Sludge Life

Sludge Life é um adventure de 2020 baseado em vandalismo, parkour e cultura urbana num mundo aberto onde o jogador deve saltar e escalar para encontrar e marcar locais privilegiados.


24 de março de 2023

Sludge Life é um game independente voltado ao tema do grafite que conta com open world, perspectiva em primeira pessoa, humor e gráficos cartunescos. Foi desenvolvido por Doseone e Terri Vellmann e lançado inicialmente em 28 de maio de 2020.

Publicado pela Devolver Digital e disponibilizado para Windows e Switch, o Sludge Life foi recebido de forma média para boa pela crítica especializada. Além disto, conta com centenas de análises muito positivas no Steam, é classificado com 4,8/5 na Epic e é avaliado com 3,7/5 no GOG.

O desempenho do game foi suficiente para justificar uma sequência, Sludge Life 2, a qual foi anunciada ao dia 23 de março de 2023 para sair ao fim desse mesmo ano e foi bem recebida em sua versão de preview.

Vídeos

Acima, temos o trailer de lançamento do Sludge Life para Switch e na Epic Store.

O segundo vídeo é uma longplay que mostra o jogo completo, sendo zerado até o final.

Apresentação

Perambule por uma ilha minúscula em um planeta coberto de poluição, onde você é o promissor grafiteiro GHOST, um tranquilo delinquente que busca seu lugar na elite do grafite. Explore a paisagem repleta de marcas corporativas, junte-se a outros grafiteiros, e roube tranqueiras e corações pelo caminho. Você vai virar o rei da ilha e grafitar tudo quanto é canto, vai se infiltrar na poluente empresa GLUG, ou vai simplesmente tocar o terror?

Gameplay

O Sludge Life é um adventure open world baseado em vandalismo, parkour e cultura urbana. Inicialmente equipado com nada mais do que uma lata de spray e um laptop, o jogador deve saltar e escalar para encontrar e marcar locais privilegiados para explorar ainda mais o ambiente.

A marcação (especialmente as mais difíceis) permite ao jogador ganhar respeito de outros pichadores e, eventualmente, que coopere com uma série de murais. As interações com outros pichadores permitem abrir áreas e recolher novos itens, incluindo uma câmera, planador, warper e “olhos de vândalo”.

O laptop também pode ser atualizado com 7 aplicativos (música, vídeo, um minigame etc.), e o jogador pode jogar basquete, fumar cigarros e zoom (o termo para usar cogumelos psicodélicos).

Existem 100 tags para pichar e, embora não haja nenhum requisito ou ordem específica, o jogador pode encontrar inúmeras aventuras, ao escalar e explorar a cidade, seus arredores e os edifícios nela. Existem 3 finais diferentes em Sludge Life.

Enredo

Sludge Life é baseado no esforço de um grafiteiro em ser reconhecido por seus pares. Situado em uma plataforma de petróleo/estaleiro fictício da década de 1990, o personagem principal, Ghost, passa o tempo conhecendo os habitantes, explorando e pintando etiquetas e murais com spray.

À medida que o Ghost ganha fama e respeito, novas áreas são abertas e mais da estrutura corporativa da Glug, a cidade, é exposta. Ghost fica sabendo de um ataque contra Glug protestando contra a morte do mascote corporativo, Ciggy.

Destaques

  • Pratique as delícias do vandalismo no conforto do seu computador (só macho faz isso).
  • A curiosidade e o livre arbítrio são suas únicas motivações – faça o que te der na telha em um minúsculo mundo aberto.
  • Encontre e baixe aplicativos no seu laptop para desperdiçar sua vida em um jogo dentro de outro jogo.
  • Fume os cigarros da marca Ciggy Cigs. Dane-se sua saúde.
  • Tire fotos dos exóticos animais e ambivalentes NPCs.
  • Um botão só pra peidar.
  • Um bebê gigante, uma quadra comunitária de basquete e um gato com dois furicos (sem custo adicional).
  • Três finais diferentes e créditos de responsa.

Curiosidades

  • O Sludge Life foi desenvolvido sobre o engine Unity.
  • O game foi banido pelo Australian Classification Board após ter tido sua “classificação recusada” em junho de 2021. Embora os detalhes fossem escassos, a revisão de maio de 2021 e a reavaliação de Disco Elysium: The Final Cut (banido em março de 2021) sugeriram que o motivo pode ter sido o mesmo: “uso de drogas”. Outros conselhos de classificação — como o ESRB (EUA) — deram à Sludge Life classificações similares a Mature 17+ (M).
  • O Sludge Life foi desenvolvido por Adam Drucker, também conhecido como Doseone, e Terri Vellmann, da Devolver Digital.
  • Apresentado na PAX East de 2020 (29 de fevereiro a 1º de março), o jogo demonstrou ênfase em grafite, música, resistência, sujeira e humor grosseiro. Notavelmente, no entanto, é dramaticamente menos violento do que High Hell, trabalho anterior dos desenvolvedores, e mais tarde, Disc Room.
  • Focando em NPCs ao invés de inimigos, Drucker e Vellmann começaram a desenvolver personalidades no novo jogo. Os personagens foram desenhados com base em pessoas reais com Drucker descrevendo “um cara que sempre conversava com ele na academia”. À medida que os aspectos lúdicos se desenvolveram,Drucker se baseou em atividades de sua juventude, incluindo corrida, escalada e arte de rua.
  • Para enfatizar os aspectos visuais do grafite e sua relação espacial vis-à-vis o observador, o parkour tornou-se um tema principal.
  • A música e visual adotam elementos psicodélicos e de vaporwave. Vellmann desenvolveu um estilo estético que incluía o laptop do Ghost, viagens alucinógenas de “zoom” e fundos esfumaçados. Drucker desenvolveu a música junto com Big Mud e DJ Dead, e um EP de 45rpm foi lançado no laptop e também na vida real no Bandcamp.
  • Sludge Life foi lançado pela EpicGames em 28 de maio de 2020 e foi oferecido gratuitamente no primeiro ano. As versões Switch e Stream foram lançadas assim que a versão da Epic Games foi vendida em 2 de junho de 2021. Uma versão física foi planejada para o Switch, mas não sei que fim isso teve.

Screenshots

Sobre o download

O Sludge Life é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) nas lojas da Epic, Steam e GOG, sendo que o nosso download leva a esta última, onde o jogo vem sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Para Switch, procure na loja da Nintendo.

Atenção: este jogo contém alguma nudez, uso de drogas e álcool e violência moderada em desenhos animados.

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Texto: inglês, francês, alemão, japonês, coreano, português (Brasil), russo, espanhol (Espanha), chinês (simplificado e tradicional) e holandês.

Requerimentos em sistema

Mais informações e adventure

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!