Blacksad: Under the Skin

Uma aventura assustadoramente sombria de um romance policial.


27 de outubro de 2023

Blacksad: Under the Skin é uma adaptação em adventure da H.Q. espanhola Blacksad, de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido, que segue um gato antropomórfico que investiga a morte de um dono de um clube de boxe. Foi desenvolvido pelos Pendulo Studios, com auxílio de YS Interactive, e lançado inicialmente em 5 de novembro de 2019.

Publicado pela Microids e disponibilizado para Windows, macOS, PlayStation 4, Xbox One, Switch, Blacknut e Windows Apps, Blacksad: Under the Skin foi recebido de forma mista pela crítica. Todavia, conta com milhares de análises muito positivas no Steam e é avaliado com 3.8/5 no GOG, pelo menos até o momento desta publicação.

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial de lançamento do Blacksad: Under the Skin.

Já o vídeo anterior é um teaser oficial do game.

Sinopse do enredo

Nos primeiros anos após a Segunda Guerra Mundial, John Blacksad é um gato preto detetive particular de Nova York. Uma dama felina ronronada com uma expressão triste no rosto entra no seu escritório, acompanhada por um gorila guarda-costas peso-pesado, Jake Ostiombe.

Jake era um velho amigo, mas a bela felina Sonia é uma cliente. Seu pai, Joe Dunn, dono de uma academia de boxe, foi encontrado pela empregada, Mary Purnell, enforcado numa manhã no meio de seu ringue de boxe. A polícia suspeita de suicídio, mas Blacksad não está tão convencido depois de apenas algumas olhadas na cena do crime.

Então, o que parecia um caso fácil que só precisava de confirmação se transforma em um elaborado estratagema de conspirações envolvendo drogas, chantagens, dinheiro e armas contratadas. Mais uma vez, Blacksad terá que ganhar seu salário da maneira mais difícil, mas foi isso que ele se inscreveu quando decidiu entrar nesse ramo.

Apresentação

Surge um sombrio escândalo de corrupção no coração do submundo da cidade de Nova York para o carismático detetive John Blacksad!

Anos 50, Nova York: Joe Dunn, dono de um clube de boxe, é encontrado morto.

Enquanto isso, a estrela em ascensão Bobby Yale, que subiria ao ringue para a luta mais importante de sua carreira, desapareceu misteriosamente.

Sonia Dunn, filha de Joe, assume a academia e precisa lidar com seus problemas financeiros. Ela contrata o detetive particular John Blacksad para investigar o desaparecimento de Yale. Este caso sinistro levará nosso investigador às profundezas mais sombrias e sinistra de Nova Iorque.

Com seus personagens antropomórficos e sua incrível sensação dos anos 1950, BLACKSAD: Under the Skin promete toda a aventura assustadoramente sombria de um romance policial, assim como a série de quadrinhos de mesmo nome.

Conduza a investigação à sua maneira. Use seus sentidos felinos enquanto procura novas pistas. Tome decisões em nome do Blacksad e influencie o resultado do caso.

Gameplay

O adventure Blacksad: Under the Skin é jogado inteiramente na perspectiva de terceira pessoa mum mundo tridimensional. Sua jogabilidade foi comparada a trabalhos da Telltale Games, bem como os jogos LA Noire (2011) e Sherlock Holmes: The Devil’s Daughter (2016). Ao contrário dos jogos anteriores da Pendulo Studios, ele renuncia a uma interface point and click em favor do controle direto do personagem.

A câmera de ação segue o personagem, mas muda os ângulos para dar uma sensação mais cinematográfica, o que significa que o jogador muitas vezes não é capaz de olhar para onde deseja e pode explorar apenas o que a câmera mostra, embora esta possa ser ligeiramente deslocada de sua posição fixa, o que na maioria dos casos é usado para encontrar adesivos de álbuns ocultos acessados através do menu principal.

Durante as investigações, os sentidos felinos aguçados de John Blacksad permitem ao jogador desacelerar o tempo e perceber pistas visuais ao seu redor, que são então adicionadas ao índice de pistas do jogador. A partir daqui, o jogador pode combinar pistas para tirar conclusões, tanto para progredir na história principal quanto para resolver missões secundárias opcionais.

Existem quatro álbuns de esportes diferentes no Hall da Fama (não no nosso), cada um abrangendo duas páginas, uma por esporte, ou seja, Futebol Americano, Beisebol, Boxe e Hóquei. São 100 adesivos no total representando diversas celebridades do esporte, e algumas imagens são compostas por 2 ou 4 adesivos, enquanto outras são representadas por um único. Em muitos casos, deixar de pegar um adesivo antes de olhar os objetos relacionados à história não dará uma segunda chance.

Existem poucos locais limitados onde John Blacksad pode pesquisar na perspectiva de primeira pessoa, geralmente ao olhar para várias coisas em uma mesa ou em algum lugar parecido, mas esses são poucos e distantes entre si. Os objetos de interação exibem um ícone quando John está de frente para eles e, caso haja vários disponíveis, podem ser selecionados itens individuais.

Durante os diálogos, muitas vezes há muitas opções diferentes de como reagir, o que aumenta as estatísticas do personagem (tipo seu alinhamento) e muitas vezes terá consequências graves e possivelmente ramificará a história. A maioria dos diálogos também é baseada no tempo e resultará em uma resposta padrão se nada for selecionado antes que o tempo acabe. As ações que Blacksad faz e as coisas que ele diz afetam suas estatísticas, que podem ser verificadas a qualquer momento durante a partida. Existem 8 estatísticas diferentes e cada uma tem sua barra oposta e percentual para a qual o jogador está inclinado (ou seja, Lonesome vs Romantic, Upright, vs Pragmatic, Swift vs Clumsy etc.).

Não existe um sistema de inventário, e as coisas que Blacksad carrega, que são poucas, estão com ele o tempo todo e as usará automaticamente no local certo, como ao destravar cadeados. Existem também eventos de tempo rápido (quicktime events) neste jogo, usados para perceber pistas visuais ao seu redor.

Aliás, como qualquer bom detetive particular, Blacksad também carrega um caderno onde anota todas as informações sobre seus suspeitos e qualquer outra pessoa de interesse. Algumas das quais podem ser contempladas e muitas vezes combinadas (não durante a leitura do caderno, mas durante a dedução que pode ser ativada durante o jogo), o que produzirá mais informações. Por exemplo, o conhecimento sobre a pegada na pintura e, em seguida, ter conhecer os sapatos do suspeito permitem deduzir se o suspeito é culpado ou inocente.

O jogo contém seis finais possíveis.

Destaques

A lista a seguir contém as características principais do game segundo seu distribuidor ou publisher:

  • Uma história oficial e totalmente nova para Blacksad, ambientada no mundo único da série de quadrinhos e perfeitamente recriada para os jogadores.
  • Um jogo narrativo investigativo com jogabilidade que combina investigações, quebra-cabeças, quick time events (QTE) e diálogos de múltipla escolha.
  • Escolhas que influenciam diretamente no desenvolvimento do personagem e no final da história.
  • Mais de 30 personagens, incluindo novos rostos e antigos favoritos, cada um com sua própria história.
  • Um mundo envolvente com uma trilha sonora de jazz que rivaliza com o melhor do filme noir de Hollywood.
  • Os fãs de adventure vão adorar a jogabilidade e a narração, enquanto os fãs da série de quadrinhos ficarão emocionados ao redescobrir os personagens e o estilo gráfico deste mundo único.
  • Um mundo sombrio de animais antropomórficos.
  • Atenção: Blacksad: Under the Skin contém cenas de violência intensa, representação de sangue e coisas assim. Este gam pode não ser adequado para todos os públicos.

Curiosidades

  • O Blacksad: Under the Skin foi desenvolvido sobre o Unity Engine.
  • Embora baseado na série de quadrinhos, Blacksad: Under the Skin conta uma história oficial e nova, e não é uma adaptação de uma já existente. Esta é oficialmente considerada não canônica. Seu foco na corrupção e impacto da televisão relacionadas ao esporte na década de 1950 ocorreu, segundo o escritor Monchán, porque o Pendulo queria abordar um tema que os autores dos quadrinhos ainda não abordaram.
  • Blacksad é o primeiro jogo dos Pendulo Studios baseado em obras licenciadas e a usar gráficos totalmente 3D. Os desenvolvedores citaram a criação deste mundo tridimensional que representasse bem a obra original como um dos maiores desafios.
  • O projeto começou no final de 2016 por sugestão da Microïds, parte do mesmo conglomerado de mídia dono da editora de Blacksad, a Dargaud.
  • O jogo completo foi lançado em 14 de novembro de 2019, embora um erro técnico tenha causado o lançamento de uma versão inacabada do jogo na Europa em 5 de novembro.
  • A versão switch foi lançada em 10 de dezembro de 2019.
  • De acordo com Pendulo Studios, o jogo contém 30 personagens únicos e cinco anteriormente da série de quadrinhos Blacksad: John Blacksad, Comissário Smirnov, Jake Ostiombe, Paulie e Weekly.
  • Em novembro de 2020, o Pendulo relatou que “o impacto que [Blacksad] teve no mercado foi muito maior” do que outros títulos recentes de Pendulo. A empresa atribuiu seu sucesso ao estilo “mais narrativo e de adventure moderno” do projeto, que o levou a um público maior do que o formato tradicional de jogo de aventura da empresa.
  • O jogo foi indicado para “Melhor Desenvolvimento Espanhol” e “Melhor Performance Espanhola” com Gabriel Jiménez no Titanium Awards 2019. Também foi indicado para “Melhor Adaptação de História em Quadrinhos/Graphic Novel” no Harvey Awards de 2020.
  • Pendulo colaborou com os criadores do Blacksad, Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido, em Under the Skin. O desenvolvedor descreveu a dupla como consultores, enquanto Canales disse que Pendulo “nos perguntou sobre o enredo e conceitos visuais”.
  • Dentre outras colaborações importantes dos autores originais, Canales solicitou uma voz profunda para John Blacksad por ser um fumante inveterado. A equipe contratou Barry Johnson de Detroit: Become Human para a versão em inglês, e Gabriel Jiménez – voz de Hugh Jackman nas dublagens de filmes em espanhol – para a versão em espanhol.
  • Easter eggs que fazem referência ao Blacksad original também foram incluídos.
  • O esquema de controle direto do jogo em detrimento do point and click foi adotado porque a equipe queria que Under the Skin se adaptasse aos consoles, uma preocupação que começou durante a criação de Yesterday Origins.

Screenshots

Sobre o download

O Blacksad: Under the Skin é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows e Mac) nas lojas do Steam e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte a página oficial.

Idiomas

  • Áudio: inglês, francês, alemão, espanhol (Espanha) e russo.
  • Texto: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), russo e
    holandês.

Requerimentos em sistema

Mais informações e animais

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!