Sua missão aqui é ser sabujo de parasitas megalomaníacos. Será que você irá obedecê-los?
Beholder é um jogo independente de estratégia e adventure cuja temática revolve em torno de um estado policial totalitário. Foi desenvolvido pelos russos da Warm Lamp Games e lançado originalmente em 9 de novembro de 2016.
Publicado pela Alawar Entertainment e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, iOS, Android, Switch, PlayStation 4 e Xbox One, o Beholder foi geralmente bem recebido pela crítica, inclusive sendo nominado a vários prêmios e vencendo muitos deles. Além disso, pelo menos até o momento, conta com dezenas de milhares de análises muito positivas no Steam. No GOG, o game é avaliado com 3,9 estrelas de 5.
O sucesso do jogo foi suficiente para justificar uma sequência, Beholder 2, lançada originalmente em 4 de dezembro de 2018 para as principais plataformas de sua época. Ao que parece, o Beholder 3 já está sendo apressado.
Acima, temos um trailer oficial em português do Beholder.
Já o vídeo anterior mostra a introdução do game.
Você é um senhorio instalado pelo estado de um país totalitário. Coloque aparelhos de escuta, roube e entre furtivamente nos apartamentos de seus inquilinos. Use o que descobrir para denunciar qualquer pessoa capaz de conspirar contra o estado. É seu dever (segundo o estado)! Mas você irá obedecer?
Carl é um senhorio instalado pelo governo em um estado totalitário, onde a privacidade é inexistente e as autoridades controlam todos os aspectos da vida. Nomeado para gerenciar um prédio de apartamentos, o capanga deve espionar seus inquilinos, grampeando seus apartamentos enquanto estão fora, revistando pertences e traçando seus perfis detalhados. O estado exige que Carl denuncie qualquer pessoa que viole as leis ou demonstre comportamento subversivo, levando frequentemente à prisão ou algo pior.
O jogo apresenta uma atmosfera opressiva, na qual o jogador enfrenta dilemas morais constantes. Há a escolha de seguir os comandos do governo ou ficar do lado das pessoas que sofrem com as diretivas opressoras, o que é algo bem difícil de imaginar na vida real, pois todos os parasitas capangas fazem suas maldades e depois falam que estavam apenas cumprindo ordens dos parasitas chefões. Mas isso é outro assunto…
O estilo visual apresenta personagens como silhuetas pretas com olhos brancos, mas cheias de expressividade e emoção. Os cenários têm um estilo desenhado à mão, com uma qualidade gráfica que permanece consistente mesmo ao ampliar os detalhes. A trilha sonora cria uma sensação de tensão e desconforto, adequada à temática do jogo.
Cada personagem tem sua própria personalidade, circunstâncias e problemas. Cada decisão que o protagonista toma afeta a maneira como a história se desenrola. O Beholder tem vários finais, cada um deles sendo uma soma das decisões tomadas pelo jogador. Já Carl, ao que parece, foi submetido a experimentos que o tornaram incapaz de dormir, permitindo que esteja sempre vigilante.
A gameplay mistura estratégia e adventure. Carl pode instalar câmeras de vigilância, espionar através de fechaduras e conversar com os inquilinos para coletar informações. Além disso, é possível interagir com os vizinhos para obter pistas e manipular as relações, embora ser descoberto espionando possa gerar reações violentas, inclusive mortes.
Missões principais são recebidas diretamente do governo, enquanto missões secundárias podem oferecer recompensas úteis ou influenciar os objetivos principais. O gerenciamento de tempo é crucial, já que muitos objetivos têm prazos apertados, o que pode criar situações de grande tensão e estresse. Além disso, Carl deve equilibrar a manutenção do prédio e a satisfação dos inquilinos, já que descontentamentos podem levar a retaliações.
Em 18 de maio de 2017, o Beholder: Blissful Sleep, um DLC no qual o jogador tem a oportunidade de aprender mais sobre o mundo do game e os moradores da casa, foi lançado no Steam.
De acordo com o enredo, o governo emite um projeto de lei denominado “Sonho Abençoado”, que impõe a todos os cidadãos que tenham atingido a idade de 85 anos a eutanásia. O nome do administrador da casa é Hector Medina – quem tem cerca de 65 anos, mas, devido a um erro, sua idade foi corrigida para “85 anos”. O jogador tem uma escolha – submeter-se ao destino e adormecer com um “Sonho Abençoado” ou evitar a eutanásia por vários métodos.
Ao contrário do original, o protagonista não tem família, com exceção do gato e do filho de 30 anos, que trabalha na construção de uma ferrovia ao norte. Neste conteúdo adicional ,se tem a oportunidade de descobrir a história dos moradores da casa que o próximo gerente, Carl Stein, encontrará.
Bem-vindo a um futuro sombrio distópico. Um estado totalitário controla todos os aspectos da vida privada e pública. As leis são opressivas. A vigilância é total. A privacidade morreu.
O Beholder é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows, Mac OS X e Linux) no GOG e Steam. O nosso link para download leva à versão do GOG, a qual vem com garantia de satisfação em 30 dias ou seu dinheiro de volta e sem DRM (não precisa ficar online pra jogar e tal). Para outras plataformas, consulte o site oficial.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!