Requiem: Avenging Angel

Malachi explora ambientes urbanos lutando contra inimigos humanos, robóticos e demoníacos.


8 de setembro de 2023

Requiem: Avenging Angel é um jogo de tiro em primeira pessoa onde se assume o papel de um anjo numa guerra entre as forças do Céu e o Inferno travada na Terra no futuro. Foi desenvolvido pelos Cyclone Studios e lançado inicialmente em 31 de março de 1999.

Publicado originalmente pela The 3DO Company (hoje pela Ziggurat Interactive) e disponibilizado para Windows, Requiem: Avenging Angel foi recebido de forma mista pela crítica e parece não ter saído muito bem no mercado. Entretanto, pelo menos até o momento, conta com dezenas de análises positivas no Steam e é avaliado com 3.9/5 no GOG.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial do Requiem: Avenging Angel.

Já a acima temos o GmanLives jogando e comentando este FPS. Em inglês.

Apresentação

Requiem: Avenging Angel é um jogo de ação em primeira pessoa de proporções bíblicas ambientado em um mundo sitiado. Uma guerra santa assola a Terra entre os Soldados Escolhidos do Céu e os Anjos Caídos do Inferno. Você é Malachi, um Anjo Escolhido enviado à Terra para salvar a Criação da ira dos Decaídos. Abra caminho através de um mundo 3D imersivo e futurista, desenvolvendo poderes angélicos como possessão, fervura de sangue, pragas de gafanhotos e a capacidade de transformar seus inimigos em pilares de sal. Sem você, a humanidade não tem esperanças.

Sinopse do enredo

Os Caídos (Fallen) eram um grupo de anjos que acreditavam erroneamente que Deus estava chateado com a corrupção da Terra e queria que fosse destruída. Mesmo depois de terem sido banidos do Céu, os Fallen continuaram a aderir à sua crença. Eles estão ganhando tempo no reino do Chaos (Caos), esperando o momento de atacar a humanidade.

Finalmente, essa hora chegou, e os Caídos assumiram o controle das mentes dos líderes e da força policial da Terra, usando-os para estabelecer um governo mundial único, oprimindo a população até a submissão. Além disso,estavam fazendo experiências com a primeira nave interestelar da Terra, a Leviathan (Leviatã), que foi originalmente criada para explorar além do sistema solar, mas está sendo redesenhada para algum propósito desconhecido.

Eventualmente, um anjo chamado Malachi é enviado à Terra para impedir os planos sinistros dos Decaídos e seus lacaios humanos e salvar a humanidade.

Gameplay

O Requiem: Avenging Angel é um FPS no qual o protagonista é Malachi, quem explora ambientes predominantemente urbanos e lutando contra inimigos humanos, robóticos e demoníacos. Algumas áreas da cidade de Nova Damasco, onde ocorre a maior parte da ação, formam um local contínuo em vez de serem divididas em níveis, tipo Half-Life.

A maior parte do jogo se passa na Terra de meados do século 21 e, portanto, muitos dos locais são versões estilizadas de locais cotidianos, incluindo um bar, um hospital e uma usina de energia. A maioria das áreas é habitada por inimigos, embora alguns locais contenham personagens amigáveis, como membros de uma organização rebelde que enviam o jogador em missões.

O jogo começa no reino do Chaos, um limbo entre o Céu e a Terra. Sem o uso de armas convencionais, o jogador deve usar os poderes angelicais de Malachi para defesa. Esses poderes angélicos funcionam de forma semelhante à Força de Star Wars Jedi Knight: Dark Forces II. O jogo possui um recurso de bullet time, diminuindo o tempo para permitir desviar de projéteis e matar vários inimigos.

Embora Malachi esteja equipado com uma variedade de “armas seculares” padrão, o que realmente o distingue são seus poderes angelicais. Embora a transição para a forma mortal tenha lhe custado seus poderes, ele gradualmente os recupera. Assim que o fizer, terá a capacidade de disparar raios com a mão, regenerar sua saúde, voar pelo ar, possuir os corpos de outras pessoas e até mesmo trazer de volta os mortos para lutar ao seu lado.

O armamento apresenta muitas armas padrão encontradas em outros jogos, como a pistola, o lançador de foguetes e o canhão elétrico. Como um dos poderes do jogador é possuir inimigos. Isso permite acesso a várias outras armas que não podem ser utilizadas por Malachi.

Na maior parte, Requiem tenta ser um jogo de tiro em primeira pessoa “cinematográfico”, também como Half-Life, com sequências de script, conversas com NPCs e um enredo em evolução que é revelado através do motor do jogo.

História (com spoilers)

Olhando para a Terra, para a sua criação, o Senhor não ficou totalmente satisfeito. Os anjos puderam ver isso, assim como puderam ver como a sua criação foi devastada pela ganância, corrupção e estupidez. E embora a maioria dos anjos tenha decidido esperar pela orientação e sabedoria de Deus, alguns não o fizeram e assumiram a responsabilidade de descer à Terra e interpretar os supostos desejos de Deus. Esses anjos rebeldes ficaram conhecidos como Os Caídos.

Em meados do século 21, os Caídos, liderados por Lilith, assumiram o controle dos líderes da humanidade – suprimindo a população com um regime totalitário e empurrando a conclusão da Leviathan, a primeira nave interestelar da Terra. Com esta nave, a humanidade será capaz de alcançar as estrelas e tocar o próprio Céu, algo que Deus não pode permitir. Se os Decaídos conseguirem criar o Leviatã, o próprio Deus deverá instigar o Armagedom, cumprindo os desejos dos Caídos.

O jogador é Malachias, um anjo e servo fiel de Deus. Sua tarefa é parar as maquinações dos Caídos, impedir a criação do Leviathan e evitar o apocalipse. Para isso, Malachias deve deixar o reino do Céu e viajar através do reino do Chaos e chegar à própria Terra.

O jogo contém muitas referências à Bíblia. O personagem do jogador tem o nome de Malachias (Malaquias), um profeta do Antigo Testamento. Malaquias também pode significar “meu mensageiro” ou “meu anjo” em hebraico. Outros personagenstambém recebem nomes de personagens bíblicos, como Jonas e Elias. Todos os poderes possuídos por Malaquias são explicados no manual do jogo com uma citação bíblica. Por exemplo, um dos poderes de ataque de Malaquias transforma um inimigo numa estátua de sal. Este poder é explicado é uma referência a Gênesis 19, 26: “A mulher de Ló, tendo olhado para trás, transformou-se numa estátua de sal“, versículo referente à destruição de Sodoma e Gomorra por suas transgressões e que significa que devemos proceder seguindo em virtude, não olhar para trás para o vício ou suas seduções.

Certos locais também seguiram esse tema, com a nave da humanidade chamada Leviatã, em homenagem a um monstro marinho do Antigo Testamento. Já Lilith, a líder dos Caídos, não consta nas Sagradas Escrituras.

Destaques segundo o distribuidor

  • Toda a ação emocionante de um jogo de tiro de ponta, com um enredo rico e interação realista com os personagens.
  • Lute contra demônios e lacaios do inferno usando poderes angelicais raros, incluindo: Bloodboil, Lightning, Flight, Holy Light e Turn to Salt.
  • Pegue em armas contra a horda sombria dos Decaídos e utilize 7 armas exclusivas do plano da Criação, incluindo: a escopeta de combate “Trinity”, o lança-granadas “Beelzebomb” e o canhão elétrico “Revelations”.

Curiosidades

  • Requiem foi o último jogo que a Cyclone Studios lançou antes do fim do 3DO.
  • רקוויאם – מלאך הנקמה – Ortografia hebraica.
  • O conceito e a premissa do Requiem foram fortemente inspirados no poema Paradise Lost de John Milton.
  • Em contraste com o mundo interconectado visto na versão final do jogo, no início de seu desenvolvimento o plano era que fosse dividido em três episódios independentes, cada um ambientado em períodos de tempo diferentes.
  • Para reduzir os requisitos de memória para as animações, a Cyclone empregou um “sistema de animação de corpo rígido”, no qual a maioria dos polígonos dos personagens são esqueléticos e rígidos, com apenas as articulações sendo capazes de se deformar e esticar.
  • Em 29 de janeiro de 2000, Requiem: Avenging Angel foi colocado no infame índice alemão pelo BPjS. É uma frescura chucrute lá.
  • Um editor de níveis chamado ReqEd (“Requiem Level Editor”) foi aparentemente planejado para lançamento público, mas a empresa faliu antes.
  • Uma sequência do Requiem também estava nos planos, mas igualmente cancelada.
  • Pelo que entendi, o Requiem foi desenvolvido sobre um engine proprietário da Cyclone Studios chamado E.A.T [1], com a 3DO planejando licenciar o bagulho para terceiras partes [2], mas acho que não foi pra frente.
  • Consta que o jogo foi o primeiro a apresentar bullet time.
  • A Ubi Soft publicou o jogo na Alemanha em 1999.
  • Em 14 de abril de 2016, foi relançado no GOG e em 7 de julho de 2016 no Steam, já pela Ziggurat Interactive.

Screenshots

Sobre o download

O Requiem: Avenging Angel é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) nas lojas do Greenman Gaming, Indiegala, Steam e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras opções, acesse a página oficial.

Idiomas: inglês.

Requerimentos em sistema

  • Sistema operacional: Windows Vista, 7, 8 ou 10;
  • Processador: 1.8 GHz;
  • Memória: 512 MB RAM (1 GB recomendados);
  • Gráficos: placa de vídeo 3D compatível com DirectX 7 (DirectX 9 recomendado);
  • Armazenamento: 2 GB de espaço livre em disco.

Mais informações e FPS

Referências

  1. Requiem: Avenging Angel @ Christian Gaming – De 1º de outubro de 2001.
  2. 3DO to License Engine @ 3DO – “Three-years-in-the-making, soon-to-be-licensable Requiem engine on the block” – De 28 de abril de 2000.

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!