Saints Row: The Third é um action-adventure de 2011 que se concentra na ação em terceira pessoa, na exploração livre de um mundo aberto e na guerra urbana entre quadrilhas. É o terceiro game de sua série.
Saints Row: The Third é um action-adventure que, sendo o terceiro título da série Saints Row, segue o mesmo personagem dos seus predecessores, agora líder da quadrilha 3rd Street Saints. Foi desenvolvido pela Volition e lançado originalmente a 15 de novembro de 2011.
Publicado pelo THQ e disponibilizado para Windows, PlayStation 3, Xbox 360, Linux, Switch, PlayStation 4, Xbox One, Stadia, PlayStation 5, Xbox Series X/S e Luna, o Saints Row: The Third foi geralmente bem recebido pela crítica. Atualmente, no Steam e GOG, a sua edição remasterizada (Saints Row: The Third Remastered) conta com centenas de avaliações neutras por parte dos usuários.
Uma edição completa do Saints Row: The Third que inclui os três pacotes de conteúdo para download foi lançada em 2012, e sua expansão Enter the Dominatrix tornou-se a sequência direta do jogo, Saints Row IV (2013). Já o Saints Row: The Third Remastered foi lançado pela Deep Silver em 22 de maio de 2020 para PlayStation 4, Xbox One, 5 de março de 2021 para Windows e Stadia, 25 de maio de 2021 para Xbox Series X e S e PlayStation 5, e em 29 de julho de 2021 para Luna.
Acima, temos o trailer oficial da versão remasterizada do Saints Row: The Third.
Já o trailer anterior é o oficial de lançamento do jogo original.
Anos após tomarem posse de Stilwater, os Third Street Saints deixaram de ser uma gangue de rua e se transformaram em uma marca conhecida, com tênis Saints, energéticos Saints e bonecos do Johnny Gat disponíveis na loja mais próxima. Mantendo o status de celebridades, os Saints são os reis de Stilwater. A Syndicate, uma lendária fraternidade do crime com membros espalhados pelo mundo todo, está de olho nos Saints e exige a sua parte.
Após a sua recusa, Steelport será o cenário da batalha – uma metrópole com um passado glorioso, mas reduzida agora a uma cidade decadente sob o controle da Syndicate.
Como seus predecessores, Saints Row: The Third se concentra na ação em terceira pessoa, na exploração livre de um mundo aberto e na guerra urbana. Trata-se de um action-adventure onde, de forma semelhante à premissa dos Saints Row anteriores, o objetivo é levar a gangue 3rd Street Saints a superar as quadrilhas rivais na guerra por território da cidade.
Enquanto o protagonista é o mesmo, The Third apresenta um novo cenário, a cidade de Steelport, com suas próprias três gangues — Morningstar, Luchadores e Deckers — juntas conhecidas como Syndicate. Para complicar ainda mais as coisas, uma unidade governamental tática anti-gangues (STAG) é convocada para sufocar as duas organizações. Por outro lado, The Third é o primeiro da série a entrelaçar as narrativas de sua estrutura de três gangues e também apresenta ao jogador decisões que alteram a história.
O protagonista, líder dos 3rd Street Saints, explora a cidade de Steelport, realiza missões que avançam a história, bem como paralelas. Isso inclui atividades, iniciadas em pontos aleatórios no mundo, como fortalezas, bases de gangues rivais que podem ser assumidas para controlar seções de Steelport, e Flashpoints, guerra de quadrilhas. Algumas missões podem ser abordadas de maneiras diferentes e outras exigem que o jogador faça escolhas.
Completar missões garante dinheiro, armas, carros e reputação de gangue. Enquanto os Saints Row predecessores usam a reputação para desbloquear novas missões, o The Third usa a reputação como pontos de experiência, que podem ser usados para comprar upgrades para as armas e carros com vários recursos, como adicionar miras ou canos extras às armas. O dinheiro pode ser usado para comprar lojas e outros imóveis na Steelport, o que, com o tempo, se tornará um fluxo de dinheiro para a gangue. Pode-se também gastar gold para personalizar a aparência, as roupas e o quartel-general da sua malta.
Por fim, existe também o Initiation Station, sistema que permite fazer upload de personagens criados para uma comunidade online e fazer download de personagens dos outros para usar com algum save seu.
Novas armas são introduzidas junto com o tradicional arsenal de revólveres e automáticas. Os jogadores podem chamar ataques aéreos em acampamentos de inimigos ou usar um bug elétrico de controle remoto para controlar veículos a distância. Ao contrário dos dois primeiros jogos, não há itens de recuperação de saúde: em vez disso, a saúde se regenera mais rapidamente fora do combate. Quase todas as ações podem ser aceleradas mantendo pressionado um botão especial. Por exemplo, ao roubar um carro, o protagonista vai chutar o motorista para fora do seu assento.
O Saints Row: The Third também possui um modo cooperativo, da mesma forma que o Saints Row 2, onde o segundo jogador participa de todas as missões e atividades, recebendo créditos por sua conclusão. Algumas atividades têm regras diferentes quando têm dois jogadores. Os recursos cooperativos exigem um passe online de uso único. Não há modo multiplayer competitivo no jogo.
Saints Row: The Third Remastered proporciona o controle dos Saints no auge do seu poder e você entra de cabeça nessa vida. Esta é a sua cidade. Estas são as suas regras.
Remasterizada com gráficos novos e aprimorados, Steelport, a cidade original do pecado, nunca pareceu tão atraente como agora que se afoga em sexo, drogas e armas.
Salte de paraquedas com um tanque, ordene um ataque aéreo guiado por satélite contra uma gangue de lutadores de telecatch mexicanos e desafie sozinho uma força militar altamente treinada, nos cenários mais bizarros já vistos.
O conteúdo para download para Saints Row: The Third inclui missões de história adicionais, armas e personagens. Uma “edição definitiva”, Saints Row: The Third – The Full Package, contém todo o DLC pós-lançamento, incluindo todos os três pacotes de missão (Genkibowl VII, Gangstas in Space e The Trouble with Clones) e itens de bônus (roupas, veículos e armas) – além do jogo base. O pacote completo foi anunciado em setembro de 2012 para lançamento dois meses depois ao PC, PlayStation 3 e Xbox 360.
A THQ anunciou uma expansão standalone Enter the Dominatrix como uma piada de 1º de abril em 2012. Foi confirmada como em desenvolvimento no mês seguinte. Em Enter the Dominatrix, o comandante alienígena Zinyak aprisiona o líder dos Saints em uma simulação de Steelport chamada The Dominatrix para evitar interferências quando ele assumir o controle do planeta. A expansão também adicionou superpoderes para o personagem do jogador. Em junho, a THQ disse que a expansão seria empacotada em uma sequência completa, provisoriamente intitulada “The Next Great Sequel in the Saints Row Franchise”, com lançamento programado para 2013. Como dito acima, isto acabou virando o Saints Row IV. Partes de Enter the Dominatrix que não foram incorporadas na sequência, foram posteriormente lançadas como DLC para o novo título, sob o mesmo nome.
Áudio
O Saints Row: The Third tem uma trilha sonora licenciada disponível como estações de rádio ao guiar veículos. Os jogadores podem alternar entre as listas de reprodução, que variam de clássica a eletrônica, hip hop, rock, ou personalizar sua própria estação com base em suas preferências.
Esta OST foi composta por Malcolm Kirby Jr., quem já havia trabalhado na trilha sonora de The Love Guru, e foi lançada pela Sumthing Else Music Works junto com o jogo via CD e download digital. Kirby disse que a natureza exagerada da série influenciou as canções e que ele era um grande fã da série antes de receber a oportunidade. Em sua composição, cada gangue tem um tema e características específicas que vão desde uma “ameaçadora orquestra ao hip hop gangster e ao heavy metal“.
Cinco anos após os eventos de Saints Row 2, a 3rd Street Saints evoluiu para uma organização de mídia e consumo com sua própria marca. Enquanto roubavam um banco em Stilwater para promover um próximo filme sobre eles mesmos, o Boss (Troy Baker, Kenn Michael, Robin Atkin Downes, Laura Bailey, Tara Platt, Rebecca Sanabria ou Steve Blum) e seus principais tenentes, Shaundi (Danielle Nicolet) e Johnny Gat (Daniel Dae Kim) encontram resistência inesperada no “trabalho”, o que acaba levando a sua prisão.
O grupo é entregue a Phillipe Loren (Jacques Hennequet), chefe de uma empresa criminosa internacional conhecida como Syndicate. Depois de recusar seu acordo de dar ao Syndicate a maior parte de seus lucros em troca de suas vidas, os Saints tentam uma fuga, embora Gat seja forçado a se sacrificar para permitir que Boss e Shaundi escapem. Em resposta ao incidente, Loren ordena ao Syndicate que ataque os Saints e garanta que seu império seja destruído.
Shaundi e o Boss chegam à cidade de Steelport, firmemente governada pelas três gangues principais do Syndicate: a Morningstar, uma quadrilha sofisticada liderada por Loren e seus tenentes, as irmãs Viola (Sasha Gray) e Kiki DeWynter (Megan Hollingshead), que dominam o comércio sexual; os Luchadores, uma malta mexicana com temática de lutador liderada por Eddie “Killbane” Pryor (Rick D. Wasserman), que opera seu próprio cassino; e os Deckers, uma gangue de hackers liderada por Matt Miller (Yuri Lowenthal), que dominam o mercado negro cibernético da cidade.
Depois que o tenente dos Saints Pierce Washington (Arif S. Kinchen) chega com suporte, os Saints protegem um esconderijo e vão atrás das operações de Loren, acabando por matá-lo em seu próprio prédio. No processo, resgatam Oleg Kirrlov (Mark Allen Stuart), um ex-agente da KGB sendo clonado à força para fornecer capangas para o Syndicate, que os ajuda a rastrear outros aliados: a ex-agente do FBI Kinzie Kensington (Natalie Lander), que procura desestabilizar os Deckers; o veterano cafetão Zimos (Alex Désert), que perdeu seu negócio para Morningstar; e Angel de la Muerte (Hulk Hogan), o amargurado ex-parceiro de luta livre de Killbane.
Com Loren morto, uma luta pelo poder segue entre o Syndicate, culminando com Killbane assumindo depois que mata Kiki em um ataque de ciúme. Com raiva, Viola deserta para os Saint e os ajuda a acabar com Morning Star. Enquanto isso, a criminalidade em Steelport leva o governo federal a aprovar a inicialização de uma força-tarefa para combatê-la – a Special Tactical Anti-Gang (S.T.A.G.), liderada por Cyrus Temple (Tim Thomerson) e supervisionada pela senadora Monica Hughes (Tasia Valenza). Armado com tecnologia altamente avançada, STAG coloca a cidade sob lei marcial até que a ordem possa ser restaurada.
Durante esse tempo, os Saints se concentram nos Deckers, com o Boss adquirindo os itens necessários para Kinzie que permitem acessar a rede dos Deckers com um avatar virtual. Uma vez lá dentro, o chefe luta contra o avatar de Matt e o derrota, forçando Matt a se aposentar de sua gangue e deixar a cidade. Com apenas os Luchadores sobrando, Angel sugere humilhar Killbane durante sua próxima grande luta de wrestling, resultando em um alvoroço em Steelport depois de perder.
Enquanto perseguia Killbane e o caos, o chefe é informado de que Shaundi, Viola e o prefeito Burt Reynolds (interpretado por ele mesmo) foram sequestrados por STAG e levados para o monumento mais proeminente de Steelport, que foi equipado com explosivos. Neste ponto, o jogador deve escolher entre continuar sua busca por Killbane ou salvar os membros da gangue e Reynolds.
Canonicamente, o Boss escolhe fazer o último, resultando na fuga de Killbane, os Saints sendo saudados como heróis por salvar o monumento e STAG deixando Steelport após suas ações serem severamente questionadas pelo governo federal. Os Saints decidem não caçar Killbane e, em vez disso, retomam suas atividades de consumo, concentrando-se em um novo filme chamado “Gangstas In Space”, estrelado por Boss. Se o jogador, alternativamente, escolher perseguir Killbane, eles acabam matando-o, mas a STAG mata Shaundi, Viola e Reynolds e arma para colocar a culpa da destruição do monumento nos Saints. O Boss exige vingança e destrói o porta-aviões voador de STAG, antes de declarar Steelport uma nação independente sob o governo da quadrilha.
O link do jogo que temos aqui é o da versão remasterizada do mesmo, Saints Row: The Third Remastered, um produto normalmente pago que pode ser obtido nas lojas do GOG, Epic e Steam para Windows. O nosso link para download leva ao game no GOG, o qual vem sem DRM (não precisa de ficar online pra jogar etc.) e com garantia de satisfação em 30 dias ou seu dinheiro de volta. No site oficial do jogo, encontram-se links para outras plataformas.
Descrição dos desenvolvedores sobre o conteúdo: este jogo pode conter conteúdo não apropriado para todas as idades, ou pode não ser apropriado para visualização no trabalho.
Idiomas
Requerimentos em sistema
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!