Seja um parasita estatal no melhor (ou seria pior?) estilo 1984, de George Orwell.
Orwell: Keeping an Eye on You é um jogo onde você é um capanga que tem que ficar vigiando a população sob o jugo de um estado cujo os psicopatas do topo já perderam totalmente a vergonha. Foi desenvolvido pelos Osmotic Studios e lançado inicialmente em 20 de outubro de 2016.
Publicado pelos próprios alemães dos Osmotic Studios e disponibilizado para Windows, OS X, Linux, Android e iOS, Orwell: Keeping an Eye on You foi geralmente bem recebido pela crítica, ganhando inclusive alguns prêmios. Além disto, conta com milhares de análises muito positivas no Steam, pelo menos até o momento.
Este simulador/adventure independente é parte de uma série de jogos episódicos inspirada no romance distópico 1984, de George Orwell. Keeping an Eye on You foi primeiro Orwell, trazendo um total de cinco episódios. Uma sequência de três partes com o subtítulo Ignorance is Strength foi lançada em 22 de fevereiro de 2018.
Acima, temos um trailer do Orwell.
Temos também um making off da arte da série.
O Grande Irmão chegou — e é você.
Investigue a vida de cidadãos para encontrar o responsável por uma série de ataques terroristas. Informações da internet, comunicações pessoais e arquivos particulares estão todos ao seu alcance. Mas fique sabendo: as informações que você fornece têm consequências…
Orwell é um novo programa de segurança governamental que tem o poder de detectar a presença on-line de todas as pessoas da Nação. Ele pode monitorar todas as comunicações pessoais e acessar qualquer computador. Para preservar a privacidade dos cidadãos, pesquisadores humanos examinam os dados que o Orwell encontra e decidem quais informações devem ser passadas para as forças de segurança e quais devem ser rejeitadas.
Selecionado entre milhares de candidatos, você é o primeiro ser humano a pesquisar para o Orwell. E quando um ataque terrorista abala Bonton, a capital da Nação, Orwell e você são imediatamente colocados à prova. Começando com uma única pessoa de interesse, você ajudará as forças de segurança a montar e traçar o perfil de uma rede de potenciais criminosos.
Mas será que essas pessoas são mesmo terroristas? O que as informações que você revela a Orwell dizem sobre elas? E se você descobrir coisas sobre elas que nem mesmo seus entes queridos sabem? Qual é o verdadeiro preço de proteger a segurança que a Nação tanto deseja?
Orwell se passa em um país chamado The Nation, liderado por um governo paternalista e autoritário conhecido como The Party na capital Bonton. Em 2012, The Party aprovou a Lei de Segurança, uma lei que expande a capacidade do governo de espionar seus cidadãos em nome da segurança nacional. Como parte do projeto de lei, o Ministério da Segurança, liderado pela secretária de Segurança Catherine Delacroix, encomendou um sistema de vigilância secreto com o codinome Orwell.
O jogador assume o papel de um investigador de Orwell fora da The Nation e acaba de ser selecionado para usar o sistema. Cada episódio ocorre durante um dia no jogo.
Em 12 de abril de 2017, uma bomba explode no povoado Freedom Plaza em Bonton, destruindo uma estátua e matando várias pessoas. Uma nota contendo as três primeiras estrofes da canção folclórica alemã Die Gedanken sind frei (“Os pensamentos são livres”) é encontrada no local. Presente no Plaza pouco antes da explosão estava Cassandra Watergate, uma artista presa por agredir um policial em um protesto no Plaza várias semanas antes. O jogador é encarregado pelo Conselheiro Symes de investigar Cassandra como sua única pista para determinar se ela teve algo a ver com o atentado.
O jogador explora as várias correspondências de Cassandra e encontra várias conexões: ela é absolvida da acusação de agressão devido à falta de provas, seu relacionamento com seu advogado de defesa Josef Langley, sua dependência de antidepressivos e sua associação com um grupo chamado Thought (“Pensamento”, por meio de um homem chamado Goldfels.
Eventualmente, Cassandra confessa em uma conversa privada com Juliet que ela agrediu o policial com raiva, embora Juliet conteste que Cassandra fez isso para se defender. Cabe ao jogador decidir qual versão carregar, mas de qualquer forma a acusação de agressão é reaberta e Cassandra é novamente presa por isso.
De repente, uma segunda bomba explode na Universidade Stelligan de Bonton, descartando Cassandra como o homem-bomba (ou mulher-bomba).
Ainda se recuperando da notícia da segunda explosão, Symes incumbe o jogador de investigar o grupo Thought e Goldfels em particular.
Não demora muito para que o jogador consiga identificar Goldfels como Abraham Goldfels, um ex-professor e ativista de Stelligan. Thought é logo identificado como um grupo ativista que protestava contra a postura pró-vigilância do governo, identificando Abraham como o líder e dois de seus ex-alunos como membros-chave: o colunista de jornal nacional Harrison O’Donnell e a assistente de relações públicas da Rhosen Tech, Juliet Kerrington. Ao mesmo tempo, o blog do grupo é hackeado por um indivíduo que se identifica como Initiate (“Iniciado”), com Harrison revertendo o hack logo depois.
Além de encontrar outra ativista do Thought conhecida como Nina, o jogador também descobre que Thought já havia protestado no Freedom Plaza, Stelligan e em um terceiro local desconhecido, sugerindo que uma terceira bomba estava prestes a explodir. Investigando mais, encontra dois locais separados onde a bomba poderia estar. Para obter uma resposta definitiva, Symes interroga Cassandra remotamente usando as informações extraídas. Se o jogador escolher o local certo e encontrar informações suficientes sobre Cassandra, ela identifica o terceiro local como o Circle Mall e a bomba é desativada. Caso contrário, a bomba explode causando muitas mortes.
Independentemente dos eventos do episódio anterior, Symes incumbe o jogador de investigar Nina como a suspeita de ser a mulher-bomba.
O jogador logo descobre que Nina é a sargento Nina Maternova, uma mãe $olteira que foi engenheira de combate no exército de Nation. Depois que seu amante foi morto em batalha, ela foi desonrosamente dispensada por sumir e desde então sofre de TEPT. Enquanto o jogador investiga, o Initiate contata Nina perguntando sobre as bombas das quais ela nega conhecimento. Como uma brincadeira, o Initiate tenta hackear o site do partido. O jogador é capaz de avisar o pessoal de TI do site a tempo ou pode permitir que isso aconteça.
Ficando paranóica, Nina percebe as invasões do jogador em seu computador e decide fugir com o filho. Dependendo das informações que o jogador carregou anteriormente sobre Nina, bem como o que o carregou durante a tentativa dela, ela pode ser presa, escapar ou ser morta em um tiroteio.
Após os acontecimentos com Nina, sua conta de e-mail recebe um e-mail de Abraham, detalhando as bombas como um plano entre os dois.
Chocado com a revelação do dia anterior, Symes incumbe o jogador de investigar Abraham mais uma vez com o objetivo de encontrar sua localização.
Enquanto isso, Harrison e Juliet discutem os acontecimentos com Nina, decidindo buscar a ajuda de Josef. Ao mesmo tempo, Josef é contatado por um remetente anônimo que se oferece para libertar Cassandra da custódia em troca de informações sobre os membros do Thought. O jogador é capaz de investigar Josef separadamente devido à sua conexão anterior com Abraham e Cassandra.
É revelado que Josef uma vez representou Abraham em um processo judicial e foi convidado por ele para representar Cassandra por sua acusação de agressão. Uma transferência regular de dinheiro de sua conta bancária também pode ser encontrada pelo jogador e marcada como beneficente ou suspeita.
Ao mesmo tempo, Harrison entra em contato com o Initiate e tenta recrutá-lo para o Thought, ao qual o Initiate se identifica como um membro existente. Initiate revela a existência de Orwell para Harrison – Sabendo que ambos estão sendo ouvidos, eles rapidamente fazem planos usando uma cifra de criptografia fornecida por Initiate. Pouco depois, a investigação sobre Thought vazou para o jornal National Beholder, fazendo com que Harrison perdesse seu emprego de colunista e o blog de Thought fosse inundado com comentários de ódio. Logo depois, o jogador investiga o computador de Juliet e sofre uma estranha desconexão dos servidores de Orwell.
Sentindo a pressão, Harrison e Juliet ligam para Josef, que revela as implicações da Lei de Segurança; citações fora de contexto podem ser usadas contra um alvo e, com sua associação coletiva com o Thought, todas podem ser presas se for determinado que o grupo foi criado para fins terroristas. Dependendo das ações do jogador com a conta regular de Josef, ele é preso logo após a ligação ou incrimina Harrison como uma pessoa de interesse.
Eventualmente, o jogador descobre que Abraham já foi chamado de Gunther Aarons, uma pessoa de Stuttgart que desapareceu em 1993 e migrou para a Nation. Além disso, descobrem que Abraham sofria de um câncer inoperável e morreu mais de um ano antes dos eventos do jogo, o que significa que outra pessoa estava usando sua identidade para causar os atentados.
Ao mesmo tempo, revela-se que a desconexão anterior foi um ataque do Initiate a Orwell. Em uma nova postagem no blog de Thought, Harrison revela Symes como Benjamin Costigan e revela suas informações pessoais, incluindo seu endereço.
Em vez de Symes, o jogador é saudado pela Ministra Delacroix como seu novo conselheiro, avaliando seu desempenho até o momento. Dependendo se o jogador deixou Nina escapar, Symes revelou estar escondido ou morto a tiros em sua casa.
Abraham releva seu retorno e chama todos os membros do Thought para uma teleconferência às 16h. Observando o tempo necessário para processar os blocos de dados, Delacroix limita o jogador a carregar apenas 20 deles Cada membro do Thought reage de maneira diferente ao retorno de Abraham, com o Initiate em particular acreditando que seja uma armadilha. Ao mesmo tempo, Cassandra é libertada pelas autoridades.
Depois que o jogador esgotar seu limite de datachunk, a chamada em conferência começa com todos os membros restantes do Thought (exceto Nina) presentes. Ao mesmo tempo, Initiate ataca Orwell novamente usando um IP fornecido por Abraham, assumindo o controle do jogador. Dentro da teleconferência, Initiate lê as informações adquiridas pelo jogador e percebe que Abraham morreu muito antes dos bombardeios e deduz que Abraham é na verdade Juliet. Durante a ligação, dependendo se o jogador carregou um determinado local no telefone de Harrison, que permanecerá na ligação ou será preso.
Juliet confessa ter orquestrado os eventos do jogo, incluindo o disfarce de Abraham, a manipulação de Nina e a reincriminação de Cassandra. Juliet então revela que o Thought falhou em seus objetivos de protesto pacífico e que tudo foi feito para convencer apenas uma pessoa das falhas de Orwell: o jogador. Juliet observa que, como observador de tudo o que aconteceu, o jogador entendeu os problemas fundamentais com Orwell e poderia derrubar o sistema destacando-se como uma pessoa-alvo. Initiate protesta contra isso e, em vez disso, sugere que o jogador incrimine Delacroix. Cada membro do Thought lê o registro do jogador sobre si mesmo e decide apoiá-lo ou se recusa a fazê-lo.
Nesta parte, o jogador tem a opção de uma das várias ações:
Independentemente do resultado final, o jogador finalmente carrega um pedaço da notícia em seu próprio perfil, sugerindo que alguma forma de Orwell ainda existe.
Orwell: Keeping an Eye on You é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC nas lojas da Epic (Windows e Mac), GOG (Windows, Linux e Mac) e Steam (Windows, Linux e Mac), sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte as respectivas lojas ou tente a página oficial.
Atenção: observe que Orwell inclui linguagem adulta em vários momentos ao longo do jogo, bem como temas adultos, e pode não ser adequado a todas a idades. A sorte é que videogames não estimulam violência na vida real, pois não queremos de forma alguma incentivar o jogador a ingressar no parasitismo estatal, o que significa na prática o uso de violência contra indivíduos pacíficos.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!