Defender of the Crown

Defender of the Crown é um jogo de estratégia com elementos de arcade de 1986 que se passa na Idade Média, numa Inglaterra a beira de uma guerra civil.


13 de maio de 2014

Defender of the Crown é um jogo de estratégia com elementos de arcade desenvolvido por Kellyn Beck e lançado pela Cinemaware em 1986, originalmente para o Amiga. Depois o game foi portado para MS-DOS, NES, Atari ST, ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64, Macintosh, Apple IIGS, CD-i, Game Boy Advance, iOS e Android. Foi o primeiro game lançado por esta companhia.

Apesar do jogo ter um gameplay mais simples que os outros jogos do gênero de sua época, foi muito bem recebido com várias criticas positivas. A qualidade gráfica era muito boa (na versão original do Amiga) e sofisticada para aquele tempo, atraindo muita atenção pro game.

Vídeo

Enredo

Idade Média, Inglaterra. O Rei Ricardo foi morto e não deixou herdeiros. Acusações de traições aparecem em todo lugar, e a guerra civil se aproxima. Um Saxão (Wilfred de Ivanhoe, Cedric de Rotherwood, Geoffrey Longsword ou Wolfric the Wild) tem a missão de impedir o caos e ser o Defensor da Coroa (literalmente uma coroa, não uma mulher velha). Para isto, ele tem que repelir as hordas pagãs vikings (os Normans) e lutar pelo controle da Inglaterra, lutando contra os outros saxões que eventualmente se tornam inimigos. Vez ou outra, o protagonista pode tentar resgatar alguma donzela em apuros ou pedir a ajuda do legendário fora-da-lei, Robin Hood, para ajudar em sua tarefa.

Gameplay

Como dissemos acima, o jogo combina estratégia e ação estilo arcade, com mais ênfase, é claro, na parte estratégica. É um grande conceito que vários outros games do gênero posteriores seguiram, tendo alguns muito sucesso, como o Centurion ou o Supremacy.

O jogador tem que reunir exércitos e lutar pelo controle dos castelos oponentes. Ele pode lutar contra os exércitos inimigos na batalha, recolher espólios de guerra (o famoso loot) ou montar um cerco (sítio) aos oponentes. Os territórios também podem ser ganhos através de torneios de justas (a parte mais difícil do game).

A versão original do Amiga foi lançada sem algumas coisas que foram planejadas, devido a questões financeiras. O que foi deixado de lado, como a bola de fogo lançada pela catapulta e alguns lugares e castelos, foi posteriormente adicionado nas versões para MS-DOS e NES, dando mais profundidade estratégica para estes ports.

Sons e música

Lembra de filmes antigos com jogos de fliperama emitindo alguns bipes e sons esquisitos? Se não, escute este game. Não é inicialmente uma trilha sonora agradável, mas acaba ficando na cabeça na medida em que você vai jogando e viciando no game.

Gráficos

Os gráficos da versão para MS-DOS (a que temos para download e das screenshots) não são tão bons quanto os da versão do Amiga, apresentando uma profundidade de 16 cores apenas (EGA). Mesmo com estas limitações, você percebe que deram muita atenção aos detalhes (apenas observe o background das justas), sem negligenciar a jogabilidade.

Apesar da perda gráfica, por conta da menor capacidade técnica dos PCs da época (o que aconteceu com o Nintendinho também), esta versão apresenta mais características do que a do Amiga, como já dissemos acima.

Se antigamente os gráficos eram destaque neste jogo, hoje nos trazem muita nostalgia.

Screenshots

Atenção

  • Como o Defender of the Crown é um jogo antigo, você pode precisar do DOSBox para rodá-lo em seu sistema operacional.

Mais informações e estratégia

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!