Gorillas

Gorillas é um jogo de artilharia (tipo Worms) que foi desenvolvido e lançado junto com o MS-DOS em 1991. O jogo consiste basicamente em dois gorilas no meio de arranha-céus que lançam bananas explosivas um contra o outro.


28 de agosto de 2019

Gorillas é um jogo de artilharia tática (tipo Worms) baseado em turnos que foi desenvolvido e lançado junto com o MS-DOS 5.0 pela Microsoft em 1991.

Conhecido também pelo nome do arquivo que tinha seu código fonte, GORILLA.BAS, o jogo consiste basicamente em dois gorilas no meio de arranha-céus que lançam bananas explosivas um no outro.

Trata-se de um jogo extremamente simples, porém certamente é nostálgico para quem viveu aquela época ou como curiosidade. Também, o Gorillas pode servir de aprendizado, especialmente para quem gosta de mexer com linguagens antigas de programação (quem sabe até adaptar algo destes livros aqui), visto que fuçando no código fonte deste e de outros games que vinham no MS-DOS (como o Nibbles), aprendi um pouco de QBasic. Além disto, pode ser que você ache ele divertido para jogar também.

Vídeo

O vídeo acima é o 26º episódio da Velharia, nossa série a respeito de games antigos, onde mostrei e joguei um pouco do Gorillas.

Gameplay

O Gorillas é para duas pessoas no esquema hot-seat por turnos. Cada jogador controla um gorila que fica em um dos lados da tela e deve acertar uma banana explosiva no oponente, o que deve ser feito calculando o ângulo e a velocidade do tiro, observando a intensidade e direção do vento que influencia na trajetória da banana.

No início do jogo, é possível definir algumas opções como intensidade da gravidade e força máxima do vento. O cenário é composto por prédios gerados aleatoriamente que servem como obstáculos ou como barreira para os tiros inimigos, e vão sendo destruídos na medida em que as bananas explodem neles.

Screenshots

Compatibilidade

O Gorillas é um jogo antigo desenvolvido na linguagem QBasic que, quando compilado com o programa de mesmo nome, se tornava um executável para MS-DOS. Portanto, se você não tiver uma máquina com este sistema operacional instalado, o que não é o caso de 99,999% das pessoas de hoje em dia, pode ser que o DOSBox seja necessário para jogá-lo. Se você tiver a manha, pode criar uma máquina virtual com o DOS instalado também, mas o DOSBox é mais fácil. Alternativamente, pode acessar o Gorillas em uma versão que funciona no browser aqui.

O arquivo para download disponível em nosso site vem também com o código fonte (gorilla.bas) e o QBasic (QBasic.exe). Você pode também rodar o QBasic com o DOSBox e abrir o gorilla.bas e tentar entender como o jogo foi feito, fazer algumas modificações etc.

Mais informações e artilharia tática

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!