The Evil Within

Jogo de terror dirigido por Shinji Mikami, o criador da série Resident Evil.


19 de outubro de 2023

The Evil Within, conhecido como PsychoBreak (サイコブレイク) no Japão, é um survival horror onde o jogador é levado a uma realidade distorcida cheia de criaturas horríveis onde deve sobreviver usando armas, recursos escassos e furtividade. Foi desenvolvido por Tango Gameworks e lançado inicialmente em 14 de outubro de 2014.

Publicado pela Bethesda Softworks e disponibilizado para Windows, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360 e Xbox Cloud Gaming, The Evil Within foi geralmente bem recebido pela crítica. Além disto, conta com dezenas de milhares de análises muito positivas no Steam e é classificado com 4/5 no GOG, pelo menos até o momento. Uma sequência, The Evil Within 2, foi lançada em 13 de outubro de 2017.

Vídeos

No vídeo acima, falo um pouco do The Evil Within para trazer a análise feita do jogo pelo Marcio Cannibal, tudo em meio a cenas de gameplay.

Temos também o trailer oficial de lançamento do The Evil Within.

Sinopse

O detetive Sebastian Castellanos perdeu tudo, mas quando ganha uma chance de salvar sua filha, ele deve descer mais uma vez ao mundo tenebroso de STEM. Ameaças assustadoras surgem de cada canto à medida que o mundo se deforma ao seu redor. Ele enfrentará de frente as adversidades com armas e armadilhas ou se esgueirará pelas sombras para sobreviver?

Apresentação

Desenvolvido pela Tango Gameworks e dirigido por Shinji Mikami, o criador da série Resident Evil, The Evil Within é o mais puro survival horror.

No papel do detetive Sebastian Castellanos, investigue a verdade sombria de um terrível massacre e a ligação da tragédia com um mundo perturbador onde criaturas medonhas vagam entre os mortos. Nesta jornada assustadora, Sebastian enfrenta horrores inimagináveis com recursos escassos para descobrir quem – ou o que – está por trás de tudo.

Sinta a tensão aumentar à medida que explora um mundo desfigurado, encara pesadelos tenebrosos, evita armadilhas ferinas e gerencia recursos essenciais em sua luta por uma sobrevivência improvável. Corredores, paredes, portas e construções inteiras se transformam em tempo real para prender os jogadores em uma realidade distorcida onde as ameaças surgem a toda hora, de todas as direções.

Ambientes altamente detalhados, ansiedade horripilante e uma história complexa se mesclam para criar um mundo envolvente que irá levá-lo ao ápice do suspense. Você irá lutar pela sobrevivência e experimentar um medo profundo nesta mistura perfeita de horror e ação.

Presença de espírito e olhos atentos, detetive. Calafrios e adrenalina esperam por você em The Evil Within.

Gameplay

The Evil Within é um jogo de ação e survival horror inspirado na série Resident Evil que apresenta um visual sujo e sanguiolento. O jogador controla o detetive Sebastian Castellanos, chamado para uma cena de crime de múltiplos homicídios no Beacon Mental Hospital junto com seus parceiros Joseph Oda e Julie Kidman. Quando chegam, encontram todos os carros da polícia abandonados e quase todos mortos de uma forma horrível. Ao revisar as imagens de segurança, é avistado um homem encapuzado chamado Ruvik. No momento seguinte, o homem está atrás dele e Castellanos desmaia. Ele acorda em um mundo que não reconhece, onde é mantido em cativeiro no porão de um homem grande empunhando uma motossera. Depois de escapar, investiga o que aconteceu em dezesseis capítulos ambientados em diferentes locais.

Uma partida é organizada em 15 capítulos é jogada a partir de uma perspectiva de terceira pessoa, na qual procurar suprimentos e aprender quando lutar ou correr são fatores-chave para sobreviver a perigos como armadilhas para ursos, arame farpado, bombas e fincos. Inimigos incluem The Haunted, o mais comum do jogo; Reborn Laura, uma criatura rastejante com vários membros e cabelos compridos; Ruvik, o principal antagonista; The Keeper, um grande humanóide com um cofre como uma cabeça que empunha um grande martelo amaciador de carne; e Sadist, um grande humanóide usando uma máscara de metal com pontas no rosto, empunhando uma motosserra coberta de sangue.

Durante uma partida Castellanos encontra-se frequentemente em menor número, os inimigos são fortes e os suprimentos são escassos. Muitos confrontos podem e devem ser evitados furtivamente. Os inimigos têm um nível de consciência e podem ser atraídos jogando uma garrafa. Ícones de olhos mostram quando um inimigo está próximo ou foi alertado. Uma lanterna é usada para iluminar áreas escuras. Existem elementos de quebra-cabeça baseados no ambiente envolvendo itens e notas.

Castellanos pode realizar combate corpo a corpo e usa armas normais, como revólver e escopeta, além de granadas. Uma vez descoberta a Agony Crossobow (Besta da Agonia), abrem-se múltiplas possibilidades para eliminar os inimigos, por exemplo, congelando-os ou envenenando-os, ou criando arpões ou armadilhas relâmpago que atordoam. A saúde pode ser reabastecida através de uma quantidade limitada de seringas e kits médicos.

Componentes mecânicos podem ser colhidos para fabricar cargas adicionais para Agony Crossobow. Uma fonte de componentes, as bombas, são armadilhas que reagem à proximidade ou movimento do jogador. As bombas podem ser presas nas paredes ou no chão, em baús e em máquinas de venda automática, e podem ser desativadas através de um mini-game.

O combate corpo a corpo é projetado apenas para criar distância entre o jogador e os inimigos, embora se possa matar instantaneamente alguns monstros desavisados ​​ao se esgueirar por trás deles. Inimigos abatidos ou incapacitados são capazes de reviver; para evitar isso, os jogadores podem atear fogo num inimigo abatido usando um suprimento limitado de fósforos para derrotá-lo permanentemente. Certos itens de ambiente, como garrafas, podem ser lançados para atordoar ou distrair os inimigos.

A câmera paira logo atrás de Castellanos. Muitas partes oferecem múltiplas abordagens, com a capacidade de se esgueirar silenciosamente ou se esconder. Há potes de gel verde que funcionam como pontos de atualização. O mundo pode se transformar durante eventos programados e, como resultado das ações do jogador, alternar locais criando novos caminhos ou teletransportando o jogador a novas áreas. Ao se olhar no espelho, Castellanos é transportado para um asilo em sua imaginação, onde pode se salvar o jogo e aplicar upgrades nas armas e habilidades em até cinco níveis numa cadeira.

Nessa sala segura é também onde as chaves são usadas para abrir cofres que contêm itens úteis, como gel verde e munições. Essas chaves são coletadas encontrando e quebrando estátuas de ‘Madonna’ escondidas ao longo dos níveis do jogo. Há uma enfermeira chamada Tatiana que cumprimenta Sebastian quando ele se teletransporta para a casa segura.

Upgrades podem ser um multiplicador de dano, taxa de tiro mais rápida, tempo de recarga mais curto, grande capacidade de munição, maior precisão ou maior chance de acertos críticos. Também se pode liberar mais espaço para munição ou itens, ou usar pontos para atualizar habilidades físicas, como mais saúde, tempo de corrida prolongado, mais danos corpo a corpo ou recuperação de seringas grandes.

Existem armadilhas e bombas no ambiente que podem ser desarmadas para ganhar peças de armadilhas, usadas para fabricar munição de besta. As armadilhas também podem ser deixadas de forma estratégica para limitar o número de direções de onde os inimigos podem atacar. Os inimigos incluem animais, inimigos normais ‘assombrados’ e uma série de criaturas grotescas. Também existem lutas contra chefes e três níveis de dificuldade.

Existem sete tipos diferentes de itens colecionáveis em The Evil Within: ‘Personal Documents’, o diário pessoal de Sebastian, detalhando sua vida como detetive e sua vida com sua esposa e filha; ‘Documents’, os registros pessoais de outros personagens; ‘Map Fragments’, pedaços do mapa do jogo que, uma vez coletados, são armazenados na casa segura, sendo que ajuntar 28 fragmentos para desbloquear a pistola Burst e o rifle de precisão de alta penetração; ‘Newspapers’, jornais detalhando eventos relativos ou envolvendo Sebastian; ‘Missing Persons Posters’, pôsteres de personagens que Sebastian encontra ao longo do jogo e que foram dados como desaparecidos; ‘Audio Tapes’, fitas contendo gravações que podem ser reproduzidas e gravadas pelos personagens durante o jogo. Itens colecionáveis podem ser encontrados nos próprios níveis ou na casa segura.

O jogador desbloqueia vários bônus ao completar uma partida. Armas extras, modelos de personagens e biografias, dificuldades ‘Nightmare’ e ‘AKUMU’ (os níveis de dificuldade mais elevados, sendo AKUMU o mais difícil) e New Game+ são alguns dos desbloqueios. Se o jogador completar o modo AKUMU, desbloqueará a arma Brass Knuckles.

Enredo (com spoilers)

Enquanto investigam a cena de um assassinato em massa no Hospital Psiquiátrico de Beacon, o sargento-detetive da polícia de Krimson City, Sebastian Castellanos, seu parceiro Joseph Oda, o policial Oscar Connelly e a detetive júnior Juli Kidman se vêem subitamente jogados em um mundo irreal, depois de ouvirem uma voz alta e aguda. Pouco depois disso, Sebastian é separado de seus parceiros e é forçado a fugir de um homem monstruoso empunhando uma serra elétrica.

Ao se reunir com seus colegas, tenta escapar de uma ambulância enquanto Krimson City é destruída por um grande terremoto, eventualmente causando seu acidente. Libertando-se dos destroços, Sebastian vagueia por florestas escuras e edifícios abandonados cheios de criaturas monstruosas, e testemunha a aparição de um homem desfigurado com um capuz branco. Sebastian encontra Oscar, que está sofrendo de uma estranha forma de transformação que o leva a uma fúria assassina. Sebastian é então forçado a matar Oscar em legítima defesa. Sebastian logo encontra um dos médicos de Beacon, Marcelo Jimenez, que está procurando por sua paciente, Leslie Withers. Jimenez identifica o estranho encapuzado que os persegue como Ruvik.

Sebastian finalmente se reúne com Joseph, embora seja logo revelado que Joseph está sofrendo de uma estranha forma de transformação que o leva a uma fúria assassina, semelhante à de Oscar. Embora ele seja capaz de controlá-lo na maior parte do tempo, Joseph avisa Sebastian para ter cuidado com ele se ele se virar. Os dois eventualmente encontram e resgatam Kidman do afogamento em uma engenhoca rudimentar, embora logo sejam separados novamente após ouvirem o barulho estridente.

Sebastian conhece a história de Ruvik, nascido Ruben Victoriano, por meio de várias memórias nas quais Ruvik lhe enxerta. Ruben era uma criança intelectualmente dotada, mas mentalmente instável, e muito próximo de sua irmã, Laura. Enquanto brincavam em um celeiro na propriedade de sua família, Laura foi morta e Ruben gravemente queimado depois que o celeiro foi incendiado por alguns fazendeiros como um ato de vingança contra seus pais. Devido à desfiguração causada pelo incêndio, o pai de Ruben o escondeu no porão da mansão da família. Profundamente traumatizado com a morte de Laura, Ruben acabou matando seus pais, assumiu o controle de sua fortuna e continuou a “doar” dinheiro para o Beacon Mental Hospital em troca de cobaias para seus experimentos na psique humana.

Ruvik começou a projetar STEM como um meio para remodelar a realidade, para que pudesse viajar fisicamente de volta às suas memórias e viver sua vida novamente com Laura. Jimenez então tomou conhecimento do trabalho de Ruvik e o revelou a Mobius, que desejava usá-lo para seus próprios fins. Como medida de segurança, Ruvik calibrou o STEM para funcionar apenas com o cérebro como núcleo. Em retaliação, Mobius simplesmente o matou e extraiu seu cérebro para instalação a fim de usar a máquina, permitindo assim que Ruvik mantivesse o controle do mundo STEM.

Kidman percebe que Mobius na verdade quer o dócil Leslie como um substituto para o cérebro de Ruvik – uma mente de ‘lousa em branco’ facilmente manipulada, que eles podem usar para alimentar STEM e criar um mundo que eles mesmos projetariam.

Quando Jimenez, auxiliado por Sebastian, tenta usar Leslie para retornar à realidade, ele percebe que Ruvik quer transferir sua mente para um hospedeiro compatível e escapar para o mundo real. Uma fera criada a partir do subconsciente de Ruvik mata Jimenez, e Ruvik espalha o grupo em sua mente. Kidman encontra Leslie primeiro e está prestes a atirar nele para evitar que Ruvik o use como hospedeiro, quando Sebastian e Joseph intervêm, levando-a a atirar em Joseph, antes que Ruvik os separe novamente.

Sebastian encontra Leslie e o guia de volta ao hospital. No topo do farol, ele vê seu próprio corpo em uma banheira ligada à máquina STEM. Kidman chega e tenta convencer Sebastian de que Leslie precisa morrer. Ruvik os interrompe, pega Leslie e o absorve.

Sebastian luta contra uma criatura gigantesca criada a partir do subconsciente de Ruvik e a derrota, acordando na banheira. Ele sai da máquina, remove o cérebro de Ruvik do STEM e o esmaga. Ele acorda novamente na banheira com Kidman ao seu lado, monitorando-o. Kidman faz sinal para Sebastian ficar quieto. Sebastian fica inconsciente e depois acorda na mesma banheira, sem ninguém por perto, exceto os corpos de Jimenez e Connelly. Como a polícia e a S.W.A.T. chegam com reforços, Sebastian sai do hospital e percebe Leslie saindo pelos portões principais.

The Assignment e The Consequence

Entrando na máquina, Kidman é atacada por Oscar Connelly (Kiff VandenHeuvel/Keiji Hirai) enquanto está na floresta e cai de um penhasco. Ela ouve Mobius conversando com ela e tenta usar um teclado. Bloqueada pelo teclado, é forçada a encontrar uma forma de obter acesso, evitando diversas criaturas pelo caminho.

Depois de ser presa por Ruvik e posteriormente resgatada por Sebastian e Joseph, é separada do primeiro, enquanto o último se transforma em um Assombrado (um Haunted, não um inscrito no canal do Mateus) e ataca Kidman. Após derrotá-lo, o mundo muda e, após passar por vários obstáculos, encontra Leslie e o leva para a igreja, para ser confrontado por Ruvik que ataca Kidman através de Leslie. Ela descobre que Ruvik pode deixar STEM através de Leslie, substituindo-se no corpo do maluco, e informa a Kidman que Mobius a mantém de olho tanto quanto antes.

Kidman tenta atirar em Leslie para que ambos desapareçam, e uma figura conhecida como Administrador (Rob Brownstein/Jin Yamanoi) começa a conversar com ela, exigindo que extraia Leslie em vez de matá-lo, mas Kidman se recusa a completar a missão, avisando que não sabem do que Ruvik é capaz. Ele então aparece na frente dela como uma figura escura e enevoada e a persegue até que Kidman consiga escapar. Fora da igreja, ela vê o Hospital Psiquiátrico Beacon à distância, antes que seu farol a cegue.

Acordando na casa segura e conhecendo Tatiana Gutierrez (Julie Granata/Yūko Kaida), Kidman explora a área antes de partir. Voltando à sede da Mobius, decide ir até o terminal STEM pelo andar inferior porque acha que Leslie está indo para lá. Ao longo do caminho aprende mais sobre o relacionamento de Ruvik com Mobius e a forma como eles o trataram. Chegando ao terminal, é levada de volta a Krimson City e passa pelo departamento de polícia, onde vê lembranças de Sebastian e Joseph e começa a sentir simpatia pelo primeiro.

Voltando para o Hospital Psiquiátrico Beacon, ela encontra Sebastian, que é transformado em um Assombrado por Ruvik, mas consegue salvá-lo e encontrar Leslie. O Administrador a persegue até chegar a um ônibus escolar e siar fora, mas Ruvik telepaticamente lança o ônibus para dentro do hotel. Kidman se recupera e é separada de Sebastian e Joseph, perdendo sua arma no processo. Ao longo do caminho, ela encontra pinturas de Ruvik que tentam assumir o controle de Leslie. Kidman consegue salvar Leslie, mas ele corre de medo.

Prosseguindo, ela encontra mais pinturas tentando assumir o controle de Leslie. Ao tentar afastá-los, as mãos de Laura surgem do chão e prendem Kidman, e Leslie aponta uma arma para ela, mas ele consegue resistir ao controle de Ruvik e atira na pintura, salvando Kidman. Recuperando a arma de Leslie, Kidman o leva junto, esperando que assim ele esteja seguro. Em seguida, uma cena do jogo principal é reproduzida, mas na perspectiva de Kidman, ao ver o Administrador em vez de Sebastian, que informa que eles sabem o que Leslie se tornará e que Ruvik é um cadáver. Após a explosão de Leslie, ela persegue Leslie, mas é trazida de volta ao QG de Mobius.

Ela passa por uma porta e é levada para Beacon, onde acessa outras salas e aprende sobre a sincronização de Leslie com as ondas cerebrais de Ruvik devido à perda de sua família, e ela é uma agente dispensável que poderia potencialmente neutralizar Ruvik. Correndo por dezenas de Haunteds, Kidman consegue entrar em um elevador que leva até o ápice de Beacon, onde fica a instalação de Mobius, enquanto o Administrador provoca Kidman, explicando que STEM foi construído com base na premissa do medo como uma forma de controlar indivíduos, sendo o verdadeiro propósito de sua missão servindo como um teste para o novo método de controle infuso do Administrador.

Tendo rompido sua influência, ela enfrenta o Administrador, que faz uma última tentativa de acabar com ela, mas é derrotado, que comenta como sempre fará parte de Kidman antes de ser baleado.

Ao acordar no mundo real, Kidman vê Leslie emergir de um terminal STEM e é levada junto com Joseph, bem como a embarcação que abrigava o cérebro de Ruvik agora vazia, o que a deixou mais confusa. Uma mulher então chama Kidman por trás, que é revelada como Myra (Tasia Valenza/Rica Fukami), esposa de Sebastian. Myra diz que “ele” precisará de um interrogatório assim que Kidman voltar. Sem ninguém olhando para ela, Kidman liberta Sebastian e diz aos membros do Mobius para deixarem Sebastian, Connelly e Jimenez lá, pois eles não iriam a lugar nenhum. A voz do Administrador diz que “Ninguém irá”.

Destaques

Segundo o distribuidor/publisher, este jogo oferece:

  • O retorno do survival horror – Shinji Mikami, o pai deste subgênero, está de volta para dirigir um novo jogo arrepiante envolto em uma narrativa assustadora. A tensão e a ansiedade aumentam dramaticamente à medida que você explora um mundo torturado.
  • Armadilhas brutais e criaturas distorcidas – Enfrente horrores impensáveis e armadilhas cruéis enquanto luta para sobreviver contra todas as adversidades. Vire o mal contra si mesmo usando os mesmos dispositivos diabólicos contra avassaladoras criaturas mortais.
  • Ameaças desconhecidas em um mundo incerto – Medos misteriosos e perversos surgem em um mundo que distorce e gira ao seu redor. Corredores, paredes, portas e edifícios inteiros mudam em tempo real, prendendo os jogadores numa realidade onde ameaças podem aparecer a qualquer momento e de qualquer direção.
  • A nova face do terror – Experimente uma realidade perturbadora enquanto tenta se libertar de maquinações distorcidas que só poderiam existir nos mundos mais horríveis. Derrote o terror intransponível e experimente a emoção máxima ao descobrir The Evil Within.

Curiosidades

  • The Evil Within foi desenvolvido sobre o engine 3D chamado id Tech 5, o mesmo do Rage, Wolfenstein: The New Order e Wolfenstein: The Old Blood. O motor usado foi modificado pela Tango Gameworks com um novo renderizador dinâmico permitindo iluminação dinâmica e tesselação, whatever that may be.
  • Como já dito várias vezes, este jogo foi dirigido pelo criador do Resident Evil, Shinji Mikami.
  • O desenvolvimento de The Evil Within começou no final de 2010 sob o codinome “Project Zwei” através do estúdio de Mikami, Tango Gameworks, foi comprado pela ZeniMax Media em 2010, logo após o início do desenvolvimento.
  • Inicialmente, Mikami não tinha interesse em fazer outro survival horror, mas depois de perceber que havia demanda, se sentiu compelido. Outra razão foi porque ele acreditava que os jogos de terror contemporâneos dependiam mais da ação do que de sobrevivência.
  • O jogo foi anunciado em abril de 2013.
  • Acreditando que o g6enero se tornou previsíveis, o design tenta deliberadamente fazer com que o jogador se sinta impotente, em espaços confinados, com munição .limitada e contra inimigos quase invencíveis que promovem a fuga e furtividade em vez do combate.
  • O diretor de arte Naoki Katakai disse que o conceito de design dos inimigos, como aqueles envoltos em arame farpado ou cheios de cacos de vidro, é que eles sejam vítimas que sofrem sob um mal maior. O próprio asilo foi inspirado na Winchester Mystery House, uma mansão californiana famosa por suas curiosidades arquitetônicas onde até um filme muito ruim mais ou menos recente foi inspirado.
  • Em 15 de abril de 2013 e nos dias seguintes, a Bethesda Softworks revelou uma série de pequenos teasers enigmáticos, anunciando o game oficialmente em 19 de abril de 2013, revelando o título, as plataformas em que seria lançado. e um teaser trailer de ação ao vivo. Um segundo trailer foi lançado em 17 de setembro de 2013 e um vídeo de jogo estendido foi revelado em 27 de setembro de 2013.
  • A Bethesda anunciou que o jogo foi ao status gold em 25 de setembro de 2014.
  • O jogo foi lançado originalmente para Windows, PlayStation 3, Xbox 360 e Xbox One, o que se deu em 14 de outubro de 2014. Em 12 de março de 2021, foi disponiblizado para Xbox Cloud Gaming.

Screenshots

Sobre o download

O The Evil Within é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) nas lojas do Steam, Epic e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte a página oficial do jogo.

Idiomas

  • Áudio: inglês, francês, alemão, italiano e espanhol (Espanha).
  • Texto: inglês, francês, alemão, italiano, polonês, russo e espanhol (Espanha).

Requerimentos em sistema

Mais informações e survival horror

Download e ficha técnica

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