Surf, frisbee, bicicross, patins, skate e embaixadas. Vai ser um verão quentíssimo!
7 de janeiro de 2024
Jogos de Verão, conhecido internacionalmente como California Games, é um game onde se compete em várias modalidades esportivas tentando bater seus próprios recordes ou dos outros jogadores. Foi desenvolvido pela Epyx e lançado inicialmente em 1987.
As competições são feitas em seis tipos esportes ao ar livre, algumas radicais como skate ou surfe no oceano cheio de tubarões, e que seriam as preferidas nas ruas do estado americano da Califórnia. Trata-se de um jogo de sucesso no mercado e de críticas, que ganhou vários ports e uma sequência, California Games II, e inspirou vários outros títulos.
Tenho o Jogos de Verão de Master System e lembro bastante de meus irmãos, meu pai, meus tios e eu tentando entender e dominar cada modalidade, um desafio em si antes de preocupar em bater os recordes dos outros. São boas memórias.
O vídeo acima é um do quadro Discórdia Game, do Defenestrando Jogos, onde o pessoal compara e briga pra ver qual versão do Jogos de Verão é a melhor, a de Master ou de Mega.
Já o anterior, do canal World of Longplays, mostra o jogo inteiro sendo dominado, sem comentários.
Apresentação (Master System)
Aí, cara! Prepare-se para o que há de mais moderno em vídeo! O Jogos de Verão da Sega levam você às praias ensolaradas e aos desertos da costa da Califórnia para praticar esportes radicais.
Suba no skate. Pegue as ondas até o paraíso do surf. Cruze o concreto com patins na pista irregular de uma BMX. Teste os dedos dos pés com na embaixadinha ou a sua longa concentração com um disco voador. Muito louco!
Mas há mais. Você pode jogar com até 8 de seus amigos. Pratique eventos. Compita em um, alguns ou todos para se tornar o campeão total da Califórnia! E dá pra jogar por alguns dos times mais badalados do mundo, representando os nomes mais pesados do circuito.
Então, o que você está esperando? Pegue sua prancha e prepare-se para alcançar um novo nível radical da Sega!
Gameplay
O California Games são os “Extreme Games” originais – o que a geração de hoje pode chamar de “X-Games ao sol”. Os jogadores podem selecionar patrocinadores (ausentes em algumas versões) e competir em eventos como skate, foot bag, surf, patins, disco voador (frisbee) e BMX. A prova de surf é classificada por juízes, que dão uma pontuação para ajudar os jogadores a melhorar sua rotina.
Os eventos disponíveis variam um pouco dependendo da versão, mas são os seguintes:
Half-pipe (Skate);
Foot Bag (Embaixadinha);
Surfing (Surfe), estrelando Rippin’ Rick;
Skating (Patins);
BMX (Bicicross);
Flying disc (Frisbee).
Curiosidades
California Games foi listado no livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die (algo como “1001 Games que Você Tem que Jogar Antes de Morrer”), de autoria do General Editor Tony Mott. Outros jogos listados nesta obra são o MDK, Flashback, Fallout e Serious Sam: The First Encounter, só pra se ter uma ideia.
A música de título do Jogos de Verão é uma versão de Louie Louie, original de Richard Berry, canção da qual vários artistas. incluindo o Motorhead, fizeram cover também.
Vários membros da equipe de desenvolvimento passaram para outros projetos. Chuck Sommerville, o designer do half-pipe, criou mais tarde Chip’s Challenge, enquanto Ken Nicholson, designer do footbag, foi o inventor da tecnologia usada no DirectX da Microsoft Kevin Norman, designer do BMX, fundou a empresa de software científico educacional Norman & Globus, fabricante da série de produtos ElectroWiz.
O design de som da versão original de California Games foi feito por Chris Grigg, membro da banda Negativland.
O game na versão de Master System não dá créditos ao programador Mark Cerny.
Em algumas versões, durante o flying disk, ao deixar os controles sozinhos por tempo suficiente, você verá um alienígena sequestrando seu parceiro no radar, na parte superior da tela.
O Jogos de Verão foi publicado originalmente pela própria Epyx na América do Norte e U.S. Gold na Europa. Saiu primeiro para Commodore 64 e Apple II, o que se deu em 1987. Foi posteriormente levado a vários outros sistemas, alguns publicados por outras firmas. Aliás, as versões de Master e Mega foram publicadas pela Sega internacionalmente e distribuídas no Brasil pela Tec Toy.
A versão de Mega Drive foi portada pela Appaloosa Interactive (então Novotrade Software), a mesma desenvolvedora do Cyborg Justice. A de Master foi a própria Sega que portou.
A versão de Atari Lynx era o jogo incluído para o sistema quando foi lançado em junho de 1989.
O manual da versão de Lynx, diz: “Marque 50 pontos extras por acertar o bico da gaivota com o footbag (mas apenas neste jogo – seja gentil com os passarinhos nos outros eventos)“.
Embora o skating tenha sido retirado da versão de Lynx do jogo, ainda pode-se ver a garota patinando durante a tela de high scores.
Mesmo que o port de Lynx oficialmente suporte apenas 2 jogadores, dá pra mandar ComLynx até quatro se todos ligarem seus Lynxes simultaneamente. Pode demorar algumas tentativas, mas é possível. A parada fica um pouco mais lenta neste modo sempre que mais de dois jogadores estão na tela ao mesmo tempo.
Ainda falando sobre o port de Lynx, a onda na seção de surf se move da direita para a esquerda. Em todas as outras versões do jogo, a onda move-se da esquerda para a direita.
Ao jogar California Games em um PC com RAM suficiente, você receberá uma mensagem como esta:”You’ve got 167K RAM more than you need, dude. That’s gnarly!”, algo como “Você tem 167K de RAM a mais do que precisa, cara. Isso é perigoso!”, considerando gnarly como uma gíria do surfe.
Uma versão para Atari XE foi planejada e contratada pela Atari Corp. para a Epyx em 1988, mas nenhum código foi entregue dentro do prazo de publicação.
Num dos clássicos encartes da Tec Toy, o Jogos de Verão é apresentado com o texto: “Faz um super sol nas mais baladas praias da Califórnia. Os jogadores podem competir nas seguintes modalidades: surf, frisbee, bicicross, patins, skate e embaixadas. Vai ser um verão quentíssimo“.
O jogo foi seguido em 1990 por California Games II, mas a sequência não conseguiu igualar o sucesso do original, que teve mais êxito em inspirar vários outros títulos, um deles o Fiendish Freddy’s Big Top o’ Fun.
Uma série de televisão do California Games foi considerada no final dos anos 1980 como parte do Super Mario Bros. Power Hour, um bloco de animação de uma hora de adaptações de videogame focadas na Nintendo. A arte conceitual foi produzida para o projeto pela DIC Animation City. Apenas os segmentos de Mario e Zelda para o bloco foram produzidos, sendo exibidos em 1989 como parte do The Super Mario Bros.
O jogo foi lançado para telefones celulares no formato Java, com o CEO da System 3, Mark Cale, afirmando que o jogo estaria disponível no futuro como um produto de varejo e um produto online para PlayStation 3, Wii e Nintendo DS.
A versão de Commodore 64 foi lançada para o serviço Virtual Console do Wii na Europa em 11 de abril de 2008, e na América do Norte em 6 de julho de 2009.
Footbag foi a primeira modalidade que consegui dominar e bater um recorde. Lembro que no manual traduzido da Tec Toy do Master System, a manobra Doda era traduzido como “Cabeça Doida”. A Reverse Doda devia ser “Cabeça Doida Reversa”.
Versão de Atari 2600
Eu não sabia, mas existe uma versão de Atari 2600 dos California Games, lançada nos últimos anos do domínio da Atari no mercado de consoles domésticos, era um dos poucos jogos que usavam 16K de memória. O Atari 2600 foi projetado para rodar apenas cartuchos de tamanho 2K e 4K. Os que foram escritos para exceder a limitação de memória de 4K exigiam a técnica de “troca de banco” para acessar cartuchos de jogos de 8K, 12K e até 16K.
Acontece que memória era ainda mais cara na década de 1980, mas o público queria jogos cada vez mais avançados, especialmente porque já se passaram vários anos desde o lançamento de muitos sistemas populares de computador doméstico de 8 bits que inundavam o mercado e reduziam custos. E com o NES acabando de ser lançado, o Atari 2600 estava começando a parecer muito desatualizado.
Para satisfazer o desejo do público, criar um jogo maior para o Atari 2600 era a única maneira de fazê-lo. Para lidar com a expansividade de seus projetos, a Epyx lançou todos os três jogos baseados nas Olimpíadas com vários chips ROM igualando os 16K necessários. Usando a troca de banco, os vários chips ROM poderiam ser acessados e trocados conforme necessário. E tudo isso foi incorporado em um cartucho Atari 2600 de tamanho padrão.
Engenhoso.
Gráficos
California Games foi um dos poucos jogos lançados que levou o CGA ao seu limite, usando um truque de tempo/hardware para obter mais cores na tela chamado de modo “MORE-color” (em oposição ao modo normal de “4 cores”) e obteve 7 cores diferentes na mesma tela, alternando de uma paleta de cores para outra em uma linha de varredura específica.
Esta mudança foi bastante bem mascarada ao
certificar-se de que os gráficos tivessem um limite horizontal em algum lugar da tela que não pareceria esquisito com uma troca de cores, e
mudar da paleta vermelho-verde-amarelo para uma paleta vermelha-ciano-branca ajustada e usando a cor vermelha comum para mascarar a mudança.
Embora estes gráficos não fossem tão bons quanto EGA, eram definitivamente muito melhores do que o que a CGA normalmente poderia produzir. Entretanto, embora esta técnica tenha sido usada em outros jogos (como Jungle Hunt), nenhum funcionou tão bem como em California Games. Esta técnica só funciona em máquinas de 4,77 MHz.
Prêmios e honrarias
Como já deve ter sido dito, o Jogos de Verão foi um grande sucesso. Seu maior legado provavelmente é a sua influência, que pode ser vista at é hoje em dia, mas também alcançou algumas conquistas:
Fenômeno de crítica e mercado, California Games vendeu mais 300.000 cópias vendidas em seus primeiros nove meses, foi o jogo da Epyx de maior sucesso, superando cada um dos quatro títulos anteriores e dois títulos subsequentes da série. O CEO Dave Morse disse que foi o primeiro trabalho da Epyx a atrair igualmente meninos e meninas durante os testes.
O jogo ultrapassou 500.000 unidades vendidas em 1989, época em que a Video Games & Computer Entertainment informou que as vendas “ainda estavam aumentando”.
A revista Commodore Format, em sua edição de número 5 (fevereiro de 1991), listou o Jogos de Verão no seu artigo de A a Z de games clássicos.
A edição #42 da mesma revista (março de 1994), listou o título no seu “The Path to Righteousness: 20 Essential Games”.
Os leitores da ZZAP! 64, no Newsfield Reader’s Awards 1987, consideraram o Jogos de Verão como o melhor game.
Em 1996, a Next Generation listou a série “Games” coletivamente como número 89 em seus “100 melhores jogos de todos os tempos”. A revista afirmou que embora os jogos tivessem ótimos gráficos para a época, suas qualidades mais marcantes eram os modos multiplayer competitivos e o “nível de controle que ainda não foi igualado”
Em 2004, a versão de Atari Lynx dos California Games foi incluída na lista dos melhores jogos de todos os tempos d0 GameSpot.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.Você pode pular direto para o fim e deixar um comentário. Pings estão desativados.
Lembro de quando via o Master System exposto em lojas de eletrodomésticos, na época o video game e os produtos da TECTOY era muito caro!!!! Lembro que o Master System era mais caro do que um Video cassete de 4 cabeças da Toshiba que era muito visado na época, com o tempo acabei comprando mesmo foi um Top Game VG 9000 da CCE usado!!!! Só fui jogar o Master System em casa de amigos e ali foi onde joguei bastante Jogos de Verão!!!! A versão Nes é bem fraca, e por incrível que pareça a versão Master system superou até a versão Mega Drive…no Nes o único jogo que gostei desse estilo foi o clássico Track Fiel II, que considero bom!!!! Muitos jogos saíram melhor no Master do que no Nes, e olhe que sempre tinha alguém para dizer ¨Nes é melhor do que o Master System em termos de gráficos e música¨!!!! Até hoje lembro do desenho Zillion onde JJ estáva lá jogando no Master System, bons tempos de antigamente!!!! Valeu!!!!
compartilho muito dessas lembranças. Aqui tinha a Loja Bakana, quando dava eu ia lá ficar jogando kkkk e sim, muitos jogos deram mais certo no Master do que em outras plataformas, e existe um debate se o Jogos de Verão deste console é melhor que o do Mega!
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc.
Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam
(e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou
de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes.
O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação.
Dados pessoais não serão publicados.
O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.
Lembro de quando via o Master System exposto em lojas de eletrodomésticos, na época o video game e os produtos da TECTOY era muito caro!!!! Lembro que o Master System era mais caro do que um Video cassete de 4 cabeças da Toshiba que era muito visado na época, com o tempo acabei comprando mesmo foi um Top Game VG 9000 da CCE usado!!!! Só fui jogar o Master System em casa de amigos e ali foi onde joguei bastante Jogos de Verão!!!! A versão Nes é bem fraca, e por incrível que pareça a versão Master system superou até a versão Mega Drive…no Nes o único jogo que gostei desse estilo foi o clássico Track Fiel II, que considero bom!!!! Muitos jogos saíram melhor no Master do que no Nes, e olhe que sempre tinha alguém para dizer ¨Nes é melhor do que o Master System em termos de gráficos e música¨!!!! Até hoje lembro do desenho Zillion onde JJ estáva lá jogando no Master System, bons tempos de antigamente!!!! Valeu!!!!
compartilho muito dessas lembranças. Aqui tinha a Loja Bakana, quando dava eu ia lá ficar jogando kkkk e sim, muitos jogos deram mais certo no Master do que em outras plataformas, e existe um debate se o Jogos de Verão deste console é melhor que o do Mega!
Abraços!