Starsiege: Tribes

FPS que contém seus antecessores Earthsiege, Battledrome e Earthsiege 2.


19 de novembro de 2008

Starsiege: Tribes é um jogo clássico de ação e tiro (é um first person shooter) de ficção científica que segue segue a história da Metaltech: Earthsiege e Starsiege. Foi desenvolvido pela Dynamix e lançado inicialmente em 23 de dezembro 1998.

Publicado pela Sierra, Starsiege: Tribes foi o primeiro game da série Tribes relançado em 2004, gratuito e completo, como parte de uma estratégia promocional para divulgar a sequência deste game, o Tribes: Vengeance (2004).

Vídeos

Apresentação

A diversão online multiplayer definitiva está aqui, “Tribos Starsiege”, da Sierra. Jogo do Ano da América em versão alemã – exclusivamente na CMGA. Você coloca tudo em um cartão para conquistar o mundo. Você terá aliados, mas também muitos inimigos – e todos eles também serão de carne e osso. Você experimentará alegria, dor e sofrimento – mas é um lutador e não se permitirá ser derrotado. Conheça o perigo em Starsiege Tribes, mergulhe no “Projeto SARAC” ou conquiste espaço em “Rumble in the Void”. O pacote de apostas CMGA OOI levará você a muitos mundos novos. Em mundos que vão te mostrar o quanto é importante ter amigos. Porque se você jogar sozinho aqui, provavelmente morrerá sozinho.

Gameplay

O Starsiege: Tribes é um jogo de tiro em primeira pessoa ambientado no universo de Metaltech, que coloca tribos em guerra umas contra as outras. O foco principal está no modo multiplayer cooperativo. É possível treinar em missões solo para desenvolver as habilidades necessárias antes de se juntar a combates multiplayer, que suportam de 2 a 32 jogadores, seja via internet ou LAN. Os mapas de combate variam em objetivos e permitem o uso de uma grande diversidade de armas, armaduras e equipamentos.

O game se passa no século 40, após a humanidade ter se espalhado por várias galáxias através dos portais de salto. A trama envolve o conflito entre diversas facções humanas, sendo as principais: Children of the Phoenix, descendentes de humanos isolados durante a diáspora dos portais, Blood Eagle, uma força de cavaleiros imperiais, Diamond Sword e Starwolf, com várias outras tribos menores em constantes disputas territoriais. O jogador assume o papel de um guerreiro leal a uma dessas tribos e luta na linha de frente desse conflito.

As batalhas ocorrem em mais de 40 mapas, a maioria em ambientes externos que variam de climas ensolarados a nevascas. Os mapas são vastos, cobrindo vários quilômetros in-game, com bases espalhadas estrategicamente de acordo com o tipo de jogo.

Há cinco modos de jogo principais:

  • Capture the Flag (CTF) – Cada equipe possui uma ou mais bases e uma bandeira. O objetivo é capturar a bandeira inimiga e levá-la de volta à base para marcar pontos. Esse é o modo mais popular, com cerca de 75% dos servidores dedicados a ele.
  • Deathmatch (DM) – Pode ser jogado em times ou individualmente. O objetivo é conseguir o maior número de mortes.
  • Capture and Hold (C&H) – As equipes disputam o controle de bases espalhadas pelo mapa. Pontos são concedidos com base no tempo que uma base é mantida.
  • Defend and Destroy (D&D) – Cada time precisa destruir itens específicos na base inimiga antes que o inimigo destrua os seus.
  • Find and Retrieve (F&R) – Várias bandeiras estão espalhadas pelo mapa, e o objetivo é capturá-las e trazê-las de volta à base.

Os jogadores podem escolher entre armaduras leves, médias ou pesadas, cada uma com diferentes capacidades de energia, munição e resistência. O arsenal é variado, incluindo armas como o lançador de discos explosivos, morteiro pesado, rifle de precisão e metralhadora de curto alcance. O Tribes também conta com veículos, estações de inventário e equipamentos como jetpacks, que permitem voar por curtos períodos.

O movimento é uma parte essencial do jogo. Além de correr e saltar, é possível usar o jetpack para se impulsionar no ar. Um truque famoso é o “skiing”, onde os jogadores aproveitam o impulso descendo colinas e usando o jetpack para atravessar o mapa rapidamente, uma técnica que foi posteriormente transformada em mecânica de jogo em Tribes 2.

Essa combinação de modos de jogo, ambientes expansivos e mobilidade única, tornou Starsiege: Tribes um multiplayer online clássico.

Curiosidades

  • O Starsiege: Tribes foi desenvolvido usando o Darkstar, engine também conhecido como 3Space 3.0, terceira geração do engine 3Space criado pela Dynamix. Esse engine foi projetado para facilitar a criação de conteúdo dentro do próprio jogo e externalizar sua lógica em arquivos de script, permitindo maior flexibilidade no desenvolvimento. Posteriormente, o Darkstar foi expandida para se tornar o Torque Game Engine, amplamente utilizado por desenvolvedores independentes [1], segundo consta. [2]
  • O game foi anunciado em maio de 1998.
  • A GameSpot considerou o jogo um equilíbrio quase perfeito entre jogabilidade, conectividade online e desempenho rápido. A jogabilidade multijogador atraiu comparações com Delta Force, da NovaLogic, com bons visuais e carregamentos de armas personalizáveis.
  • O Tribes vendeu 98.840 cópias em 1999. A empresa esperava vender mais de 250.000 cópias do jogo.
  • 星际围攻:部落 – Grafia do título do jogo em chinês simplificado.

Prêmios e honrarias

  • Vencedor do prêmio “Online Action/Strategy Game of the Year” pela Academy of Interactive Arts & Sciences no 2º Annual Interactive Achievement Awards.
  • Indicado ao prêmio de “PC Action Game of the Year” pela Academy of Interactive Arts & Sciences.
  • Indicado ao prêmio de “Computer Entertainment Title of the Year” pela Academy of Interactive Arts & Sciences (perdeu ambos para Half-Life).
  • Vencedor do prêmio “Online Game of the Year” da revista Computer Games Strategy Plus em 1998.
  • Vencedor do prêmio “Best Online Game of the Year” no IGN’s Best of 1998 Awards.
  • Recebeu o prêmio “Special Achievement in Innovation” pela PC Gamer US em 1999.
  • Finalista no prêmio “Best Multiplayer Game” pela PC Gamer US.
  • Finalista no prêmio “Best Online Only” pela PC PowerPlay (perdeu ambos para Team Fortress Classic).

Mais informações e FPS

Referências

  1. Darkstar (game engine) @ Fandom – Visto em 15 de outubro de 2024.
  2. Torque (game engine) Reception and usage @ Wikipedia – Visto em 15 de outubro de 2024.

Download e ficha técnica

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