Broken Sword: Shadow of the Templars – The Director's Cut é um adventure 2D de 2009 onde se explora locais exóticos e resolve mistérios antigos para frustrar uma conspiração sombria.
Broken Sword: Shadow of the Templars – The Director’s Cut, também chamado apenas de Broken Sword: Director’s Cut, é um remake avançado e a edição do diretor do jogo de aventura de 1996 Broken Sword: The Shadow of the Templars. Foi desenvolvido pela Revolution Software e lançado inicialmente em 19 de março de 2009.
Dependendo da plataforma, o game foi publicado pela Ubisoft, Kalypso Media ou a própria Revolution Software. O Broken Sword: Shadow of the Templars – The Director’s Cut conta com versões para Android, iOS, Linux, Macintosh, Nintendo DS, Wii e Windows e boa recepção por parte da crítica. Além disto, conta com milhares de análises muito positivas no Steam e é avaliado com 4.6/5 no GOG, pelo menos até o momento.
Acima, temos um trailer oficial do Broken Sword: Director’s Cut.
Temos também o trailer específico da versão de Android desta edição do game.
Paris no outono… um assassinato brutal no Palais Royale. Quando Nico Collard é convidada a entrevistar o estadista Pierre Carchon, ela se vê inextricavelmente envolvida em uma terrível conspiração.
Um um dos advetures mais clássicos de todos os tempos, “Broken Sword: Director’s Cut”, indicado para vários prêmios BAFTA, lança o atrevido jornalista Nico Collard e o intrépido americano George Stobbart em uma misteriosa jornada de intriga e perigo. Guie George e Nico em sua aventura global, explorando locais exóticos, resolvendo mistérios antigos e frustrando uma conspiração sombria para revelar as verdades secretas dos Cavaleiros Templários.
O Broken Sword: The Director’s Cut apresenta um novo e intrincado fio narrativo, juntamente com a história clássica que encantou milhões de jogadores. É hora de experimentar a aventura mundial de George e Nico de uma maneira totalmente renovada, com novos quebra-cabeças, novas piadas hilárias e a história rica e distinta que tornou a série tão merecidamente conhecida. Este é o adventure no seu melhor.
O Broken Sword: Shadow of the Templars – The Director’s Cut é um adventure 2D jogado de uma perspectiva de terceira pessoa. Ao contrário do original, onde George Stobbart é o único personagem jogável, Nicole “Nico” Collard é controlável em seções selecionadas de uma partida. Dependendo da plataforma, o Broken Sword: Director’s Cut é jogado por meio de uma interface point and click, interface de usuário sensível ao toque e Wii Remote.
Enquanto alguns quebra-cabeças dos segmentos originais foram simplificados, novos desafios em primeira pessoa também foram adicionados.Além disso, os pontos de acesso são destacados e um sistema de dicas é adicionado, junto com um diário no qual o protagonista faz anotações. Alguns dos diálogos e cutscenes do jogo original foram removidos, com o sangue retirado das cutscenes que foram mantidas.
O jogo começa em Paris, um dia antes do início do original, com a jornalista Nicole Collard recebendo um pedido para ir ao Palais-Royal entrevistar um famoso magnata da mídia e potencial candidato a presidente da França, Pierre Carchon. Um mímico fica do lado de fora da casa de Carchon, mas Nico o ignora e continua dentro de casa. Ela conhece a esposa de Carchon, Imelda, e também Carchon, que revela conhecer muito bem o pai de Nico, Thierry Collard. Logo, ouve-se um barulho na sala de estar; Carchon investiga apenas para ser baleado. Nico corre para o local para ver o mímico sobre o cadáver de Pierre. Ela é derrubada antes que pudesse fazer qualquer coisa e acorda para encontrar Imelda indo chamar a polícia.
Depois de convencê-la de que ela quer encontrar a verdade e ajudar, Imelda permite que Nico acesse o quarto de Carchon, que contém uma escultura de elefante – a mesma que Nico recebeu de seu pai, que ele mesmo esculpiu, e um cilindro de pedra, que continha um código de letra oculto. No cadáver de Carchon, Nico descobre um bilhete carimbado “Bâteaux de la Conciergerie” e vai investigar o cais onde ficava a Conciergerie.
Usando as letras no cilindro, ela descobre uma área de escritório secreta onde Carchon e muitos outros se reuniam para negócios. Depois que ela escreve sua história, seu editor Ronnie a diz para desistir, o que deixa Nico com raiva. No entanto, Nico recebe um telefonema misterioso de um homem chamado Plantard, que diz que precisa falar com ela sobre sua história.
No dia seguinte, o turista americano George Stobbart testemunha um ataque terrorista em um café em Paris, durante o qual um palhaço rouba a pasta de um velho e detona uma bomba. Logo depois, George conhece Nicole que está fotografando a cena. George investiga a área para ajudar Nicole a coletar informações sobre o ataque. Ele encontra o nariz descartado do palhaço e descobre que um homem foi visto fugindo com uma maleta. Depois que Nicole descobre o endereço de uma loja de fantasias dentro do nariz do palhaço, George fica sabendo pelo dono da loja que o nariz foi comprado por um homem chamado Khan.
George viaja para o hotel onde Khan está hospedado, onde obtém um manuscrito antigo do cofre do hotel de Khan. Depois de escapar de dois bandidos contratados, Flap e Guido, George leva o manuscrito para Nicole, que deduz que ele está relacionado aos Cavaleiros Templários. Em um museu próximo, George encontra um tripé ilustrado no manuscrito. Ele logo viaja para o local da escavação em Lochmarne, Irlanda, onde o tripé foi descoberto; e, ali, obtém uma gema idêntica à do manuscrito. Em uma capela templária sob as ruínas do castelo local, George descobre um mural de um homem enforcado com “Montfauçon” escrito embaixo.
Nico tenta descobrir mais sobre o envolvimento de seu pai com Carchon. Ela deduz rapidamente que Imelda está em perigo e corre para o Palais Royale para salvá-la. Nico chega tarde demais, mas a moribunda Imelda a entrega uma chave que cabe em uma caixa que o pai de Nico a deu. Nico abre a caixa e descobre a verdade. Seu pai e Imelda eram amantes, e ele trabalhava para o governo como uma espécie de espião contra a organização secreta de Carchon, o que significa que o pai de Nico era “um dos mocinhos”. Ela decidiu manter isso em segredo e não contar a ninguém, assim como seu pai, por respeito a ele. George retorna a Paris e fica sabendo por Andre Lobineau, colega de Nicole, que Montfauçon é um local em Paris.
Flap e Guido tentam roubar o tripé do museu; ma Nicole chega antes e dá o artefato a George. Nos esgotos de Montfauçon, George espiona uma reunião secreta de pessoas que afirmam ser os Templários e descobre seu plano para encontrar a Espada de Baphomet. Depois que o grupo sai, George usa o tripé e a joia na câmara subterrânea para revelar o nome de uma vila na Síria: Marib. Ele viaja para a aldeia e descobre que Khan o está procurando.
Em uma formação rochosa próxima chamada Bull’s Head, George encontra uma lente a qual deduz estar representada no manuscrito como uma bola de cristal. Ele também descobre um ídolo com três rostos barbudos, Baphomet e uma inscrição em latim que descreve a Grã-Bretanha. Khan chega e mantém George sob a mira de uma arma, mas George consegue escapar.
De volta a Paris, George fica sabendo por Andre que o manuscrito menciona a família espanhola De Vasconcellos, que já foi ligada aos Templários. Na vila da família, George fala com o único membro sobrevivente da família, uma condessa, que o leva ao mausoléu De Vasconcellos. Lá, George descobre o cálice da família, que a condessa confia a George, pedindo-o para encontrar seu ancestral desaparecido, Don Carlos. Em Paris, George usa a lente da igreja de Montfauçon e descobre a imagem oculta de um homem em chamas. Na igreja, George encontra o túmulo de Don Carlos, que está inscrito com uma série de referências bíblicas.
Andre revela que um ídolo de Baphomet foi descoberto em Paris e George ganha acesso à escavação. Usando o cálice, ele descobre a imagem de uma igreja com uma torre quadrada. George volta para a condessa e descobre que as referências bíblicas mostram uma área secreta dentro de um poço contendo um mural de tabuleiro de xadrez com um rio passando por ele.
Compilando suas pistas, George, Nicole e Andre decidem que os Templários estão indo para Bannockburn, na Escócia. George e Nicole embarcam em um trem, mas ela e uma velha em seu compartimento logo desaparecem. George chega à carruagem do condutor, onde a velha, Khan disfarçada, joga Flap para fora da carruagem. No entanto, Khan é baleado e morto pelo homem que matou Marquet.
Antes de morrer devido aos ferimentos, Khan, implicado em pertencer à seita Hashshashin, que se opõe a esses Neo-Templários (não aceitam que sejam chamados de Templários, pois diz que os verdadeiros Templários eram nobres inimigos), explica que eles estavam mesmo lado e o que é a Espada de Baphomet: o artefato simboliza uma energia colossal causada pelo alinhamento dos campos de poder naturais da Terra que estão focados na igreja de St. Ninian, que é para onde estão indo. Essa energia dotou os Templários do poder que os tornou grandes e carismáticos a tal ponto que podiam controlar a vontade de todos ao seu redor, dando-lhes grande poder.
George e Nicole chegam à igreja a tempo de ver o Grão-Mestre dos Templários adquirir o poder de dois enormes ídolos de Baphomet – a Espada de Baphomet ou a Espada Quebrada. Depois de tentar convencer George a juntar-se eles, o Grão-Mestre ordena que o casal seja morto, mas eles escapam com a ajuda de explosivos. A igreja explode, matando Guido, os Templários e, presumivelmente, o Grão-Mestre. O jogo termina com George e Nico em seu último encontro na Torre Eiffel.
O Broken Sword: Shadow of the Templars – The Director’s Cut recebeu vários prêmios e indicações:
O Broken Sword: Shadow of the Templars – The Director’s Cut é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows e Linux) nas lojas do Steam e GOG sendo que o nosso download leva a esta última, onde o game vem com seu manual original, papel de parede HD, avatares, o Broken Sword original (Windows, Mac e Linux), revista em quadrinhos e sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Para outras plataformas, consulte a página oficial.
Áudio e texto: inglês, francês, alemão, espanhol (Espanha) e italiano.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!