Wolfenstein: The New Order é o FPS de 2014 que leva a clássica franquia a um universo alternativo onde os nazistas conseguiram implantar tecnologias avançadas que permitiram-lhes vencer a Segunda Guerra.
Wolfenstein: The New Order é um jogo de tiro em primeira pessoa e action-adventure que se passa no ano 1960 de uma realidade alternativa, onde B.J. Blazkowicz novamente tem que encarar nazistas e suas tecnologias socialistas profanas. Sétimo título principal da franquia Wolfenstein, foi desenvolvido pela MachineGames e lançado inicialmente em 20 de maio de 2014.
Publicado pela Bethesda Softworks e disponibilizado para Windows, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One, o Wolfenstein: The New Order foi geralmente muito bem recebido pelo mercado e pela crítica, sendo indicado a vários prêmios e ganhando alguns deles. Além disto, conta com dezenas de milhares de avaliações muito positivas no Steam. Já no GOG, é classificado com 3.6/5, pelo menos até o momento.
O desempenho do game justificou um pacote de expansão, Wolfenstein: The Old Blood (2015), e seu sucessor direto, Wolfenstein II: The New Colossus, anunciado pela Bethesda na E3 2017 e lançado em 27 de outubro daquele ano.
Acima, temos o trailer oficial da E3 do Wolfenstein: The New Order.
Tem também o primeiro stream do jogo transmitido pela Bethesda que mostra bem sua gameplay.
Wolfenstein: The New Order revitaliza a série que criou o gênero de tiro em primeira pessoa. Em uma realidade alternativa na década de 60, você descobrirá um mundo inexplorado e governado por um inimigo familiar, que conseguiu transformar os rumos da história que você conhecia.
Desenvolvido pela MachineGames, um estúdio composto por um grupo de desenvolvedores veteranos reconhecidos pelo trabalho de criação de jogos com narrativas, Wolfenstein oferece um jogo com uma sólida narrativa repleta de ação, aventura e combates em primeira pessoa.
Intenso, cinemático e renderizado em detalhes deslumbrantes graças ao mecanismo id Tech 5 da id Software (John Romero discorda), Wolfenstein conduz os jogadores em uma missão pessoal pela Europa para destruir a máquina de guerra nazista. Com a ajuda de um pequeno grupo de combatentes da resistência, infiltre-se nas mais bem guardadas instalações, lute contra legiões nazistas que usam alta tecnologia e assuma o controle das super armas que dominaram a Terra — e além.
Tal como seus predecessores, The New Order é um FPS single player acelerado e violento, com alguns elementos de furtividade e exploração. A maioria de seus níveis são percorridos a pé e a história é organizada em capítulos, que os jogadores completam para progredir. Uma escolha de moralidade no prólogo altera o enredo de uma partida; alguns personagens e pequenos pontos da trama são substituídos ao longo das duas linhas do tempo.
Os jogadores podem segurar várias armas ao mesmo tempo e estas podem até ser empunhadas duplamente, dando-lhes uma vantagem sobre os inimigos, causando o dobro de dano. O armamento varia desde artefatos tradicionais, como facas, pistolas e escopetas, como equipamentos mais exóticos, como granadas de eletricidade, lasers etc. Você também recebe uma ferramenta útil chamada Laser Cutter, que permite cortar correntes, cercas e tal, para acessar caminhos alternativos e itens e áreas secretas.
O armamento pode ser encontrado no chão, recuperado de mortos ou removido de sua posição estacionária e carregados tipo o Rambo faz às vezes. A munição deve ser recuperada manualmente do solo ou de inimigos abatidos. Um inventário permite carregar quantas armas forem encontradas, e estas podem ser personalizadas através de upgrades: um lança de foguetes, por exemplo, pode ser anexado ao lado de um rifle de assalto, e uma ferramenta de corte de arame pode ser atualizada para uma arma a laser.
O game utiliza um sistema no qual a saúde é dividida em seções separadas que se regeneram: se uma seção inteira for perdida, os jogadores devem usar um pacote de saúde para reabastecer a saúde perdida. Os jogadores usam ataques corpo a corpo, armas de fogo e explosivos para lutar contra os inimigos e podem saltar, pular e, ocasionalmente, nadar.
Já o combate é travado contra muitos soldados nazistas poder variado, alguns usando armaduras poderosas e outros biomecânicos. Há também pastores alemães cibernéticos que atuam como cães de guarda e podem se aproximar do jogador para tentar rasgar sua garganta. Além disso, existem cães maiores totalmente robóticos que são extremamente rápidos, ágeis e perigosos. Os jogadores têm a opção furtiva de matar os inimigos silenciosamente com armas silenciosas e facas, tanto pelas costas quanto à distância. Às vezes, você será notificado de um oficial nazista na área. Caçá-lo e matá-lo silenciosamente revelará áreas no mapa.
Um sistema de cobertura pode ser usado em combate como assistência contra inimigos. Os jogadores têm a capacidade de se inclinar, sobre e sob cobertura, o que pode ser usado como uma vantagem tática durante os tiroteios e seções furtivas.
The New Order apresenta uma árvore de vantagens que sobe de nível com base em certos desafios, como matar 10 inimigos silenciosamente arremessando facas para ganhar slots de facas extras ou matar vários inimigos enquanto sua saúde está sobrecarregada (acima de 100%) para ganhar um perk onde eliminar vagabundo nazista concede pequenos aumentos de saúde. Essas vantagens vêm em diferentes categorias (assalto, demolição, furtividade e tática) e são baseadas no estilo do jogador.
Também em linha com os Wolfenstein anteriores, há segredos a serem coletados. Isso inclui itens que podem fornecer um mapa completo da área, notas e cartas que fornecem a história de fundo, ouro, tesouro nazista e Códigos Enigma que desbloqueiam modos de jogo especiais.
The New Order se passa em um universo alternativo onde a Alemanha nazista conseguiu implantar tecnologias avançadas, permitindo-lhes virar a maré contra os Aliados e, finalmente, vencer a Segunda Guerra Mundial. Seu enredo é vagamente conectado ao Wolfenstein 2009 e apresenta personagens que retornam, como Caroline Becker (Bonita Friedericy), a líder do Círculo Kreisau; o SS-Oberst-Gruppenführer Wilhelm “Deathshead” Strasse (Dwight Schultz), o vilão principal; e o agente das forças especiais dos EUA, Capitão William ” B. J.” Blazkowicz (Brian Bloom).
O game apresenta narrativa ramificada: durante o capítulo prólogo, Deathshead força o jogador, como Blazkowicz, a decidir o destino de um de seus companheiros. A escolha criará duas linhas temporais distintas, onde personagens alternativos são estabelecidos como substitutos para personagens que de outra forma teriam papéis significativos na trama.
Na conclusão do prólogo, tanto o piloto escocês Fergus Reid (Gideon Emery) quanto o soldado do Exército dos EUA Probst Wyatt III (A.J. Trauth) sobrevive e escapa do complexo de Deathshead. Blazkowicz sofre um grave ferimento na cabeça numa tentativa de fuga e cai em um estado vegetativo persistente. Ele é levado para um asilo psiquiátrico na Polônia, onde é cuidado pela enfermeira-chefe Anya Oliwa (Alicja Bachleda) e seus pais, que administram a instalação sob o regime nazista.
Blazkowicz observa como os pais de Anya são regularmente forçados a entregar pacientes às autoridades nazistas, que os consideram Untermenschen por suas deficiências mentais e os levam para Deathshead para serem objetos de algum experimento desconhecido. Blazkowicz e Anya entram em um relacionamento romântico ao longo da narrativa do jogo.
Outros personagens importantes incluem Frau Engel (Nina Franoszek), a comandante de um campo de extermínio no norte da Croácia conhecido como Camp Belica; Set Roth (Mark Ivanir), um membro de uma sociedade secreta cabalista judaica conhecida como Da’at Yichud que está encarcerado em Camp Belica; Bombate (Peter Macon), um prisioneiro namibiano de Camp Belica que auxilia Blazkowicz; e Max Hass (Alex Solowitz), um membro da Resistência aparentemente com lesão cerebral que é protegido do ex-membro nazista Klaus Kreutz (Ken Lally).
Diante deste cenário, Blazkowicz se arma mais uma vez e parte para reacender as chamas da rebelião, libertando seus amigos do Círculo de Kreisau e derrubando o regime nazista.
O jogo começa em 1946 com Blazkowicz perseguindo seu arqui-inimigo General Wilhelm “Deathshead” Strasse. BJ seus companheiros participam de um ataque aéreo contra uma fortaleza e laboratório de armas administrado por esse vagabundo socialista sabendo que, uma vez que Deathshead seja morto, a máquina de guerra nazista ficaria indelevelmente debilitada. No entanto, seus planos saem pela culatra quando são capturados e levados para serem cobaias de experimentos em humanos. Blazkowicz escapa do incinerador de emergência do laboratório, embora gravemente ferido e colocado em coma parcial.
Blazkowicz é resgatado por um navio de pesca polonês e levado para viver em uma clínica psiquiátrica na Polônia, onde 14 anos se passam sob os cuidados de uma enfermeira chamada Anya. Em 1960, o regime nazista ordena que o asilo seja “fechado” e executa os pais de Anya quando eles resistem. BJ finalmente acorda e salva Anya do expurgo nazista, eliminando o esquadrão de extermínio antes de escapar com a enfermeira para a fazenda dos avós dela.
Logo se descobre que a guerra acabou e os nazistas venceram, após derrotar os americanos em 1948 e capturar todos os membros da resisência, colocando o mundo inteiro sob seu domínio. Deathshead foi fundamental para essa vitória, pois projetou bestas biomecânicas cruéis e robôs massivos para ganhar superioridade no campo de batalha, enquanto também bombardeava os Estados Unidos com bombas atômicas até sua eventual rendição.
Blazkowicz interroga um oficial capturado no asilo e descobre que os principais membros da Resistência estão presos na prisão de Eisenwald, em Berlim. Anya e Blazkowicz são levados no gaiato pelos avós dela através de um posto de controle em Stettin antes de viajarem para Berlim. Durante a viagem de trem, Blazkowicz encontra Frau Engel pela primeira vez.
Quando eles chegam, Anya ajuda Blazkowicz a invadir a Prisão de Eisenwald, onde ele resgata a pessoa que ele poupou quatorze anos antes (Fergus ou Wyatt) e descobre que o movimento de resistência é liderado por Caroline, que ficou paralítica devido a um incidente na prisão Isenstadt em Wolfenstein 2009.
A Resistência executa um ataque a uma instalação de pesquisa nazista em Londres, bombardeando sua base de operações, roubando documentos secretos e protótipos de helicópteros stealth. Os documentos revelam que os nazistas estão confiando na tecnologia de engenharia reversa derivada do Da’at Yichud, que criou invenções como armas de energia, inteligência artificial computacional e superconcreto. No entanto, é revelado que alguém está adulterando a fórmula do superconcreto, tornando-o suscetível à deterioração do molde.
A Resistência descobre um companheiro em Set, prisioneiro em Camp Belica. Blazkowicz concorda em se infiltrar dentro do acampamento e conhece Set, que lhe diz que os nazistas cooptaram a tecnologia Da’at Yichud para produzir e controlar robôs em massa, e se oferece para ajudar a Resistência em troca da destruição do campo. Blazkowicz encontra uma bateria para um dispositivo que controla os robôs de Belica, que ele e Set usam para incapacitar Engel, destruir o acampamento e libertar seus prisioneiros.
Set revela que a descoberta dos nazistas de um dos esconderijos Da’at Yichud, que incluía tecnologia avançada séculos à frente de seu tempo, foi o que permitiu à Alemanha superar os Aliados em poder militar. Set concorda em ajudar a Resistência revelando a localização de um desses esconderijos, mas afirma que a Resistência requer um U-boat para acessá-lo.
Blazkowicz obtém um U-boat, mas descobre que é o carro-chefe da frota de submarinos nazistas e está equipado com um canhão projetado para disparar ogivas nucleares, o que requer códigos-chave do centro de pesquisa lunar nazista para operar. Blazkowicz usa o Spindly Torque — um dispositivo esférico Da’at Yichud capaz de destruir superconcreto — para roubar a identidade de um cientista nazista e se infiltrar na Base Lunar. Ele consegue obter os códigos-chave, mas ao retornar à Terra, ele descobre que Engel montou um ataque à base da Resistência, capturando alguns de seus membros em nome de Deathshead.
A Resistência usa o Spindly Torque para abrir o complexo de Deathshead. Depois de libertar os cativos do complexo, Blazkowicz viaja para o topo da torre, onde está localizada a oficina de Deathshead. Dentro, Deathshead revela a Blazkowicz que ele possui o cérebro preservado do soldado que Blazkowicz escolheu para morrer e o coloca em um robô, que ganha vida e ataca Blazkowicz.
Claro que o nosso herói derrota a monstruosidade e coloca seu amigo para descansar destruindo o cérebro. Comandando um mecha ainda maior, Deathshead ataca Blazkowicz, mas dá ruim pra ele também. Ele arrasta Deathshead para fora dos destroços e o ataca, mas o nazista arma uma granada que explode, matando-se e ferindo gravemente Blazkowicz.
Enquanto rasteja em direção a uma janela, Blazkowicz recita mentalmente “The New Colossus” enquanto observa os sobreviventes da Resistência embarcarem em um helicóptero. Acreditando que eles alcançaram a segurança, Blazkowicz dá instruções para disparar o canhão nuclear. Após os créditos, um helicóptero é ouvido se aproximando.
Como dito acima, Wolfenstein: The New Order recebeu várias indicações e prêmios de publicações de jogos:
O Wolfenstein: The New Order é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado nas lojas do Steam, Epic e GOG, sendo que o nosso para download aqui leva a esta última, onde o jogo vem sem DRM (dá pra jogar offline e tals).
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!