Trüberbrook

Mistério e ficção científica num universo paralelo dos anos 60 e cenários feitos à mão.


29 de setembro de 2023

Trüberbrook é um adventure independente de ficção científica que se passa numa versão alternativa da Alemanha durante o apogeu da Guerra Fria e conta com cenários desenhados manualmente. Foi desenvolvido por btf e lançado inicialmente em 12 de março de 2019.

Publicado pela Headup e disponibilizado para Windows, Linux, Mac, PlayStation 4, Xbox One, Switch, iOS e Android, o Trüberbrook foi geralmente recebido de forma média pra boa pela crítica. Além disto, conta com milhares de análises ligeiramente positivas no Steam e é avaliado com 3,2/5 no GOG, pelo menos até agora.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial de lançamento do Trüberbrook.

Já acima, temos a trilha sonora oficial do game.

Apresentação

Trüberbrook é um emocionante jogo de aventura, mistério e ficção científica onde você desfruta de férias em um universo paralelo dos anos 1960 com cenários feitos à mão.

Imagine-se de bobeira na Europa no final dos anos sessenta. Agora imagine-se como um jovem cientista americano; Hans Tannhauser. Sim, esse é o seu nome neste cenário. Enquanto isso, pense em Trüberbrook, uma vila remota na Alemanha rural, com encostas montanhosas e densamente arborizadas da Guerra Fria. Porque é aí que você acaba depois de chegar oo continente. Mas quem se importa, a viagem foi ganha na na loteria! Ou pelo menos é o que parece.

Mas não tenha medo, em vez de descansar um pouco, você poderá ter que salvar o mundo…

Gameplay

O Trüberbrook é um baseado baseado em uma história com forte foco nos personagens e na narrativa, mas inclui muitos quebra-cabeças que precisam ser resolvidos para progredir, e são projetados para serem integrados à narrativa.

O jogador controla Tannhauser por diferentes cenários a partir de uma perspectiva de terceira pessoa, geralmente em tomadas de longa distância para intensificar a impressão de espiar um pequeno diorama. A história se desenrola conforme se interage com o ambiente, conversa com NPCs e resolve quebra-cabeças, os quais podem ser baseados em inventário, desafios sociais (como persuadir outros personagens) ou passar em testes psicológicos perturbadores.

Para as versões de console, foi criada um tipo de controle muito intuitivo, permitindo mover a linha de visão e as direções de caminhada de forma independente. Para as versões para PC, se pode escolher entre os controles clássicos de point and click do mouse e a navegação do controlador.

Personagens

  • Hans Tannhauser é um estudante americano de física de vinte e poucos anos – e inteligente. O adorável jovem é culto, sempre curioso e de natureza profundamente amigável.
  • À medida que a história avança, Tannhauser se junta a Greta Lemke, uma estudante de paleoantropologia. Greta Lemke sempre foi a criança mais feroz da caixa de areia; fofa, mas impiedosa se alguém ousasse interromper suas escavações de ossos de galhos e artefatos de brinquedo. A estudante um tanto entusiasmada chega a Trüberbrook em uma aventura para desvendar os mistérios que cercam a vila.
  • Por mais que seja um inventor recluso, Lazarus Taft rapidamente se tornou o assunto da cidade devido ao seu superior jogo de cartas. Deve haver uma razão para ele ter comprado esta mansão antiga e cara em Trüberbrook, entre todos os lugares… Qual será a do Lazarus Taft?
  • Trüberbrook está cheia de aldeões peculiares, turistas e estranhos – como a rude mas calorosa estalajadeira Trude ou sua filha Leni, “a criança estranha” da escola primária. E há o velho barão, um veterano de duas guerras mundiais, ou Lessing, o protótipo dos conspiradores modernos. E, claro, Trübi, o lendário monstro do lago. E tem mais.

Sinopse do enredo

O ano é 1967. A política mundial é dominada pela Guerra Fria e o Vietnã. A Rússia e América estão a correr para a Lua. Ao mesmo tempo, na Europa, os estudantes saem às ruas de Paris a Berlim.

Numa escala maior, o planeta está mergulhado numa turbulência, mas a maioria das pessoas não tem conhecimento dos acontecimentos que se desenrolam numa parte esquecida e adormecida da província alemã. Hans Tannhauser, um estudante americano de quase vinte anos, é pego de surpresa: do nada, ele ganha uma viagem para uma pequena vila alemã, Trüberbrook. Truber-o quê? Nenhuma idéia! O fato dele não ter participado de nenhuma loteria não ajuda, mas ficou feliz em colocar alguma distância entre ele e seu doutorado em física quântica. Tannhauser segue para Trüberbrook, na Alemanha, cheio de curiosidade.

Mas, pouco depois da sua chegada, coisas inexplicáveis começam a acontecer: um estranho misterioso invade o seu quarto na Guesthouse Waldeslust e rouba um trabalho sobre física. Mas quem faria isso? E por que?

Aos poucos, ele vai conhecendo os diversos moradores e hóspedes do spa, um mais peculiar que o outro. Apenas a jovem antropóloga Greta Lemke, que está em viagem de pesquisa em Trüberbrook, lhe parece normal. Antes que perceba, Greta se torna cúmplice de Tannhauser na aventura de sua vida! Aos poucos, o aspirante a físico percebe que sua presença em Tüberbrook não é acidental – e está aqui para salvar o mundo!

Destaques

Segue a lista de destaques do Trüberbrook de acordo com o distribuidor/publisher:

  • Suspense! Mistério! Emoções! Afinal, é um jogo de aventura e mistério de ficção científica para mantê-lo entretido.
  • Junte-se ao estudante americano Tannhauser, um estranho em uma terra estranha.
  • Situado na Alemanha rural da guerra fria no final dos anos 1960.
  • Inspirado em Twin Peaks, Arquivo X, Stranger Things e Star Trek.
  • Delicie-se com temas universais como amor, amizade, lealdade, autodescoberta e dinossauros.
  • Dublagem completa em inglês e alemão.
  • Trilha sonora atmosférica e temperamental.
  • Cenário em miniatura feito à mão, que proporcionou um visual excepcional e mágico que reflete visualmente o mundo de Trüberbrook. Saiba mais aqui.

Curiosidades

  • O Trüberbrook foi desenvolvido sobre o Unity Engine.
  • A trilha sonora de Trüberbrook é uma composição original com o propósito de se adequar ao clima do jogo – uma espécie de jazz doom tranquilo. As inspirações vêm dos trabalhos de Tom Waits, Angelo Badalamenti, Mark Lanegan, Timber Timbre ou Bohren & der Club of Gore. A trilha sonora foi dirigida por Sebastian Nagel e Albrecht Schrader.
  • Segundo os desenvolvedores, foi gasto muito tempo trabalhando em um conceito de dublagem que se une ao “DNA” do jogo. Como o protagonista é um americano no meio de um bando de alemães, a equipe quis refletir isso na nossa escolha de atores: No áudio internacional em inglês, o personagem principal Tannhauser fala o inglês nativo americano, enquanto todos os habitantes da cidade de Trüberbrook apresentam genuínos sotaques alemães.
  • Este jogo foi financiado com sucesso no Kickstarter em dezembro de 2017 em apenas 30 horas.
  • O lançamento inicial foi para PC (Windows, Linux e Mac), em 12 de março de 2019. Depois, saiu para Xbox One, Switch e PS4 (17 de abril de 2019). Para iOS e Android, o Trüberbrook saiu em 3 de setembro de 2020.

Cenários criados à mão

Uma das características mais distintivas do Trüberbrook é o estilo visual único, com cenários puramente feitos à mão. De acordo com os autores, não é a maneira mais eficiente de fazer as coisas, é a mais ineficiente, mas este esforço foi uma experiência prazerosa fazer parte por parte, prometendo cada pequeno detalhe feito sob medida.

Os modelos são digitalizados por meio de uma técnica chamada fotogrametria e posteriormente repologizados. Desta forma, foram obtidos modelos poligonais altamente detalhados que combinam perfeitamente com os personagens digitais.

Os desenvolvedores também afirma que foi tudo muito trabalhoso, mas também muito emocionante. Cada cena recebeu um tratamento individual e foi encenada com iluminação física real. Isso teria permitido simular diferentes horas do dia ou condições climáticas, como uma mudança de estação, possível apenas redecorando o cenário com pequenos flocos de neve reais.

Screenshots

Sobre o download

O Trüberbrook é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows, Linux e Mac) nas lojas do Steam e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte o site oficial.

Idiomas

  • Áudio: inglês e alemão.
  • Texto: inglês, alemão, francês, espanhol (Espanha), russo, ucraniano, japonês, coreano, polonês, chinês tradicional, checo e chinês simplificado.

Requerimentos em sistema

Mais informações e adventure

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!