknown chamado Long War. A Firaxis fez parceria com a Long War Studios (agora Pavonis Interactive) para desenvolver três mods de primeiro dia para o jogo. Em 19 de janeiro de 2017, a Pavonis Interactive lançou Long War 2 para XCOM 2.

Screenshots

Sobre o download

O XCOM 2 é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC nas lojas da Epic, Steam e GOG, sendo que o nosso link de download leva a essa última. Para outras plataformas, consulte a página oficial do game.

Idiomas

  • Áudio: inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.
  • Interface e legendas: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, japonês, coreano, polonês, russo, chinês simplificado e chinês tradicional.

Requerimentos em sistema

Veja também

Download e ficha técnica

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