The Evil Within 2

Um detetive desce ao mundo tenebroso de STEM para salvar sua filha.


26 de outubro de 2023

The Evil Within 2, conhecido no Japão como PsychoBreak 2 (サイコブレイク2), é um survival horror com perspectiva em terceira ou primeira pessoa produzido por Shinji Mikami, o criador do Resident Evil. Foi desenvolvido por Tango Gameworks e lançado inicialmente em 13 de outubro de 2017.

Publicado pela Bethesda Softworks e disponibilizado para Windows, PlayStation 4, Xbox One e Windows Apps, a sequência do The Evil Within foi geralmente bem recebida pela crítica e mercado. Também conta com dezenas de milhares de análises muitos positivas no Steam e é classificado com 4,2/5 no GOG, pelo menos até o momento.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial de anúncio do The Evil Within.

Já o vídeo anterior é a análise do jogo feita pelo GmanLives (em inglês).

Sinopse

O detetive Sebastian Castellanos perdeu tudo, inclusive sua filha, Lily. Para salvá-la, ele deve descer ao mundo tenebroso de STEM. Ameaças assustadoras surgem de cada canto, e ele deve confiar na sua perspicácia para sobreviver. Para sua chance de redenção, a única forma de sair é entrar.

Apresentação

Do mestre Shinji Mikami, The Evil Within 2 é a última evolução em terror de sobrevivência. O detetive Sebastian Castellanos perdeu tudo, mas quando ganha uma chance de salvar sua filha, ele deve descer mais uma vez ao mundo tenebroso de STEM. Ameaças assustadoras surgem de cada canto à medida que o mundo se deforma ao seu redor. Ele enfrentará de frente as adversidades com armas e armadilhas ou se esgueirará pelas sombras para sobreviver?

Gameplay

Semelhante ao seu predecessor, The Evil Within 2 é um survival horror, só que conta também com perspectiva em primeira pessoa, além da terceira pessoa. O jogador assume o controle do detetive Sebastian Castellanos, que deve descer ao mundo de Union para resgatar sua filha, Lily. Existem cinco modos de dificuldade, nomeadamente Casual (recomendado pelo produtor Shinji Mikami), Survival, Nightmare (configuração recomendada pra quem gostou da curva de dificuldade do original), Classic (praticamente idêntico ao Nightmare, mas limita a quantidade de saves e remove upgrades), e Akumu (também praticamente idêntico ao Nightmare, mas faz com que o jogador morra com 1 hit kill).

Em The Evil Within 2, os mapas são maiores e há várias maneiras de avançar pelos níveis. O jogador também recebe um item conhecido como “The Communicator”, que ajuda a destacar os objetivos, recursos e inimigos presentes no mundo. Também revela pontos de ressonância, que dão dicas sobre o que aconteceu no mundo da União. Os jogadores podem explorar a área do mapa livremente para completar objetivos secundários e procurar recursos, que são escassos. Os jogadores podem entrar em confronto direto com os inimigos usando armas como revólveres, ou usar a furtividade para evitar serem notados ou esgueirar-se atrás dos inimigos para matá-los silenciosamente.

O jogo apresenta um sistema de crafting, no qual se pode reunir recursos para fabricar novos itens, incluindo munição a qualquer momento, mas numa bancada que requer menos materiais de fabricação. Um sistema de personalização também está presente. O Green Gel, introduzido no primeiro jogo, pode ser usado para customizar as habilidades de Sebastian, divididas em cinco árvores diferentes: saúde, furtividade, combate, recuperação e capacidade atlética. Armas podem ser personalizadas usando as peças coletadas ao explorar Union.

Em fevereiro de 2018, foi lançada uma atualização gratuita que adicionou uma opção para jogar na perspectiva de primeira pessoa.

Enredo (com spoilers)

Três anos após os acontecimentos do primeiro jogo, Sebastian Castellanos (Marqus Bobesich/Hiroyuki Kinoshita) deixou o Departamento de Polícia de Krimson City, assombrado por suas experiências no Beacon Mental Hospital. Sua única filha, Lily (Kiara Gamboa/Sakura Sakai), supostamente morreu no incêndio de sua casa, e sua esposa Myra (Elizabeth Saydah/Rika Fukami), não querendo lidar com a tragédia, o abandonou. Isso, juntamente com seu trauma, fez com que Sebastian caia no alcoolismo, embora não tanto quanto o Lula.

Afogando suas mágoas em um bar, Sebastian é abordado pela ex-parceira e agente da Mobius Juli Kidman (Meg Saricks/Yūko Kaida), que revela que Lily ainda está viva. Sebastian é levado a uma instalação secreta de Mobius contra sua vontade, onde conhece o chefe da instalação chamado Administrator (Richard Neil/Jin Yamanoi), que explica que Lily está sendo usada como núcleo de um novo sistema STEM para simular uma idílica cidade americana chamada Union. No entanto, Mobius perdeu contato com Lily e seus agentes por lá, e eles perderam o controle da simulação. Sebastian novamente relutantemente concorda em ajudar e se conecta ao STEM.

Ao entrar em Union, Sebastian descobre que a cidade se transformou em um reino de pesadelo onde todos os habitantes foram mortos ou transformados em monstros. Além disso, testemunha um fotógrafo misterioso com poderes sobrenaturais caçando e assassinando agentes da Mobius. Ele consegue encontrar o pessoal sobrevivente da Mobius, Liam O’Neal (Jesse LeNoir / Takuya Masumoto), Yukiko Hoffman (Ying Hsiao / Mayumi Sako) e Julian Sykes (Hari Williams / Tōru Sakurai), que o ajudam na busca por Lily.

Enquanto Sebastian segue seu rastro, descobre que ela foi sequestrada pelo fotógrafo Stefano Valentini (Rafael Goldstein/Setsuji Satō), um serial killer obcecado em fotografar pessoas no momento de sua morte que conseguiu se infiltrar na Union. Stefano revela que originalmente sequestrou Lily sob as ordens de outra parte, mas decidiu mantê-la para si para explorar seus poderes como o Core. Sebastian luta e mata Stefano, mas antes que possa resgatar Lily, Myra aparece e leva Lily embora.

Sebastian é transportado para o interior de uma misteriosa área semelhante a uma fortaleza, onde é abordado pelo Padre Theodore Wallace (Ron Sewer / Tesshō Genda), que tenta convencer Sebastian a se juntar-se a ele para tirar Lily de Myra, já que Stefano o traiu. Sebastian se recusa e é banido para uma floresta fora de Union, onde se encontra com a agente da Mobius, Esmeralda Torres (Crash Barrera / Tomo Muranaka). Ao chegar na save house, Torres revela que ela, Kidman, Myra e Theodore conspiraram para tirar Lily do STEM e destruir Mobius por dentro por meio de seus implantes de chips. No entanto, o plano deu errado quando Theodore ficou mentalmente instável e decidiu sequestrar Lily para si.

Vendo Theodore como a ameaça mais imediata, Sebastian vai confrontá-lo, mas é forçado a matar Liam, que sofreu lavagem cerebral. Ao chegar a Theodore, Sebastian fica imediatamente incapacitado quando Theodore usa a culpa persistente de Sebastian contra ele e ele fica inconsciente. Sebastian é visitado por uma visão de Myra, que lhe garante que o que aconteceu com Lily não foi culpa dele e que ele deveria se concentrar em salvá-la.

Ao acordar, ele descobre que Esmeralda se sacrificou para levá-lo para um lugar seguro e que Teodoro ergueu sua fortaleza no centro da Union. Tanto Sebastian quanto Yukiko atacam a fortaleza de Theodore, embora Yukiko morra no processo. Sebastian é capaz de confrontar e derrotar Theodore, apenas para Myra chegar e matar Theodore enquanto avisa Sebastian para ficar longe delas.

Sebastian segue Myra, cujo desejo de proteger Lily a deixou louca e obcecada em mantê-la trancada no STEM para sua própria “segurança”. Myra o ataca, forçando-o a atirar nela, desencadeando sua transformação em um grande ser chamado ‘A Matriarca’, forçando Sebastian a combatê-la e derrotá-la, o que acaba libertando Myra e fazendo-a voltar aos seus sentidos. O detetive se prepara para tirar Lily do STEM, mas Myra se recusa a segui-lo, explicando que como parte do plano para destruir Mobius, ela deve tomar o lugar de Lily como o Core do STEM para transmitir o sinal de destruição do implante.

Enquanto isso, no mundo real, Kidman recebe ordens do Administrator para eliminar Sebastian. Ela o desobedece e ajuda Sebastian e Lily a escapar do STEM enquanto Myra executa seu plano, matando o Administrator e todos os agentes da Mobius (exceto Kidman, que removeu o microchip de seu cérebro). Agora livres de Mobius, Sebastian, Lily e Kidman deixam as instalações.

Em uma cena pós-créditos, Sebastian se separa de Kidman e parte para viver uma nova vida com Lily. De volta às instalações agora abandonadas de Mobius, o sistema STEM se reativa misteriosamente.

Destaques

Segue a lista de características principais do jogo de acordo com seu distribuidor e/ou publisher:

  • História de redenção – Volte ao pesadelo para recuperar sua vida e a de quem você ama.
  • Descubra lugares assustadores – Explore o mais longe que ousar, mas planeje com sabedoria.
  • Enfrente inimigos perturbadores – Sobreviva ao ataque de criaturas assustadoras determinadas a destroçá-lo.
  • Decida como sobreviver – Crie armadilhas, esgueire-se, corra e se esconda ou enfrente o terror com munição limitada.
  • Terror e suspense viscerais – Entre em um mundo apavorante cheio de tensão e momentos perturbadores.

Curiosidades

  • The Evil Within 2 foi desenvolvido sobre o engine 3D STEM, um fork da id Tech 5 de seu antecessor que foi desenvolvido sob medida pela Tango Gameworks, e usa o motor de física Havok.
  • Em 2017, o game ganhou o The ‘Whoooaaaaaaa, Dude! 2.0’ Award no Steam Awards e foi indicado ao The ‘Mom’s Spaghetti’ Award nesta mesma premiação.
  • Ainda em 2017, The Evil Within 2 também foi indicado para “Melhor Jogo de Ação” no Game of the Year Awards da PC Gamer, para “Melhor Jogo de Ação-Aventura” no Best of 2017 da IGN. e para “Game, Franchise Action” no National Academy of Video Game Trade Reviewers Awards.
  • O jogo saiu originalmente para Windows, o que se deu em 12 de outubro de 2017. No dia seguinte, foi lançado para PS4 e Xbox One. Em 13 de junho de 2021 saiu para Windows Apps.
  • The Evil Within 2 vendeu 42.941 cópias no PlayStation 4 em sua primeira semana no Japão, o que o colocou em terceiro lugar na tabela de vendas de todos os formatos.
  • O desenvolvimento de The Evil Within 2 começou em março de 2015, depois que a Tango Gameworks concluiu o DLC do primeiro jogo. O diretor Shinji Mikami, que é o criador do Resident Evil, deixou este cargo e tornou-se produtor do jogo e supervisionou seu desenvolvimento. O papel de diretor foi atribuído a John Johanas, descrito por Mikami como uma pessoa com “muito talento”.
  • Mikami disse que o período de desenvolvimento foi um pouco mais curto do que o de seu antecessor.
  • A história foi escrita por Syoji Ishimine e Trent Haaga. Um de seus focos era tornar a história mais fácil de ser compreendida, uma resposta às críticas do primeiro jogo, onde o enredo fica muito complicado no final.
  • A mudança de realidades, uma característica do primeiro jogo, também retorna, mas segundo Johanas, “há um pouco mais de lógica para quando e como isso acontece”.
  • A proporção de 2,5:1 apresentada no original foi removida devido à resposta mista que esta escolha de design recebeu em seu lançamento, embora a equipe tenha gostado.
  • Embora The Evil Within 2 mantenha o terror sangrento apresentado dominantemente no seu predecessor, a equipe de roteiristas também se esforçou para criar um terror psicológico no jogo, já que este conta uma história que é mais pessoal.
  • Em agosto de 2016, Pete Hines, aquele cara da Bethesda, revelou que The Evil Within vendeu cópias suficientes para garantir uma sequência, embora tenha se recusado a comentar se um novo jogo já estaria em desenvolvimento.
  • The Evil Within 2 vazou em março de 2017, com uma descrição do trabalho de PsychoBreak 2, o título japonês do jogo.
  • Um anúncio foi postado prematuramente no Reddit várias horas antes do anúncio oficial do jogo na conferência de imprensa da Bethesda Electronic Entertainment Expo 2017.

Screenshots

Sobre o download

O The Evil Within 2 é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) nas lojas do Steam, Epic e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte a página oficial do jogo.

Idiomas

  • Áudio: inglês, francês, alemão, italiano, japonês, português (Brasil), russo e espanhol (Espanha).
  • Texto: inglês, chinês simplificado, chinês tradicional, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, polonês, português (Brasil), russo e espanhol (Espanha).

Requerimentos em sistema

Mais informações e survival horror

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!