Warhammer 40,000: Rites of War

Warhammer 40,000: Rites of War é um jogo de estratégia baseada em turnos de 1999 que segue os esforços do Craftworld Iyanden para conquistar um Maiden World, uma colônia perdida da antiga raça Eldar.


17 de julho de 2020

Warhammer 40,000: Rites of War é um jogo de estratégia baseada em turnos que se passa no popular universo Warhammer 40,000. Foi desenvolvido pela DreamForge Intertainment e lançado inicialmente em 30 de junho de 1999, para Windows.

O game foca na invasão da frota Tyranid e os esforços dos Eldar e do Imperium of Man para repeli-la. Sua jogabilidade segue bem o estilo dos Panzer General, também da SSI, só que com outra temática, obviamente. Visualmente, me lembra o Heroes of Might and Magic II.

O Rites of War publicado pela Strategic Simulations, Inc. e é o terceiro título da série de games do Warhammer 40,000 desta mesma firma. Parece que foi recebido de forma mista pela crítica especializada à época, mas é muito bem avaliado no GOG (4.1/5), pelo menos até o momento.

Vídeos

Acima, você pode assistir o trailer oficial do Warhammer 40,000: Rites of War.

Já o segundo vídeo traz mais de meia hora de jogatina do game.

Enredo

Os misteriosos Eldar são tudo o que resta de uma civilização outrora grande e poderosa que governava a galáxia. Eles viajam pelas estrelas em uma enorme espaçonave chamada Craftworlds, buscando os Maiden Worlds, criados pelos seus ancestrais em tempos antigos.

Um desses mundos agora é habitado por humanos e possui registros históricos e artefatos de grande poder, valiosos demais para serem deixados nestas mãos. Agora, essa outrora orgulhosa raça luta por sua própria sobrevivência, devendo proteger os segredos e o poder de seus ancestrais tanto do Imperium of Man quanto dos malignos Tyranids, criaturas de engenharia biológica que estão empenhadas na destruição desse paraíso fértil.

Gameplay

O Warhammer 40,000: Rites of War tem três modos: campanha, skirmish e multiplayer. Na campanha, o jogador controla as forças Eldar e segue os esforços do Craftworld Iyanden para conquistar um Maiden World, uma colônia perdida da antiga raça Eldar. Durante a campanha, um inimigo adicional e muito mais perigoso, os alienígenas Tyranids, emergem e as forças Eldar e Imperial se unem para derrotá-los. No skirmish, o jogador pode jogar como Imperium, Eldar ou Tyranids, tipo “custom game”. Neste modo, as forças imperiais incluem a Guarda Imperial, o capítulo Red Hunter de Space Marines e Sisters of Battle. Já no modo multiplayer, o jogador pode lutar contra outros jogadores online, embora eu não saiba dizer se ainda dá para mandar assim atualmente. Se alguém souber, avisa aí!

Como dito acima, a mecânica de jogo do Rites of War lembra bastante os da série Panzer General, especialmente o 2. O principal motivo disso deve ser certamente esta curiosidade sobre o jogo.

Destaques

  • 24 missões de campanha que apresentam um enredo bem feito e consistente, atmosfera detalha e variadas condições de vitória.
  • Cenários adicionais que te permitem comandar Tyrannid e exércitos Imperiais.
  • Um sistema de pontos de glória que te permite personalizar exércitos, com as suas escolhas de tipos de inimigos, equipamentos de batalha e habilidades de guerreiro.
  • 8 classes de tropas distintas, que variam de máquinas de guerra a tropas de assalto e Devastator Squads.
  • Um sistema de levels baseado em experiência que aprimora o elemento de RPG, com upgrades e personalização de suas unidades, inclusive a melhoria de habilidades de guerreiro e habilidades psyker (psíquicas).

Curiosidades

  • O Warhammer 40.000: Rites of War é um jogo de estratégia baseado em turnos que usa o engine do Panzer General II da SSI.
  • Algumas cópias do lançamento americano do Rites of War continham dois bônus gratuitos muito legais. O primeiro foi um e-mail com cupom para uma edição gratuita da White Dwarf, a revista oficial da Games Workshop (avaliada em cerca de 5 doletas à época), enquanto o segundo era uma cópia completa (com documentação .PDF) do People’s General, um jogo de simulação de guerra entre a China e a OTAN, também da SSI.
  • O jogo foi relançado em 2015 no GOG.

Screenshots

Sobre o download

O Warhammer 40,000: Rites of War é normalmente pago que pode ser encontrado no GOG, onde vem com o manual e a trilha sonora do jogo de graça e sem DRM (dá pra jogar offline e tal). É pra lá onde o nosso link de download leva.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows XP, Vista, 7, 8 e 10;
  • Processador: 1.8 GHz;
  • Memória: 512 MB RAM;
  • Gráficos: placa de vídeo 3D compatível com DirectX 9.0c com hardware T&L (transform & lighting)
  • Armazenamento: 2 GB de espaço disponível.

Veja também

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!