Call of the Sea é um adventure de 2022 com perspectiva em primeira pessoa inspirado em Myst e nas obras de H. P. Lovecraft. Se passa durante a década de 1930 numa ilha no Pacífico Sul.
Call of the Sea é um jogo independente de aventura com foco em narrativa, quebra-cabeças integrados ao enredo e que se passa em cenários oceânicos surreais e oníricos. Foi desenvolvido por Out of the Blue e lançado inicialmente em 8 de dezembro de 2022.
Publicado pela Ray Fury e disponibilizado para Windows, Xbox One, Xbox Series X/S, Luna, PlayStation 4 e PlayStation 5, o Call of the Sea foi geralmente bem recebido pela crítica. Além disto, conta com milhares de análises muito positivas no Steam, é classificado com 4.4/5 na loja da Epic e é avaliado com 4,1/5 no GOG, pelo menos até o momento.
Acima, temos o trailer oficial de gameplay VR do Call of the Sea.
Já o segundo vídeo é o trailer de honrarias do game.
O ano é 1934, nos confins do Pacífico Sul. Norah atravessou o oceano seguindo os passos da expedição desaparecida de seu marido e se encontra em uma exuberante ilha paradisíaca, um lugar sem nome e esquecido, repleta de lembranças de uma civilização perdida.
Quais estranhos segredos ela guarda? O que Norah pode descobrir em sua busca pela verdade?
O Call of the Sea é um adventure com perspectiva em primeira pessoa que se passa na década de 1930 e onde os jogadores assumem o controle de Norah (Cissy Jones), que deve explorar uma ilha no Pacífico Sul para encontrar seu marido, Harry (Yuri Lowenthal), que desapareceu após embarcar em uma expedição.
O jogo não possui um sistema de combate e os jogadores progridem no jogo resolvendo vários quebra-cabeças.
Norah Everhart recebe um pacote com uma foto de seu marido Harry detalhando as coordenadas para uma ilha a leste de Otaheite (Tahiti). Harry havia desaparecido após embarcar em uma expedição para encontrar uma cura para a misteriosa doença familiar de Norah, que a está matando lentamente. Norah viaja para a ilha, com a qual sonhava recorrentemente. Movendo-se para o interior, ela encontra um acampamento usado pela expedição, que consistia em Harry, a repórter Cassandra Ward, o mecânico Frank Dayton, o dermatologista Ernest De Witt, o dublê Roy Granger e seu guia taitiano Teaharoa.
A expedição havia encontrado um poço usado pelos ilhéus para um ritual envolvendo um fluido negro. Impaciente, Roy usou dinamite para abrir o poço, matando-se acidentalmente e acertando o braço de De Witt com o fluido. De Witt então começou a perder a sanidade e a desenvolver manchas na pele semelhantes às de Norah.
A equipe tentou replicar o ritual, mas o abandonou depois que o navio que os trouxe, Lady Shannon, chegou à costa próxima. Norah replica o ritual, fazendo com que o poço se encha de lodo com ela dentro. Ela tem uma visão em que caminha de um penhasco para um rio, enquanto é observada por uma criatura gigante de aparência anfíbia, e se vê transformada em uma criatura marinha.
Norah acorda perto do acidentado Lady Shannon e o encontra dilacerado com marcas de garras, sem sua tripulação. Norah descobre que a expedição montou outro acampamento, e De Witt, agora louco, esfaqueou Frank, mas foi parado e amarrado, desaparecendo posteriormente. A equipe descobriu um órgão esculpido nas rochas e o usou para abrir uma passagem para um templo no pico da ilha.
Norah viaja para o templo, onde a expedição empregou alto-falantes para usar a música do órgão para abrir a porta do local. Isso causou um deslizamento de rochas, enquanto Frank sucumbe ao ferimento de faca. Depois de restaurar a energia dos alto-falantes, Norah é nocauteada e sonha com um deserto cercado por ossos de criaturas marinhas e com a caixa de música de sua mãe, que tocava a canção do órgão. Cantando, Norah abre o templo e encontra uma nota de Harry explicando que ela não está doente, mas se transformando em algo novo.
Norah encontra portais que permitem se transformar em sua forma anfíbia. Ela chega a uma aldeia, utilizada pelos habitantes da ilha, que eram “escravos” de senhores desconhecidos. Norah encontra uma nota de Harry explicando que os mestres levaram seus escravos a um “santuário” para completar sua transformação, que ele pretendia passar para se tornar como Norah, para que pudessem ficar juntos. Isso levou a discussões entre Cassandra e Teaharoa, levando a última a deixar a ilha. Norah viaja para o santuário, encontrando criaturas marinhas que a tratam com familiaridade. ela também se sente mais “viva” na ilha do que nunca.
No santuário, ela encontra um bilhete de Harry no qual ele parece estar perdendo a sanidade, com sangue entrando no prédio. Norah entra na sala do trono e encontra um corpo mutante, com os óculos de Harry ao lado. Norah percebe que o corpo é de Cassandra, que, cobiçando a imortalidade das criaturas do mar, atirou em Harry, tentou se transformar, mas morreu no processo. Harry entendeu que o ritual não funcionaria com ele e saiu. Ele enviou o pacote a Norah, fingindo sua morte na tentativa de fazê-la passar pela transformação e se salvar.
Dependendo da escolha do jogador, Norah pode completar sua transformação ou rejeitá-la. Se aceitar, ela abandona sua humanidade e viaja para uma cidade subaquática para uma vida eterna aparentemente alegre, ao custo de nunca mais ver Harry. Se rejeitar, ela viverá o resto de seus anos restantes com Harry.
Durante os créditos, Norah e Harry cantam juntos sua música favorita, “Dear Old Pal of Mine”. Dependendo da escolha, o casal terminará a música ou será interrompido pela doença de Norah. Independentemente do final, Harry é deixado sozinho e, anos depois, agora trabalhando como Reitor de Arqueologia na Universidade Miskatonic, pondera se tomou a decisão certa ao mentir para Norah.
O Call of the Sea é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC nas lojas da Epic, Steam e GOG, sendo que nosso para download aqui leva a esta última, onde o game vem sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Para outras plataformas, consulte o site oficial.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!