Wolfenstein 3D
Wolfenstein 3D é o clássico FPS da id Software lançado em 1992 que popularizou e tornou-se padrão do gênero. Nele, você é um espião aliado que tem que escapar de um castelo nazista em plena Segunda Guerra Mundial.
Wolfenstein 3D é um dos jogos que, para os games, representou o mesmo que Newton foi para a física. Trata-se daquele famoso FPS antigo onde é um espião aliado que tem que escapar de um castelo nazista em plena Segunda Guerra Mundial.
Criado pela id Software e publicado pela Apogee Software (3D Realms) no dia 5 de maio de 1992, o Wolf3D, como também é conhecido, se tornou o padrão para vários outros jogos de tiro em primeira pessoa, além de popularizar tal estilo. Não foi à toa que, desde então, foram surgindo uma infinidade de games bem semelhantes ou simplesmente clones descarados. E isso sem contar os ports e o fato de ser parte de uma enorme série…
O que explica o imenso sucesso do Wolfenstein 3D? Este não foi o primeiro game FPS. Só a id Software já tinha jogos do gênero no currículo, como o Catacomb 3-D e o Hovertank 3D. Nem ao menos o tema é totalmente original. O Wolfenstein 3D é baseado nos jogos Castle Wolfenstein (1981) e Beyond Castle Wolfenstein (1984).
Diríamos que a imensa qualidade do game explica o estrondoso sucesso de vendas e críticas que o Wolfenstein 3D representou: O Catacombs 3-D e o Hovertank 3D usavam, por exemplo, gráficos EGA de 16 cores apenas. Melhorias substanciais nos sons, trilhas sonoras e jogabilidade deixaram esse jogo muito mais agradável do que todos os seus antecessores e muitos contemporâneos e até vários que estavam por vir. Mas podemos citar o clima pesado, o suspense (particularmente acho que esse jogo dá mais susto do que muitos jogos, até de terror, que vieram depois e ainda vêm), a quantidade de ação e a inteligência artificial dos inimigos nunca vistas até então como as principais razões de deixar o jogador com a certeza de que está num game extremamente bem feito em todos os sentidos. Vamos deixar as ‘controvérsias’ (blá blá blá) para outras pessoas argumentarem, e fora daqui. “Mas é só um jogo pô” (Douglaseagle, 2011).
Vídeos
No vídeo acima, tem-se a E1M1 do Wolfenstein 3D sendo jogada com o ECWolf, um port avançado deste game (tem mais informações na seção Compatibilidade), na dificuldade “I am Death incarnate!” e com taxa de 100% em mortes, segredos e tesouros.
Temos também o excelente vídeo em que o Civvie joga o Wolfenstein 3D na dificuldade mais elevada (“Pro Wolfenstein 3D”) e comenta o clássico. Em inglês.
História
O protagonista, que o jogador encarna, é William J. “BJ” Blazkowicz, o bonzão dos Aliados na espionagem que nunca foge da ação. Sua missão era se infiltrar na fortaleza do castelo nazista Hollehammer e encontrar os planos para a Operação Eisenfaust, projeto nazista para construir o exército perfeito. Existem rumores de no fundo do castelo, o diabólico Dr. Schabbs aperfeiçoou uma técnica para a construção de tal exército com corpos de mortos. É tão distante da realidade que parece bobo, se não fosse tão doente. Mas e se for verdade?
Acontece que BJ foi lá pra conferir, mas foi capturado e agora é um prisioneiro de guerra numa prisão nazista, no Castelo Wolfenstein. Ele consegue dominar um guarda e roubar sua pistola Walther P38. Repare que quando o game começa, logo na primeira missão do primeiro episódio (Escape from Castle Wolfenstein), tem um soldadinho morto na sala onde BJ estava aprisionado. Após isso, ele vai avançando até chegar no guarda da prisão, Hans Grosse.
No segundo episódio, Operation: Eisenfaust, BJ descobre que a Operação Eisenfaust é real. Ele entra no castelo Hollehammer e da um pau no Dr. Schabbs, pondo um fim nos planos de criar o exército de mortos vivos que eles estavam querendo por em prática.
O terceiro episódio, Die, Führer, Die!, é cronologicamente o último episódio da história. Neste, BJ encara Hitler em pessoa. O líder nazista está equipado com 4 metralhadoras giratórias e uma armadura robótica e fica esperando nosso herói num bunker embaixo do Reichstag (edifício que existe no mundo real, e que historicamente era usado para abrigar o parlamento alemão).
Os episódios 4, 5 e 6 chamados Dark Secret, Trail of the Madman e Confrontation respectivamente, se passam cronologicamente antes do episódio 1, e são relativos aos planos de guerra biológica, chamada de Giftkrieg, que os nazistas estavam desenvolvendo. As três últimas missões são as Nocturnal Missions (Missões Noturnas).
Curiosidades
- A tecnologia pseudo-3D que o Wolfenstein 3D compartilha com FPSs como Catacomb 3-D e o Hovertank 3D foi inspirada em ainda outro jogo, o Ultima Underworld: The Stygian Abyss, de 1992, segundo o programador da id da época, John Carmack. Ou seja, o Wolf3D não inventou o esquema, mas levou-o a um patamar superior;
- Em 2018, Tom Hall e John Romero, dois dos criadores do Wolfenstein 3D, tornaram canônica a teoria que o Blazkowicz é o avô do herói do Commander Keen (outro game da id Software), algo muito debatido pelos fãs, especialmente por causa do Wolfenstein RPG e o Doom RPG;
- A 29 de janeiro de 1994, o Wolfenstein 3D foi indexado no infame BPjS alemão. É uma frescura deles lá e não é nenhum espanto que isto tenha ocorrido. Além disto, o jogo não pode ser legalmente distribuído e jogado em público, pois viola uma lei fresca daquele país (§86a do código penal alemão) por exibir suásticas e outras parafernálias nazistas. Entretanto, não é crime apenas possuir o game lá;
- Para driblar a frescura chucrute, os fãs mudaram o nome do jogo para “Hundefelsen 4C“, o que permitiu que ele seja distribuído legalmente pela Alemanha. Não sei dizer se mudaram também as texturas com bobajada nacional socialista e o hino do Partido Nazista nesta versão.
- Embora Wolfenstein 3D se passe durante a Segunda Guerra Mundial, o soldado inimigo que está derrubado pelo BJ na capa da caixa do jogo está carregando um M16, sendo que esta arma não existia antes 1960;
- Essa aqui é manjada, mas tem muita gente que ainda não sabe: um inimigo e duas missões do Wolfenstein 3D aparecem no Doom II: Hell on Earth como easter eggs. O Schutzstaffel (aquele nazista de uniforme azul) é encontrado no Map 31 (Wolfenstein) e Map 32 (Grosse), suas versões da E1M1 e E1M9, respectivamente. Este mapas são secretos e podem ser jogados normalmente durante a partida, se encontrados seus acessos, ou via trapaça;
- O Schutzstaffel no Doom II, onde referido normalmente como Wolfenstein SS e é levemente mais forte que o ZombieMan, mantém os sprites originais do Wolf3D, o que faz este inimigo não ter as rotações completas neste jogo, onde, ao contrário do Wolfenstein 3D, os monstros podem atirar em todas as oito direções e não apenas no jogador.
Arrumei também um vídeo do DidYouKnowGaming? que traz mais curiosidades sobre o clássico. Note que esta em inglês:
Ports
Depois do MS-DOS, o Wolfenstein 3D saiu para um bom número de outras plataformas (e acho que ainda deve render mais ports):
Série
Além dos múltiplos clones que pegaram carona no Wolfenstein 3D, este jogo teve, e ainda continua tendo, sequências oficiais também. O game é apenas o terceiro numa série de 14 títulos que não parece perder força com o tempo (apesar da esparrela do Youngblood):
- Castle Wolfenstein (1981);
- Beyond Castle Wolfenstein (1984);
- Wolfenstein 3D (1992);
- Spear of Destiny (1992) – Prelúdio do Wolfenstein 3D, com o enredo passando cronologicamente antes deste jogo;
- Mission 2: Return to Danger (1994);
- Mission 3: Ultimate Challenge (1994);
- Return to Castle Wolfenstein (2001) – Foi desenvolvido para reiniciar a série e é uma sequência direta dos eventos de Wolf3D;
- Wolfenstein: Enemy Territory (2003) – Um subproduto do RtCW;
- Wolfenstein RPG (2008);
- Wolfenstein (2009);
- Wolfenstein: The New Order (2014) – Mais um reboot da franquia que cria uma cronologia totalmente nova;
- Wolfenstein: The Old Blood (2015) – Prelúdio do The New Order;
- Wolfenstein II: The New Colossus (2017) – Anunciado na E3 de 2017 pela Bethesda como uma sequência do New Order para ser lançado no dia 27 de outubro deste ano;
- Wolfenstein: Youngblood (2019).
Screenshots
Compatibilidade
O Wolfenstein 3D é originalmente um jogo de MS-DOS, o que significa que provavelmente esta versão não vai rodar diretamente no seu PC moderno. Felizmente, tem jeito de resolver isso facilmente:
- Você pode precisar do DOSBox para rodar o Wolfenstein 3D no seu Windows ou sistema operacional moderno. Essa é a opção mais próxima da experiência original sem complicar a nossa vida. Mais puro que isso só se você arrumar uma máquina com o DOS instalado, mas ai já dá trampo. A versão do GOG (veja a próxima seção) já vem no jeito com pra rodar com o DOSBox.
- Alternativamente, dá para usar o ECWolf, um port avançado deste jogo, também. É até mais prático. Seria a opção que eu mais recomendaria.
- Outra opção é o The Original Missions, um port do Wolfenstein 3D original no Doom, parte da série WolfenDOOM. Não é 100% fiel, mas além de quebrar o galho, ainda traz algumas melhorias de qualidade de vida e uma nova experiência ao clássico.
Wolfenstein 3D e Spear of Destiny completos
A versão que temos para download do Wolfenstein 3D é a shareware, mas você pode obter o Wolfenstein 3D e o seu prelúdio, o Spear of Destiny, no GOG, por um preço justo. No pacote, vem outros games de bônus: The Elder Scrolls: Arena e The Elder Scrolls Chapter II: Daggerfall, pra completar.
Você vai obter ambos os games, mais os dois pacotes de expansão do Spear of Destiny, não apenas prontos para serem jogados no seu Windows (XP, Vista, 7, 8 e 10), mas funcionam sem DRM e sem precisar de conexão à Internet.
Mais Wolfenstein
Download e ficha técnica
- Download (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedores, publishers e/ou distribuidores: id Software, 3D Realms
- SO: MS-DOS
- Tamanho: 836 KB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Shareware
- Categorias: Ação, Tiro
- Tags: Castelos, Clássicos, Em revisão, Europa, Game Boy Advance, Guerra, Jogos antigos, MS-DOS, Nazistas, Segunda Guerra Mundial, Tiro em primeira pessoa, Wolfenstein
- Adicionado por: LichKing
- Acessos: 1538
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
eu sou o mateus… hoje tenho 19 anos,, todo mundo aki tem aparencia de desgraçados.. e deve-se pregar bala em todos V6.. o holf spear éeh bem mais difícil e complicado.. porem éeh interessante a história do jogo.. onde o personagem principal éeh um azarado FDP. mais ñ acho ke devo gastar meu tempo irando a graça dojogo explicando-o senhor Ivan Godofredo Morão.. isso éeh palhaçada.. e palhaçada leva tapa na kra.. tenho ke correr atrás de dinheiro.. em vão se ferrar.. até daki alguns anos.
agora q notei, que conversa esquisita.
Ei,Mateus Carloto, pelo que notei vc e seu pai são crak’s nos wolf’s. Acho que sou mais velho q seu pai, tenho 70, e também sou viciado nos wolfs.Tenho o 3-D versão azul e versão vermelha e também o Wolf Spear e Wolf Spear 2.
Me considero tambem bom neles.Se vc puder me ajudar, o spear 2 consegui ele a pouco tempo e estou “bloquado” numa fase, que não acho a saida.Gostaria de poder entrar em contato com voces para ver se conseguem me ajudar a sair dessa.Moro em Amparo e gostaria de saber como podemos trocar idéias a respeito.Aguardo uma resposta por aqui.Não sei se poderei deixar aqui o meu email.Se puder me avise.
Abraços
Ivan
Eu jogo esse jogo desde que eu nasci.. hj eu tenho 16 anos..sei de tudo desse jogo..
ele éeh o melior jogo 3D ja lançado.. e a história naum deveria ter sóoh 6 pisódios
, éeh mt poko…
meu pai era viciado nele ^^’
a faze ke eu mais gosto éeh a faze secreta onde vooc abre um tanto de passagem secreta até achar um monstro ke parece um picolé vermelho gigante com os olhos rodopiando..
essa faze tem um tanto de chefão do primeiro episóodio pra mata
hehehe’ ^^’