Out Run

Out Run é um clássico jogo de corrida de grande sucesso de 86 que se tornou um dos games mais vendidos de sua época, notável por ser inovador e por apresentar um tema que fugiu do padrão do gênero na época.


17 de abril de 2019

Out Run (アウトラン), também grafado como OutRun, é um clássico jogo de corrida desenvolvido pela Sega e originalmente lançado aos fliperamas em 20 de setembro de 1986.

Publicado pela própria Sega e sucesso de crítica e de mercado, Out Run se tornou um dos games mais vendidos de sua época, sendo notável por ser inovador devido aos seus excelentes gráficos com a famosa tecnologia sprite-scaling, o seu robusto hardware, gameplay não linear e trilha sonora selecionável, características pioneiras até então.

A premissa de Out Run também fugiu um pouco do tema de Fórmula 1, que dominava os jogos de corrida até então, trazendo, no lugar deste esporte, uma maquina possante, o vento no cabelo e uma loira pistoleira ao lado… É bem a cara dos anos 80, com um tema bem casual e despojado, mas sem deixar de ser um tanto quanto extravagante. E a fórmula deu certo, com o jogo deixando um legado impressionante, o que inclui vários ports e sequências.

Vídeos

Acima, temos o gameplay comentada do Out Run feita pelo canal Defenestrando Jogos. Trata-se de mais um Fliperama Nostálgico, uma série que apresenta títulos antigos dos arcades de uma forma descontraída, mas informativa.

Já o próximo é um longplay da versão de Amiga do game. O vídeo é bem antigo, a thumb tá até “mofada”, mas dá pra assistir tranquilo.

Gameplay

Em Out Run, o jogador guia uma Ferrari Testarossa vermelha através de uma série de locais americanos, tentando alcançar os checkpoints em cada fase antes do tempo acabar (o que significa game over), sendo que cada checkpoint aumenta o tempo restante. A perspectiva é em terceira pessoa, com a câmera colocada perto do chão, o que pode acabar limitando a visão do jogador à distância.

No final de cada fase, os jogadores vão ter que escolher um dos caminhos de uma bifurcação na estrada, o que leva a diferentes cenários. As estradas estão repletas de tráfego civil que deve ser cuidadosamente evitado, se não o jogador vai acabar sendo desacelerado e perderá tempo.

Para além de poderem escolher rotas, os jogadores também podem escolher qual a música da excelente trilha sonora do jogo vai tocar no som do carro. As músicas são ‘Magical Sound Shower’, ‘Passing Breeze’ e ‘Splash Wave’.

Curiosidades

  • É comum ver o Out Run sendo estilizado como OutRun e até Outrun.
  • O esquema da escolha do caminho não foi inventado no Out Run. Ele já existia no TX-1, um jogo da Tatsumi de 1983.
  • O Out Run podia ser encontrado em um dos gabinetes mais extravagantes da história dos fliperamas, criado para se parecer com uma Ferrari Testarossa, tinha um volante e pedais, podia inclinar e contava com um poderoso sistema de som que colocava os auto falantes logo atrás da cabeça do jogador.
  • A trilha sonora do Out Run é tida em alta estima até hoje, sendo composta por Hiroshi Kawaguchi, quem trabalhou também em inúmeros outros títulos da Sega.
  • A Sega não tinha permissão para usar uma Ferrari no jogo. Isto levou a uma série de ameaças e picuinhas judiciárias até que isto foi resolvido no Out Run 2, com a firma japonesa obtendo permissão para usar Ferraris nesta sequência.
  • Os carros dos oponentes são: 1972 Volkswagen Beetle, 1971 Chevrolet Corvette, 1985 Porsche Carrera 911 Turbo, 1985 BMW 325i Cabriolet E30 e Lorry.
  • O Out Run contém vários outdoors com propagandas diversas, notavelmente das motocicletas KTM.
  • Richard Jackson detém o recorde oficial deste game com 52.897.690 pontos.
  • No filme Donnie Darko, um sci-fi que gente burra fala que gosta para parecer inteligente, Donnie, o protagonista, aparece jogando Out Run num fliperama com a sua namorada. A cena mostra ele batendo o carro durante uma DR.

Legado

Como não poderia deixar de ser, o sucesso do Out Run justificou ports para vários outros sistemas, além de gerar uma série que rendeu mais oito jogos, pelo menos até o momento. Mas o legado do Out Run não parou por aí.

Além de tudo, encontramos facilmente seus elementos em outras franquias de sucesso, como Lotus e Mad Gear. Não foi à toa que a IGN, em 2015, considerou este clássico da Sega um dos dez jogos mais influentes do gênero, atrás títulos do calibre de Pole Position, Gran Turismo e Virtua Racing.

Ports

O Out Run foi portado para as seguintes plataformas:

Série

Além dos ports, o Out Run também deu início uma série composta de nove jogos, sendo sucedido por:

  • Out Run 3-D (1989, Master System);
  • Battle Out Run (1989, Master System);
  • Turbo Out Run (1989, Arcade);
  • Out Run Europa (1991, Game Gear);
  • Out Runners (1992, Fliperama);
  • Out Run 2019 (1993, Mega Drive);
  • Out Run 2 (2003, Fliperama);
  • Out Run 2 SP (2004, Fliperama).

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de arcade do game e foram ampliadas.

Mais Out Run

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!