Sua capacidade estratégica é tão importante quanto suas habilidades de piloto sabichão aqui.
Wing Commander: Armada é um jogo de estratégia e simulador de combate espacial baseado no popular universo da franquia Wing Commander onde você comanda suas forças e também pilota suas naves. Foi desenvolvido pela Origin Systems e lançado inicialmente em setembro de 1994.
Este jogo foi lançado pouco antes de Wing Commander III: Heart of the Tiger e apresenta um novo motor gráfico, capaz de renderizar modelos de naves totalmente 3D, que é mais poderoso do que o engine baseado em sprite usado em Wing Commander II: Vengeance of the Kilrathi. Foi também o primeiro game desta série que joguei, e até hoje lamento que mais nenhum outro título explorou sua interessantíssima fórmula.
Enfim, publicado pela Electronic Arts, quando essa firma ainda prestava, e disponibilizado para DOS, FM Towns, PC-98 e Windows, Wing Commander: Armada foi recebido de forma mista para boa pela crítica. Até o momento, este jogo é avaliado com 3,7/5 no GOG.
Acima, temos um anúncio em inglês do Wing Commander: Armada.
Já o segundo vídeo conta com a gameplay do título.
A vida de um piloto de caça estelar experiente não é só glória e aventura. Depois de anos seguindo ordens e perdendo naves e amigos, você é agora o único comandante, responsável por liderar um ataque importante contra a terra natal do seu inimigo – seja o Império de Kilrath ou o coração da Confederation.
Esta guerra requer estratégia real, não apenas pilotagem de ponta, e você tem que determinar onde lutar, como lutar e quais naves farão o trabalho. Em Wing Commander Armada, se tem a liberdade de construir seu próprio universo, suas próprias missões e sua própria campanha.
O Wing Commander: Armada é um jogo de estratégia baseada em turnos e combate de caça 3D que te coloca no comando dos impérios Terran ou Kilrathi em uma tentativa de conquistar um setor do espaço. Este jogo forneceu 2 modos distintos, com Armada sendo totalmente baseado em táticas e um método ápido muito mais fácil, muito parecido com as instalações de criação de missão de Chuck Yeager’s Air Combat, de 5 anos antes.
O modo estratégico tem onze setores elaborados para conquistar, e o jogo podia gerar setores aleatoriamente para opções ilimitadas. Os jogadores extraem minério, constroem estaleiros e reforçam sistemas estratégicos. Quando ocorrem confrontos, o jogo poderia calcular os resultados possíveis ou colocar os jogadores para pilotar os caças em primeira mão.
O Armada tem um enredo de quinze missões descrevendo a campanha desesperada do TCS Lexington de contornar as fronteiras de Kilrathi e destruir o mundo natal destes aliens. Dá também para jogar como os Kilrathi do início ao fim. O manual narrado incluído descreve a guerra da perspectiva Kilrathi com alguma profundidade.
Este game também apresenta suporte multiplayer nos modos Quick Play e Armada em tela dividida, rede, serial ou modem. No modo single player, o jogador luta contra oponentes controlados pelo computador em vários tipos de jogos diferentes, enquanto o modo multiplayer permite jogar os vários modos de game no PvP ou co-op. Os jogadores podem até gravar provocações, enviá-las aos oponentes e ter suas próprias vozes durante o combate.
Disponível apenas no multiplayer, este modo consiste em um confronto direto entre dois jogadores. Cada um escolhe um dos caças disponíveis no inventário Confed e Kilrathi, então as lutas começam. O jogador que destrói o adversário é o vencedor.
Modo muito parecido com o “Gauntlet” do Wing Commander: Academy e está disponível tanto no single quanto multiplayer. Dois jogadores lutam cooperativamente contra naves controladas pela CPU ao lado da Terran Confederation ou do Império Kilrathi. Em seguida, jogam 15 níveis, cada um consistindo em três ondas separadas de combatentes inimigos; à medida que “Gauntlet” avança, a força, o número e as habilidades das naves inimigas aumentam.
A partida termina quando se vence a última onda ou a nave de algum jogador é destruída. Ao contrário de Academy, onde ser pode escolher qual caça pilotar no “Gauntlet”, em Armada, se começa a voar no caça leve Arrow ou Dralthi, depois passa para caças médios e pesados à medida em que se avança.
Havia um recurso não presente na versão comercial do Armada, mas poderia ser habilitado com a instalação de um patch lançado pela Origin em seu site. Este update forneceu a cada nível um código, permitindo reiniciar o “Gauntlet” a partir do nível correspondente ao código, sem a necessidade de ter que encarar todas as ondas anteriores.
Este é o principal modo do Armada, disponível tanto no single player (jogador vs. CPU) quanto no multiplayer (PvP). É baseado em estratégia que ocorre em um setor de espaço gerado aleatoriamente e representado na tela principal: os pontos indicam sistemas estelares conectados através de uma ou mais linhas que representam as rotas espaciais disponíveis para naves estelares. Os jogadores escolhem um lado (Confederation ou Kilrathi) e começam com as suas forças colocadas em lados opostos do setor.
Como ambos os lados começam com um carrier e um complemento de dois caças leves, os jogadores podem instalar minas nos planetas que visitam para reunir recursos para construir estaleiros para mais caças ou fortalezas para defender planetas específicos. A ação ocorre em turnos, onde se pode mover suas naves ou construir minas/estaleiros/fortalezas, enquanto o outro jogador espera.
A partida termina quando um jogador consegue localizar o porta-aviões do oponente e atacá-lo com caças pesados. Se o ataque for bem-sucedido, uma cinemática da explosão do porta-aviões é exibida e o jogo termina.
A campanha deste jogo é muito parecida com o modo Armada e consiste em 11 cenários jogados seguindo as mesmas regras do Armada. Para avançar ao próximo nível, um dos dois lados deve ser derrotado, destruindo o seu porta-aviões. No final do último nível, dependendo dos pontos acumulados durante todas as partidas, um lado é o vencedor geral e é mostrada uma cinemática da explosão da Terra ou de Kilrah. Campaign pode ser jogada tanto no modo single player quanto no multiplayer.
De acordo com seu publisher/distribuidor, Wing Commander: Armada apresenta as seguintes características principais:
O Wing Commander: Armada é um jogo normalmente pago que pode ser obtido atualmente para PC (Windows) no GOG, que é para onde o nosso link de download leva.
Idiomas: inglês.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!