Proteja o gerador de sua nave enquanto explora um calabouço sempre em expansão!
Dungeon of the Endless é um jogo independente de estratégia tipo tower defense com elementos roguelike e temática de ficção científica e o terceiro da série Endless. Foi desenvolvido pelos Amplitude Studios e lançado inicialmente em 27 de outubro de 2014.
Neste game, os sobreviventes de uma nave-prisão caíram num planeta estranho e agora têm levar um cristal de energia por vários andares gerados aleatoriamente, cheio de várias criaturas perigosas, explorando, coletando recursos e construindo torreões para repelir inimigos.
Publicado agora pela Sega (antes pelos próprios Amplitude Studios) e disponibilizado para Windows, OS X, iOS, Xbox One, PlayStation 4, Switch e Android, o Dungeon of the Endless foi geralmente bem recebido pela crítica. Além disto, conta com dezenas de milhares de avaliações positivas no Steam, pelo menos até o momento. Uma sequência, Endless Dungeon, foi lancada em outubro de 2023.
Acima, encontra-se o trailer oficial de lançamento do Dungeon of the Endless.
Também temos um filminho bem curto do game.
Dungeon of the ENDLESS é um game de defesa roguelike no qual o jogador e sua equipe de heróis precisam proteger o gerador de sua nave destruída enquanto exploram um calabouço que fica sempre se expandindo, encaram legiões de monstros e eventos espaciais e tentam escapar deste misterioso local…
Algumas centenas de criminosos condenados estavam sendo enviados para o sistema Auriga a bordo da nave-prisão “Success”. Enquanto isso foi lhes apresentado como uma chance de reconquistar seu lugar na sociedade trabalhando duro para o bem comum, eles entenderam que na verdade seriam escravos, enviados para colonizar um planeta inexplorado. Tudo o que sabiam sobre Auriga Prime era o que as sondas lhes diziam: tinha água, zonas temperadas, vida vegetal e muitos metais na crosta.
Na verdade, Auriga já hospedou um grande assentamento dos ancestrais viajantes da galáxia conhecidos como Endless. Além disso, o planeta ainda era orbitado por um sistema defensivo funcional (e bem camuflado), que ganhou vida com a chegada de Success. Em poucos minutos, a nave não passava de alguns grandes pedaços de metal caindo em direção à superfície.
Em cada conjunto de celas também funcionava como uma cápsula de fuga, então a embarcação se desintegrou e os prisioneiros sobreviventes caíram feridos, mas (temporariamente) vivos e (momentaneamente) seguros. Então, perceberam que haviam atravessado algum tipo de instalação do Endless, até um subsolo tão profundo e antigo que poderia muito bem ser chamado de masmorra…
O Dungeon of the Endless é um roguelike que apresenta níveis gerados processualmente e a noção de morte permanente, de modo que cada execução do jogo é diferente. O objetivo é guiar sobreviventes de uma espaçonave prisão (tripulação, prisioneiros e civis) que fez um pouso forçado em um estranho planeta alienígena através de vários níveis para conseguir escapar.
No início de cada partida, o jogador seleciona dois personagens, cada um com estatísticas diferentes, como saúde, ataque, poder de defesa e velocidade de movimento, além de várias habilidades. É possível controlar cada personagem separadamente ou em conjunto, direcionando-os para as várias salas do nível atual ou suas portas abertas, bem como para iniciar qualquer habilidade especial ou curá-los. Caso contrário, os personagens agirão de forma autônoma, como se defender de qualquer inimigo que entrar na sala da melhor maneira possível. No primeiro nível, os personagens começarão na cápsula de fuga acidentada com o cristal de poder, enquanto nos subsequentes, começarão no elevador que pegaram no nível anterior.
O jogo se desenrola principalmente de maneira baseada em turnos, cada turno marcado quando uma nova porta no nível é aberta. No início de cada turno, o jogador ganha quantidades fixas de três recursos: Industry (Indústria), Science (Ciência) e Food (Comida). Industry é usada principalmente na construção de torres e geradores de recursos; Science serve pra pesquisar novos tipos de torres e geradores, e Food é usada para curar os personagens ou aumentar seu nível de experiência, o que melhora suas estatísticas e lhes dá novas habilidades. Certas salas podem ter objetos que podem ser reciclados para obter mais desses recursos.
Além disso, as salas terão Dust, que alimenta o cristal que, na medida em que ganha mais poder, pode ser usado para ativar um número limitado de conjuntos contínuos de salas, permitindo-lhes construir geradores de recursos e torres nas salas que foram ativadas. Os jogadores também podem desativar uma sala a qualquer momento para redirecionar a energia para uma sala diferente, desativando as torres e geradores naquela sala. Outras salas podem apresentar baús de itens, lojistas e estações de pesquisa, ou podem conter sobreviventes que os jogadores podem recrutar para seu grupo (até 4 no total).
Abrir uma nova porta também pode fazer com que monstros apareçam em salas aleatórias pelo mapa, mesmo as que não não estejam ativadas ou sem suas próprias fontes de energia. Os monstros atacarão tanto o grupo quanto o cristal. Matar as criaturas tem chance de criar mais Dust para energizar o cristal. Os personagens perderão saúde com ataques e morrerão se cair para zero, embora uma vez que todos os monstros recém-gerados sejam derrotados, sua saúde seja totalmente restaurada. Se o cristal for atacado, perderá Dust permanentemente, e se cair para zero, é destruído e o jogo acaba.
Durante os ataques de monstros, o jogador pode mover livremente os personagens entre as salas abertas para obter a melhor colocação tática, como lutar ao lado de várias torres. Uma vez que qualquer monstro gerado é derrotado, é possível mover os personagens e construir defesas livremente até que eles optem por abrir a próxima porta.
Uma vez encontrado o ponto de saída do nível, o jogador deve fazer um personagem coletar o cristal e o levar lentamente do início à saída, enquanto outros personagens protegem-no das hordas de monstros que aparecem neste ponto. Se o portador do cristal morrer, é game over, mas se todos os jogadores sobreviventes chegarem à sala com o ponto de saída, se avança para o próximo nível. O objetivo de uma partida é completar 12 dessas fases, cada uma com monstros mais difíceis que nas anteriores, com pelo menos um personagem carregando o cristal até o ponto de saída final.
Existe um meta-jogo em que se pode desbloquear personagens adicionais para iniciar uma partida, recrutando os que se encontram nos níveis e completando a partida ou três níveis com esse personagem vivo. Além disso, ao atingir certos objetivos, dá para desbloquear diferentes modos de game, como aquele em que os personagens começam muito mais fortes que os inimigos, mas não recuperam a saúde quando uma onda de monstros é derrotada, forçando-os a depender de comida, torres de cura ou itens de regeneração.
O jogo suporta multiplayer online com até quatro pessoas, cada uma controlando um personagem e ganhando recursos separados na abertura de novas portas. Novos personagens podem ser recrutados por um jogador se houver espaço no que ele controla.
Reúna uma equipe
Construa suas defesas
Abra as portas
Crystal Edition
Pelo que entendi, o Dungeon of the Endless atualmente vem com todos os bônus da Crystal Edition:
Além da supracitada Crystal Edition, o Dungeon of the Endless recebeu:
O Dungeon of the Endless é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC (Windows e Mac) nas lojas da Steam e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última, onde o game vem em sua Definitive Edition e sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Para outras plataformas, talvez tenha-se mais informações no site oficial.
Idiomas: inglês, francês e alemão.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!