Um arenoso mundo de alta tecnologia onde a arte da inteligência eletrônica e a vigilância discreta reinam supremas… Onde estratégias de guerrilha e selvagens combates são a regra. Construa sua base, reuna suas forças e domine seus inimigos. Tudo pelo poder!
Definitivamente um clássico, Tiberian Dawn (como também é conhecido) é o primeiro game da série Command And Conquer. Quem também era fã de Dune 2, e teve a oportunidade de por as mãos no até então novo game de estratégia em tempo real da Westwood lançado em 1995. Parece que eles pegaram o melhor do Dune 2 e melhoraram 100%: gráficos melhorados, com vídeos cinematográficos incríveis e empolgantes, uma historia interessante e uma trilha sonora de qualidade, algumas das características que marcam os games da Westwood e a própria franquia Command and Conquer. Ah, é… Até o manual do jogo é maneiro!
A formula do jogo era basicamente a mesma, e a que definiu a 90% dos jogos do mesmo estilo: construir e defender sua base, colher o tiberium com o harvester (ao invés do Spice Melange do Dune 2), planeje o ataque e detone seus inimigos. Até algumas unidades eram parecidas, como o Rocket Launcher ou o Mammoth Tank (me lembra muito o Devastator Tank). Outras eram totalmente novas como os helicópteros Orca e Apache, ou o Stealth Tank. Outras novidades eram o gameplay o qual dispensava o menu para cada unidade e estrutura e a possibilidade de jogar multiplayer. Em nosso site, você pode fazer o download do Command and Conquer Full aqui! Se estiver procurando algumas dicas, consulte este post!
O jogo lá se passa na Terra em algum futuro próximo (posteriormente é revelado que seria um futuro alternativo, numa tentativa de conectar a história com o Red Alert). O surgimento de um estranho material com propriedades impressionantes, Tiberium, muda o mercado mundial.
Chave para toda a trama do CnC, o tiberium pode causar mutações e outros efeitos nefastos aos seres vivos. Entretanto, ele é extremamente valioso e se renova constantemente de riquezas naturais os condensando em seus cristais, que podem ser processados em refinarias especiais dando grande retorno a quem o manipula.
Isso, dá a Irmandade de NOD (The Brotherhood of NOD), um grupo terrorista liderado por Kane, sua chance de crescer. Através de uma ideologia anti GDI, e sua pseudo-religião, NOD procura vem somando forças dos países subdesenvolvidos, que por fim competiriam pau a pau com os desenvolvidos, que segundo a falácia de Kane (e de outros zé ruelas da nossa linha temporal) seriam os culpados por nao deixar os países subdesenvolvidos crescerem.
A “paz” segundo a visão de Kane, iria surgir, mesmo que através de uma guerra. Percebemos que NOD tenta sempre tomar o controle da produção mundial de tiberium e se expandir. Entretanto, GDI, Global Defense Iniciative, uma espécie de coalizão como as Nações Unidas do futuro, vai se opor a isso, vendo a perversidade dos planos de Kane. Eles tem o objetivo de reconquistar e acabar com a presença NOD nos países.
Quando jogado com GDI (sob o comando do General Mark Jamison Sheppard), você atua na Europa, e com NOD, na África. Cada um conta com um arsenal próprio e com vantagens distintas. Uma curiosidade: quando você vence o Red Alert com os soviéticos, você fica sabendo das raízes da historia do Tiberian Dawn (este CnC que estamos falando). Assim a história do jogo é uma continuação do RA original, que teria sua guerra vencida pelos soviéticos!
São os “bonzinhos” do jogo, mas como bonzinhos não querem dizer fracos, a G.D.I. (Iniciativa de Defesa Global) conta com uma poderosa variedade de armamentos, o helicóptero Orcaou o Mamooth Tank, o mais forte tanque do jogo, para acabar com o avanço NOD no mundo. Eles são tipo as Nações Unidas, formado com colaboração de vários países, com a finalidade de manter a nova estrutura do mercado mundial que surgiu com o tiberium, contra a ameaça NOD. Liderados pelo General Sheppard, contam com um armamento poderoso, só perdendo mesmo na sua arma especial, o Ion Cannon, a qual é menos poderosa do que a bomba atômica NOD.
Comandados por Kane, um cara que tem a autoria de um tanto de frazesinhas que aparecem na série C&C, são um grupo terrorista, que vê com o surgimento do tiberium, a oportunidade de crescer, almejando controlar a produção mundial desse material. Eles são crueis, já ocuparam uns países do terceiro mundo, amedrontando suas populações (no jogo eles atacam vilas e cidades, as vezes como missão). Contam com um armamento considerável, inclusive o Stealth Tank, o tanque invisível, podendo ser ameaça para um exército G.D.I. No início quando jogado com NOD, um capanga do Kane te passa as missões (briefing), depois o careca da um tiro na cabeça dele e você passa a receber ordens do chefão em pessoa.
Tiradas do game original pra DOS
Você pode jogar o C&C: Tiberian Dawn e outros clássicos jogos da série (junto com o Dune 2000) no CnCNet, uma espécie de Battle.net independente destes jogos.
Você não precisa de ter nem a versão original nem essa versão Gold para jogar multiplayer, bastando apenas baixar o instalador da versão online no site da CnCNet e mandar ver!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Olá,
Caso alguém passe por aqui e leia , os principais fóruns deste jogo são:
– http://www.cncnz.com – Concentra o desenvolvimento e a manutenção do jogo
– http://www.cnc-comm.com – Concentra os jogadores online em geral
– http://www.tiberiumweb.com – Concentra os mapmakers de missões individuais
Todos em língua inglesa.
Eu estou por lá.
SOLO
@Solo: obrigado pela colaboração!