Stasis é um adventure point and click de 2015 que se passa numa misteriosa nave espacial próxima a Netuno. Foi inspirado em Alien, Event Horizon e Dead Space e comparado ao jogo de terror psicológico Sanitarium.
22 de agosto de 2022
Stasis é um adventure de ficção científica e terror com perspectiva isométrica que requer interações com computadores, combinação de itens e resolução de quebra-cabeças. Foi desenvolvido pela The Brotherhood e lançado em 31 de agosto de 2015.
Publicado pela própria The Brotherhood e a Daedalic Entertainment e disponibilizado para Windows e Mac OS X, o Stasis foi geralmente bem recebido pela crítica. Além disto, conta com milhares de análises praticamente positivas no Steam e é avaliado com 3,9/5 no GOG.
Em janeiro de 2017, o Cayne, um prelúdio do Stasis, foi lançado gratuitamente (free to keep).
O vídeo a seguir é o trailer de gameplay do título.
Apresentação
Stasis é um jogo de aventura de terror e ficção científica que entrelaça uma narrativa macabra com uma jogabilidade retrô do seu gênero e uma atmosfera arenosa.
Em um futuro distante, a bordo de uma espaçonave aparentemente abandonada, John Maracheck acorda da estase. Ele deve se esforçar para novos limites físicos e emocionais e desvendar os mistérios ao seu redor.
John está com uma dor tremenda, sua esposa e filha estão desaparecidas, e o tempo está se esgotando enquanto a nave mergulha ainda mais nas nuvens azuis de metano de Netuno.
Gameplay
O Stasis é um adventure com interface point and click e perspectiva isométrica comparável ao excelente filme de terror Event Horizon (que parece Hellraiser misturado com Doom) e ao jogo de terror psicológico Sanitarium.
O jogo adota o sistema clássico de apontar e clicar para permitir interações com o ambiente e utiliza dados de PDA para ajudar a desvendar aspectos de sua história, a qual gira em torno do personagem principal John Maracheck, quem acorda de um hipersono bordo de uma instalação de pesquisa aparentemente abandonada chamada Groomlake e deve desvendar os mistérios a bordo para encontrar sua esposa e filha desaparecidas, antes que a espaçonave se adentre mais profundamente nas nuvens de metano do planeta Netuno.
Enredo (com spoilers)
John, sua esposa e filha são colocados em estase com destino a Titã, a lua de Saturno. Ele acorda a bordo de uma nave espacial de pesquisas, encontrando toda a sua tripulação morta. Explorando a embarcação espacial, descobre que é uma fragata médica administrada pela Cayne Corporation para pesquisas ilegais sobre vítimas involuntárias. Seu principal companhia é Te’ah.
A partir de uma variedade de PDAs, ele descobre que o Dr. Malan criou o projeto SEED, projetado para criar super soldados reativando genes humanos adormecidos, através de experimentos tortuosos e impregnações forçadas, resultando na criação de híbridos animalescos e cruéis. Vários desses híbridos escaparam e massacraram a tripulação, esfolando-os para coletar suas etiquetas subdérmicas para que pusessem vagar livremente pela nave. Ao mesmo tempo, um fungo voraz e uma infestação de insetos paralisou vários sistemas. John acaba sendo capturado por Malan, que mata sua filha por sabotar os jardins de oxigênio da nave.
Alcançando o deck de fuga, John quebra um portal e libera o Dr. Malan para o espaço, antes de cair e quebrar a perna. Relutantemente, Te’ah reconhece que ela projetou a fuga dos híbridos e a destruição do Groomlake (a nave), a fim de encontrar Ellen, esposa de John, que tem material em sua medula óssea contendo toda a pesquisa de Malan, quem ela planeja vender em vingança contra a Cayne Corporation pelo assassinato de seu marido. John engana os sistemas de segurança da nave para matar Te’ah, arruinando a última cápsula de estase no processo. John permite que o transporte de fuga deixe a instalação com sua esposa.
Em um epílogo, parece que Ellen morreu na cápsula de estase ou se transformou em um híbrido.
Destaques
Uma narrativa distópica, convincente e madura.
Clique, leia e interaja para explorar os cantos escuros do Groomlake, coletando itens de inventário e pistas para ajudar a resolver quebra-cabeças para progredir ainda mais.
A história se desenrola com dublagem profissional e música excelente – emotiva em ambas as contas. Os talentosos artistas de voz constroem a profundidade de cada um dos personagens que você conhecerá.
John pode (e vai) morrer das formas mais horríveis imagináveis.
Objetos especiais podem ser usados no próprio John para acabar com tudo.
Uma stripper holográfica.
Curiosidades
O Stasis foi criado sobre o engine Visionaire.
A trilha sonora do jogo foi composta por Mark Morgan (Wasteland 2, Fallout), com adicional de Daniel Sadowski (Counter-Strike: Global Offensive, Cayne, Warhammer – Space Marine).
The Brotherhood foi capaz de arruma dinheiro para produzir o game via financiamento coletivo. Foi arrecadado US$ 132.523 em dezembro de 2013. Naquela época, Stasis já estava em desenvolvimento há três anos, por uma equipe de três homens. Isso permitiu que uma demonstração alfa do jogo fosse lançada junto com a campanha no Kickstarter.
Tarryn Van Der Byl da IGN entrevistou o criador da Stasis, Chris Bischoff, em 16 de outubro de 2014, quem listou as influências dos filmes Alien e Event Horizon e dos aspectos de jogabilidade de Dead Space no jogo.
Um beta do game foi lançado em 8 de agosto de 2015 para os apoiadores.
Em 2015, The Aggie Awards elegeu o Stasis como o melhor adventure de 2015.
O Stasis é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) nas lojas da The Brotherhood, Steam e GOG, sendo que nosso para download aqui leva a esta última, onde o título vem sem DRM (dá pra jogar offline e tal).
Idiomas
Áudio: inglês.
Interface e legendas: inglês, francês, alemão, espanhol (Espanha), polaco, russo, italiano e turco.
Requerimentos em sistema
Windows
Mínimos
Sistema operacional: Windows XP 32 bit SP3;
Processador: 2 GHz (Dual Core);
Memória: 2 GB de RAM;
Placa de vídeo: Nvidia GeForce 205, AMD Radeon HD 3400 Series com 256 MB VRAM (não suporta memória compartilhada) e driver OpenGL totalmente atualizado;
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.Você pode pular direto para o fim e deixar um comentário. Pings estão desativados.
Deixe um comentário
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc.
Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam
(e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou
de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes.
O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação.
Dados pessoais não serão publicados.
O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.