Virtua Racing é um jogo de Fórmula 1 desenvolvido pela Sega e lançado em outubro de 1992 para os fliperamas, sendo o primeiro jogo de corrida a ser totalmente renderizado com gráficos poligonais, sendo estes sombreados e preenchidos.
Virtua Racing, ou apenas V.R., é um jogo de Fórmula 1 e o primeiro de corrida a ser totalmente renderizado com gráficos poligonais, sendo estes sombreados e preenchidos. Foi desenvolvido pela Sega e inicialmente lançado em outubro de 1992.
Considerado um dos games mais influentes de todos os tempos, o Virtua Racing lançou os parâmetros que guiariam os jogos de corridas tridimensionais subsequentes e popularizou os gráficos poligonais 3D. De fato, lembro que o Virtua Racing era do baralho. Nesta época, quando a Sega inventava de caprichar, não brincava em serviço.
Mesmo depois que esse título já não era mais nenhum lançamento e “custava” apenas uma ficha, em casa, a gente jogava o Formula One Grand Prix para quebrar o galho, que embora seja um excelente game de F1 para PC, não tinha a mesma sensação de velocidade do clássico da Sega.
Acima temos o Virtua Racing sendo defenestrado em mais um episódio do Fliperama Nostálgico, uma série do canal Defenestrando Jogos. Além do gameplay e imagens diversas do game, o vídeo compartilha várias informações e curiosidades sobre o mesmo e é a principal fonte de dados que usamos para montar este post.
O jogo de arcade original tem três níveis de dificuldades: o novato é “Big Forest”, o intermediário é “Bay Bridge” e o especialista é “Acropolis”. Cada nível tem sua própria característica especial: por exemplo, o parque de diversões em “Big Forest”, ou a própria “Bay Bridge”, ou o hairpin apertado da “Acropolis”.
Além dos gráficos sublimes e excelente jogabilidade, Virtua Racing também permitiu que os jogadores mudassem os ângulos das câmera para se adequarem ao seu estilo preferido. Esse recurso, chamado de V.R. View System, foi então usado na maioria dos futuros títulos do gênero de fliperama da Sega, o que é um dos destaques do épico Daytona USA, aliás.
No mais, é um jogo de corrida esportiva mesmo, onde tem-se que ultrapassar os adversários em pistas variadas e tal. O jogador também tem que alcançar os checkpoints, sendo a linha de chegada apenas um deles, antes que o tempo acabe e dê game over. Claro que a diversão era maior ainda quando tinham mais pilotos humanos disputando, e, pelo que vi, os gabinetes podiam ser linkados para até oito pessoas jogarem simultaneamente (embora o mais comum fossem máquinas para apenas duas pessoas mesmo). Eu lembro que o Virtua Racing, assim como o Daytona, dava uma nerfada no piloto que estava à frente quando se jogava no multiplayer, mas posso estar enganado…
O V.R. foi portado para consoles caseiros posteriormente, como o Mega Drive (1994) [7], Sega 32x no Virtua Racing Deluxe, (1994), Saturn no TimeRank Interactive’s V.R. – Virtua Racing (1995) e pro PlayStation 2 no Sega Ages 2500 Series Vol. 8: V.R. – Virtua Racing Flat Out (2004) e no Sega Classics Collection (2005).
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