Game que se passa numa Europa medieval histórica, mas completamente fantasiosa.
The First Templar é um action-adventure em terceira pessoa com elementos de RPG que se passa numa versão de fantasia de uma Europa medieval e histórica, se é que isso é possível. Foi desenvolvido por Haemimont Games e lançado originalmente em 6 de maio de 2011.
Este game segue o templário francês Celian d’Arestide e sua companheira, Marie d’Ibelin, uma proclamada herege pela Inquisição Dominicana que partem em uma jornada para desvendar os mistérios por trás da Ordem dos Templários, participar de uma grande conspiração e descobrir o segredo do Santo Graal.
Publicado pela Kalypso Media e disponibilizado para Windows e Xbox 360, The First Templar foi recebido de forma média pela crítica. Pelo menos até o momento desta publicação, conta com centenas de avaliações ligeiramente positivas no Steam e tem 3,6/5 no GOG. O jogo conta com uma edição especial que vem com DLC e outros bagulhos.
Acima, temos o trailer de gameplay do The First Templar.
Temos também o trailer E3 do game.
The First Templar conta a história de dois personagens principais – um Templário francês e sua companheira, uma nobre senhora que foi proclamada herege. Assumindo o controle desses dois aliados improváveis, o jogador deve desvendar os mistérios por trás da Ordem dos Templários, participar de uma grande conspiração e descobrir o segredo do Santo Graal. Os heróis enfrentam adversários poderosos a cada passo, incluindo Sacracen, o Rei Filipe IV de França e a Inquisição.
The First Templar apresenta modos single player e cooperativo. Sozinho, o jogador pode alternar entre os dois personagens, deixando o controle do segundo herói para a IA do game, sendo que a qualquer momento, um segundo jogador pode participar e assumir o controle do herói controlado pela IA.
Em The First Templar, o jogador assume o papel do templário francês Celian de Aristide, que está em busca do Santo Graal. No decorrer da história, também tem que lidar com outras complicações da trama, como uma invasão sarracena e uma grande conspiração contra a ordem templária.
Este jogo foi projetado para cooperativo, o que significa que o protagonista sempre luta junto com um personagem controlado pela IA ou outra pessoa, principalmente a filha de Celian, Marie, mas tem também o guerreiro Roland. A maior parte do tempo é gasto em lutas corpo a corpo contra múltiplos inimigos, nas quais o jogador tem basicamente três movimentos à sua disposição: um ataque padrão, um bloqueio e um ataque especial que consome energia de “fervor”. Três personagens podem ser definidos em um estilo tradicional de action-RPG como um Fighter (Roland), um Rogue/Assassin (Marie) e um Paladin (Celian).
No modo single player, sempre se tem a oportunidade de alternar entre os dois personagens (algo em visto em jogos como Slaps and Beans), mas isso só é necessário para resolver os poucos quebra-cabeças cooperativos. Além das sequências de combate, há também pistas de armadilhas e seções furtivas não forçadas.
A ação principal é sobre esgrima, com ataques e defesas de escudo ou espada sendo centrais. Também existem habilidades menores, algumas comuns a todos os personagens e outras exclusivas de um ou outro. Magia é um conceito ausente, mas existe a oração de Celian que tem efeitos sobrenaturais. Os inimigos também são de tipo não mágico.
Em cada nível há um objetivo principal e três missões bônus, que oferecem recompensas como pontos de experiência e peças de armaduras/armas. Os primeiros são usados para melhorar as habilidades de Celian e desbloquear novos movimentos; estes últimos fornecem novos equipamentos.
Em 1291, as Cruzadas, assim como o Reino de Jerusalém, chegam ao fim. Acre, a última cidade cristã na Terra Santa, está sitiada e prestes a cair nas mãos dos mamelucos.
Celian e Roland, dois cavaleiros Templários, acabam de chegar a Chipre para falar com o Grande Mestre Templário, em busca de conselhos na sua busca pelo Santo Graal. Ao chegarem, descobrem que a ilha está sendo atacada por guerreiros muçulmanos e se apressam para protegê-la. Ao fazer isso, eles encontram um mensageiro sequestrado de Guy d’Ibelin, que lhes conta que a filha do Grão-Mestre, Marie d’Ibelin, está sendo mantida prisioneira pela Inquisição fantasiosa do jogo.
Depois de consultar o seu Grão-Mestre, os dois vão para um local indeterminado na Europa, onde descobrem que a Inquisição fantasiosa do jogo (liderada por um agente sombrio chamado Isaías) está tramando algo de proporções monumentais. Eles libertam Marie, mas Roland é deixado para trás durante a fuga, provavelmente morto. A partir daí, Marie se torna parceira de Celian na maior parte do tempo.
Celian e Marie continuam sua busca pelo Graal, lutando contra muitos inimigos muçulmanos no processo e ajudando os necessitados – embora a ideia de ajudar sempre venha de Celian e seja criticada por Marie, que comenta que eles estão perdendo tempo fazendo então. A certa altura, a dupla descobre que Guy d’Ibelin também está morto e que a Terra Santa está perdida para sempre. Eles finalmente encontram o Templo do Santo Graal, mas descobrem que o local foi esvaziado há muito tempo. Dentro, encontram um Templário moribundo que confunde Celian com o Grão-Mestre. Sem opções, decidem ir à França para obter conselhos do Grão-Mestre e do corpo principal da Ordem.
Chegam à França em 1307, ano em que o Rei Filipe IV e o Papa Clemente V iniciam as suas acusações contra a Ordem dos Templários. Ambos os heróis caem na armadilha da Inquisição fantasiosa do jogo. Quando estão prestes a ser presos, encontram Roland, que não foi morto, mas sim torturado e depois jurou lealdade ao movimento anti-Templário, tornando-se assim seu Cavaleiro Negro.
No entanto, a amizade de Roland com Celian acaba por ser muito mais forte do que a sua lealdade recém-adquirida, por isso ele ajuda o seu amigo a chegar a um porto de fuga através da floresta, onde Celian se reencontra com Marie. A partir daí, Roland diz que eles estão por conta própria, e então partem para uma fortaleza templária fortificada, onde pretendem unir forças com o Grão-Mestre para lutar contra o exército francês.
O Grão-Mestre revela que Celian é na verdade Hugues de Payens, o fundador da Ordem dos Templários. Sua perda de memória foi um efeito colateral devido a uma tentativa de assassinato do próprio atual Grão-Mestre, pois ele havia escondido o Graal, responsável por prolongar a vida dos nove fundadores muito além da vida natural de um ser humano normal.
Depois que três dos nove originais morreram (provavelmente devido a lutas internas pelo poder), Hugues percebeu que o Graal era perigoso e então o levou embora e o escondeu. Mas o Grão-Mestre – que é um dos nove originais – queria o Graal de volta; aproveitou assim a perda de memória de Hugues e deu-lhe a tarefa de encontrar a taça, na esperança de que algo dentro dele o levasse diretamente a ela.
Após a reviravolta na história, o jogador percebe que o verdadeiro inimigo é na verdade a Ordem dos Templários, que passa a ser o principal antagonista. Ao lembrar sua verdadeira identidade, Celian (também conhecido como Hugues) também conclui que seu castelo seria apenas o lugar onde ele esconderia algo que não queria que ninguém encontrasse.
No final, o jogador derrota o Grão-Mestre e Isaías (o agente da Inquisição fantasiosa do jogo), e ele tem a opção de usar o Graal ou destruí-lo. Isso afeta apenas a narração final, descrevendo guardiões imortais ou a humanidade livre para tomar suas próprias decisões.
Lançada em 12 de maio de 2011 ao Xbox 360 e, no dia seguinte, ao Windows, foi lançada a The First Templar – Special Edition inclui o game original mais The Arena (DLC), trilha sonora oficial pra baixar e um poster reversível do game (2 vezes a altura e 4 vezes a largura da case de armazenamento). Esta é a versão do game que é atualmente distribuída e a que temos em nosso link de download.
De acordo com seu publisher, as características principais deste game constam na seguinte lista:
The First Templar é um atualmente distribuído em sua Special Edition, que é normalmente paga, que pode ser encontrada para PC (Windows) nas lojas do Steam e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, acesse o site oficial.
Idiomas: inglês, francês e alemão.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!