Tyrian

Tyrian é um shoot 'em up, lançado em 1995 para PC que guarda semelhanças com jogos como Raptor: Call of the Shadows ou Aero Fighters, embora tenha fugido um pouco dos parâmetros destes outros clássicos do gênero.


28 de junho de 2012

Tyrian é um jogo de tiro shoot ’em up, com rolagem vertical, desenvolvido pela Eclipse Software e publicado em 1995 pela Epic MegaGames.

É um shooter old school, mas que fugiu um pouco do parâmetro de outros SHMUPs verticais da época, visto que games como o Raptor: Call of the Shadows ou Aero Fighters, apesar de compartilharem várias características em comum com o Tyrian, tinham o enredo e gráficos mais sérios, enquanto este possui um aspecto quase de desenho animado e diálogos bobinhos e até incoerentes às vezes.

É interessante que estes elementos não foram obstáculos ao sucesso do Tyrian. Pelo contrário, juntos com a trilha sonora e a jogabilidade, acabaram é beneficiando o game com um agradável visual colorido e clima únicos.

Por uma razão ou outra, o Tyrian se transformou em um clássico, e foi relançado várias vezes como freeware, e teve seu código aberto disponível desde 2007, resultando em remakes open sources como o OpenTyrian.

Vídeo

Acima, temos uns minutos da jogatina do Tyrian 2000, que é um relançamento do shmup original que é praticamente a mesma coisa em termos de gráficos, sons, gameplay e mecânicas, mas traz algumas melhorias de ordem técnica e conteúdo extra, como um novo episódio e naves inéditas.

Enredo

O jogador encarna um engenheiro de terraformação, Trent Hawkins, que pensou que sua vida seria “relax” em relação a de um Space Marine. Detonar pedras para abrir caminho para novos assentamentos em Tyrian, um planeta perto do território Hazudra, uma raça de homens lagartos, parecia tranquilo. Até que um dia seu amigo Huzundra de longa data, Buce Quesillac, é assassinado.

A Microsol, a empresa de terraformação, quer Trent morto também. Deve ser por causa da enorme formação rochosa que descobriu junto com seu amigo. Esta é composta de Gravitium, um mineral especial e impagável, capaz de controlar a força da gravidade. Tyrian é o único planeta que Gravitium existe em quantidades comerciais, e a Microsol está decidida a controlá-lo, para usar em suas naves de batalha, tornando-as quase impossíveis de deter.

Agonizando, Buce implora a seu amigo para que ele fuja para Savara, um mundo livre. Assim, Trent descola um pequeno caça e parte. Mas, como pode-se esperar, a Microsol não economizou recursos para impedir qualquer oposição, sendo o jogador a primeira da lista.

Gameplay

Outra das causas do sucesso do Tyrian é a sua mecânica de jogo. Esta é fácil de aprender, mas desafia para dominar. Se tornar seu “mestre” é um objetivo divertido para o jogador. A grande gama de upgrades e armas para a nave, inimigos e bônus também deixam o Tyrian muito interessante e empolgante.

No mais, segue o esquema dos SHMUPs dos fliperamas e da época (como dissemos, Aero Fighters, por exemplo), com vários inimigos, armas e chefões.

Screenshots

Algumas (ou todas) as screenshots acima podem ter sido tiradas do Tyrian 2000, mas nem dá nada, visto que é praticamente a mesma coisa do original mesmo.

Curiosidades

  • O Tyrian foi liberado como freeware por Jason Emery em 2004.

Sobre o download

O download que temos do Tyrian nesta publicação é o da versão 2.1, que é para MS-DOS. Por isso, você provavelmente vai precisar do DOSBox para rodar no seu Windows ou outro sistema operacional mais moderno.

Tyrian 2000

Se você tiver com preguiça de mexer com DOSBox, a melhor opção, ao meu ver, é o Tyrian 2000. Trata-se de um relançamento do jogo com suporte a Windows e Mac gratuito e que ainda vem com melhorias e conteúdo extra, como um novo episódio, novas naves e um editor de naves que eu não lembro de existir no original. Você pode pegar o Tyrian 2000 na faixa no GOG.

OpenTyrian

Em fevereiro de 2007, o código-fonte do Tyrian foi delegado a um pequeno grupo de desenvolvedores para reescrevê-lo em um projeto chamado OpenTyrian, licenciado sob a GNU General Public License.

O OpenTyrian é livre e grátis e foi originalmente armazenado no BitBucket, antes de ser movido para o GitHub.

Esta versão open source do Tyrian roda em Windows e Mac, mas precisa dos arquivos do Tyrian v2.1 (o do download do nosso post).

Outras opções de download

Além do Tyrian 2000 e OpenTyrian, você encontra várias versões grátis do game na Camanis. Lembre-se que você pode precisar do DOSBox para jogar as versões que são para MS-DOS.

Mais shoot ’em up

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!