Q.U.B.E.

Resolva desafios num ambiente estéril que lembra as câmaras de testes do Portal.


12 de outubro de 2023

Q.U.B.E., acrônimo de Quick Understanding of Block Extrusion, é um quebra-cabeças onde se guia um avatar equipado com luvas especiais que podem realizar diversas funções em blocos específicos para chegar à saída de uma série de níveis. Foi desenvolvido pela Toxic Games e lançado inicialmente em 17 de dezembro de 2011.

Este jogo independente é baseado em física, conta com perspectiva em primeira pessoa, emprega um ambiente monocromático estéril que destaca os blocos coloridos com os quais se pode interagir e foi comparado à série Portal.

Publicado pela própria Toxic Games e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, Android, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One e Wii U, o Q.U.B.E. foi recebido de forma mista pela crítica. Pelo menos até o momento, conta com centenas de análises muito positivas no Steam e é avaliado com 3.9/5 no GOG.

Em 13 de março de de 2018, uma sequência direta, Q.U.B.E. 2, foi lançada para Windows, macOS, PlayStation 4 e Xbox One. Além disso, o Q.U.B.E. original ganhou edições especiais e foi relançado em compilações etc.

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial de gameplay do Q.U.B.E.

Já o vídeo anterior é um outro trailer oficial do jogo.

Gameplay

Em Q.U.B.E., o jogador controla um protagonista silencioso e desconhecido que acorda depois de algum incidente num ambiente estéril que lembra as câmaras de testes de Portal. Ele se depara com um par de luvas que podem interagir com blocos específicos que estão nas paredes, pisos e tetos das diversas salas conforme ele avança. O objetivo é prosseguir pelas diferentes salas, podendo se mover, olhar livremente em qualquer direção e satar. Os principais elementos do quebra-cabeça consistem na manipulação de cubos de cores diferentes no ambiente, combinando velocidade, reflexos, física, tempo e pensamento espacial.

No início do jogo é mostrado um grande portão com nove quadrados, cada um denotando uma série de salas que introduzem um novo elemento de quebra-cabeça. Cada conjunto de níveis se baseia nos anteriores, pegando todas as mecânicas anteriores e introduzindo uma nova, o que torna os desafios cada vez mais difíceis. Um cubo vermelho numa parede, por exemplo, pode ser retirado em três passos para formar uma ponte ou uma plataforma temporária. Um botão é usado para retirá-lo e outro para removê-lo.

Cada cor oferece uma nova possibilidade. Os azuis lançam o personagem no ar, os amarelos formam blocos com alturas diferentes, os verdes são usados como plataformas para alcançar alturas e podem ser redefinidos para uma posição original etc. Muitos quebra-cabeças possuem botões onde formas como bolas ou blocos precisam ser seja guiadas por um caminho onde se manipula cubos ao longo do caminho para chegar a um destino. A sequência pode ser repetida até ser concluída. Outras salas possuem setas roxas que giram o ambiente em 90 graus. Não há saúde, HUD ou inimigos.

Nos estágios iniciais, o objetivo é usar uma combinação desses blocos para chegar a um ponto de saída, permitindo-lhes passar para a próxima câmara. À medida que o jogador avança no complexo desconhecido, novos aspectos do quebra-cabeça são introduzidos. Em um estágio, a maior parte das câmaras é escura, exceto por blocos coloridos específicos, exigindo que se lembrar da localização de outros blocos enquanto os manipula. Outra seção apresenta quebra-cabeças orientados à luz, com o jogador usando cubos e outros recursos para orientar o feixe de luz da maneira correta.

História (com spoilers)

Acordando em um ambiente estéril com padrão de cubo, o jogador se vê vestindo um traje especial com luvas singulares e é contatado por rádio por uma mulher chamada Comandante Nowak. Nowak diz que é astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional, e alerta que a protagonista pode estar com amnésia como efeito colateral das viagens espaciais que realizou. Eles estão atualmente a bordo de uma nave alienígena em forma de cubo em rota de colisão com a Terra.

O jogador é informado que deve usar seu traje para decifrar o caminho através da nave estéril em algumas horas, o que fará com que a embarcação desmanche e desmorone antes que possa destruir o planeta. Com o jogador incapaz de enviar mensagens de volta e a Estação Espacial orbitando atrás da Terra, Nowak incentiva o jogador a seguir em frente, antes de perder contato rotineiramente.

Prosseguindo pelos quebra-cabeças, entre o contato de Nowak o jogador logo é alcançado por um homem desesperado avisando que a história sobre a Terra e o espaço é tudo mentira, e que o protagonista está na verdade no subsolo e é um rato de laboratório atuando em testes. Avisando o jogador que ele está sendo enganado por falsas promessas, Nowak logo intercepta um dos sinais e avisa que se trata de uma transmissão não autorizada que o jogador deve ignorar. Nowak logo afirma que o homem é um astronauta perdido de codinome 919, considerado morto quando seu ônibus espacial perdeu contato, enquanto 919 insiste que Nowak está mentindo para forçar o jogador a completar testes de dados.

Com os ambientes desabando nos setores finais, o jogador logo chega a uma nave enquanto a área se autodestrói; Nowak exige que o jogador entre, pois se trata de uma cápsula de fuga, enquanto 919 está inflexível de que mergulhará o jogador em uma fornalha, pois eles não serão mais necessários. Subindo para dentro, o pod é lançado e o jogador se encontra no espaço, revelando que Nowak estava dizendo a verdade; tendo destruído por pouco a nave entre a Terra e sua lua, enormes fragmentos retangulares da nave podem ser vistos à deriva. O jogo termina quando o presidente dos EUA agradece ao jogador por seus esforços e promete localizar 919.

Edições especiais etc.

Director’s cut

Um “corte do diretor” de Q.U.B.E. foi anunciado em maio de 2014, com a versão para Windows lançada em 21 de maio de 2014 e para outras plataformas no final de 2015. A versão do diretor adiciona elementos de história ao jogo, com roteiro escrito pelo escritor de videogame Rob Yescombe e dublagem de Rachel Robinson e Rupert Evans. Além disso, esta edição apresenta dez novos níveis para testes de speedrun, uma nova partitura musical e suporte para o fone de ouvido de realidade virtual Oculus Rift.

Essa é versão do jogo normalmente encontrada nas lojas online e a que temos para download.

Apresentação

Q.U.B.E: Director’s Cut é a versão definitiva do quebra-cabeças independente Q.U.B.E., acompanhado por uma história completamente nova do premiado escritor Rob Yescombe.

Q.U.B.E. é um quebra-cabeças em primeira pessoa que torce o cérebro. Usando luvas especiais de alta tecnologia para manipular cubos no ambiente, o jogador resolve uma série de enigmas – desde desafios baseados na física; para quebra-cabeças 3D; para testes baseados em plataforma.

Para rebootar a narrativa, a Toxic Games trouxe o veterano da indústria Rob Yescombe, escritor de franquias como CRYSIS, Alien: Isolation, Star Wars e o RIME do PS4; vencedor de Melhor Roteiro de Suspense no Creative World Awards e do Prêmio de Excelência de Roteiro no Festival Internacional de Cinema do Canadá.

“The Director’s Cut é um thriller de locação única”, diz Yescombe, “trata-se de descobrir o que é o Qube e por que você está dentro dele. Disseram que você é um astronauta dentro de algum tipo de estrutura alienígena voando em direção à Terra, mas também se trata de algo mais profundo do que isso”. Sob a superfície, há um subtexto sobre os próprios jogos – “Estamos condicionados a esperar a morte e a destruição. Estamos resignados com isso. No fundo, esta história é sobre esse estado de espírito e como ele afeta a maneira como vemos nossas experiências, nos jogos e na vida. A versão do diretor parecerá heróica ou enervante, dependendo de seus problemas pessoais de confiança”.

Destaques

  • Campanha para um jogador com uma narrativa totalmente nova.
  • Quebra-cabeças desafiadores e incomuns.
  • Novo modo de contra o relógio com 10 níveis.
  • Nova partitura musical original.
  • Novas achievements e tabelas de classificação.
  • Suporte para Oculus Rift DK1.
  • Suporte para Mac e Linux.

Q.U.B.E. 10th Anniversary

Q.U.B.E. 10th Anniversary é apresentada como a celebração definitiva do original de uma década, trazendo visuais refinados, seções de jogo completamente redesenhadas e revisadas e um capítulo totalmente novo para o premiado e desafiador quebra-cabeça em primeira pessoa. Esta edição inclui:

  • Q.U.B.E. original (2012).
  • Q.U.B.E. Director’s Cut (2014).
  • Mais de 100 quebra-cabeças para completar e 46 itens colecionáveis em 8 níveis.
  • Setor 8, um novo capítulo com 4-6 horas de nova jogabilidade.
  • Visuais novos construídos do zero; suporte para daltônicos completo.
  • Novos comentários e extras variados, como arte conceitual e conteúdo de bastidores.

Q.U.B.E. Ultimate Bundle

O Q.U.B.E. Ultimate Bundle é um compilado que foi lançado em 12 de outubro de 2023 na Epic Store, inclusive na Festa da Uva, que traz o Q.U.B.E. 10th Anniversary a Q.U.B.E. 2 Deluxe Edition, que é uma versão especial da sequência do original que promete acesso a todo o conteúdo lançado, incluindo:

  • O aclamado Q.U.B.E. 2 base,
  • DLC Lost Orbit com 10 novas salas de quebra-cabeças, um quebra-cabeça mestre final e 32 itens colecionáveis para descobrir.
  • DLC Aftermath com 12 novas salas de quebra-cabeças desafiadoras, um quebra-cabeça mestre, novas mecânicas e 42 itens colecionáveis escondidos no mapa.
  • A icônica Glove Skin do Q.U.B.E.
  • A incrível trilha sonora de Q.U.B.E. 2 composta por David Housden.

Curiosidades

  • O Q.U.B.E. foi desenvolvido sobre o Unreal Engine 3.
  • O jogo, uma expansão de um projeto estudantil dos membros fundadores da Toxic Games. Tratava-se do projeto final dos alunos de Daniel Da Rocha, Jonathan Savery e Dave Hall, na Newport University.
  • O projeto origina foi concluído pelos três membros em cerca de seis semanas trabalhando em meio período, enquanto a versão completa exigiu mais de oito meses de trabalho em tempo integral.
  • Durante o período inicial de desenvolvimento, a equipe considerou a dificuldade de obter contratos de publicação dada a sua inexperiência na área, mas em vez disso recorreu a um financiamento fornecido pelo Indie Fund, com base no potencial do seu jogo, permitindo-lhes trabalhar de uma forma mais ritmo descontraído, mantendo a propriedade intelectual para si.
  • O Q.U.B.E. foi o primeiro jogo financiado pelo Indie Fund a ser lançado.
  • O Indie Fund forneceu três rodadas separadas de financiamento durante o desenvolvimento, começando em agosto de 2010. Este financiamento, um total de US$ 90.000, foi recuperado quatro dias após o jogo estar disponível no Steam, com mais de 12.000 cópias vendidas.
  • Nenhum dos membros da Toxic Games era programador: Hall observou que em nenhum momento tiveram que trabalhar diretamente com o código-fonte da programação, e o Q.U.B.E. demonstra que é possível desenvolver um jogo completo sem a necessidade de programação.
  • No momento do desenvolvimento, a Epic Games anunciou o Unreal Development Kit, disponível gratuitamente, que reduziu os custos do processo e o simplificou, com, por exemplo, o uso da linguagem de script visual Kismet para fornecer a lógica e a gameplay do jogo.
  • A equipe originalmente tinha uma história idealizada na qual o jogador ouviria narrações pouco frequentes de uma inteligência artificial feminina dublada por Emily Love, amiga dos integrantes da equipe, que sentiu que isso era necessário porque ficaram mal-acostumados pelo uso do GLaDOS da série Portal. A Toxic Games decidiu abandonar a narração e a história incompletas para garantir lançar o antes do feriado de Natal, prevendo que levaria mais três meses para concluir o trabalho.
  • Eles também expressaram preocupação de que jogadores de fora da Inglaterra não entendessem os sotaques, algo notado quando apresentaram o jogo na E3 2011. Alguns elementos dessa narração permanecem no produto final, como uma sala onde as paredes tentam esmagar o jogador para criar uma sensação de claustrofobia.
  • O game foi lançado para Windows através de uma série de plataformas de distribuição digital, primeiro através da Desura em 17 de dezembro de 2011 e depois no Steam em 6 de janeiro de 2012.
  • Depois, o Q.U.B.E. foi lançado para Mac (17 de dezembro de 2012), Android (8 de julho de 2015), PlayStation 3 (21 de julho de 2015), PlayStation 4 (21 de julho de 2015), Xbox One (24 de julho de 2014), Wii U (27 de agosto de 2015) e Linux (3 de outubro de 2015),
  • Foi considerada uma versão para PlayStation Vita.
  • Q.U.B.E. foi um dos doze finalistas, embora não tenha ganhado, no Indie Game Challenge de 2011, patrocinado pela Academy of Interactive Arts & Sciences.

Screenshots

As screenshots acima são do Q.U.B.E: Director’s Cut.

Sobre o download

O um Q.U.B.E. é jogo normalmente pago que pode ser encontrado, em sua edição Q.U.B.E: Director’s Cut, para PC (Windows, Linux e Mac) nas lojas do Steam, Humble Bundle, Epic e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte a página oficial.

Idiomas: inglês.

Requerimentos mínimos em sistema

Mais informações e quebra-cabeças

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!