O precursor de Driver e Burnout parece com Out Run, mas tem criminosos e combate veicular.
Chase H.Q. (チェイスH.Q.) é um jogo desenvolvido e lançado pela Taito em novembro de 1988 para os fliperamas. Em Chase H.Q., o jogador assume o papel de um policial chamado Tony Gibson que, junto com o seu parceiro Raymond Broady, tem que partir em perseguições em alta velocidade para impedir que criminosos escapem. O jogo tem controles muito bons, o que somado a boa trilha sonora e gráficos torna-o potencialmente bastante divertido, porém é bem papa-fichas.
Considerado um sucessor espiritual do Full Throttle, um jogo da Taito (e não o adventure da LucasArts de 87), o Chase H.Q. foi sucesso de crítica, o que justificou o surgimento de quatro sequências oficiais: S.C.I. – Special Criminal Investigation (1989), Super Chase – Criminal Termination (1992), Ray Tracers (1997) e Chase H.Q. 2 (2007), além de dois spin offs: Crime City (1989) e Quiz H.Q. (1990). Isto também foi incentivo para o game ser portado para diversas outras plataformas, inclusive como parte de coletâneas.
Embora superficialmente semelhante em tecnologia ao Out Run, lançado pela Sega dois anos antes, o Chase H.Q. apresenta avanços técnicos em relação a este título, no que concerne as perspectivas, colinas e divisões de pistas. O jogo foi muito bem recebido pela crítica, assim como as versões portadas pela Ocean Software para os computadores pessoais. Além disto tudo, o Chase H.Q. é considerado o precursor de títulos como Driver e Burnout.
O vídeo acima mostra o gameplay e compartilha vários dados e curiosidades a respeito deste game. Foi feito pelo canal Defenestrando Jogos e é a principal fonte de dados para esta publicação.
Temos também a playthrough do jogo em sua versão de Mega Drive do canal World of Longplays. É até o final e sem comentários.
Tony Gibson, membro do Chase Special Investigation Department (algo como “Departamento de Investigação Especial de Chase”), junto com seu parceiro, Raymond Broady, são dois policiais disfarçados que devem impedir criminosos perigosos de escapar em perseguições de alta velocidade, guiando um Porsche preto, no melhor estilo do seriado oitentista Miami Vice.
Em Chase H.Q., o jogador tem um determinado tempo em segundos para pegar o criminoso e depois mais um prazo para danificar e inutilizar o seu carro, impedindo-o de fugir, que é o elemento de combate veicular do título. É parecido com aqueles joguinhos de perseguição para browsers, só que com perspectiva e gráficos bem parecidos com os de Out Run. Aliás, como neste jogo da Sega, o Chase H.Q. tem as famosas bifurcações que oferecem aos jogadores escolha de rotas, embora a rota selecionada seja apenas um desvio temporário e determina a rapidez com que o criminoso é pego.
O Porsche do jogador é equipado com um número limitado de turbo (ou nitro) que, quando utilizado, dá uma aceleração extra bem potente, embora sacrifique o controle do carro. O turbo deve ser usado com sabedoria, senão o jogador não terá a chance de capturar o criminoso antes de acabar o tempo.
O jogo tem cinco fases. Tanto o limite de tempo inicial para chegar ao criminoso quanto a extensão para pegar o vagabundo são 60, 65 ou 70 segundos. Os vilões da versão de fliperama são:
Como disse acima, o Chase H.Q. foi levado para outros sistemas além dos fliperamas:
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