Anno 1404 é um jogo de 2009 que combina construção de cidades, economia, manager, tycoon, descoberta, diplomacia e estratégia em tempo real. Levante metrópoles monumentais e desenvolva um império histórico!
Anno 1404, também conhecido como Dawn of Discovery, é um jogo de gerenciamento e construção de cidades e estratégia em tempo real que se passa do final da Idade Média, a verdadeira Idade das Luzes, à Renascença. Parte da série Anno, foi desenvolvido pela Related Designs e lançado originalmente em junho de 2009.
Publicado pela Ubisoft e disponibilizado para Windows, o Anno 1404 foi geralmente bem recebido pela crítica. Além disso, conta com milhares de análises positivas no Steam e 4,4 estrelas de 5 no GOG, pelo menos até o momento.
Em 2010, a expansão Anno 1404: Venice foi lançada, trazendo multiplayer, uma ambientação veneziana (sem o Diogo Mainardi), novas funcionalidades e possibilidades de interação, novos tipos de navios venezianos, gabinetes secretos para desenvolver, infiltração e sabotagem.
O vídeo acima é um trailer do Anno 1404.
Já o anterior mostra uns 20 minutos de jogatina do título.
Anno 1404 é uma combinação premiada de construção, economia, descoberta, diplomacia e combate. Levante metrópoles monumentais e desenvolva um império histórico idealizado no Oriente e na Veneza renascentista. O jogo também oferece suporte multiplayer, permitindo que você compartilhe essa experiência com seus amigos.
Crie sua própria nação com uma mistura única de simulação e estratégia em tempo real enquanto viaja pelo mundo para explorar, negociar e aprender tecnologias para expandir seu império e fazer sua própria história.
A campanha começa quando o jogador é enviado para administrar um feudo lhe concedido pelo Imperador, no Ocidente. O imperador não está bem e seu primo e tesoureiro, Lord Richard Northburgh, está construindo uma magnífica catedral para orar pela saúde do imperador. Enquanto isso, o cardeal Lúcio está se preparando para uma cruzada contra os sarracenos do Oriente, auxiliado por Guy Forcas.
Nos primeiros capítulos da campanha, se aprende os fundamentos do jogo e da economia ajudando Northburgh e Forcas com suprimentos e tarefas de construção, além de conhecer alguns dos outros personagens principais.
Conforme os navios dos cruzados deixam o porto, Northburgh começa a descobrir pistas para uma trama misteriosa. Ele e o jogador viajam para o Oriente e fazem amizade com o Grão-Vizir do Sultão, Al Zahir, quem ajuda a derrotar um bando de corsários otomanos e acabar com um esquema de tráfico de crianças. A trama se complica à medida que mais pistas revelam que um personagem principal está implicado em uma conspiração sinistra para derrubar o próprio imperador. Por se aproximar muito da verdade, Lord Northburgh é capturado e o jogador tem a tarefa de desvendar o mistério.
Ao longo dos próximos capítulos, o jogador deve conquistar novos aliados, convencer os líderes da Cruzada de que eles estão sendo manipulados sob falsos pretextos, sobreviver a circunstâncias terríveis para derrotar os vilões e restaurar o Imperador ao seu lugar de direito.
A campanha é dividida em oito capítulos, sendo que cada um pode ser jogado em 3 dificuldades diferentes: fácil, médio e difícil. Além dos elementos da história, a campanha serve como um tutorial para preparar o jogador para os cenários mais rigorosos e modos de game contínuos.
Todos os personagens principais encontrados na campanha também são encontrados no modo de cenários e podem ser selecionados como oponentes do computador em partidas contínuas, embora as ações destes durante a campanha não estejam relacionadas às suas ações nesses modos, exceto por terem personalidades semelhantes. Lord Northburgh e Al Zahir atuam como mentores e parceiros comerciais nos outros modos, de forma muito semelhante ao que fazem na campanha.
Tal como acontece com outros Anno, o jogador, de acordo com a vontade de seu país de origem não identificado, cria e gerencia seu feudo à parte das facções de IA. O jogador deve colonizar ilhas, planejar assentamentos, estabelecer fábricas e fazendas para atender às necessidades de seus cidadãos, estabelecer relações diplomáticas com algumas facções e se envolver em combate naval e terrestre com outros.
Um dos principais focos do jogo no sentido de “configuração da cidade” centra-se na construção de monumentos, nomeadamente uma catedral gótica e uma mesquita árabe. O processo de edificação desses monumentos dependem de certas condições que devem ser atendidas para continuar a construção. A construção da catedral se assemelha muito ao castelo/palácio (e ao Templo do Dragão Asiático) do Anno 1701. O jogador também precisa estocar material para iniciar tais projetos.
O comércio é um elemento essencial. As populações ocidentais não podem crescer além de um certo nível de sucesso sem a especiaria, e, mais tarde, o quartzo, que só podem ser obtidos em terras orientais. Embora as populações gerem renda tributável, é difícil gerar ouro suficiente para fazer investimentos de capital significativos sem amplo comércio. Isso é simplificado por um processo automático que permite a uma ilha disponibilizar recursos para os navios mercantes.
Conforme os jogadores progridem numa partida, ganham acesso a navios e tropas navais que lhes permitem invadir e derrotar outras facções.
Novas funcionalidades
O Anno 1404 apresenta uma interface atualizada, ilhas e mundos maiores para explorar, um modo sandbox e outros recursos inéditos na série Anno, distinguindo-o significantemente dos seus predecessores. Estes incluem:
Ocidente e Oriente
Como no caso do Anno 1701, o mundo do jogo é dividido em duas zonas culturalmente distintas, sendo elas inspiradas, embora não tenham a intenção de serem historicamente precisas, no noroeste da Europa renascentista e no Oriente Próximo medieval, conhecidos como Ocidente e Oriente, respectivamente.
Uma das principais diferenças entre Anno 1404 e seus predecessores é que os jogadores são obrigados a construir assentamentos ocidentais e orientais simultaneamente para que seus habitantes e estruturas disponíveis avancem.
Apesar da adição de assentamentos orientais gerenciados pelos jogadores, o Ocidente continua sendo o foco principal de uma partida, com o Oriente atuando mais como um parceiro comercial para que os ocidentais progridam. Para que isso ocorra, produtos orientais como especiarias, índigo e quartzo devem ser produzidos e exportados.
Níveis de habitação
Há um total de seis níveis de habitação, incluindo assentamentos ocidentais e orientais (um a mais do que os níveis incluídos no Anno 1701). Os quatro níveis ocidentais são camponeses, cidadãos, patrícios e nobres. Os dois níveis orientais são nômades e enviados. No Ocidente, o jogador começa construindo moradias camponesas, enquanto no oriente começa-se com moradias nômades, que avançam quando certas condições, como a construção de edifícios específicos – tais como uma prisão para devedores, casa de banhos ou uma catedral – são satisfeitas.
Classes de civilização
Em Anno 1701, todas as estruturas residenciais podem ser avançadas para a classe mais alta, de modo que uma cidade poderia ser inteiramente composta de aristocratas no final de uma partida. Em Anno 1404, é obrigatório ter vários camponeses para suportar uma quantidade moderada de cidadãos que, por sua vez, suportam vários patrícios e nobres. Existem vários outros fatores que podem impactar a proporção da classe baixa para a classe alta, no entanto. Por exemplo, o número de enviados estabelecidos nos assentamentos orientais do jogador irá satisfazer a soma dos camponeses e cidadãos necessários para suportar patrícios e nobres nos assentamentos ocidentais.
Novos produtos
Como o jogo se passa no ano de 1404, a gama de produtos disponíveis é significativamente diferente dos jogos anteriores, que ocorreram mais tarde na história (embora peixe e cerveja tenham sido mantidos). Alguns dos novos bens incluem especiarias, pão, carne, castiçais, gibões de couro e mantos de brocado para o Ocidente e tâmaras, leite, tapetes, colares de pérolas e maçapão para o Oriente.
Quests
Embora não seja algo que tenha surgido no Anno 1404, este apresenta muito mais quests do que os jogos anteriores da série. Estas são dadas em intervalos diferentes por poderes neutros, mentores como Northburgh e Al Zahir, e por várias pessoas que vivem nas aldeias do jogador. Os oponentes, ao se tornarem aliados por meio da diplomacia, também oferecerão quests ao jogador.
As missões oferecem recompensas como pontos de honra, navios, ouro, bens ou upgrades para assentamentos e/ou navios, como itens para aumentar a produção de bens numa cidade ou aumentar o poder de fogo de uma embarcação.
Existem vários tipos de missões, incluindo busca, afundamento de navios inimigos ou localização de indivíduos específicos em um assentamento (um minigame semelhante a Where’s Waldo). Algumas dessas quests podem ser bastante complicadas, ramificando-se em várias missões secundárias em cadeia.
Achievements
O Anno 1404 e seu add-on Venice adicionam a possibilidade de recompensas ao jogador, que podem ser vistas como “marcos” e variam de bastante fáceis a extremamente difíceis, uma vez que muitas delas estão “escondidas”, e são divididas em 5 categorias: diplomacia, configuração, econômica, militar e geral. Muitas das conquistas estão interligadas, sendo parte de outra conquista “maior”.
O jogo base traz 206 conquistas, enquanto a Venice adiciona mais 110, totalizando 316. A partir do patch 2.1/1.3 nem todas as conquistas são alcançáveis, pois erros de sintaxe nos arquivos xml do jogos ainda estão presentes. Tentar corrigir esses arquivos fará com que a conquista não seja concedida, pois o jogo reconhece isso como hack. Isso foi resolvido por um patch não oficial feito por algum usuário. Não sei dizer se as edições distribuídas atualmente já vem com este patch.
Lançada em 26 de fevereiro de 2010, Anno 1404: Venice é uma expansão que inclui 15 novos cenários, um sistema de espionagem, ilhas vulcânicas, mansão pessoal de muitas partes, novas estruturas ornamentais (como o Pilar de São Marcos), duas novos tipos de quest (corrida de navios e corsário) e um terceiro poder NPC conhecido como o dignitário veneziano Giacomo Garibaldi, quem permite sabotar as cidades de outros jogadores e/ou comprá-las.
A Venice permite jogar os 6 cenários originais do jogo básico, mas com todos os recursos adicionais e melhorias do add-on. É possível também que um jogador assuma o controle de cidades inimigas graças à sua influência no conselho do conselho das cidades. Além disso, a expansão da opção de solicitar uma missão para ganhar mais pontos de honra e ou moedas/mercadorias de ouro.
Originalmente, havia também três novos NPCs planejados, mas foram descartados por razões desconhecidas.
Atualmente, o Anno 1404: Venice é distribuído junto do jogo base nas principais lojas digitais (saiba mais).
O Anno 1404 é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para Windows nas lojas do GOG, Steam, Epic e Ubisoft. O nosso link para download leva à versão do GOG (Anno 1404: Gold Edition), a qual vem com manuais, o add-on Anno 1404: Venice, garantia de satisfação em 30 dias ou seu dinheiro de volta e sem DRM, o que significa que você não precisa de estar online pra jogar etc.
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