XIII é um jogo de tiro em primeira pessoa com temática de espionagem baseado nos primeiros cinco volumes da graphic novel de mesmo nome de 1984. Foi lançado originalmente em 2003.
XIII é um jogo de tiro em primeira pessoa com temática de espionagem baseado nos primeiros cinco volumes da graphic novel de mesmo nome de 1984 cujo autor é o belga Jean Van Hamme. Foi desenvolvido pela Ubisoft e lançado originalmente em 18 de novembro de 2003.
Apresentando um estilo de história em quadrinhos, o enredo de XIII segue um homem confuso e amnésico que busca sua identidade depois de ser encontrado preso em uma praia. Ele lentamente se vê envolvido em uma conspiração de um grupo que visa derrubar o governo, enquanto é procurado pelo FBI por ter assassinado o presidente americano.
Publicado pela própria Ubisoft e disponibilizado para Windows, Mac, GameCube, PlayStation 2 e Xbox, o XIII foi recebido de forma mista pela crítica dita especializada. Já nas lojas online, pelo menos até o momento o FPS é bem avaliado, recebendo centenas de muito positivas por parte dos jogadores.
Apesar da sua recepção não ter sido unânime e as vendas terem sido menos do que o esperado (ao menos num primeiro momento), o XIII ganhou uma sequencia chamada XIII²: Covert Identity (2007), uma reimaginação, XIII: Lost Identity (2011), e um remake, o qual saiu em 2020.
No vídeo acima, temos um trailer do XIII.
O Presidente dos Estados Unidos da América foi assassinado e você é o principal suspeito. O FBI, a CIA e uma gangue de assassinos estão tentando caçá-lo. Sofrendo de amnésia, você não se lembra de nada, nem mesmo de quem é. Sozinho e sem alguém em quem possa confiar, tudo que você tem é uma chave de depósito de segurança, uma tatuagem misteriosa e uma arma. Limpe seu nome, resolva o mistério e encontre o verdadeiro assassino antes que ele ataque novamente.
Em XIII, o jogador controla um homem amnésico possivelmente envolvido no recente assassinato do presidente dos EUA. O herói não sabe quase nada, exceto que ele deve ser importante, já que todos estão tentando matá-lo. Descobrindo gradualmente o mistério, o herói, aprende mais sobre seu passado de agente secreto e seu nome curioso: XIII.
O jogador desvenda pistas, tentando resolver uma conspiração ambientada em um mundo saído de uma história em quadrinhos. Passos e tiros são visualizados em texto e ações: por exemplo, tiros na cabeça são mostrados em uma série de imagens estáticas, como tirinhas em quadrinho que revelam dicas. Além disso, o jogo possui todos os elementos típicos do FPS: furtividade, ação, armas, interação com objetos ambientais e muitos inimigos em níveis espalhados por todo o mundo.
XIII inclui 16 armas, de uma faca a uma bazuca, uma Uzi a um M60. Objetos como garrafas, cadeiras ou vassouras podem ser usados para este fim. Equipamentos de Kevlar, capacetes e caixas de primeiros socorros estão espalhados por todo o mapa. As pessoas podem ser tomadas como reféns ou como escudos humanos, evitando que os inimigos disparem contra o protagonista. Picaretas são usadas para destravar portas e ganchos para escalar paredes. Através do “sexto sentido”, XIII pode ouvir os inimigos atrás das paredes com a ajuda de sinais “tap-tap-tap”. Operações furtivas incluem estrangular inimigos ou esconder cadáveres.
Durante uma partida, o jogador pode aprender uma série de habilidades, como andar silencioso, arrombar fechaduras e manuseio de armas duplas.
Multiplayer
O multiplayer do XIII suporta até 16 jogadores simultâneos, cada um podendo escolher entre 10 apresentações de personagens diferentes, e contém três modos de games padrão junto com modos exclusivos para cada sistema: Team Deathmatch, Deathmatch, Capture the Flag, Sabotage (Xbox e PC), The Hunt (PC, PS2 e GameCube) e Power-Up (PC e PS2). Dependendo da plataforma, os jogadores nos modos online e offline (contra bots) variam de 4 a 16. A versão para GameCube não possui nenhum modo online, enquanto a versão para PC exclui os modos multitela, mas inclui um editor de mapas.
Existem 13 mapas no Deathmatch mais um adicional no Team Deathmatch, enquanto 5 no Capture the Flag e 3 no Sabotage.
Abaixo, segue uma breve descrição de cada modo:
Personagens reais
Nem todos os inimigos do jogo são totalmente inventados. A aparência de pelo menos dois deles é baseada em pessoas reais. Um deles é Niels Bogdan, RP alemão da Ubisoft, o outro é mais interessante: em cooperação com o game show alemão NBC GIGA GAMES, os designers deram aos espectadores do programa a chance de enviar fotos para que escolhessem quem tinha mais cara de bandido.
Bem, no final, não escolheram um cara malvado, mas um cara muito, muito malvado, de uma forma estranha, jovem e ultra-nerd. Então, se deparar com algum vilão realmente questionável que se parece um pouco com o Bill Gates, você já sabe o porquê… E esse é ruim mesmo, hein?
Como dito acima, o XIII teve sequências diretas e remakes:
XIII²: Covert Identity
Lançada em outubro de 2007 pela Gameloft, a XIII²: Covert Identity foi um jogo de rolagem lateral, em vez de FPS, que saiu para telefones celulares. Era para ter saído nas principais plataformas de jogos, mas isso não foi possível graças às vendas fracas do título original.
XIII: Lost Identity
O XIII: Lost Identity foi uma reimaginação do jogo lançada pela Anuman Interactive para Windows, iPhone e iPad em 15 de novembro de 2011. Lost Identity não é um shooter, mas um jogo de hidden objects.
XIII (2020)
Em 18 de abril de 2019, um remake do XIII foi anunciado para Windows, Switch, PlayStation 4 e Xbox One, o qual estava sendo desenvolvido pela PlayMagic. O título publicado pela Microids e originalmente programado para lançamento em 13 de novembro de 2019, até que foi adiado para 2020 para desenvolvimento posterior. Foi lançado em 10 de novembro de 2020, com críticas esmagadoramente negativas.
O XIII é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado na lojas do GOG e Steam para Windows.
Patch de correção de erros
Caso o jogo fique bugado aí, experimente instalar um dos patches (1.3 ou 1.4) indicados neste site. Este procedimento foi recomendado pelo Tyrant120.
Idiomas: inglês, alemão, espanhol, francês e italiano.
Requerimentos mínimos em sistema
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!