Fantástico demake em Pico-8 do clássico que estabeleceu os padrões do RTS.
UnDUNE II: The Demaking of a Dynasty, chamado também apenas de UnDUNE II, é uma recriação retrô, independente e completa do Dune II: The Building of a Dynasty. Foi desenvolvido por Paul Nicholas (Liquidream) e lançado originalmente em 29 de janeiro de 2022.
Disponível para Windows, Mac OS X, Linux, Raspberry e online (para browsers), o UnDUNE II é um demake incrível que traz com grande fidelidade e qualidade praticamente todos os elementos do clássico jogo de estratégia em tempo real de 1992, o que inclui as facções, mapas, campanhas, unidades, músicas, gameplay etc.
Apesar dos gráficos bem mais pixelados do que os originais e alguns efeitos sonoros e outros aspectos faltantes, foram implementadas no UnDUNE II melhorias na jogabilidade e interface que achei muito bem vindas e que não descaracterizam a parada. É também muito leve, grátis e ocupa pouquíssimo espaço em disco.
Acima, tem o trailer oficial de lançamento do UnDune II.
Já o vídeo anterior foi feito para mostrar a trilha sonora. É uma recriação da original, uma das mais fantásticas dos games. Mostra cenas da jogatina também.
UnDUNE II é um demake do clássico (e original) jogo RTS DUNE II, recriado do zero no PICO-8. Uma simulação de gerenciamento de recursos baseada em estratégia, onde três casas lutam pelo controle do planeta Duna – a terra da areia e lar da especiaria.
O princípio básico do UnDUNE II é o mesmo do original e de qualquer RTS antigo: construa sua base, crie unidades militares, colete recursos e complete os objetivos de cada missão, que geralmente envolvem completamente destruir os inimigos e suas bases, mas podem consistir também em bater metas de créditos nas fases iniciais.
A interface do jogo é bem intuitiva pra quem já está acostumado com este esquema:
O remake trouxe os gimmicks do Dune 2, como o de que convém criar fundações de concreto para as suas estruturas antes de posicioná-las para evitar danos. Também tem a parada dos Windtraps, que geram eletricidade para alimentar seus edifícios. Isso é de fundamental observância nesses jogos. Tipo, sem energia suficiente, construções como torreões defensivos param de funcionar e isso pode causar um transtorno danado.
Não cheguei a testar a fundo, mas desconfio também que a parada das estruturas sofrerem dano com o tempo, o que talvez seja explicado pela ação dos fortes ventos e condições hostis gerais do planeta Duna (Arrakis), do jogo original tenha sido trazida também. Isso significa que também convém ao jogador monitorar suas construções para ordenar reparos quando necessário, algo especialmente delicado nos Windtraps, que perdem eficiência na medida em que levam dano. Reconstruir fica mais caro que reparar.
A Refinery transforma Spice bruto (extraído pelos Harvesters) em créditos, os quais permitem construir mais estruturas e unidades, consequentemente expandindo sua base, explorando novos terrenos e usando contra os inimigos (ou as sandworms).
Existem outras duas casas (facções) que lutarão contra o jogador pelo controle de Duna, sem mencionar as formas de vida nativas – como Sandworms, que podem engolir unidades inteiras se estas ficarem dando mole na areia. As facções jogáveis são os Atreides, Ordos e Harkonnen.
As unidades podem ser instruídas a atacar inimigos e podem recuar automaticamente quando em menor número. Harvesters tentarão automaticamente encontrar a especiaria mais próxima, mas também podem ser informadas onde minerar – elas também retornarão automaticamente à base para descarregar na Refinery quando estiverem cheias.
Na medida em que aumenta sua base e/ou vai avançando numa partida, novas opções são desbloqueadas, culminando em unidades e super armas únicas a cada facção (a grande maioria das outras unidades são iguais para cada casa).
Aumente sua base, expanda suas opções de construção à medida que avança (mais serão desbloqueados em níveis posteriores).
A jogabilidade é bem similar ao Dune 2 original, mas faltam algumas coisas. Por exemplo, não é possível capturar estruturas inimigas, balas não pararem em construções/muros e não spawnam soldados das estruturas destruídas. De resto, descontando algumas melhorias na qualidade de vida no tocante aos controles/interface, parece tudo bastante fiel.
O UnDUNE II é um jogo grátis, embora você possa pagar o quanto você quiser. O nosso link para download leva ao game no Itch.io para Windows, Mac, Linux e Raspi, onde também pode jogado online no próprio navegador (HTML5).
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!