Doki Doki Literature Club!
Escreva poemas e vivencie o horror do romance escolar!
Doki Doki Literature Club!, algumas vezes abreviado como DDLC, é um romance visual independente de terror psicológico que segue um estudante que relutantemente se junta ao clube de literatura e tem a opção de tentar desenrolar com alguma das garotas. Foi desenvolvido pela Team Salvato e lançado inicialmente em 22 de setembro de 2017.
Publicado pela própria Team Salvato e disponibilizado para Windows, Mac e Linux, Doki Doki Literature Club! foi um grande sucesso de crítica e reuniu um grande número de jogadores. Além disto, sua versão Plus! conta com dezenas de milhares de análises extremamente positivas no Steam e é avaliado com4.9/5 na Epic Store, pelo menos até o momento.
Uma versão expandida do jogo chamada Doki Doki Literature Club Plus! foi lançada para Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Windows, Xbox One e Xbox Series X/S em 30 de junho de 2021, publicada pela Serenity Forge, com sua versão para Mac lançada posteriormente em 12 de agosto de 2021. Recebeu críticas geralmente positivas, com elogios às suas histórias paralelas e jogabilidade nos consoles, mas algumas críticas pela falta de mudanças. Ao contrário do lançamento original de 2017, que é freeware, Plus! é premium.
Vídeos
Acima, temos o trailer oficial do Doki Doki Literature Club!
Temos também o trailer de lançamento do Doki Doki Literature Club Plus!
Apresentação
Boas-vindas ao clube! Escreva poemas para sua crush e vivencie o horror do romance escolar nesta história de terror psicológico aclamada pela crítica.
O Clube de Literatura
- Sayori: sua amiga de infância, começa a história recrutando você para o Clube de Literatura! Sonhadora e cheia de energia positiva, a maior paixão de Sayori é deixar feliz todo mundo ao seu redor.
- Natsuki: tenta parecer durona, mas é tão gracinha que é difícil levá-la muito a sério! Talvez ela fique interessada em bons ouvintes que respeitem seu amor por coisas fofas.
- Yuri: a silenciosa devoradora de livros, guarda seu lado passional para quem consegue entender mais a fundo sua mente enigmática.
- Monika: a superpopular Presidente do Clube de Literatura, vai guiar você para um final perfeito. Conte sempre com Monika para receber orientação tanto na literatura quanto no amor!
Gameplay
O Doki Doki Literature Club! é um romance visual com elementos de simulação de namoro e terror psicológico. O jogador assume o papel de um estudante que é convidado por sua amiga de infância, Sayori, a se juntar ao clube de literatura da escola, composto por quatro garotas: a alegre Sayori, a tímida Yuri, a enérgica Natsuki, e Monika, a presidente do clube.
O game inicialmente parece um típico simulador de namoro, com uma estética fofa e otimista. No entanto, o clima do jogo torna-se significativamente mais sombrio e perturbador com o tempo, desafiando as expectativas do jogador e criando uma atmosfera de tensão psicológica.
A gameplay tem um nível de interatividade limitado, típico de romances visuais, consistindo em cenas com imagens estáticas em duas dimensões, acompanhadas por escolhas ocasionais que o jogador precisa fazer para avançar na história. As interações entre o protagonista e as garotas são influenciadas por um mini-game após cada dia, onde o jogador escreve poemas selecionando palavras de uma lista. Cada personagem do clube tem preferências por certas palavras, e escolher aquelas que elas gostam aumenta a afinidade com essa personagem. Por exemplo, Yuri tende a preferir palavras mais obscuras e complexas, enquanto Natsuki prefere palavras mais simples e fofas. Monika, por outro lado, não pode ser romanceada dessa forma, o que acaba afetando o enredo.
Durante o mini-game, avatares em estilo chibi das personagens aparecem no canto da tela, e reagem às palavras escolhidas pelo jogador, pulando de acordo com suas preferências. Isso determina quais cenas específicas o jogador irá experimentar ao longo do game, dependendo de qual personagem mais gostou do poema escrito. Embora as escolhas influenciem as interações e diálogos, elas têm pouco impacto no desfecho geral da história, que segue um roteiro predeterminado.
Uma partida é dividida em três atos principais, com o enredo se tornando progressivamente mais pesado, revelando seus elementos de terror psicológico. Em certo ponto, o jogador deve interagir diretamente com os arquivos do game para avançar, destacando a metanarrativa e rompendo a quarta parede.
A versão Doki Doki Literature Club Plus! oferece a campanha original do jogo, mas introduz um “desktop virtual”, permitindo acesso aos arquivos dos personagens sem precisar mexer nos arquivos do computador diretamente. Além disso, inclui histórias secundárias que aprofundam as relações entre os membros do clube e mostram a formação do clube de literatura, sem a necessidade de interação do jogador. Essas histórias extras, junto com imagens desbloqueáveis e conteúdo adicional de trilha sonora, são liberadas ao concluir a campanha principal e as histórias paralelas.
Enredo (com spoilers)
O protagonista anônimo é convidado por sua melhor amiga, a animada Sayori, para se juntar ao clube de literatura da escola como um remédio para sua natureza introvertida. Ele relutantemente concorda e conhece os outros membros do clube: a assertiva Natsuki, a tímida Yuri e a alegre presidente do clube, Monika. No final de cada dia, os membros devem escrever um poema e compartilhá-lo com os demais membros no dia seguinte.
Eventualmente, enquanto o clube se prepara para o próximo festival cultural da escola, no qual os membros pretendem compartilhar seus poemas com um público mais amplo, Sayori revela à protagonista que ela tem depressão. O protagonista auxilia Yuri ou Natsuki em suas tarefas, cada uma deles tentando beijar o protagonista antes que ele encontre Sayori novamente. O protagonista pode se declarar para Sayori ou colocá-la na “friendzone” (só em jogo mesmo…). Independentemente, no dia seguinte, Monika mostra passivamente ao protagonista um poema estranhamente mórbido de Sayori que ordena repetidamente que alguém “saia de [sua] cabeça”. Percebendo que algo aconteceu com Sayori, o protagonista corre para sua casa e descobre que ela se enforcou, e o jogo termina abruptamente.
O protagonista é enviado de volta ao menu principal, com todos os arquivos salvos anteriores apagados. Ao iniciar uma nova partida, a história se repete, mas Sayori está flagrantemente ausente e os demais personagens não se lembram de sua existência. Monika apresenta o protagonista ao clube no lugar de Sayori. Os eventos ocorrem de forma semelhante ao jogo original, mas alguns textos ficam ilegíveis, os sprites dos personagens sofrem distorções esporádicas e o que parecem ser falhas de computador tornam-se comuns.
Além das distorções frequentes, é revelado através de diálogos e “poemas especiais” desbloqueáveis que Natsuki está desnutrida e sendo abusada por seu pai. Enquanto isso, Yuri gradualmente se torna instável, obsessivoa e propensa à automutilação. Quando chega a fase de planejamento do festival cultural, surge uma acalorada discussão sobre quem o protagonista ajudará. Depois que o jogador é forçado a escolher Monika, Yuri expulsa Monika e Natsuki da sala antes de declarar seu amor pelo protagonista.
Quer o protagonista aceite ou não Yuri, ela se apunhala no estômago e morre. O jogo força o protagonista imóvel a assistir o cadáver de Yuri se decompor lentamente durante o fim de semana. Quando Natsuki retorna após a redefinição do roteiro, fica horrorizada e enjoada ao ver o corpo de Yuri e foge. Monika aparece e pede desculpas ao protagonista por seu fim de semana “chato” antes de compensar excluindo os arquivos dos personagens de Yuri e Natsuki e enviando-o de volta ao menu principal.
Ao iniciar automaticamente um novo arquivo, o protagonista é colocado no que resta da sala de aula do clube de literatura, sentado em frente a Monika, quem revela que é uma personagem de videogame autoconsciente, capaz de manipular o código do jogo. Perturbada por não ser uma opção romântica, mas apenas uma coadjuvante na narrativa, ela admite usar sua habilidade para amplificar os traços negativos das outras garotas numa tentativa fútil de torná-las desagradáveis e impedi-las de se declarar ao protagonista. Ela então confessa obsessivamente seu próprio amor – não ao protagonista, mas ao jogador, porque ele é real autônomo, e não programados.
Monika sentará e conversará com o jogador indefinidamente sobre vários tópicos até que se entre manualmente no diretório do game e exclua o arquivo de seu personagem. Ela inicialmente ataca o jogador enquanto ele desaparece, mas no final das contas os perdoa e se arrepende com remorso, restaurando o game os personagens, excluindo ela mesma.
Dependendo do curso de ação do jogador, a partida pode chegar a duas conclusões possíveis durante o epílogo. O final tradicional mostra Sayori se apresentando como presidente do clube e expressando sua gratidão ao jogador por afastar Monika. No entanto, ela imediatamente adota as características negativas de Monika, com Monika intervindo via mensagem de texto e removendo Sayori do game para salvar o jogador. Ao perceber que seus esforços para fazer as pazes foram infrutíferos, Monika exclui todo a partida conforme os créditos finais rolam e também toca uma música chamada “Your Reality” que ela escreveu para o player. O jogo termina com uma nota de Monika afirmando que ela dissolveu o clube porque “nenhuma felicidade pode ser encontrada” nele, mas agradece ao jogador por ingressar no clube de qualquer maneira.
Um final mais positivo ocorre se o jogador tiver visto todas as cenas opcionais e confessado a Sayori antes de testemunhar seu suicídio, o que requer salvar e carregar várias vezes antes desse ponto. Embora ainda autoconsciente, Sayori expressa sua gratidão ao jogador por apoiar emocionalmente todos os membros, despede-se em lágrimas e garante ao jogador que todos as outras o amam. Monika então toca “Your Reality” durante os créditos sem excluir o game. Após o bloqueio, o jogador recebe uma mensagem do desenvolvedor Dan Salvato descrevendo suas intenções por trás da criação do jogo e suas opiniões sobre os videogames como um todo. Ele então agradece por jogar e ingressar no clube no final.
Um final anterior ocorre se o jogador excluir preventivamente o arquivo de Monika do diretório antes de iniciar uma nova partida, no qual Sayori se torna posteriormente a líder padrão do clube. Ao perceber a verdadeira natureza do jogo e seu papel nele, ela entra em pânico e fecha o game. Abrir o jogo novamente exibirá uma imagem de Sayori se enforcando. Se a imagem for deixada na tela por 10 minutos, as palavras “agora todos podem ser felizes” aparecerão ao lado dela. Tenso.
Doki Doki Literature Club Plus!
Apresentação
Mergulhe nesta experiência de horror psicológico sem igual!
Boas-vindas a um mundo aterrorizante de poesia e romance! Escreva poemas para sua crush e apague os erros cometidos pelo caminho para garantir o final perfeito. Esta é sua chance de descobrir por que DDLC é um dos jogos de terror psicológico mais amados da década!
Encarne o personagem principal, que entra no Clube de Literatura meio à contragosto em busca de um interesse amoroso. A cada poema escrito e a cada escolha feita, cative a garota que você gosta e comece a desvendar os horrores do romance escolar. Será que você tem o que é preciso para decifrar o código dos simuladores de namoro e chegar ao final perfeito?
Agora, a experiência original arrebatadora de DDLC está recheada de novos recursos e conteúdos exclusivos para Doki Doki Literature Club Plus!
Destaques
- 6 Histórias Paralelas inéditas sobre amizade e literatura, rendendo horas de conteúdo novo.
- Mais de 100 imagens desbloqueáveis, inclusive nova arte de jogo, papéis de parede, rascunhos de conceito nunca antes vistos e mais.
- 26 faixas musicais ao todo, inclusive 13 novas canções desbloqueáveis de Nikki Kaelar, além dos convidados especiais Jason Hayes e Azuria Sky.
- Um leitor de música integrado em DDLC para relaxar com suas canções favoritas em uma lista de reprodução personalizada, ou ficar no loop com uma única faixa.
- Uma repaginada de alta fidelidade em toda a arte do jogo agora em Full HD (1080p).
Enredo (com spoilers)
Além de toda a história principal, Doki Doki Literature Club Plus! apresenta seis novas histórias paralelas, intituladas Confiança, Compreensão, Respeito, Equilíbrio, Reflexão e Amor Próprio, bem como uma sétima história adicional mais curta, Equals. As histórias retratam o encontro e o relacionamento entre os quatro sócios do clube, bem como a formação do clube até o início da campanha principal, com cada uma das seis primeiras histórias focando em um conflito e resolução entre dois dos personagens e o sétimo focando na amizade entre os quatro. Ao contrário da campanha principal, as histórias paralelas não apresentam quaisquer elementos de terror ou discussão sobre senciência entre nenhum dos personagens.
Como um relato ficcional de como o jogo foi desenvolvido, outro conteúdo relacionado à história pode ser acessado na área de trabalho virtual na forma de uma caixa de entrada de e-mail de uma empresa conhecida como “Metaverse Enterprise Solutions”, bem como no arquivo da área de trabalho virtual. pasta. A coleta desse conteúdo fala de um grupo de pesquisadores da empresa que tentava utilizar uma máquina virtual chamada “VM1” para criar um universo simulado. O universo resultante continha quatro entidades, uma das quais, “A”, recebe permissões elevadas para acessar o código do kernel, referida como “Monitor Kernel Access”.
O universo e as entidades são estudados durante eventos paralelos aos da campanha principal, e os e-mails e arquivos discutem as observações e monitoramento dos eventos pelo pesquisador, com o objetivo declarado de observar como “A” reagiria à descoberta de seu artificial existência, a fim de analisar a possibilidade do verdadeiro universo ser uma simulação. Uma discussão posterior é feita sobre a criação de um segundo universo de “controle” dentro da VM1, no qual “A” não é informado de suas permissões elevadas, paralelamente aos eventos e configurações das histórias paralelas. Posteriormente é mencionado que um pequeno grupo de pesquisadores, que inicialmente se autodenominam “Team Salvation”, planejam transformar o conteúdo do VM1 em um formato visual novel para garantir a segurança do projeto, o que implica que os acontecimentos de Doki Doki Literature Club Plus! retratam o conteúdo de ambos os universos dentro da VM1.
O último e-mail desbloqueável descreve uma segunda máquina virtual, “VM2”, que os pesquisadores construíram com sucesso, mas não conseguiram acessar de forma confiável devido à sua instabilidade. Embora não consigam criar uma conexão confiável com a VM2, os pesquisadores observam que as entidades dentro da VM2 pareciam estar trabalhando em um projeto não descrito, conhecido como “Projeto Libitina”, que está implícito como uma tentativa das entidades de acessar o mundo além de seu universo simulado.
Se o jogador concluir a “coleta de dados” completa, o que requer a conclusão de todo o conteúdo do jogo e o desbloqueio de todos os segredos, terá acesso a uma oitava história paralela intitulada test.vm, que consiste apenas em uma tela que descreve uma tentativa fracassada do servidor de acessar a VM2, ao lado de uma das centenas de frases diferentes selecionadas aleatoriamente, que parecem descrever o mundo e as atividades dentro do universo do VM2.
Idiomas
- Áudio: inglês.
- Texto: chinês simplificado, chinês tradicional, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, russo, espanhol (Espanha), espanhol (América Latina), inglês e português (Brasil).
Requerimentos mínimos em sistema
Curiosidades
- Motor de jogo – O Doki Doki Literature Club! foi desenvolvido sobre o engine Ren’Py. Já o Doki Doki Literature Club Plus! foi desenvolvido sobre o Unity.
- Desenvolvimento independente – O jogo foi criado pelo programador norte-americano Dan Salvato ao longo de aproximadamente dois anos e é seu título de estreia na indústria de videogames.
- Inspiração mista – Salvato tinha uma relação de “amor e ódio” com animes, sendo tanto atraído quanto incomodado pelos clichês de “garotas fofas fazendo coisas fofas”. Essa dualidade inspirou o conceito do jogo.
- Elementos de terror psicológico – Salvato buscou criar horror através do desconforto psicológico, em vez de sustos visuais, inspirado por jogos como Yume Nikki e Eversion.
- Desenvolvimento artístico – Como Salvato não possuía habilidades artísticas, inicialmente usou um programa gratuito de criação de anime para os designs dos personagens. O design final foi realizado pela artista freelancer Satchely, enquanto os cenários foram criados por VelinquenT.
- Música personalizada – A trilha sonora foi composta por Salvato e conta com faixas que representam as personagens. Por exemplo, Monika é associada ao piano, Yuri ao pizzicato e harpas, Natsuki ao xilofone e gravador, e Sayori ao ukulele. A música “Your Reality” é interpretada por Jillian Ashcraft.
- Modelo de distribuição – Doki Doki Literature Club! foi lançado gratuitamente em 22 de setembro de 2017, com um modelo de “pague o quanto quiser” que desbloqueia um pacote de fãs com wallpapers, trilha sonora e um livro de arte digital.
- Recepção inicial massiva – Em seus três primeiros meses, o jogo foi baixado mais de um milhão de vezes, alcançando dois milhões de downloads no mês seguinte.
- Mods populares – A acessibilidade do jogo para modding resultou em várias criações da comunidade, como Monika After Story. Salvato apoiou esses esforços, incentivando a expansão da comunidade de modding.
- Monika e sua popularidade – A personagem Monika se tornou extremamente popular, gerando memes como “Just Monika”. Salvato ficou surpreso com sua recepção positiva, mas criticou certos memes, como “Trapsuki”, que considerou desrespeitosos.
- Versão expandida – Doki Doki Literature Club Plus! foi lançado em 2021, trazendo seis novas histórias secundárias, 100 imagens desbloqueáveis, 13 faixas musicais adicionais e gráficos em alta definição. Essa versão foi portada do motor Ren’Py para Unity, permitindo novos recursos e suporte multiplataforma.
- Produtos licenciados – O jogo inspirou diversos produtos oficiais, incluindo figuras Nendoroid da Good Smile Company, colecionáveis da Youtooz, roupas, artigos de papelaria e até relógios temáticos.
- Influência cultural – O jogo foi descrito como uma “carta de amor pós-moderna” ao gênero que representa, sendo comparado a obras como Undertale e Pony Island por sua abordagem inovadora.
- Em outras mídias – Em 1º de janeiro de 2018, os personagens principais do Doki Doki Literature Club! foram adicionados ao Yandere Simulator como skins de personagens para o personagem titular, com a permissão de Salvato. Mais tarde naquele ano, Monika também apareceu como um avatar DLC em Gaia Online, sem a permissão de Salvato.
- 두근두근 문예부 플러스! – Grafia do título do Doki Doki Literature Club Plus! em coreano.
Associação ao suicídio de fãs
Em 26 de junho de 2018, Ben Walmsley, de 15 anos, um fã de Doki Doki Literature Club! de Bury St Edmunds, em Suffolk, cometeu suicídio. O pai de Walmsley, Darren, alegou que o jogo teve um papel no suicídio de seu filho, mas afirmou falsamente que o jogo era jogado online e que os personagens poderiam enviar mensagens para o telefone de seu filho: “Ainda não há confirmação, mas acreditamos que o jogo pode estar ligado à morte de Ben. Os personagens sugerem coisas e você decide o que fazer. Ele te envolve e torna tudo muito real. Ben não falou sobre isso, mas os pais precisam estar cientes desse jogo e de outros jogos semelhantes. É gratuito para baixar, mas uma vez que você começa, ele não vai te deixar em paz. Os personagens fazem amizade com você, te amam e te dão tarefas, mas se você não as cumprir, eles se tornam agressivos”.
A escola de Ben fez a seguinte declaração: “Este é um jogo de terror psicológico com o suicídio como um dos principais temas. Foi expressa a preocupação de que o jogo possa desencadear pensamentos suicidas em jovens que podem estar emocionalmente vulneráveis. […] Por favor, monitore e verifique o uso da internet de seu filho regularmente e fique atento ao tempo gasto.” A Polícia de Greater Manchester acrescentou: “Acreditamos que este jogo representa um risco para crianças e jovens, especialmente aqueles emocionalmente vulneráveis e qualquer pessoa com problemas de saúde mental existentes“. A mãe de outra pessoa na Croácia falou ao The Sun, também alegando que o jogo foi responsável pelo suicídio de seu filho: “Havia muitas coisas acontecendo com meu filho e Doki Doki é apenas uma parte disso, mas eu preciso que a morte do meu filho tenha algum significado“.
Em 28 de junho de 2018, Doki Doki Literature Club! foi discutido no programa de TV de atualidades Victoria Derbyshire na BBC News. Devido aos suicídios de Sayori e Yuri, a apresentadora Victoria Derbyshire afirmou que Doki Doki Literature Club! é “um risco para crianças” e que seus gráficos “são claramente voltados para jovens”, e então teve uma conversa de 30 minutos entre duas pessoas sobre o jogo: Laura Dale, do antro conhecido como Kotaku, e Lorna Fraser, da instituição de caridade de saúde mental Samaritans, que discutiram a afirmação do jogo de que ele é adequado para pessoas acima de 13 anos. A maior parte dessa conversa foi sobre a importância de prestar atenção à saúde mental das crianças e ouvir os avisos.
Prêmios e honrarias
- No IGN’s Best of 2017 Awards, o jogo ganhou o People’s Choice Award cada para “Melhor Jogo de PC”, “Melhor Jogo de Aventura” (para o qual também foi vice-campeão), “Melhor História”, e “Mais Inovador”.
- O IGN também apresentou Doki Doki Literature Club! em sua lista dos “18 Melhores Jogos de Terror de 2017” e posteriormente como o 12º jogo mais assustador desta geração.
- O Nerd Much? incluiu o jogo em sua lista de 2020 dos “50 Jogos de Terror Mais Assustadores de Todos os Tempos”.
- O jogo ganhou o “Prêmio de Inovação Cultural Matthew Crump” e foi indicado para “Jogo de Tendências do Ano” no SXSW Gaming Awards de 2018.
- EGMNow classificou o jogo em 16º em sua lista dos 25 Melhores Jogos de 2017.
- O Doki Doki Literature Club! também foi indicado ao prêmio ‘Desafia a Descrição’ no Steam Awards de 2017.
Screenshots
As screenshots acima foram tiradas do Doki Doki Literature Club Plus!Sobre o download
O Doki Doki Literature Club! é um jogo freeware que pode ser baixado no Steam ou Itch.io pra PC (Windows, Mac e Linux), sendo que o nosso link de download leva a este último site. Existe também a edição Plus!, que vem com mais conteúdo e tal e é normalmente paga, podendo ser obtida pra Windows e Mac nas lojas da Epic e Steam. Para outras plataformas, consulte o site oficial.
Atenção
O Doki Doki Literature Club! não é um jogo adequado para crianças ou àqueles que são facilmente impressionáveis. Apesar do visual todo feliz tipo mangá/anime, parecendo um simulador de namoro ou algo do tipo, trata-se de um jogo de terror que pode apresentar temas sexuais sugestivos, automutilação ou suicídio.
Requerimentos mínimos em sistema
- Sistema operacional: Windows 7 ou OS X 10.9;
- Processador: 1.8GHz Dual-Core CPU;
- Memória: 4 GB de RAM;
- Placa de vídeo: integrada;
- Armazenamento: 350 MB de espaço disponível.
Mais informações e adventure
Download e ficha técnica
- Download @ Itch.io (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Team Salvato
- SO: Windows, Linux e Mac
- Tamanho: 3 GB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Comercial
- Categoria: Adventure
- Tags: Animes, Japão, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Romance visual, Terror, Xbox One, Xbox Series X|S
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 92
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