Hyper V-Ball

Vôlei com equipes masculinas, femininas e de robôs.


27 de janeiro de 2024

Hyper V-Ball, conhecido com Super Volley 2 (スーパーバレーⅡ ) no Japão, é um jogo de voleibol com visão lateral baseado no Power Spikes de fliperama, embora com elementos de ficção científica, e sequência do Super Volleyball (1989). Foi desenvolvido por Video System e lançado inicialmente no Natal de 1992.

Publicado originalmente pela própria Video System e disponibilizado para Super Nintendo, este jogo foi recebido de forma mista pela crítica. O Hyper V-Ball ganhou uma sequência em 1994, Power Spikes II.

Vídeos

Acima, temos uma análise do Hyper V-Ball em inglês.

Já o segundo vídeo promete a gameplay e detonado do game diretamente do SNES. Esse conta com comentários em português.

Gameplay

Tal qual é o caso de toda sua série, toda a ação de Hyper V-Ball é vista de uma perspectiva lateral, o que significa que só é possível mover os jogadores para a esquerda ou direita. Pode-se escolher entre três ligas diferentes: masculina, feminina e a Hyper League, que é a liga dos robôs, os quais tem movimentos especiais (embora os atletas humanos garantam obviamente mais realismo ao jogo).

Dois botões são usados para controlar a bola, um para ações normais e outro para Hyper Plays, ataques especiais que só podem ser aprendidos e usados na Hyper League. A forma como um atleta irá bloquear ou atacar depende da velocidade da bola e da posição do atleta. Os membros da equipe que não estão sob o controle direto do jogador também agirão por conta própria, posicionando-se ou preparando espinhos. No entanto, eles não bloquearão as cortadas por conta própria, mas é possível permitir que atletas que não estejam sob controle direto bloqueiem os picos pressionando um dos botões de ação no momento certo.

O jogo consiste em duas equipes de quatro jogadores, muito embora conste o nome de seis ao longo da partida, e deve-se enfrentar as demais seleções buscando o título mundial.

Equipes

Masculinas

  • Canadá
  • Argélia
  • China
  • Espanha
  • Brasil
  • Japão
  • Holanda
  • França
  • Estados Unidos
  • Cuba
  • Itália
  • União Soviética

Femininas

  • Espanha;
  • Holanda;
  • Estados Unidos;
  • Japão;
  • Brasil;
  • China;
  • Cuba;
  • Rússia.

Hyper League

  • Lethal Machines;
  • Metal Breakers;
  • Power Spikers;
  • Turbo Force;
  • Neo Crashers;
  • Steel Strikers;
  • Iron Fangs;
  • Grooscaps.

Curiosidades

  • A trilha sonora de Hyper V-Ball foi composta por Naoki Itamura.
  • De acordo com a Wikipedia, este “jogo é a sequência de Super Volleyball, do Mega Drive e TurboGrafx-16. É, também, um port de Power Spikes II, lançado exclusivamente para Neo Geo“. Entretanto, creio que isto é um dos erros da Wikipedia, acho este jogo é um port do Power Spikes 1 mesmo, como consta no Arcade History e também pelas datas de lançamento (o Power Spikes II saiu um ano depois do Hyper V-Ball.
  • O jogo foi lançado inicialmente no Japão, o que se deu em 26 de dezembro de 1992, publicado pela própria Video System. Na França, saiu em 1994, publicado pela Ubi Soft Entertainment Software. No mercado americano, o Hyper V-Ball foi lançado em 1994, publicado pela McO’RIVER Inc.
  • Se você traduzir スーパーバレーⅡ do japonês pra inglês, vai sair “Super Valley II”, mas se colocar Super Volley II do inglês ao japonês vai sair “スーパーバレーⅡ”. Ou seja, vai entender…

Créditos

  • Produtor: Takayuki Uesugi;
  • Programador: Moo Yagiyama;
  • Designer gráfico: Tetsuo Akamatsu;
  • Compositor: Naoki Itamura;
  • Agradecimentos especiais: a toda a equipe do Super Volley 2;
  • Produzido por McO’River Inc.

Screenshots

As capturas acima foram ampliadas e kibadas do MobyGames.

Mais informações e voleibol

Referências

  1. Power Spikes @ Arcade History – Acessado em 22 de janeiro de 2024.

Informações adicionais

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5 comentários para “Hyper V-Ball”

  1. Helinux disse:

    Lembro de ir a uma locadora de Brasília-DF e lá conheci o clássico Super Volleybal do Mega Drive, fiquei impressionado com o jogo!!!! Com o tempo conheci a versão Super Nintendo e a outra do Neo Geo…gosto da jogabilidade, jogava em casa de amigos…porque eu nunca tive um Super Nintendo, essa fase de jogos 16 bits vivia em locadoras e fliperamas essa é a verdade!!!! Muitas vezes quem gostava desse tipo de jogo era quem gostava de jogar Volleyball…e foi isso o que me atraiu ao jogo, já que a molecada aqui perto de casa gostava mais do Ronaldinho Soccer, jogos de futebol e luta!!!! Tenho boas lembranças da época, bons tempos de antigamente!!!! Valeu!!!!

    • Facínora disse:

      eu via o Power Spikes no fliperama e achava muito louco, mas tentava jogar e só apanhava kkkkkk

      • Helinux disse:

        Parabéns pela a matéria em si, vcs sabem apresentar e relembrar grandes jogos que fizeram parte da vida de muitos!!!! As vezes eu jogo esses clássicos para relembrar a época em que tinha mais amigos do que hoje, essa é a verdade…hoje amigos são poucos e praticamente gosto de jogar jogos antigos, valeu!!!!

        • Facínora disse:

          Quando eu era pequeno e ficava com vontade de jogar algum game e não podia, por algum motivo ou outro, ficava anotando informações sobre o mesmo e tentando desenhar as cenas. Era um bom passatempo até poder jogar de novo o tal game, mas depois acabava que virava uma espécie de guia também, pois tinha golpes, dicas, essas coisas. tento fazer isso aqui na medida do possível.

          • Helinux disse:

            Eu praticamente comprava revistas de games e ia na casa da galera com pretexto de jogar e ao mesmo tempo mostrar a revista, era uma tática que eu fazia na época…era triste não ter vídeo game e depender dos outros para jogar, mas tenho boas lembranças da época quando via a galera!!!! Lembro que nas revistas tinha aquela sessão em que o leitor mandava o desenho de alguma cena de jogo ou personagem…eral legal aquela época, valeu!!!!

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