Garrett nunca pagou o preço por nada...até agora.
Thief é um jogo de ação em primeira pessoa que segue um furtivo mestre ladino numa sombria cidade steampunk em várias missões com o foco em roubar ricos. É também um reboot da série de mesmo nome, e seu quarto título. Foi desenvolvido pela Eidos-Montréal e lançado inicialmente em 25 de fevereiro de 2014.
Publicado pela Square Enix e disponibilizado para PlayStation 3, PlayStation 4, Windows, Xbox 360, Xbox One, OS X e Nvidia Shield, Thief foi recebido de forma mista pela crítica dita especializada. Pelo menos até o momento, é avaliado de forma média para ligeiramente positiva pelos jogadores nas plataformas online onde encontra-se disponível.
Acima, encontra-se o trailer oficial da Definitive Edition do Thief.
Temos também uma análise do GmanLives do jogo.
Thief é um jogo de ação furtiva em primeira pessoa da Eidos-Montréal. Nessa reimaginação do clássico cult da franquia Thief, você rouba, se esconde e se infiltra na cidade traiçoeira na pele de Garrett, o Master Thief.
Garrett, o Mestre Ladrão, sai das sombras para a cidade. Neste lugar traiçoeiro, onde a Baron’s Watch (Patrulha do Barão) espalha uma maré crescente de medo e opressão, suas habilidades são as únicas coisas em que ele pode confiar. Nem mesmo os cidadãos mais cautelosos e suas posses mais bem guardadas estão a salvo de suas garras.
Com o início de um levante, Garrett se vê envolvido em camadas crescentes de conflito. Liderados por Orion, a voz do povo, os cidadãos tiranizados farão tudo ao seu alcance para recuperar a cidade das mãos do Barão. A revolução é inevitável. Se Garrett não se envolver, as ruas ficarão vermelhas de sangue e a cidade se despedaçará.
Garrett nunca pagou o preço por nada…até agora.
Thief descarta a maior parte da lore da série, não há Pagans, Hammers ou Watchers. Uma partida começa quando Garrett, um mestre ladrão, trabalha com sua ex-aprendiz Erin e se deparam com um ritual misterioso de uma facção que lembra vagamente os Mechanists, e, devido a acontecimentos infelizes, Erin cai bem no meio dele. Garrett desmaia por um ano e acorda na cidade que entretanto mudou para um regime fascista (de verdade, não os delírios de maconheiro). Agora Garrett tem que usar suas habilidades de ladrão para descobrir o que está acontecendo (as pessoas comuns são afetadas por uma doença estranha) e, eventualmente, impedir uma conspiração.
A estrutura básica é semelhante a Deadly Shadows: há um centro urbano semiaberto estruturado em vários distritos que podem ser explorados livremente até iniciar uma missão independente no ponto designado e, assim como no anterior, são divididos em telas de carregamento e vão se abrindo gradativamente. A principal diferença em relação aos Thief anteriores é que em vez de níveis sandbox, o design é completamente modular e pode ser comparado ao nível Clocktower em Deadly Shadows. Partes do cenário podem ser relativamente abertas por si só e oferecer várias maneiras de lidar com obstáculos ou alcançar o próximo ponto de interesse, mas no final resultam em um ponto de estrangulamento sem retorno que leva à próxima área. O movimento também é restrito porque o salto é apenas contextual. Flechas de corda retornam, mas só podem ser usadas em alguns pontos designados. Exceto por algumas pequenas sequências de escalada, tudo é em primeira pessoa.
Garrett carrega um porrete, usado para deixar os guardas inconscientes; um arco composto dobrável, que pode ser usado tanto para fins de combate quanto para fins não letais; e uma garra, que pode ser usada para agarrar-se a saliências mais altas. O protagonista pode enfrentar guardas em combate direto sob um sistema baseado em esquivar-se de ataques com um botão designado e acertar porretadas nos momentos certos, mas como ele não é um lutador normalmente não tem nenhuma chance contra múltiplos inimigos. Há uma variedade de maneiras de distrair ou matar os inimigos, como barris de petróleo que podem ser incendiados. Visto que a violência física direta é deixada como último recurso minimamente eficaz, a principal arma de Thief é a furtividade, o que depende das sombras. Há uma gema de luz na interface que mostra o quão visível Garrett está.
Embora a visão também desempenhe seu papel, não há uma mecânica de cobertura dedicada como em Deus Ex: Human Revolution. No entanto, Garrett pode agarrar-se aos cantos, escondendo-se nas sombras, e espiar pelas bordas e pelos buracos de fechadura para evitar dar de cara com um guarda. Isso significa que a maior parte do tempo é gasto observando patrulhas de guarda, escolhendo um bom momento para se mover atrás de um guarda, derrubando com o porrete e arrastando o corpo para a escuridão antes que alguém o veja. Como em Human Revolution, essa porretada que derruba é feita ao pressionar um botão baseado no contexto, em vez de um golpe livre. É possível também bater a carteira dos guardas.
Assim que Garrett for localizado, guardas e outros NPCs tentarão caçá-lo. Os desenvolvedores afirmaram que a inteligência artificial do jogo está ciente do design dos níveis e, como tal, os guardas saberão com antecedência os possíveis esconderijos que o protagonista pode estar utilizando.
Em contraste com os Thief predecessores, não há necessidade de loot para vencer uma missão, mas é claro que ainda há muito material para roubar, que é diretamente convertido em ouro. Embora a maioria dos pequenos itens esteja simplesmente espalhada ou encontrada ao abrir gavetas, também existem itens exclusivos que trazem dinheiro extra, geralmente estão ocultos e requerem o uso de uma nova mecânica que envolve tipo pegar uma pintura ou estante de livros e mover lentamente a mão até sentir um interruptor oculto. Ao pressionar um botão, pode-se abrir uma passagem secreta, revelar um cofre ou desativar armadilhas.
O mini-game de arrombamento funciona de maneira semelhante e requer encontrar o ponto ideal movendo a ferramenta de arrombar. Cofres exigem combinações que devem ser decifrada manualmente, pesquisando pistas no ambiente e lendo cuidadosamente documentos próximos.
Entre as missões, Garrett também pode encontrar muitos itens na cidade apenas se movimentando e mantendo os olhos abertos. No entanto, o mais lucrativo é realizar missões secundárias opcionais, onde Garrett tem que recuperar um determinado objeto, sendo geralmente apenas um roubo rápido, mas às vezes são verdadeiras missões independentes. É claro que existe um uso útil para o dinheiro: visitar uma loja e estocar equipamentos.
Dá pra comprar tipo flechas, itens de alimentos para curar ou bombas de fumaça. As flechas, marca registrada de Garrett, podem ser usadas para muitas tarefas, como as normais para distrair os guardas ou as de água para extinguir fontes de luz. Existem também várias compras únicas que recompensam novos equipamentos para interagir com o meio ambiente, tipo uma navalha para cortar pinturas valiosas ou uma chave inglesa para abrir dutos de ventilação ou atualizações de ferramentas, pra ter, por exemplo. uma maior capacidade de flecha ou arrombadores mais sensíveis. Também estão disponíveis itens que recompensam bônus passivos.
Garrett tem duas habilidades mágicas à sua disposição: O movimento swoop funciona de forma semelhante ao piscar em Dishonored e permite avançar rapidamente. O Focus (semelhante ao instinto em Hitman: Absolution) retarda o tempo e tem várias vantagens úteis, como arrombamento mais rápido, combate mais fácil, empurrar guardas, executar ataques debilitantes ou exibir todos os itens da área. Essas vantagens devem ser desbloqueadas com pontos de Focus que também podem ser comprados com dinheiro.
Uma das características especiais do jogo são os modos de dificuldade. Embora existam os três tipos padrão usuais – o mais alto não permite mortes ou nocautes de civis – o jogador também pode adicionar várias outras opções de dificuldade, tipo desabilitando o foco, recursos mais caros, movimento mais lento, sem mortes ou nocautes, sem quick save ou ativando morte permanente. Como esses pontos de bônus recompensam o direito de se gabar, a dificuldade só pode ser alterada ao iniciar uma nova sessão. Por outro lado, existem também várias outras opções relacionadas com a interface que podem ser desativadas a qualquer momento, como o brilho do loot, avisos ao se aproximar de um item interativo, indicadores de alerta do inimigo, marcadores de objetivo, minimapa ou contador de munição.
Além da campanha principal, existe também um modo de desafio, que reutiliza algumas áreas de missão do jogo e adiciona objetivos especiais. Os modos são Chain & Gain (há um cronômetro que só pode ser expandido coletando itens), Chain & Gain Limited (Chain & Gain com um limite de tempo geral) e Special Loot Hunt (encontrar o máximo de itens especiais dentro de um tempo). limite usando os indicadores “quente e frio”). O objetivo é atingir uma pontuação alta nas tabelas de classificação.
A versão para PlayStation 4 usa a barra de luz do gamepad DualShock 4 para enfatizar o efeito de estar na sombra (com um azul escuro esmaecido) ou exposto à luz (com um branco brilhante).
Thief se passa em um mundo de fantasia sombrio inspirado na estética vitoriana, gótica e steampunk. Garrett, um ladrão mestre que está longe de sua cidade natal há muito tempo, retorna a este lugar conhecido apenas como The City (“A Cidade”), e a encontra governada com mão de ferro por um tirano chamado Baron (“Barão). Enquanto a cidade é devastada por uma praga, os ricos continuam a viver isolados e com boa sorte, enquanto os pobres formam inúmeras turbas contra as autoridades. Garrett pretende usar a situação volátil a seu favor.
A história desse revival da série se passa centenas de anos após os eventos originais no mesmo universo, com pistas sobre a história de fundo escondidas entre documentos, cartas e placas. O icônico olho mecânico do mestre ladrão original Garrett (conhecido como o lendário Sneak Thief) é um dos itens únicos escondidos no jogo que podem ser encontrados dentro de um complexo prisional. Outras referências à série original incluem os Keepers, Hammerites e os Old Gods, com ruínas relacionadas sendo locais visitáveis em toda a cidade e no seu subterrâneo.
Durante uma noite de folia na cidade, Garrett é contratado por seu contato Basso para roubar a mansão do Barão Northcrest, o tirano da cidade, e acerta com Erin para ajudá-lo. Ingênua e imprudente, Erib mata desnecessariamente um guarda usando sua garra, levando Garrett a repreendê-la. No topo do telhado da mansão, a dupla testemunha Northcrest lá dentro, liderando um grupo de homens na condução de um ritual mágico. Um Garrett cauteloso cancela o trabalho, mas Erin se opõe; na luta que se segue, Erin cai por uma clarabóia e absorve a energia que está sendo canalizada através do ritual. Garrett inadvertidamente cai no corredor e é nocauteado.
Garrett acorda do coma um ano depois e descobre que a cidade está sendo atormentada por uma doença de origem desconhecida chamada “Melancolia”, e que vários bairros da cidade estão bloqueados. Voltando ao seu esconderijo, Garret recebe uma mensagem de Basso, que contrata Garrett para roubar um anel do cadáver de um nobre em uma fundição usada para eliminar as vítimas da Escuridão. Garrett foge do braço direito de Northcrest, o Thief-Taker General, e recupera o anel. Lá, conhece um homem chamado Orion, líder de um movimento de resistência que trabalha para derrubar Northcrest.
Concordando em ajudar Orion, Garrett se aventura em um bordel escondido, mas só para encontrar um livro específico, hein? Ele acaba visitando o esconderijo de Erin no processo (no bordel?) e tendo uma visão dela mencionando um lugar chamado Moira Asylum (“Asilo Moira”). Basso é preso pelo Thief-Taker General, o que leva Garrett a resgatá-lo. O ladrão invade o cofre de Northcrest e recupera um pedaço de uma pedra misteriosa chamada Primal, usada no ritual na mansão de Northcrest. Outra visão revela que Erin está viva e sob a influência do poder da pedra. Poder da pedra, esconderijo no bordel… Sei não, hein?
Enfim, harrett explora o Moira Asylum, descobrindo um segundo pedaço da pedra, mas não consegue encontrar Erin. Garrett retorna à mansão de Northcrest para confrontá-lo, enquanto Orion provoca uma revolução nas ruas da cidade. Northcrest revela que seu ritual pretendia aproveitar o poder da pedra como uma nova fonte de energia. A interrupção do ritual e a fragmentação da pedra desencadearam a Gloom (Escuridão) na cidade.
Orion, ao que parece, é o irmão ilegítimo de Northcrest, Aldous, que busca o Primal para seus próprios propósitos. Procurando informações sobre a pedra, Garrett visita uma informante, a Queen of Beggars (“Rainha dos Mendigos”), que lhe diz que o Primal deve ser remontado e seu poder contido para salvar a cidade das Trevas. Será que essa dona está sob influência da pedra também? Os mendigos aqui da minha rua quase sempre estão.
Garrett entra em uma antiga catedral e encontra Aldous usando Erin na tentativa de curar cidadãos, auxiliado pelos itens roubados por Garrett. O General Thief-Taker chega enquanto Aldous foge com Erin; Garrett mata o General e persegue Aldous até seu esconderijo a bordo de um navio. Erin libera o poder do Primal, matando Aldous, antes de atacar Garrett, que por sua vez consegue remontar a pedra, restaurando Erin, mas liberando uma força que a joga ao mar. Garrett joga sua garra para salvá-la e cai inconsciente. Ele acorda e encontra a garra embutida em um poste próximo a pegadas molhadas, o que implica que Erin sobreviveu, quando o amanhecer chega.
Nesta seção constam as características principais do jogo, acordo com seu publisher e/ou distribuidor.
Você é Garret, o mestre ladrão
Entre na pele furtiva de Garrett, um ladrão sombrio e solitário com um conjunto incomparável de habilidades. Os roubos mais desafiadores, os espólios mais inacessíveis, os segredos mais bem guardados: nada está fora do seu alcance.
A cidade:à espera da sua conquista
Explore a cidade doente e problemática, desde seus becos sombrios até as alturas de seus telhados. Entre sorrateiramente em casas de ricos, infiltre-se nas mansões mais bem guardadas e espreite em todos os cantos escuros…sem ser notado e sem autorização.
Escolha sua abordagem
Aproveite o arsenal de Garrett para derrubar guardas com seu blackjack, atirar um dos vários tipos de flecha ou usar suas habilidades de foco recém-adquiridas para manipular o ambiente e ser mais esperto que seus inimigos. Que tipo de Mestre Ladrão você será?
Imersão sem precedentes
Torne-se um com o mundo graças a elementos visuais inovadores e a uma experiência em primeira pessoa verdadeiramente tátil e visceral. Através de possibilidades técnicas de última geração de cair o queixo, Thief oferece uma imersão sem precedentes através de imagens, sons e inteligência artificial.
A Thief: Definitive Edition é uma edição do game que inclui o jogo base completo, bem como o seguinte conteúdo bônus:
Trata-se da versão que temos em nosso link de download, mas tem outras opções também.
O Thief é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC (Windows) nas lojas da Epic, Steam e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última, onde o jogo vem em sua Definitive Edition. Para outras plataformas, consulte o site oficial.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!