Amnesia: A Machine for Pigs

Uma história macabra que se passa dezesseis anos após o jogo original.


1 de outubro de 2013

Amnesia: A Machine For Pigs é um adventure estilo survival horror e o segundo capítulo da série Amnesia, embora se passe em outra época e apresente um rol de personagens distinto. Foi desenvolvido pela The Chinese Room e lançado originalmente em 10 de setembro de 2013.

Como The Dark Descent, este Amnesia foca na história, exploração do mundo e no constante medo do desconhecido, oferecendo um enredo e ambientação bem assombrosos. O jogo conta com melhorias no engine, na física e na interação com as paradas, mas mantém o core fiel ao original e os baixos requisitos em sistema.

Publicado pela Frictional Games, a desenvolvedora do primeiro Amnesia, e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, PlayStation 4, Xbox One e Switch, Amnesia: A Machine for Pigs foi recebido de forma mista pela crítica e falhou em igualar as expectativas diante do grande sucesso do seu predecessor. Além disso, conta com milhares de análises neutras no Steam e é avaliado com 3.2/5 no GOG, pelo menos até o momento.

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial do Amnesia: A Machine for Pigs.

Já o vídeo anterior é um walkthrough que promete ensinar como zerar o Amnesia: A Machine for Pigs completamente. Tem quase duas horas de jogatina.

Enredo

O ano é 1899.

O rico industrialista Oswald Mandus acorda em sua cama, detonado pela febre e assombrado por sonhos de uma sombria e infernal máquina. Torturado por visões de uma desastrosa expedição ao México, e falido por sonhos fracassados de uma utopia industrial e corroído pela culpa e doenças tropicais, ele acorda em um pesadelo.

A casa está em silêncio e o solo está a sacudir por causa de alguma máquina infernal. Tudo o que ele sabe é que seus filhos estão em grave perigo, e cabe a ele a salvá-los.

Mandus achava que entendia o medo. É melhor pensar novamente.

Apresentação

Os suínos estão se levantando!

Em 2010, a Frictional Games aterrorizou o mundo com o terror cult Amnesia: A Dark Descent. Agora eles trazem para você um novo pesadelo. Criado em colaboração com The Chinese Room, o estúdio por trás de Dear Esther, Amnesia: A Machine for Pigs é uma jornada intensa e aterrorizante para o coração da escuridão que se esconde dentro de todos nós. Assim, o mundo recebe um novo jogo de terror em primeira pessoa que o apresentará às profundezas da ambição, do poder e da loucura.

O mundo é uma máquina. Uma máquina para porcos. Útil apenas para o abate de porcos.

O Machine for Pigs pega ambos o mundo de Amnesia e a tecnologia de The Dark Descent para novos níveis do horror. Como dissemos, foi desenvolvido usando uma versão atualizada da engine HPL2, apresentando efeitos visuais e ambientação irados, música e efeitos sonoros maneiros e uma inteligência artificial adaptável. Tudo se encaixando perfeitamente em uma história macabra que se passa dezesseis anos após o jogo original!

A Machine for Pigs não sairá da sua cabeça e devorará o seu coração.

Gameplay

Como seu antecessor, The Dark Descent, você vê o mundo do ponto de vista dos personagens. As caixas de pólvora e os sistemas de inventário e sanidade do jogo anterior foram removidos e sua fonte de luz tem combustível infinito. Itens e portas podem ser agarrados, jogados, abertos e fechados. Para além disso, esperar a jogabilidade, a interação física e o baixo requerimento em sistema do Amnesia original. Claro, este game tem seus próprios ‘monstros‘ que o jogador terá que evitar, esconder ou fugir.

O ambiente é explorado usando uma lanterna, com entradas de diário e notas que fornecem informações sobre a memória perdida do personagem-título. A maioria dos quebra-cabeças é baseada na interação física com o ambiente por causa das mudanças implementadas em Machine for Pigs, assim como a escuridão e o olhar para as criaturas não causam mais nenhum inconveniente (como dito, não tem mais o lance da sanidade).

A saúde perdida quando Mandus é ferido irá se regenerar após um certo período de tempo, eliminando assim a necessidade de encontrar frascos de láudano para restaurar a saúde, como em The Dark Descent. O design de fase do Machine for Pigs também foi apresentado como “significativamente diferente” do de The Dark Descent, com áreas maiores e ambientes externos incluídos. A IA também foi ajustada para garantir que os jogadores não consigam prever o comportamento do inimigo com base em suas experiências com o Amnesia original.

Destaques segundo o distribuidor

  • Singular jogo criado em colaboração entre duas empresas independentes famosas por explorar os limites do que os games podem ser.
  • Abordagem inovadora ao mundo de Amnesia sem renegar a origem.
  • A história mais obscura e horrenda já contada em um jogo.
  • Trilha sonora esplêndida criada pela premiada compositora Jessica Curry.

Enredo (com spoilers)

O jogo apresenta várias histórias interligadas. Algumas ocorreram no passado, outras no presente, e algumas são abertamente reais, enquanto outras podem ser imaginadas. Situado em Londres na véspera de Ano Novo de 1899, A Machine for Pigs apresenta como protagonista Oswald Mandus, um rico industrial e açougueiro que implicitamente é sobrinho-neto de Daniel, o protagonista do The Dark Descent. No início de uma partida, Mandus acorda de uma febre que já dura vários meses, após retornar de uma desastrosa expedição para explorar as ruínas astecas no México. Ele ouve as vozes de seus filhos — Edwin e Enoch — lhe chamando enquanto o conduzem pelas diferentes áreas.

Mandus recebe uma ligação do “the Engineer”, que diz que Edwin e Enoch foram presos bem abaixo deles, na “Máquina” que Mandus criou embaixo de sua casa. A Máquina (Machine) foi sabotada, colocando seus filhos em perigo. O Engineer encarrega Mandus de limpar as enchentes e colocar a Máquina de volta online, fornecendo orientação contínua por meio de telefones em toda a instalação. Mandus é combatido em suas tarefas pelos Manpigs (homens porcos), monstruosidades deformadas semelhantes a porcos que patrulham as profundezas pelas quais ele desce.

Após uma série de tarefas semelhantes a quebra-cabeças, Mandus eventualmente reativa a Máquina, mas o Engineer o trai, assumindo o controle da Máquina e libertando os Manpigs (“the pigmen, Jerry, the pigmen”) nas ruas de Londres para reunir vítimas inocentes para se alimentar.

Mandus recupera a memória, relembrando o passado recente: após retornar do México, Mandus foi consumido pela obsessão por uma visão do futuro apresentada por um dispositivo descoberto em um templo asteca por ele e seus filhos, conhecido como “ovo”, sugerido a ser um Orb. Nesta visão, Mandus testemunha a morte de seus dois filhos na Batalha do Somme (na Primeira Guerra Mundial). Enlouquecido pela visão, Mandus decidiu que não poderia permitir que isso acontecesse, e construiu a Máquina para criar um ser divino por meio de sacrifício humano ritual em massa para salvar a humanidade de sua própria carnificina. Ele sacrificou Edwin e Enoch à máquina para poupá-los de seu destino no Somme.

A partir daí, Mandus começou uma vingança de um homem só contra a humanidade, realizando grandes festas onde ele iria capturar e moer socialites ricos pra fazer salsicha e vender, e matar hordas de crianças trabalhadoras para alimentar os cativos Manpigs. Mandus, no entanto, logo percebeu o erro de seus caminhos e, em uma tentativa de parar a Máquina, e tentou sabotá-la, antes que fosse impedido pelo início da amnésia e da doença.

Agora lembrando-se de tudo, Mandus jura terminar o que começou destruindo a Máquina de uma vez por todas. Apesar dos apelos do Engineer, que acredita que o mundo ficaria melhor se a Máquina pudesse consumi-lo, Mandus consegue recriar a maior parte da sabotagem e chega à câmara interna, onde mora o próprio Engineer — um fragmento perturbado da alma de Mandus que se uniu à máquina e ganhou vida pelos sacrifícios. Esta entidade planeja limpar o mundo da vida depois de testemunhar ainda mais atrocidades futuras, como os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki no final da Segunda Guerra Mundial e os massacres perpetrados pelo Khmer Vermelho (um bando de comunista xexelento aí). Mandus consegue alcançar o núcleo da máquina, uma enorme estrutura piramidal conhecida como “The Temple” pelo Engineer, que é forçado de volta à sua alma.

Por fim, Mandus se sacrifica pela Machine, pondo fim a ela e ao Engineer, e acabando com os horrores descritos acima no início do ano de 1900.

O bagulho é meio macabro mesmo.

Curiosidades

  • O Amnesia: A Machine for Pigs foi desenvolvido sobre o engine 3D HPL2.
  • O jogo ficou disponível para pré-venda em 16 de agosto de 2013, antes de ser lançado em 10 de setembro de 2013.
  • A Machine for Pigs foi lançado em 22 de novembro de 2016 para o PlayStation 4 como parte da Amnesia Collection, incluindo Amnesia: The Dark Descent e sua expansão Amnesia: Justine.
  • Dois dias após seu lançamento no PS4, a Frictional Games postou um tweet afirmando que o port conseguiu recuperar todos os custos e “mais”.
  • Este jogo vendeu nada menos que 120.000 unidades na primeira semana desde seu lançamento.
  • O Machine for Pigs foi concebido originalmente como um mod para The Dark Descent, mas foi expandido para um projeto de escala maior quando “as duas empresas perceberam o que poderia ser alcançado com um jogo maior”e acabou sendo uma sequência indireta mesmo.
  • Em 2010, após o lançamento de The Dark Descent, a Frictional Games queria promover a franquia Amnesia, mas não tinha tempo para isso. Mais tarde, conheceram Dan Pinchbeck da The Chinese Room na GDC Europe 2011, onde o plano para o jogo começou a se formar. O desenvolvimento começou em dezembro de 2011 na The Chinese Room, enquanto a Frictional Games estava produzindo e publicando o título.
  • O jogo foi originalmente programado para ser lançado antes do Halloween de 2012, mas foi posteriormente adiado para o início de 2013 devido à resposta esmagadora e para atender às expectativas. Em fevereiro de 2013, a Frictional Games anunciou que lançariam o jogo no segundo trimestre de 2013.
  • Inicialmente com o codinome “gameB” pela The Chinese Room, o anúncio de Amnesia: A Machine for Pigs foi precedido por um marketing viral e uma campanha de jogo de realidade alternativa que começou quando a Frictional Games atualizou seu site Next Frictional Game, que já havia sido usado para anunciar o primeiro game, no início de 2012. O site apresentava uma imagem fortemente desfocada, o logotipo do Amnesia e uma legenda dizendo “Algo está surgindo…”.
  • Esta imagem borrada foi vinculada ao Google Maps com o campo de pesquisa definido como “China”. O site foi posteriormente atualizado com uma imagem um pouco menos desfocada e com hiperlink para o Google Maps com o campo de pesquisa definido como “Boreray”, redirecionando para o Google Maps com o campo de pesquisa definido como 502 2nd Avenue em Seattle. Os três hiperlinks eram dicas sobre o envolvimento da The Chinese Room (um de seus jogos anteriores foi Dear Esther, ambientado em uma ilha das Hébridas como Boreray, e o endereço em Seattle apontava para um restaurante chamado ‘The Chinese Room’).
  • O exame do código-fonte do supreacitado site levou os fãs a uma página da Web que se assemelhava a um console de computador com comandos utilizáveis e uma contagem regressiva. Após o término da contagem regressiva, uma mensagem na página dizia “Uma máquina para porcos chegando no outono de dois mil e doze”.
  • Em 14 de junho de 2012, o primeiro teaser foi lançado no canal da Frictional Games mostrando várias cenas do jogo, desde ambientes industriais até salas mais de estúdio. Na cena final, o personagem acorda com o som de um inimigo arrombando uma porta fazendo grunhidos e guinchos de porco. Uma criatura invisível entra na sala, sua sombra é projetada contra a parede do fundo enquanto o jogador se esconde sob um lance de escadas.
  • Em 31 de outubro de 2012, para coincidir com o Halloween, um segundo trailer foi postado no canal da Frictional Games. Muitas novidades foram mostradas, como a lanterna atualizada e a nova voz do personagem principal. O trailer também mostra o protagonista sendo confrontado por um dos inimigos de A Machine for Pigs.
  • Em 3 de setembro de 2013, a Eurogamer lançou um vídeo dos primeiros 30 minutos do jogo.
  • A Frictional Games anunciou em 23 de setembro de 2020 que faria Amnesia: A Machine for Pigs e Amnesia: The Dark Descent videogames de código aberto sob a GNU GPL-3.0 ou posterior e cumpriu.

Screenshots

Sobre o download

O Amnesia: A Machine For Pigs é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC (Windows, Linux e Mac) nas lojas do Steam, Humble Store, Epic e GOG, sendo que o nosso download leva a esta última, onde o jogo pode ser obtido com manual, papel de parede, artes conceituais, detonado e sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Para outras plataformas, acesse o site oficial ou nas respectivas lojas oficiais.

Idiomas

  • Áudio: inglês;
  • Texto: inglês, francês, checo, alemão, húngaro, polonês, português (Brasil), russo e espanhol (Espanha).

Requerimentos em sistema

Mais informações e Amnesia

Download e ficha técnica

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Um comentário para “Amnesia: A Machine for Pigs”

  1. Helinux disse:

    Valeu!!!!

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