Salve o planeta no jogo open world mais extravagante de todos os tempos.
Saints Row IV é um jogo de ação e aventura que faz parte da série Saints Row, sendo sequência direta do Saints Row: The Third. Foi desenvolvido pela Volition e lançado em 20 de agosto de 2013.
A natureza de mundo aberto do jogo permite explorar livremente uma simulação da cidade fictícia de Steelport, a mesma do seu predecessor, enquanto se completa missões etc. Incorporando incorpora elementos de ficção científica e continuando o esquema de paródia exagerada da série, sua história segue o mesmo personagem criado nos Saints Row anteriores, que se torna eleito presidente dos Estados Unidos após frustrar uma ameaça terrorista.
Publicado pela Deep Silver e disponibilizado para Blacknut, Gloud, Linux, PlayStation 3, Windows, Xbox 360, PlayStation 4, Stadia e Xbox One, o quarto Saints Row foi geralmente bem recebido pela crítica. Além disso, conta com dezenas de milhares de avaliações positivas no Steam e é avaliado com 4.2/5 no GOG.
Acima, temos o trailer do Saints Row IV: Re-Elected para Switch.
Já acima temos o trailer de honrarias do título.
Após os acontecimentos de Saints Row: The Third, os Saints ampliaram seu alcance e o o líder desta gangue se tornou o presidente dos EUA. Infelizmente, durante uma coletiva de imprensa, o desastre acontece: alienígenas atacam a Casa Branca, sequestram os Saints e prendem cada um em seu pesadelo pessoal. Felizmente, a hacker do grupo, Kinzie, resgata o presidente e juntos fogem para uma nave espacial com o objetivo de resgatar o restante da gangue.
Agora, você é o Presidente dos EUA e deve salvar a Terra do caudilho Zinyak e seu império alienígena! Os Saints foram da Penthouse para a Casa Branca, mas a Terra foi invadida e cabe a você salvá-la.
A conclusão épica do jogo que mudou todas as regras!
Com novos e antigos comparsas ao seu lado e um arsenal de superpoderes e armas estranhas, você deve salvar o planeta no jogo de mundo aberto mais extravagante de todos os tempos.
O Saints Row IV é um action-adventure que continua o curso de seu antecessor em ação e humor exagerados. A novidade aqui é que o protagonista recebe superpoderes dentro da simulação, por ex. super salto, corrida rápida ou telecinese, que ajudam a se mover rapidamente e matar alienígenas que substituem os policiais como agentes da lei. Esses poderes tornam o uso de veículos praticamente desnecessário, mas o jogador ainda pode sequestrar e usar carros. Lutas em terceira pessoa com armas corpo a corpo e de longo alcance ainda desempenham um papel importante.
A maior parte de uma partida se passa em uma simulação de mundo aberto de Steelport, a localização de Saints Row: The Third, embora as missões individuais da história tenham níveis novos e personalizados. Algumas missões da história são impulsionadas por crises existenciais de personagens individuais, já que cada personagem dos Saints está preso em uma simulação pessoal do seu inferno pessoal. Há uma criação de personagens tem extensiva que permite afinar todos os aspectos do visual do protagonista e a escolha entre sete vozes (três masculinas, três femininas e Nolan North).
Como todos os títulos de sua série, Saints Row IV apresenta várias atividades secundárias que podem ser ativadas em determinados pontos do mundo. Em seguida, a partida muda para o minigame e, após completá-lo, o jogador é classificado com medalha de bronze, prata ou ouro, dependendo do desempenho. Embora alguns dos minigame sejam conhecidos dos predecessores, por ex. fraude ou caos de tanques, a maioria é nova e projetada em torno dos superpoderes. Por exemplo, existe uma corrida em que o jogador precisa resolver um percurso o mais rápido possível, enquanto outra exige saltar com precisão em plataformas. Embora esses minijogos fossem uma parte essencial da linha de missão principal nos Saints Row anteriores, desta vez são necessários apenas para as missões secundárias dos membros da equipe.
O enredo principal apresenta missões variadas que envolvem principalmente mover-se para um ponto e matar tudo à vista, mas também várias sequências parodiando outros gêneros, como beat ’em ups de rolagem lateral ou top-down shooters. Além disso, existem outras atividades paralelas, como coletar diários de áudio, destruir os pontos de infraestrutura dos alienígenas., lutar contra multidões de zumbis, tiroteios em tanques, combates contra latas de bebida energética daikaiju superdimensionadas e uso de uma arma de dubstep para interromper a cultura americana dos anos 1950.
Enquanto os membros da equipe precisam ser salvos de seus pesadelos na simulação, eles estão fisicamente presos na nave alienígena principal. Para salvá-los, o protagonista visita a nave algumas vezes durante o enredo principal sem ter superpoderes disponíveis – mas às vezes um mech. Caso contrário, o mundo real desempenha apenas um papel menor: você pode sair da simulação para andar pela nave e conversar com os membros da equipe. Além de iniciar missões, o único objetivo é parodiar a série Mass Effect e seus romances.
Progredir garante recompensas: pontos de experiência (usados para desbloquear upgrades como melhor resistência a danos ou mais danos com certas armas) e cache (usado para comprar armamento, munição e melhorias) são recompensados por todas as ações no jogo, mas a conclusão de missões e atividades de cursos são mais lucrativas.
Os distritos da cidade são “libertados” da ocupação alienígena conforme se completa missões secundárias em tais áreas. Os distritos liberados aumentam a renda do jogador. As missões secundárias incluem Insurance Fraud (onde o jogador pula no trânsito para ganhar o dinheiro do seguro), derby de demolição e corridas superpoderosas a pé.
Novos superpoderes são desbloqueados automaticamente durante o enredo, mas também têm atualizações como deslizar pelo ar após um super salto ou mais dano por explosões. Estes upgrades requerem outra moeda: pequenas bolas brilhantes que estão por toda a cidade e precisam ser recolhidas. Alguns poderes também podem ser modificados em efeito; por exemplo: a explosão pode ser definida como fogo ou gelo. O celular é usado para solicitar carros desbloqueados e parsas desbloqueados (a tripulação principal recebe superpoderes ao terminar suas missões secundárias), olhando no mapa ou tocando música em segundo plano.
O multiplayer consiste em um modo cooperativo durante a campanha (o segundo jogador basicamente substitui o parsa) ou iniciando uma das duas atividades competitivas.
Alguns meses após os eventos de Saints Row: The Third, os 3rd Street Saints são chamados para ajudar a agente do MI-6 Asha Odekar (Rebecca Riedy) e o ex-líder dos Deckers Matt Miller (Yuri Lowenthal) a frustrar uma conspiração terrorista do ex-S.T.A.G. líder Cyrus Temple (Richard Epcar). The Boss (Troy Baker, Kenn Michael, Robin Atkin Downes, Laura Bailey, Diane Michelle, Sumalee Montano ou Nolan North) e seus principais tenentes, Shaundi (Danielle Nicolet) e Pierce Washington (Arif S. Kinchen), invadem a base de Cyrus. com Asha, matando-o e impedindo que um míssil nuclear atingisse Washington D.C.
Cinco anos depois, o chefe foi eleito presidente dos Estados Unidos por seu heroísmo, recebendo o ator Keith David (ele mesmo) como seu vice-presidente, ao mesmo tempo em que atribuiu suas funções de gabinete a vários membros do Saints e o ex-líder do Vice Kings, Benjamin King (Terry Crews). Momentos depois de uma coletiva de imprensa, a Terra é atingida por uma invasão de um império alienígena conhecido como Zin, liderado pelo implacável Zinyak (JB Blanc), que destrói a Casa Branca e sequestra o Chefe, Keith e a maior parte do gabinete.
Depois que o Chefe escapa de uma simulação de computador baseada em um ambiente de sitcom dos anos 1950 com a ajuda da especialista hacker do Saints, Kinzie Kensington (Natalie Lander), eles se encontram em uma recriação virtual de Steelport. Trabalhando para manipular o ambiente com poderes especiais, eles finalmente se reencontram com Kinzie e Keith em uma nave Zin roubada. Quando o grupo tenta entrar em contato com outros santos para obter ajuda, Zinyak os impede, destruindo a Terra.
Enfurecido, o Chefe entra novamente na simulação Steelport para encontrar os outros que o Zin sequestrou, resgatando cada um de seus pesadelos pessoais. Zinyak responde inundando a simulação de Steelport de cópias de membros de gangues que o Chefe enfrentou no passado, o que faz Kinzie suspeitar que o vilão está os extraindo das memórias de outra pessoa que lutou contra eles.
O Chefe deduz rapidamente que o Zin sequestrou Johnny Gat (Daniel Dae Kim), o único tenente do Saints que está na gangue há mais tempo do que eles e que supostamente foi morto anos atrás. Depois de resgatar Gat de sua própria simulação, ele explica que Zinyak o capturou anos antes da invasão da Terra porque ele era o único que poderia tê-la impedido, e oficialmente se junta aos Saints.
Os Saints logo se reúnem dentro da simulação para enfrentar Zinyak, apenas para Kinzie ser capturada no mundo real pelas forças Zin. Ao descobrir que Keith os traiu, o Chefe o confronta e descobre que ele o fez em troca da restauração da Terra por Zin. Depois de persegui-lo em seu próprio pesadelo pessoal, o chefe revela a Keith que foi enganado e o convence a se juntar aos Saints.
Aprendendo para onde Kinzie foi levada, o chefe a resgata de seu pesadelo pessoal. Com o grupo de volta às operações, ela formula um plano para embarcar na nave de Zinyak sobrecarregando a simulação Steelport para criar uma abertura. Após os Saints obterem sucesso, o Chefe embarca na nave de Zinyak, rouba armadura de poder que emula seus poderes da simulação e a usa para matar Zinyak na frente do Zin, assumindo o controle de seu império.
O final do jogo depende do número de missões opcionais de “lealdade” concluídas. Se alguma for omitida, o Chefe planeja que a quadrilha conquiste um novo planeta natal, iniciando o “Império dos Saints”. Caso contrário, os quadrilheiros descobrem que podem restaurar a Terra usando viagens no tempo, após descobrirem que Zinyak capturou várias figuras históricas e as colocou em animação suspensa. O Chef decide despertar um deles da estase, a saber, a escritora do século 19 Jane Austen (Eden Riegel), de quem eles são fãs, e que se revela como a narradora do jogo assim que acorda.
O jogo recebeu vários DLCs após o Saints Row IV sair, enquanto um Season Pass, que apresenta dois pacotes de missão exclusivos, foi anunciado antes do seu lançamento, para coincidir com o lançamento do jogo rival de mundo aberto Grand Theft Auto V.
O primeiro pacote de missão, Enter the Dominatrix, foi lançado em 22 de outubro de 2013 e foi originalmente planejado como um pacote de missão para Saints Row: The Third, mas evoluiu para o Saints Row IV. O pacote também lança personagens do seu predecessor que não retornaram na sequência. O conteúdo restante tornou-se o primeiro pacote de missão da sequência e conta uma história alternativa sobre a invasão de Zin, na qual a simulação de Steelport é sequestrada por uma inteligência artificial desonesta chamada Dominatrix.
A narrativa freqüentemente quebra a quarta parede e reconhece seus próprios buracos na trama e incongruência com a história maior de Saints Row. Algumas cenas terminam em arte conceitual ou vídeos de funcionários da Volition representando o drama para dar ao jogo uma sensação inacabada. Há cinco missões no total, novas armas, veículos e personagens de suporte controlados por computador (os “parsas” ou “manos”).
O segundo e último pacote de missão, How the Saints Save Christmas, apresenta novas armas e veículos, e um enredo de três missões sobre os Saints resgatando o Papai Noel da simulação de Steelport. Foi lançado em dezembro de 2013.
Os DLCs fora da missão incluem novos trajes, veículos e armas, como por exemplo, máscaras faciais dos presidentes dos Estados Unidos George Washington, Abraham Lincoln, George W. Bush e Barack Obama.
Em 8 de dezembro de 2022, uma atualização gratuita para todas as versões existentes do Saints Row IV para Windows no GOG e Steam trouxe o jogo para uma nova “edição de reeleição”, que inclui todos os DLC lançados para o título. Isso veio junto com uma oferta gratuita da Re-election Edition na Epic Games Store, à época.
A Re-election Edition oferece suporte para cross-play entre as edições Steam e Epic do jogo. Outras versões do Saints Row 4 foram removidas para venda, mas os saves e conquistas existentes serão transferidos para a nova versão.
Saints Row: Gat out of Hell é um action-adventure de 2015 e também uma expansão standalone do Saints Row IV desenvolvida pela Volition e High Voltage Software, publicado pela Deep Silver e lançado para Microsoft Windows, Linux, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.
Gat out of Hell serve como um epílogo para Saints Row IV e segue membros do Third Street Saints, Johnny Gat e Kinzie Kensington, enquanto tentam resgatar “o chefe” do Inferno depois de serem sequestrados por Satanás.
Saint’s Row IV tem provavelmente a edição limitada mais cara já lançada, conhecida como “The Super Dangerous Wad Wad Edition (or the Million Dollar Pack)”. O conteúdo desta edição (conforme anunciado pela Deep Silver) inclui:
Saints Row IV: Game of the Century Edition era um versão do jogo antigamente distribuída pelo GOG antes do lançamento da Re-Elected. Ela vinha com todos os DLCs disponíveis até então.
O Saints Row IV é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) nas lojas do Steam, Epic e GOG sendo que o nosso download leva a esta última, onde o game vem em sua edição Saints Row IV: Re-Elected e sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Para outras plataformas, procure nas lojas oficiais.
Atenção: este jogo pode conter conteúdo não apropriado para todas as idades ou para visualização no trabalho.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!