Verdun é um FPS realista e multiplayer da Primeira Guerra Mundial lançado em 2015 que promete precisão nas armas, uniformes, equipamentos, gore, campos de batalha e tal, tudo baseado na história deste conflito.
Verdun é um jogo de tiro em primeira pessoa independente e multiplayer online ambientado na Primeira Guerra Mundial que promete cenários e elementos realistas deste sanguinário conflito. Foi criado pela M2H e a Blackmill Games e lançado originalmente em 28 de abril de 2015.
O Verdun foi inspirado na Batalha de Verdun de 1916, na França, e apresenta armas historicamente precisas da 1ª Guerra, uniformes e equipamentos autênticos, modelagem detalhada de lesões e gore e mapas baseados nos campos de batalha reais da Frente Ocidental. Apesar disso, oferece também modos menos realistas, como deathmatch e um cooperativo tipo invasion (ou survival) que pode ser jogado offline.
Publicado pelos próprios desenvolvedores e disponibilizado para Windows, Linux, Mac, PlayStation 4 e Xbox One, o Verdun foi recebido de forma mista pela crítica. Apesar disso, o jogo é avaliado com dezenas de milhares de análises muito positivas na loja do Steam, pelo menos até o momento.
Em 13 de fevereiro de 2019, uma expansão stantadone do Verdun chamada Tannenberg foi lançada.
Acima, temos o trailer oficial de trégua de Natal do Verdun.
Temos também o que parece ser um trailer de uma expansão gratuita do Verdun.
O jogo se passa na Frente Ocidental, entre 1914 e 1918, em um dos mais sangrentos conflitos da história mundial, inspirado na grande Batalha de Verdun de 1916.
Verdun é o primeiro FPS multiplayer em um cenário realista da Primeira Guerra Mundial e o jogo que deu início à WW1 Game Series. Os combates próximos são cruéis na guerra de trincheiras, por isso saber usar bem uma baioneta pode ser tão crucial quanto ter boa pontaria com um rifle
Mantenha a cabeça baixa caso a artilharia ataque ou coloque rapidamente sua máscara quando o inimigo usar o gás. Essa guerra implacável não é para os fracos de coração!
O Verdun é um FPS realista e tático baseado em esquadrões ambientado nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial que pode ser jogado simultaneamente por até 64 jogadores (com 32 de cada lado).
Todos os mapas de Verdun são baseados em campos de batalha históricos ou trincheiras reais e tentam recriar os combates únicos que aconteceram em cada um. Os mapas incluem: Argonne, Artois, Aisne, Champagne, Douaumont, Flandres, Picardie, Vauquois e Vosges. Os ambientes costumam ter pouca cobertura e muitas crateras feitas no solo pela artilharia.
Os esquadrões normalmente consistem em 4 jogadores, cada um com uma função única, geralmente compostos por um líder chamado NCO e outros três com funções que dependem da nação e do tipo de esquadrão selecionado. Os esquadrões podem subir de nível ajudando o time, matando inimigos, capturando setores e ganhando bônus e upgrades em suas habilidades preexistentes como precisão, supressão etc. O NCO pode renomear o esquadrão e mudar seu tipo.
Os sargentos podem recorrer a habilidades de apoio como artilharia, ataques de fósforo branco, cortinas de fumaça e projéteis de morteiro. Também pode-se recorrer a habilidades passivas para aprimorar as habilidades de seus companheiros de esquadrão, como aquelas que os ajudam a resistir à supressão ou reconhecimento do inimigo de forma mais eficaz. Os sargentos normalmente podem portar uma pistola ou revólver autocarregáveis e armas corpo a corpo, como sabres e clavas de trincheira. Outros membros do esquadrão normalmente usam vários rifles de ferrolho, baionetas e armas brancas, além de granadas, revólveres, rifles semiautomáticos, metralhadoras e SMGs, dependendo do tipo de unidade e da disponibilidade na vida real desses tipos de armas para eles e tal.
Em linha com a representação do resto do game, a modelagem de armas e balística também são realistas. A queda das balas está presente, pois estas são afetadas pela gravidade, o que significa que o jogador deve mirar alto para atingir alvos em distâncias extremas. As balas também têm tempo de viagem até o alvo, o que força o jogador a guiar seus alvos ao atirar em alvos móveis.
Também, a supressão afeta a mira e a visão do jogador, inclinando violentamente a visão da câmera para simular um soldado balançando, saindo do fogo ou reações ao quase ser baleado. As bombas e a artilharia também suprimem o jogador, tornando mais difícil de mirar com firmeza. Pode-se ajoelhar, deitar e também subir nos parapeitos das trincheiras para ver e atirar nos inimigos que se aproximam. A postura do jogador afeta a oscilação da arma: ficar em pé causa mais oscilação, enquanto inclinar causa menos.
Existem 4 modos de jogo: Frontlines, Attrition Warfare, Squad Defense e Rifle Deathmatch.
Para Frontlines e Squad Defense, os jogadores são divididos em esquadrões de quatro homens. Quando uma equipe é criada, pode-se escolher o nome e o tipo de equipe. Existem 12 tipos diferentes de esquadrões baseados em unidades históricas que lutaram na guerra. Cada tipo de esquadrão tem suas próprias habilidades, especializações, equipamentos e uniformes exclusivos. Os esquadrões da Entente incluem: canadenses, Chasseur Alpins, Poilus, Tommies, belgas, fuzileiros navais americanos, Doughboys (também dos EUA) e Highlanders. Os esquadrões dos Poderes Centrais incluem: Alpenjäger, Landsers, Stoßtruppen, Schützen e Pioniere.
Frontlines é o modo de jogo principal que recria a guerra de trincheiras e tenta transmitir a natureza do conflito. Todos os mapas são vias estreitas que consistem em uma série de trincheiras, com cada equipe com metade delas.
Os jogadores podem escolher entrar em um dos dois lados históricos da Primeira Guerra Mundial, os Poderes Centrais e a Tríplice Entente. Cada lado luta por um mapa da linha de frente baseado em turnos, o que consiste em várias trincheiras chamadas setores que podem ser capturadas por qualquer um dos lados.
Uma equipe ataca a trincheira atualmente ativa enquanto a outra equipe defende. Os atacantes devem capturar a trincheira inimiga dentro do tempo alocado, tendo mais soldados na trincheira do que os defensores. Se tiverem sucesso, os defensores serão forçados a recuar para a próxima linha de trincheira e defendê-la. Se falharem, devem recuar e se tornar os defensores. Isso continua até que o cronômetro da partida se esgote ou uma equipe capturar todas as outras trincheiras.
Este é um modo cooperativo onde os jogadores, em um dos 12 esquadrões de 4 homens, lutam contra ondas infinitas de ataques de soldados controlados por IA. Este modo pode ser jogado nos mesmos mapas disponíveis no modo de jogo Frontlines. Este modo é o único que pode ser reproduzido offline.
No Rifle Deathmatch, os jogadores lutam um mata-mata (free for all), armados apenas com um dos rifles e complementos que podem escolher ao entrar na partida. Este modo é baseado em habilidade, onde a pontaria e astúcia tática são recompensadas. Ao matar os outros, jogadores podem ganhar experiência e Pontos de Carreira (Career Points), os quais servem para upar level dos seus rifles, ganhando acessórios extras para eles, como uma baioneta ou mira telescópica.
O Verdun é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC nas lojas da Epic (Windows e Mac) e Steam (Windows, Mac e Linux). Esta é a versão do game que temos disponível para download aqui. Na página oficial do jogo, encontram-se links para outras plataformas.
Os desenvolvedores avisam que “esse jogo pode apresentar conteúdos inapropriados para certas idades, ou talvez não seja adequado para se ver no trabalho”.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!