Hyper V-Ball
Vôlei com equipes masculinas, femininas e de robôs.
Hyper V-Ball, conhecido com Super Volley 2 (スーパーバレーⅡ ) no Japão, é um jogo de voleibol com visão lateral baseado no Power Spikes de fliperama, embora com elementos de ficção científica, e sequência do Super Volleyball (1989). Foi desenvolvido por Video System e lançado inicialmente no Natal de 1992.
Publicado originalmente pela própria Video System e disponibilizado para Super Nintendo, este jogo foi recebido de forma mista pela crítica. O Hyper V-Ball ganhou uma sequência em 1994, Power Spikes II.
Vídeos
Acima, temos uma análise do Hyper V-Ball em inglês.
Já o segundo vídeo promete a gameplay e detonado do game diretamente do SNES. Esse conta com comentários em português.
Gameplay
Tal qual é o caso de toda sua série, toda a ação de Hyper V-Ball é vista de uma perspectiva lateral, o que significa que só é possível mover os jogadores para a esquerda ou direita. Pode-se escolher entre três ligas diferentes: masculina, feminina e a Hyper League, que é a liga dos robôs, os quais tem movimentos especiais (embora os atletas humanos garantam obviamente mais realismo ao jogo).
Dois botões são usados para controlar a bola, um para ações normais e outro para Hyper Plays, ataques especiais que só podem ser aprendidos e usados na Hyper League. A forma como um atleta irá bloquear ou atacar depende da velocidade da bola e da posição do atleta. Os membros da equipe que não estão sob o controle direto do jogador também agirão por conta própria, posicionando-se ou preparando espinhos. No entanto, eles não bloquearão as cortadas por conta própria, mas é possível permitir que atletas que não estejam sob controle direto bloqueiem os picos pressionando um dos botões de ação no momento certo.
O jogo consiste em duas equipes de quatro jogadores, muito embora conste o nome de seis ao longo da partida, e deve-se enfrentar as demais seleções buscando o título mundial.
Equipes
Masculinas
- Canadá
- Argélia
- China
- Espanha
- Brasil
- Japão
- Holanda
- França
- Estados Unidos
- Cuba
- Itália
- União Soviética
Femininas
- Espanha;
- Holanda;
- Estados Unidos;
- Japão;
- Brasil;
- China;
- Cuba;
- Rússia.
Hyper League
- Lethal Machines;
- Metal Breakers;
- Power Spikers;
- Turbo Force;
- Neo Crashers;
- Steel Strikers;
- Iron Fangs;
- Grooscaps.
Curiosidades
- A trilha sonora de Hyper V-Ball foi composta por Naoki Itamura.
- De acordo com a Wikipedia, este “jogo é a sequência de Super Volleyball, do Mega Drive e TurboGrafx-16. É, também, um port de Power Spikes II, lançado exclusivamente para Neo Geo“. Entretanto, creio que isto é um dos erros da Wikipedia, acho este jogo é um port do Power Spikes 1 mesmo, como consta no Arcade History e também pelas datas de lançamento (o Power Spikes II saiu um ano depois do Hyper V-Ball.
- O jogo foi lançado inicialmente no Japão, o que se deu em 26 de dezembro de 1992, publicado pela própria Video System. Na França, saiu em 1994, publicado pela Ubi Soft Entertainment Software. No mercado americano, o Hyper V-Ball foi lançado em 1994, publicado pela McO’RIVER Inc.
- Se você traduzir スーパーバレーⅡ do japonês pra inglês, vai sair “Super Valley II”, mas se colocar Super Volley II do inglês ao japonês vai sair “スーパーバレーⅡ”. Ou seja, vai entender…
Créditos
- Produtor: Takayuki Uesugi;
- Programador: Moo Yagiyama;
- Designer gráfico: Tetsuo Akamatsu;
- Compositor: Naoki Itamura;
- Agradecimentos especiais: a toda a equipe do Super Volley 2;
- Produzido por McO’River Inc.
Screenshots
As capturas acima foram ampliadas e kibadas do MobyGames.Mais informações e voleibol
Referências
- Power Spikes @ Arcade History – Acessado em 22 de janeiro de 2024.
Informações adicionais
- Categoria: Esportes
- Tags: Ficção científica, Jogos antigos, Robôs, Side-scrolling, SNES, Super Volleyball (Série), Vôlei
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 171
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Lembro de ir a uma locadora de Brasília-DF e lá conheci o clássico Super Volleybal do Mega Drive, fiquei impressionado com o jogo!!!! Com o tempo conheci a versão Super Nintendo e a outra do Neo Geo…gosto da jogabilidade, jogava em casa de amigos…porque eu nunca tive um Super Nintendo, essa fase de jogos 16 bits vivia em locadoras e fliperamas essa é a verdade!!!! Muitas vezes quem gostava desse tipo de jogo era quem gostava de jogar Volleyball…e foi isso o que me atraiu ao jogo, já que a molecada aqui perto de casa gostava mais do Ronaldinho Soccer, jogos de futebol e luta!!!! Tenho boas lembranças da época, bons tempos de antigamente!!!! Valeu!!!!
eu via o Power Spikes no fliperama e achava muito louco, mas tentava jogar e só apanhava kkkkkk
Parabéns pela a matéria em si, vcs sabem apresentar e relembrar grandes jogos que fizeram parte da vida de muitos!!!! As vezes eu jogo esses clássicos para relembrar a época em que tinha mais amigos do que hoje, essa é a verdade…hoje amigos são poucos e praticamente gosto de jogar jogos antigos, valeu!!!!
Quando eu era pequeno e ficava com vontade de jogar algum game e não podia, por algum motivo ou outro, ficava anotando informações sobre o mesmo e tentando desenhar as cenas. Era um bom passatempo até poder jogar de novo o tal game, mas depois acabava que virava uma espécie de guia também, pois tinha golpes, dicas, essas coisas. tento fazer isso aqui na medida do possível.
Eu praticamente comprava revistas de games e ia na casa da galera com pretexto de jogar e ao mesmo tempo mostrar a revista, era uma tática que eu fazia na época…era triste não ter vídeo game e depender dos outros para jogar, mas tenho boas lembranças da época quando via a galera!!!! Lembro que nas revistas tinha aquela sessão em que o leitor mandava o desenho de alguma cena de jogo ou personagem…eral legal aquela época, valeu!!!!