Edição avançada e para download de um popular FPS online da era Flash!
Super Zombie Shooter V2 é um jogo de tiro em primeira pessoa onde um soldado deve usar seu arsenal para eliminar zumbis em uma instalação abandonada. Foi desenvolvido pelo seu herói, Facínora, e lançado inicialmente em 31 de agosto de 2022.
Trata-se de uma conversão do Super Zombie Shooter, o FPS online em Flash de G55, num mod/jogo standalone que roda sobre o LZDoom, um port avançado do Doom, o que garante alguns avanços em relação ao original, como melhores controles, mais opções, mouse look e maiores resoluções.
Apesar destas melhorias garantidas pelo engine, o Super Zombie Shooter V2 mantém todos os elementos próprios do original (o que inclui mapas, armas e monstros) embora eu tenha feito algumas modificações pequenas que julguei necessárias. Além disto, criei um add-on opcional que traz uma lanterna, gore e outras funcionalidades que podem ser interessantes.
No vídeo acima, falei sobre o lançamento do Super Zombie Shooter V2 mostrando cenas do jogo com o add-on carregado. Depois, falei de outros assuntos, como o Realms Deep 2022, o usuário do Reddit que aprimorou artes pixeladas, Ultimate Odyssey e jogos na faixa, mas o Super Zombie Shooter V2 que tomou a maior parte do vídeo.
Já no segundo vídeo, joguei a primeira fase do Super Zombie Shooter V2, sem add-on, com o Nightmare Logic, Bolognese Gore Mod, Steve’s Flashlight Mod, Universal Weapon Sway e Nightmare Logic music pack.
Resolvi criar o Super Zombie Shooter V2 pois o original parou de funcionar normalmente com o fim do suporte oficial ao Flash, o que aconteceu em 2021. Existem meios de jogá-lo hoje em dia, alguns mais ou menos usuais, mas portá-lo foi uma opção sofisticada e ainda acessível ao usuário comum, além de ter sido um bom exercício de modding pra mim.
O Super Zombie Shooter foi desenvolvido sobre uma versão aparentemente shareware do Doom, o que tornou o processo de conversão muito fácil, mas filtrar os recursos do IWAD da id Software e substituí-los pelo do Freedoom foi um trabalho bem repetitivo e desinteressante. Felizmente, parece que deu tudo certo e a V2 só usa recursos livres ou do original.
A escolha de fazer um jogo standalone e usar o LZDoom foi para tanto mantê-lo acessível ao usuário normal, que não conhece os esquemas de carregar mods para Doom, como para ser menos intensivo em termos de hardware. Decidi também deixar o original em .EXE e .SWF no pacote. Vai ver, interessa a alguém.
Ainda não está perfeito, do jeito que eu queria, mas a gente vai dando uma aparada nas arestas aos poucos. O Super Zombie Shooter V2 já parece jogável e cumprir o seu objetivo principal.
Como dito acima, não implementei nenhuma modificação substancial em relação ao jogo original neste port, mas, pra dar uma incrementada, criei um add-on totalmente opcional (super-zombie-shooter-addons.pk3
) que traz algumas correções e funcionalidades avançadas ao Super Zombie Shooter V2.
Atenção: o uso do add-on pode gerar incompatibilidades com outros mods, especialmente de armas. Se você quiser usar outros PWADs, é melhor não carregar o super-zombie-shooter-addons.pk3
.
Seguem algumas recomendações para você combinar o Super Zombie Shooter V2, se não quiser usar o add-on:
Obtenha instruções de como carregar mods com Super Zombie Shooter V2.
Como dito acima, o Super Zombie Shooter V2 é standalone e já vem com o LZDoom e tudo mais necessário para jogar no seu pacote de download, além de alguns extras, como o .SWF original (pode ser útil pra alguma coisa) e documentações.
Pra carregar do jeito rápido, apenas clique duas vezes sobre o arquivo SUPER ZOMBIE SHOOTER.BAT
e escolha uma entre as 3 opções de jogo:
Lembre-se de configurar os controles e outras definições que lhe forem interessantes se escolher a opção 1 ou 2. Note também que o add-on fica bom no modo de renderização OpenGL (ou Hardware). Tem a opção também de economizar trampo e pegar e copiar a configuração do seu LZDoom (às vezes dá até o do GZDoom, renomeando o prefixo) e copiar para a pasta LZDoom_3.87b_x64
.
Quanto a mods, o Super Zombie Shooter V2 é compatível com um bom número deles, como supracitado, mas certamente não todos (mapas devem ficar bem zuados). Tem até umas sugestões aqui.
Você pode carregá-los do jeito usual, o que inclui ZDL, ou arrastando e soltando-os em cima do SUPER ZOMBIE SHOOTER.BAT
.
Lembrando que não é recomendado carregar o add-on ao usar outros mods neste jogo.
Você pode também carregar na sua própria configuração, seja ela no LZDoom ou qualquer versão razoavelmente atualizada do GZDoom, se já tiver as manhas de como proceder.
Para isso, vai precisar de rodar ambos o super-zombie-shooter.ipk3
(IWAD) e o super-zombie-shooter-maps.wad
(PWAD). Dá pra jogar o super-zombie-shooter.ipk3 como PWAD também, se quiser, mas daí você deverá usar os IWADs do The Ultimate Doom ou o da Phase 1 do Freedoom.
O arquivo super-zombie-shooter-addons.pk3
é totalmente opcional, e ele pode precisar de um modo OpenGL (ou hardware) de renderização e uma resolução mais larga (tipo 19:6) pra ficar no jeito.
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