Formula 1 Sensation

Jogo de F1 que lembra o Super Monaco GP, mas é de Nintendinho.


10 de agosto de 2024

Formula 1 Sensation, lançado no Japão como F-1 Sensation (エフワン センセーション), é um game de corrida licenciado da Fórmula 1 que apresenta 18 circuitos, 16 destes oficiais do campeonato de 1992 desta categoria de automobilismo mundial. Foi desenvolvido pela Konami e lançado inicialmente em 29 de janeiro de 1993.

Publicado pela própria Konami no Japão e Palcom na Europa e disponibilizado para NES (Famicom), Formula 1 Sensation foi recebido de forma média pela crítica. Até onde sei, o game não ganhou nem ports nem sequências, mas especulo que questões relacionadas ao licenciamento com a FIA tenham sido um papel dificultador neste sentido.

Consta que o Formula 1 Sensation é fortemente baseado no título de MSX2+ F-1 Spirit 3D Special (1988). Pelo visual, em terceira pessoa e similar a jogos arcade do passado, e alguns elementos de gameplay, como o processo de passar marcha (no bom sentido, é claro), acho o Formula 1 Sensation parecido com o Super Monaco GP de Master System.

Vídeos

O vídeo acima mostra um pouco o F-1 Sensation, a versão japonesa do game.

Acima, temos um vídeo do canal Longplay Center que mostra o jogo até o fim sem comentários.

Gameplay

O F-1 Sensation apresenta corridas de campeonato e pilotos da temporada de Fórmula 1 de 1992, incluindo Ayrton Senna e os pilotos originais da Andrea Moda Formula, Enrico Bertaggia e Alex Caffi. Aparentemente, não existem diferenças em termos de jogabilidade entre os lançamentos japonês e europeu do título.

O game contém 18 pistas (as mesmas 16 da temporada de 1992, mais Jerez e Phoenix, respectivamente os locais do Grande Prêmio da Espanha de 1990 e do Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1991, como extras), cada uma jogável separadamente no modo “Free Run”, ou uma por uma contra as 16 da temporada de 1992 no modo “Grand Prix”. No último, uma prova de qualificação de uma volta deve ser dada antes de cada corrida, determinando a posição inicial no grid e também servindo como um treino curto para o próximo percurso.

Em ambos, os pilotos jogadores e rivais podem ser selecionados livremente. Cada piloto é dividido em três níveis com base na habilidade da vida real: A, B e C. Como há menos inscritos do que pilotos, essas escolhas afetam diretamente a dificuldade do game.

Pit stops estão incluídos, e uma imitação de rádio da equipe informa ao jogador quando ir aos boxes para reparos em pneus, asa e motor. Previsões do tempo estão disponíveis antes de cada sessão de corrida, no entanto, em casos raros, o clima pode mudar durante a corrida, forçando os jogadores a fazer uma troca não programada de pneus.

Cada corrida tem cinco voltas, permitindo uma experiência semelhante a um arcade. Colidir (mesmo bruscamente) com os carros dos oponentes danifica muito o oponente e diminui ligeiramente as estatísticas do próprio jogador. Isso incentiva um estilo de corrida semelhante a uma briga, não muito diferente do F-Zero, forçando todo o conjunto de competidores a sair da corrida e assumir a posição única no pódio.

Patrocinadores do mundo real são colocados nos outdoors que ficam no fundo de cada pista de corrida, incluindo Shell, Nestlé, Sasol e Agip. O carro pode ser personalizado: o jogador seleciona o tipo de carroceria e cor no início do jogo, com outras partes intrínsecas sendo adicionadas ao longo de uma partida.

Uma partida de Formula 1 Sensation pode ser ser concluída em uma sessão relativamente curta, ou usando passwords ou suporte de salvamento com bateria como no 3D Special original. As senhas consistem em letras latinas minúsculas e maiúsculas, com alguns caracteres adicionais incomuns em jogos de NES.

Curiosidades

  • O Formula 1 Sensation saiu oficialmente apenas no Japão e na Europa. Seu lançamento nos Estados Unidos foi cancelado.
  • A temporada 1992 de Fórmula 1 foi aquela em que o Nigel Mansell e seu companheiro Ricardo Patrese arrumaram umas Williams apelonas que davam bina em todo mundo. O Senna comeu poeira várias vezes e terminou aquele ano em quarto lugar, atrás ainda de Michael Schumacher. O tricampeão brasileiro, entretanto, conseguiu vencer três provas, incluindo uma heróica em Mônaco, onde o inglês ficou na sua cola tentando ultrapassá-lo de todo jeito, mas não conseguiu.
  • A trilha sonora foi composta por Tomoya Tomita e Jun Chuma. Esta é citada como semelhante a outros produtos da Konami FC/NES, como Blades of Steel e Teenage Mutant Ninja Turtles, principalmente por causa das mesmas ferramentas usadas no processo de criação.
  • Foi o último jogo original para Famicom da Konami antes dos relançamentos.
  • Como supracitado, seus controles responsivos e visuais lembram bastante os do Super Monaco GP do Master, apesar de alguns críticos apontarem a falta de inovação em comparação com outros jogos do gênero da época.
  • As únicas diferenças conhecidas entre os lançamentos japonês e europeu são o título do jogo e os locais da tela onde as informações de volta e posição são exibidas.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas e kibadas do MobyGames.

Mais informações e Fórmula 1

Informações adicionais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

2 comentários para “Formula 1 Sensation”

  1. Helinux disse:

    Quando eu tinha ainda o meu Top Game VG 9000 jogava muito F1- Race…que me lembra um pouco Fórmula 1 Sensation, Rad Racer e Road Fighter!!!! Com a chegada dos Emuladores é que fui conhecendo outros jogos de corrida, eram poucos que foram lançados para Nes!!!! Valeu pelas as Curiosidades, muita coisa que eu não sabia!!!! fui

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!