Lamborghini American Challenge

Seja o campeão de competições ilegais neste game tipo Out Run, Top Gear e Lotus!


12 de julho de 2023

Lamborghini American Challenge, originalmente Crazy Cars III, é um jogo de corrida underground com visão por trás do carro com controles tipo arcade. Foi desenvolvido pela Titus France e lançado originalmente em 1992.

Trata-se essencialmente uma atualização do Crazy Cars III que adiciona um modo para dois jogadores, sincronização de velocidade (o que é bom para computadores mais novos), uma trilha sonora de jazz fusion e algumas outras opções.

Publicado originalmente pela própria Titus France e disponibilizado para Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, MS-DOS, SNES, Amiga CD32 e Game Boy, o Lamborghini American Challenge foi recebido de forma mista pela crítica dita especializada e bem pelo mercado. Particularmente, gostei dos controles, gráficos e proposta desse jogo.

Vídeos

O vídeo acima apresenta-se como um trailer da versão de SNES do Lamborghini American Challenge. Não sei se é oficial, mas achei maneiro.

Temos também um vídeo de mais de uma hora do port de PC (DOS) do jogo.

Gameplay

Começando com apenas uma Lamborghini básico e $6.000, seu objetivo em Lamborghini American Challenge é chegar ao topo e ser o campeão indiscutível das corrida ilegais nos Estados Unidos. Existem 4 divisões (ou 3), cada uma com 20 pilotos rivais, sendo que até 3 dos quais competem em cada corrida por vez. As divisões apresentam adversários cada vez mais difíceis, e o jogador precisa atualizar regularmente sua Lamborghini Diablo para mantê-la competitiva, usando a moeda americana das apostas e também os bônus ganhos ao vencer nas corridas em primeiro lugar.

As disputas acontecem em uma variedade de cenários (tipo montanha, deserto e ambientes urbanos) e incluem condições climáticas como chuva e neve. No final de cada divisão, e para poder ingressar na seguinte, o jogador tem de passar pelo Division Challenge, uma corrida cronometrada numa autoestrada infestada de caminhões. É preciso comprar um conjunto de 3 passes para isso, cada um valendo uma tentativa.

As corridas também contam com muitos pilotos locais (que podem tirar posições cruciais de você e dos outros), domingueiros e policiais. Antes de cada prova, você será informado sobre a qualidade dos locais e a probabilidade da presença da polícia.

Quando a polícia está na área, a velocidade acima de 110 km/h pode fazer com que você seja marcado como infrator, momento em que a polícia tentará tirá-lo da estrada, no estilo Chase H.Q. Você pode tentar fugir, chegar ao final da corrida se for jogado pra fora da pista (o que acaba prejudicando sua velocidade) ou simplesmente encostar e aceitar uma multa e a perda de pontos da corrida. Se a polícia posteriormente o parar, a multa é mais pesada.

Cada corrida custa dinheiro para entrar e seus ganhos podem ser aumentados apostando nos resultados com os outros pilotos do campeonato. Se um ganhar, cada piloto lhe dará o valor que apostou ou o valor que você apostou, o que for menor. Se um local vencer, você recebe sua aposta de volta. Muitos power-ups podem ser comprados ao longo do caminho, incluindo pneus, bloqueadores de radar, melhorias no motor e nitro.

A versão de Super Nintendo suporta o Super NES Mouse e o Super Scope. Quando é jogado com qualquer um desses periféricos, é possível acessar um modo de game diferente no qual é possível destruir o oponente atirando nele (o modo de aposta original não está presente). O infame sistema de save das versões de computadores também foi substituído por um sistema de senha.

Curiosidades

  • Nesses jogos tipo Out Run, Top Gear e Lotus III: The Ultimate Challenge, a trilha sonora é sempre um componente importante. As canções do Lamborghini American Challenge foram compostas por Richard Hooper (PC), Frédéric Prados (Amiga), Michaël Knaepen (Conversão de Amiga) e Thorsten Mitschele (Game Boy).
  • O jogo vendeu mais de 290 mil unidades, aparentemente de todas as versões juntas.
  • O Lamborghini American Challenge saiu para Amiga, CPC, Atari ST e Commodore 64 em 1992. Para SNES, foi lançado em 1993, enquanto o Game Boy e Amiga CD32 ganharam seus ports em 1994.
  • Há um personagem que se parece muito com o Mister T, o querido brutamontes das antigas que ficou famoso principalmente no seu papel de Clubber Lang, no Rocky III, e B.A. Baracus, no icônico seriado televisivo oitentista Esquadrão Classe A (The A-Team). Em algumas versões do Lamborghini American Challenge, o nome desse char é dado como Joe.
  • Em janeiro de 1993, a revista ST Format, em sua edição #42, considerou o Lamborghini American Challenge como o 18º melhor jogo de Atari ST de todos os tempos.

Diferenças para o Crazy Cars III

  • Modo de dois jogadores em substituição ao modo de treinamento.
  • Tela de título reformulada.
  • As marcas Lamborghini e Diablo são agora utilizadas sob licença da Automobili Lamborghini S.P.A, Itália.
  • Suporte a mouse (versão DOS).
  • A música readequada aos recursos do Sound Blaster (versão DOS).
  • EGA não é mais suportado, apenas VGA/MCGA e superiores. As opções de configuração na inicialização também desapareceram (versão DOS).
  • CC3 só permite que o usuário salve um jogo depois que um Division Challenge for vencido, enquanto o LAC solicita ao usuário que salve o progresso a cada 5 corridas, qualquer que seja o resultado.
  • O item óculos noturno não está mais disponível para compra, exceto o port de SNES. No entanto, o espaço no placar onde deveria aparecer ainda existe.
  • O carro não salta mais para o topo da tela depois de passar por ladeiras em alta velocidade. Além disso, curvas fechadas não são mais sinalizadas.
  • As cores dos carros são diferentes. Em CC3, Sly consegue a Lamborghini vermelha, enquanto em LAC, guia a amarela.
  • Canção de título diferente (versão Amiga).
  • Sem introdução (versão Amiga).
  • Sistema de pontuação diferente. No CC3 o jogador é recompensado com a pontuação adequada à sua posição durante a corrida. O 1º lugar vale 3 pontos por segundo, o 2º lugar vale 2 pontos por segundo e qualquer outro lugar vale 1 ponto por segundo. No Lamborghini American Challenge, durante toda a corrida, você ganha 1 ponto, não importa em que lugar você esteja dirigindo.

Trapaça de grana no SNES

O vídeo abaixo promete ensinar uma trapaça para ganhar grana na versão de Super Nintendo do Lamborghini American Challenge. Não testei pra ver se funciona, mas no mínimo vale como curiosidade e para mostrar mais a gameplay do título:

Screenshots

As screenshots acima são de diferentes versões do game e foram ripadas do MobyGames.

Sobre o download

A versão que temos para download do Lamborghini American Challenge é uma que veio num antigo CD com demonstração de jogos que tenho aqui. Não se fala nada sobre qual versão é, mas creio que seja shareware. De qualquer maneira, é bem jogável e divertida, além de gratuita, ter suporte a multiplayer (splitscreen) e já vir configurada para jogar no Windows (graças ao DOSBox), bastando apenas baixar o pacote, descompactar em algum canto e clicar duas vezes sobre o arquivo Lamborghini American Challenge.bat.

Mais informações e jogos antigos

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!