Sid Meier’s Civilization é um jogo de estratégia baseado em turnos para PC lançado pela MicroProse em 1991. Como o próprio nome diz, o criador do game é Sid Meier, que leva o mérito de ter inventado um dos games mais viciantes e populares do mundo.
O impacto foi tão grande que o game recrutou não apenas uma imensa legião de fãs (incluindo a Gaming Room) como também gerou sequências — começando com o Civilization II, um remake que expande bastante as possibilidades —, clones (tipo o Civ Evolution) e títulos que seguem a mesma linha, como o Colonization, do mesmo autor. Vale citar que o game é originalmente para MS-DOS, mas depois teve versões para Windows, Macintosh, Amiga, Atari ST, Super NES, PlayStation e quem sabe quais mais…
Podendo escolher entre várias civilizações clássicas como os romanos, egípcios, franceses dentre vários outros, o jogador devera conduzir esta através do teste do tempo… Para isso ele deve construir cidades, desenvolver tecnologias, maravilhas do mundo, estabelecer contato com outros civilizações, criar e armar seus exércitos e mais! A dinâmica do jogo era impressionante para a época, você não apenas pode simplesmente dominar e destruir uma civilização, mas também pode se aliar, trocar tecnologia, oferecer ajuda financeira ou militar…
Civilization, que com gráficos e efeitos sonoros simples, podia (e pode, para os mais nostálgicos) criar partidas extremamente complexas e emocionantes demandando desde vários minutos a algumas horas, dependendo da situação gerada.
Infelizmente não achamos nenhuma versão gratuita do game para adicionar no site. Mas vamos postar informações e outras coisas que podem ser interessantes…
No 39º episódio da nossa série Velharia, apresento e compartilho um pouco das minhas experiências com o Sid Meier’s Civilization, um jogo que definiu um gênero, e de modo indelével. Com gameplay (pedaços de uma enorme partida) e comentários.
Gravei também a introdução e a sequência de geração de mundo no game, usando o DOSBox pra rodar a versão de DOS e o modo de som Roland MT-32 MIDI Board. Pura nostalgia.
Dica: se você mandar procurar uma cidade no mapa, mesmo que ela não tenha sido descoberta pela sua civilização, a tela deve rolar até o local onde ela deve estar.
*estão de acordo com a versão original em inglês do game. Estes nomes podem mudar se o jogador quiser também.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!